Na foto uma sala de estar com uma TV instalada em suporte de TV de teto.
Ultima atualização: 15 de abril de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

49Comentários coletados

A televisão é um aparelho eletrônico presente em diversos espaços e que faz parte de casas, consultórios, escritórios e muito mais. Para mantê-la bem instalada existe o melhor suporte para TV.

Esse produto permite que os televisores sejam colocados em painéis e paredes e deixa os espaços mais organizados. Por isso, nesse artigo vamos falar tudo sobre esse tipo de suporte para que você possa escolher o ideal, confira!




Primeiro, o mais importante

  • Existem modelos de suporte para TV fixos, articulados, inclinados, de teto e de pé.
  • Na hora de adquirir esse produto deve-se checar se ele é compatível com o peso e tamanho do televisor.
  • A instalação do painel para TV deve ser feita em paredes que suportem peso, como as de concreto e alvenaria.

Melhores suportes para TV: nossas recomendações

Muitas são as opções de suporte para TV disponíveis, mas, dentre elas, algumas se destacam graças a sua qualidade. Portanto, abaixo você confere quais são os melhores modelos desse produto.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor suporte para TV

Os melhores suportes para TV são produtos bastante úteis que permitem deixar estantes e outros móveis livres do televisor. No entanto, para comprar um bom modelo é preciso entender os detalhes desse item. Por isso, a seguir respondemos a perguntas mais comuns sobre ele.

Na foto uma mulher sentada em uma cadeira em frente a uma televisão.

O suporte para TV permite instalar a televisão na parede na altura desejada. (Fonte: John Tuesday / Unsplash)

Quais são os modelos de suporte para TV que existem?

O suporte para TV é produzido em diferentes modelos. Graças a isso, existem opções que são fixas, articuladas, de teto, de pé ou inclináveis, o que torna possível utilizar esse produto de diversas maneiras.

Abaixo você encontra uma explicação detalhada sobre cada um desses tipos.

  • Suporte para TV fixo: O suporte fixo é o mais comum de todos e, como o nome diz, mantém o televisor em apenas uma posição. Essas versões são as que apresentam menor preço e são bastante eficientes.
  • Suporte para TV articulado: Muito versátil, esse modelo permite a movimentação da televisão em diversas posições. Alguns suportes desse tipo podem ser movidos para ambos os lados e para cima e para baixo, o que facilita inclusive na instalação de cabos na parte traseira da TV.
  • Suporte para TV de teto: Ideal para quem não possui espaço sobrando, o suporte para TV de teto é um dos mais modernos. Ele permite girar o televisor em 360º e pode ser colocado em qualquer cômodo.
  • Suporte para TV de pé: Os suportes para TV de pé são os menos populares, porém são bastante úteis. Eles ficam sobre o piso, são fáceis de usar e podem ser movidos de lugar a qualquer momento.
  • Suporte para TV inclinável: Essa versão é a melhor escolha para quem sofre com reflexos na tela da televisão. Isso porque permite alterar a inclinação da tela da maneira que quiser e sempre que necessário.
Suporte para TV fixo Suporte para TV articulado Suporte para TV de teto Suporte para TV de pé Suporte para TV inclinável
Local de instação Painel ou parede Painel ou parede Teto Piso Painel ou parede
Vantagem Custa mais barato Permite ajustar a TV em diversas posições Não ocupa nenhum espaço Pode ser trocado de lugar facilmente Elimina reflexos na tela da TV
Desvantagens Não permite mudanças na posição da TV Custa mais caro Tem um visual mais rústico Ocupa mais espaço Somente oferece uma mudança de posição

Como saber se o suporte aguenta a TV?

Os suportes para TV são produzidos nas mais diversas versões e é muito comum que na hora de adquirir um desses surja a dúvida se o modelo escolhido suporta o peso do televisor.

Mesmo os suportes chamados de universais, que em tese devem servir para todos os tipos e tamanhos de TV, possuem uma limitação do peso que conseguem carregar.

Com isso, para não correr nenhum risco deve-se sempre checar nas informações desse produto para quais tipos de televisão ele é indicado e qual o peso máximo suportado. Assim, os riscos do aparelho cair são mínimos.

O suporte para TV pode ser instalado em qualquer parede?

A maioria dos suportes para TV possuem instalação em parede, porém antes de pegar a furadeira e começar a sua colocação é preciso avaliar a estrutura desse local.

Por mais que os televisores estejam cada vez mais finos e leves, não é qualquer parede que irá aguentar o peso do suporte e da TV. Por isso, indica-se colocar esse produto apenas nas que são feitas em alvenaria, concreto ou tijolo.

As paredes feitas de drywall simples não são indicadas para a instalação do suporte para TV e ele somente deve ser usado no drywall que conta com uma estrutura metálica em seu interior.

Na foto uma sala de estar com uma janela grande e um móvel amarelo.

A parede no qual a TV será instalada deve ser feita com materiais que suportem peso. (Fonte: Blake Woolwine/ Unsplash)

O que é o padrão VESA e o que ele tem a ver com o suporte para TV?

O padrão Vesa é composto por quatro furos que ficam localizados na parte traseira dos televisores. Ele indica quais parâmetros devem ser respeitados na hora de instalar o aparelho em uma parede.

Esse padrão varia de modelo para modelo de televisão e faz toda a diferença no momento de comprar e instalar um suporte para TV.

Dessa forma, o Vesa é o que irá determinar se um suporte é compatível ou não com a TV. Inclusive, a informação do padrão do aparelho costuma estar presente no manual ou no site do fabricante.

Portanto, é fundamental checar qual é o Vesa da televisão antes de comprar um suporte para ela.

O nome Vesa é derivado da "Video Electronics Standards Association", que é uma organização que cria normas para garantir a uniformidade na indústria de produtos eletrônicos de vídeo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de suporte para TV

Agora chegou o momento de te ajudarmos a escolher o melhor suporte para TV. Para isso, basta analisar os critérios de compra a seguir.

Peso

Conforme explicamos mais acima, cada suporte para TV aguenta um peso diferente e é de preciso avaliar esse ponto na hora de escolher um desses.

O peso compatível com o suporte para TV é especificado nas informações do fabricante.

De maneira alguma indica-se comprar um suporte que não seja compatível com o televisor que será instalado nele. Isso porque é muito possível que esse produto não suporte o peso e assim o televisor irá cair.

Portanto, cheque nas informações do fabricante quantos quilos o suporte permite carregar.

Além disso, saiba que isso independe do tamanho da TV, pois muitas vezes televisões do mesmo tamanho não apresentam o mesmo peso.

Tamanho da TV

Normalmente os suportes para TV são compatíveis com diferentes faixas de tamanho de televisor. Ou seja, alguns permitem a instalação de aparelhos de 32" a 44" outros até 46" e assim por diante.

Deste modo, sempre verifique se o modelo que se está pensando em adquirir pode ser utilizado com as dimensões da sua televisão.

Na foto uma sala de estar com móveis beges e brancos e uma TV na parede.

Existem suportes para todos os tamanhos de TV, inclusive para as maiores. (Fonte: Max Vakhtbovych/ Pexels)

Facilidade de instalação

Cada opção de suporte para TV conta com um tipo de instalação diferente. Isso quer dizer que existem modelos mais fáceis de mais difíceis de instalar.

Praticamente todas as opções de parede irão requerer o uso de furadeiras, brocas e até mesmo parafusadeiras, mas algumas têm mais peças e passos do que outras.

Logo, se a ideia é realizar a instalação do painel sozinho, deve-se sempre apostar nos mais simples. Com isso, não terão erros nesse momento.

Material

Para garantir que a televisão fique bem instalada é fundamental investir em um suporte para TV de qualidade.

A melhor maneira de assegurar isso é comprando um painel que seja feito com materiais que apresentem alta resistência.

Dessa forma, verifique se as peças que vêm com o suporte estão íntegras, se são firmes e se ficam bem colocadas na parede.

Resumo

O suporte para TV é um produto bastante prático, que consegue deixar a televisão na posição e altura desejadas e ainda colabora para a decoração dos ambientes.

Mas para adquirir o modelo ideal é importante avaliar todos os detalhes sobre esse item. Desde a sua compatibilidade com o televisor, até o material e facilidade de instalação.

Nesse artigo te explicamos tudo sobre isso e seguindo as nossas dicas sua escolha será certeira. Esperamos que tenha gostado, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: StockSnap/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas