Imagem mostra uma serra tico-tico em destaque.
Ultima atualização: 6 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

9Estudos avaliados

78Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Se você procura informações sobre uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com madeira, chegou ao lugar certo: Vamos trazer a seguir tudo o que é preciso saber para escolher a melhor serra tico-tico!

Além de ser essencial para cortar madeira em linha reta ou em curvas, a serra tico-tico ainda oferece versatilidade e pode ser usada em vários outros materiais. Nós vamos te ensinar as diferenças entre modelos e mostrar como extrair o máximo dessa ferramenta.




O mais importante

  • O diferencial da serra tico-tico é a sua capacidade de realizar cortes precisos e circulares em madeira com velocidade e acabamento satisfatórios. Ela é recomendada principalmente para marceneiros e artesãos.
  • Ao usar uma serra tico-tico, é necessário tomar cuidado para empregar a lâmina ideal para a situação. Jamais coloque um acessório indicado para madeira no momento de serrar um plástico, por exemplo.
  • Lembre-se de que a serra tico-tico é uma ferramenta elétrica que faz cortes em alta velocidade e que, portanto, é preciso usar equipamentos de proteção individual ao manuseá-la.

Serra tico-tico: nossa recomendação dos melhores produtos

Para fazer serviços de qualidade com a sua serra tico-tico, você precisará de um modelo de alto nível. Fizemos uma lista com o que há de melhor no mercado após pesquisarmos com profissionais renomados:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre serras tico-tico

Você sabe exatamente o que é uma serra tico-tico e em quais situações seu uso é mais recomendado? Consegue entender as diferenças dela para outros tipos de serra? Agora, responderemos todas as dúvidas sobre a ferramenta!

Imagem mostra uma serra tico-tico verde deitada.

A serra tico-tico é essencial para marceneiros e artesãos. (Fonte: Thijs van der Weide/ Pexels.com)

Quando devemos usar uma serra tico-tico?

A serra tico-tico é uma ferramenta que tem como principal função o corte de madeira. Ela te ajuda a serrar em linha reta ou em formas curvilíneas com facilidade e precisão.

Muitas vezes, quando precisamos trabalhar em casa com uma peça de madeira optamos por um serrote. A serra tico-tico é a opção para quem deseja agilizar o processo e obter precisão e acabamento superiores no resultado final.

Além de madeira, a serra tico-tico também consegue serrar outros materiais como plástico, alumínio e cerâmica, porém, precisa dos acessórios corretos para isso.

Para quem é recomendado ter uma serra tico-tico?

Se você trabalha apenas eventualmente com madeira e não precisa de um acabamento excelente no corte, talvez a serra tico-tico não seja a melhor opção. O serrote é muito mais barato e oferece o suficiente em serviços básicos.

Por outro lado, quem trabalha com madeira como hobby, faz artesanato ou é profissional da área de marcenaria não deve pestanejar em adquirir uma serra tico-tico. A velocidade e a qualidade de acabamento que ela oferece são muito superiores e são indispensáveis para quem pretende ser competitivo no mercado.

A serra tico-tico pode ajudar até mesmo quem trabalha com elétrica e eventualmente precisa fazer alguns cortes ou quem executa serviços gerais de reparos. Acaba sendo uma ferramenta de grande utilidade, assim como um alicate bomba d'água e uma chave inglesa.

Quais as diferenças entre serras tico-tico e outros tipos de serra?

Serra tico-tico, serra mármore, serra circular, serra esquadrejadeira, serra fita... São muitas as ferramentas da família das serras e, por isso, você pode acabar se confundindo ou tendo dificuldades em entender qual a mais indicada para as suas necessidades.

Para que não existam problemas no momento de entender quais as diferenças entre cada uma das serras, nós montamos uma tabela que te ajuda a identificar as funções, vantagens e desvantagens de cada uma. Confira:

Serra tico-tico Serra mármore Serra circular Serra esquadrejadeira Serra fita
O que serra Principalmente madeira, também outros materiais Pisos, tijolos, pedras, azulejos, eventualmente madeira Madeira, raramente outros materiais Madeira, raramente outros materiais Madeiras de variados tipos
Especialidade Cortes detalhados e bem acabados em madeira, retos ou em curva Trabalho preciso com materiais de variados tipos Cortes retos em madeira e eventualmente outro material Trabalho de acabamento e de cortes transversais em madeira Cortes em madeiras mais espessas e duras, que requerem mais potência e profundidade

Como usar uma serra tico-tico?

O primeiro ponto para uso da serra tico-tico é a escolha da lâmina de corte. Há modelos indicados para materiais variados, apesar de os mais comuns serem para madeiras, e com profundidades e formatos diferentes.

Lembre-se de sempre usar a lâmina adequada para o material a ser cortado.

Para que a serra faça os cortes da maneira desejada, será preciso escolher a lâmina ideal para a situação. Faça a sua pesquisa para encontrar a que mais se adequa aos seus trabalhos e lembre-se de não tentar jamais cortar alumínio com um acessório para madeira, por exemplo.

Monte a serra com a lâmina ideal com a ferramenta desligada da corrente elétrica seguindo as instruções do fabricante. Separe o material a ser cortado em sua bancada e faça nele as marcações desejadas usando um lápis ou caneta.

A partir daí, basta conduzir a serra tico-tico de maneira calma pelas marcações feitas. É possível que você sinta dificuldades no início, mas rapidamente irá dominar o manuseio da ferramenta.

É seguro usar uma serra tico-tico?

Como toda ferramenta elétrica de corte, a serra tico-tico requer cuidados em seu uso. Ela não é perigosa se todas as normas de segurança forem respeitadas.

Faça trocas de lâminas apenas com a ferramenta desligada da eletricidade. Conduza a serra tico-tico sempre com as duas mãos, mantendo o máximo cuidado para que ela não escape.

É essencial também usar equipamentos de proteção individual como luvas, óculos de proteção e capacete. Assim, você estará protegido e poderá aproveitar ao máximo o que a serra tico-tico tem a oferecer!

Critérios de compra:

Quem deseja comprar a melhor serra tico-tico para as suas necessidades deve ficar atento a alguns critérios importantes de compra. Vamos discutir agora os quesitos que diferenciam os modelos:

Potência

A potência, assim como em outras ferramentas elétricas como lixadeiras orbitais, diz respeito à velocidade máxima que o motor consegue alcançar. Assim, quanto maior o número mais precisos serão os cortes.

Isso acontece porque uma velocidade superior no trabalho permite que menos rebarbas e menos imprecisões fiquem para trás.

Imagem mostra uma pessoa usando uma serra tico-tico em madeira.

Quando mais espessa a madeira, mais potente deve ser a serra tico-tico. (Fonte: windsurfer62/ 123rf.com)

Ajustes de velocidade

Se a potência se relaciona com o quão rápido o motor consegue girar, os ajustes de velocidade de uma serra tico-tico se referem ao contato entre lâmina e madeira.

Os dois conceitos são claramente relacionados, uma vez que a maior potência do motor permite também uma maior velocidade de corte.

Para trabalhar com madeiras mais espessas ou fazer cortes em profundidades superiores, será necessário ajustar a velocidade de corte. Só assim a precisão e o acabamento serão de qualidade.

Em peças mais simples e finas, porém, não há necessidade de empregar velocidades altas. É por isso que apenas se você trabalha com madeiras complexas e de corte difícil precisa se preocupar com adquirir um modelo de potência superior.

Recursos extras

Há uma grande modernização acontecendo com as ferramentas elétricas. Cada vez mais recursos são oferecidos pelas fabricantes e é você quem tem a ganhar!

Um recurso que facilita o uso das serras tico-tico é a lâmpada LED, que permite melhor iluminação da madeira durante o corte e melhora a precisão. Os sistemas modernos de trocas de lâmpadas e de ajustes orbitais também colaboram para que o serviço seja mais fácil.

Ao escolher a sua serra tico-tico, você terá a opção de pagar um pouco mais por tais recursos que ajudam, mas não são indispensáveis, ou economizar e deixá-los de fora.

Você sabia que já havia formas primitivas da serra tico-tico no século XIX? Na época, elas funcionavam através de um pedal, assim como acontecia com máquinas de costura.

Acessórios

Para seu funcionamento adequado, uma serra tico-tico precisa de lâminas específicas para cada função. É importante que o modelo escolhido ofereça uma quantidade satisfatória desses acessórios, evitando que seja necessário fazer compras em separado no futuro.

Outros acessórios de serras tico-tico que você pode observar se acompanham o produto são carregador de bateria, caso o produto não seja elétrico, e maleta ou estojo para armazenamento.

Imagem mostra uma pessoa usando uma serra tico-tico em madeira fina.

Em madeiras finas, a serra não precisa ser tão potente. (Fonte: stevanovicigor/ 123rf.com)

Alimentação

Uma opção que vem tomando conta do mercado é a serra tico-tico alimentada via bateria, e não por eletricidade.

Apesar de não ser tão necessária como com furadeiras ou parafusadeiras, uma vez que serras tico-tico normalmente são usadas em estúdios e oficinas, e não em lugares remotos, essa versão pode ser útil em algumas situações específicas.

Eletricistas e profissionais como marido de aluguel, por exemplo, podem usar a serra tico-tico a bateria para serviços específicos em lugares longínquos. Marceneiros e artesãos continuam tendo no modelo elétrico a opção mais recomendada.

Resumo

A serra tico-tico é uma ferramenta fundamental para quem trabalha com marcenaria e artesanato, além de também ajudar quem usa madeira como hobby e eletricistas ou maridos de aluguel. Sua principal função é o corte de madeira, mas também pode ser usada em outros materiais.

No momento de escolher uma serra tico-tico, você deve prestar atenção na potência e na velocidade de corte, além de ter a opção de comprar um modelo com ou sem recursos e acessórios extras. Quanto mais espessas as madeiras a serem cortadas, mais é fundamental ter um modelo potente e veloz.

(Fonte da imagem destacada: Alex_vagler/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas