Imagem de cozinha com purificador de água em bancada
Ultima atualização: 19 de abril de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

13Horas investidas

8Estudos avaliados

52Comentários coletados

Água limpa e fresca sem precisar se incomodar com bombonas de 20 litros? Essa talvez seja a maior vantagem de ter um purificador de água. Seja bem-vindo ao Sweetest Home, o portal que cuida do seu lar. Hoje queremos te ajudar a escolher o melhor purificador de água para sua casa.

Aqui você vai conferir os melhores modelos, entender seus benefícios e funcionalidades, e ainda comparar diferentes tipos. Assim, você terá todas as informações que precisa para fazer uma escolha segura. Continue com a gente.




Primeiro, o mais importante

  • O purificador de água é muito prático. Com ele você consegue beber água limpa sem precisar depender da compra de água mineral engarrafada no supermercado.
  • Existem muitos modelos diferentes. Os dois tipos mais comuns são de torneira ou instalação na parede. Ambos cumprem a mesma função, mas podem ter design, refrigeração e controle de fluxo diferenciados.
  • É preciso fazer a troca do filtro interno de tempos em tempos. A frequência vai depender do modelo escolhido e também da quantidade de pessoas na casa.

Melhores purificadores de água: nossas recomendações

O purificador de água é um investimento a longo prazo. Considerando um modelo de médio valor, o aparelho se paga em pouco mais de um ano, já que não será mais preciso comprar água mineral. Está em busca do melhor purificador de água para o seu lar? Selecionamos alguns dos melhores modelos para você escolher o que cabe no seu bolso:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor purificador de água

A grande vantagem do purificador de água é contar com água limpa e fresca sempre que você precisar. O aparelho acaba com a necessidade de bombonas de água mineral em casa e também elimina as famosas garrafinhas da geladeira.

Esses dois benefícios já são bons o suficiente para compensar o investimento. Mas, preparamos um guia completo para você aprender tudo que precisa antes de tomar sua decisão. Siga conosco!

Imagem em close de mulher bebendo um copo de água

Com um purificador de água você tem água potável sempre que precisar. (Fonte: Daria Shevtsova/ Pexels.com)

Quais os benefícios de contar com um purificador de água em casa?

Ter um purificador de água em casa é garantia de água potável, fresca e livre de qualquer resíduo. Isso porque o purificador filtra e purifica inúmeros poluentes e ainda elimina possíveis bactérias, deixando a água bem limpa.

Como eles possuem refrigeração, você tem acesso a água gelada sempre que precisar. Ele acaba com aquela coleção de garrafas na geladeira. Ainda, o purificador resolve o problema de precisar comprar água mineral e carregar bombonas de 20 litros do mercado para casa.

Embora o investimento seja médio ou alto, o valor gasto com água mineral durante um ano compensa a compra do purificador. A única desvantagem do aparelho é a necessidade de trocar o filtro interno.

Vantagens
  • Água potável sempre que precisar
  • Água refrigerada direto do purificador
  • Água pura e livre de poluentes e bactérias
Desvantagens
  • Requer troca do filtro

Qual a diferença entre filtro e purificador?

Basicamente, todo purificador faz o processo de filtragem, mas o contrário não é verdadeiro. Enquanto o filtro apenas faz as limpezas básicas, o purificador de água age mais profundamente na filtragem do líquido.

O purificador de água age mais profundamente na limpeza do líquido.

Ele elimina sujeiras, filtra cloro e outros metais e esteriliza a água, acabando com bactérias e outros micro-organismos. O nível dessa purificação vai depender do modelo. Hoje em dia existem opções que eliminam até 99% do cloro e outros resíduos.

Quais são os diferentes tipos de purificador de água?

Existem dois modelos de purificador de água considerando seu tipo de instalação: o de torneira e o de parede, que também pode ser colocado sobre uma bancada. Ambos possuem os benefícios e cumprem as funções já mencionados. A grande diferença está na instalação dos aparelhos.

O modelo de purificador de torneira possui duas saídas de água, uma para você usar a água da caixa que não precisa de filtro, como para lavar louça por exemplo, e outra que passa pelo processo de filtragem tornando-a potável. É fácil de instalar e não precisa fazer furos na parede, apenas ocupa um pouco mais de espaço que uma torneira comum.

Já o de parede requer uma instalação mais específica. É preciso puxar um cano - que tem aproximadamente 2 metros e vem junto com o aparelho - que leva a água da torneira para o purificador. Ele pode ser colocado na parede ou ainda ser posicionado em uma bancada, se preferir.

Purificador de água de torneira Purificador de água de bancada
Vantagem Mais barato
Fácil instalação
Sem necessidade de furar a parede
Maior variedade de opções
Mais moderno e completo
Com níveis de refrigeração

Com que frequência é preciso fazer a troca do filtro do purificador de água?

A maioria dos fabricantes aponta que a troca do filtro, ou refil, como também é chamado, deve ser feita dentro de 6 meses. De qualquer modo, esse é um cálculo médio, já que na verdade depende do fluxo de água usado diariamente.

Esse tempo pode variar para mais ou menos. Uma dica é em relação ao gosto da água, se você perceber um sabor ou cheiro diferente, de cloro mais acentuado, é porque está na hora de trocar.

Os modelos mais modernos possuem uma luz indicativa para quando houver necessidade de fazer a troca.

Mulher bebendo um copo de água.

Para manter a água purificada, o ideal é fazer a troca a cada 6 meses. (Fonte: Vlada Karpovich/ Pexels.com)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de purificador de água

Agora que você já conhece os melhores purificadores de água, queremos apontar alguns critérios que devem ser observados em cada modelo, seja de parede ou de torneira, para que você acerte na hora da escolha.

Refrigeração

Existem purificadores simples que apenas oferecem a opção de água natural, mais comum nos modelos de torneira. Por outro lado, tem modelos em que você pode escolher diferentes níveis de refrigeração.

Se na sua casa os membros familiares gostam de beber água em diferentes temperaturas, vale a pena investir em um modelo que ofereça água natural, fresca ou bem gelada.

Controle de fluxo

O botão para fazer o purificador funcionar pode variar bastante. Os modelos mais antigos possuem um bico, existem aqueles de regulagem por botão giratório e os mais modernos são touchscreen.

Em muitos casos é possível regular o fluxo de água que sai do purificador e até mesmo deixar pressionado sozinho, sem que você precise segurá-lo. Pode ser útil para encher uma jarra de água, por exemplo.

Design

Seu purificador, assim como um eletrodoméstico, vai fazer parte da decoração da sua cozinha. Existem modelos bem modernos e minimalistas, outros mais robustos e tradicionais.

As cores costumam variar entre branco, prata e preto. Um bom critério de escolha é combinar com a geladeira e outros eletrodomésticos.

Pessoa pegando água da torneira.

O purificador pode combinar com o estilo da cozinha. (Fonte: Bluewater Globe/ Unsplash.com)

Tamanho

Um detalhe bem importante, especialmente para quem tem uma cozinha pequena. O purificador de água de torneira pode atrapalhar se for muito grande e a pia e bancada não tiver muito espaço. É importante escolher um modelo compatível.

O purificador de parede também precisa ser medido, existe grande variedade de tamanho dos modelos existentes no mercado, assim como a profundidade deles. Se você não tem muito espaço ou vai instalá-lo perto de algum armário, priorize um modelo compacto.

Capacidade de filtragem

A capacidade de filtragem é geralmente classificada entre P1 e P6, quanto menor for o número, melhor a capacidade de filtragem de pequenas partículas. Portanto, para garantir uma água bem pura, se couber no seu orçamento, opte por um purificador de água P1.

Outra descrição interessante é em relação à eficiência bacteriológica. Alguns modelos deixam bem claras a alta capacidade de eliminar possíveis micro-organismos da água.

Você sabia? É preciso fazer a limpeza interna do purificador de água para manter seu bom funcionamento. Consulte o manual e siga as recomendações do fabricante.

Resumo

O purificador de água é um aparelho responsável por deixar a água limpa, pronta para beber. Diferente do filtro comum, ele elimina poluentes e micro-organismos, purificando rigorosamente a água.

Você pode encontrar diversos modelos dentre os dois tipos mais comuns: de parede ou de torneira. O purificador facilita o dia a dia, eliminando a necessidade de comprar água mineral engarrafada. Esperamos que esse guia tenha sido esclarecedor para te ajudar a escolher o melhor purificador de água para sua casa.

(Fonte da imagem destacada: Bluewater Globe/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas