Imagem mostra uma pessoa fazendo um parafusamento em uma janela.
Ultima atualização: 13 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

32Horas investidas

8Estudos avaliados

68Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! É normal que nosso desejo ao comprar uma ferramenta seja pela maior qualidade possível. Por isso, nesse artigo nós vamos te ensinar como encontrar a melhor parafusadeira para as suas necessidades.

As parafusadeiras estão junto com as furadeiras no rol das ferramentas mais populares tanto para uso doméstico, quanto para profissionais. Muitas vezes, inclusive, as duas são combinadas em uma só. A seguir, entenda o que é preciso para fazer a sua escolha!




Primeiro, o mais importante

  • Para uso doméstico, faz mais sentido ter uma parafusadeira que também seja furadeira e funcione com eletricidade. Esse é um dos combos de ferramentas mais úteis que existem.
  • As parafusadeiras a bateria não dependem da proximidade da rede elétrica e são a melhor escolha para os profissionais de reparos.
  • Como os trabalhos com a parafusadeira costumam ser longos, é importante escolher um modelo ergonômico e com uso confortável. Algumas funções, como a luz LED, são bastante úteis.

As melhores parafusadeiras: Nossas recomendações

Considerando a grande quantidade de parafusadeiras no mercado, é esperado que dúvidas surjam no momento de escolher um modelo. Nós fizemos uma pequena lista capaz de ajudar a sua decisão:

Guia de compra: O que você precisa saber para escolher a melhor parafusadeira

Há várias categorizações diferentes de parafusadeiras e você precisa saber entendê-las. Em nosso guia de compra, traremos explicações que te permitirão conhecer tudo sobre essas ferramentas!

Imagem mostra uma pessoa usando uma parafusadeira em uma janela.

A parafusadeira é muito útil para serviços domésticos. (Fonte: Ksenia Chernaya/ Pexels.com)

Quais as vantagens de ter uma parafusadeira para uso doméstico?

A parafusadeira é uma ferramenta muito usada por profissionais, mas que também é importante na sua coleção doméstica. Ela auxilia sempre que é preciso apertar ou soltar um parafuso, substituindo a boa e velha chave de fenda.

Com uma parafusadeira, você ganhará muito tempo cada vez que for montar ou desmontar um móvel ou prateleira, pendurar um quadro, acertar uma cortina e realizar diversos tipos de manutenção doméstica. O que levaria longos minutos com a chave de fenda se torna quase instantâneo.

A parafusadeira não exige força física, permite precisão no processo (impedindo problemas como a perda de trajetória do parafuso) e muitas vezes é também furadeira, gerando um importantíssimo combo de ferramentas.

Nós preparamos uma tabela com as vantagens de ter uma parafusadeira para uso doméstico. Confira:

Vantagens
  • Agiliza muito várias tarefas domésticas que seriam feitas com chave de fenda
  • Não exige força física
  • Permite maior precisão no parafusamento
  • Muitas vezes é combinada com furadeira
  • O uso é muito fácil
Desvantagens
  • O preço é bem maior que o de chaves de fenda
  • Consome eletricidade por via direta ou recarga de bateria

Para quais profissionais é importante ter uma parafusadeira?

Se para uso doméstico a parafusadeira já traz várias vantagens, para alguns profissionais ela é absolutamente indispensável. Não deixe de ter um excelente modelo se você exerce uma das profissões abaixo:

  • Profissional de mudanças e carretos: Muitas vezes, no processo de fazer mudanças é necessário montar e desmontar móveis. A parafusadeira agiliza muito o processo.
  • Montador de móveis: Ainda mais específico do que o profissional de mudanças, o montador de móveis trabalha diretamente com os parafusamentos e desparafusamentos. A parafusadeira é sua principal ferramenta.
  • Faz-tudo e marido de aluguel: Todo profissional de reparos precisa de uma parafusadeira em sua maleta. Vários serviços possíveis ficam muito mais velozes com ela.
  • Artesãos: Quem faz peças em madeira ou outros materiais que envolvem parafusos também tem claros ganhos em agilidade se usar uma parafusadeira.

Quem faz manutenção de variados eletrônicos e objetos tem muito a ganhar com parafusadeiras, assim como os operários das respectivas indústrias.

Como funciona uma parafusadeira?

Da mesma forma que as furadeiras funcionam pela inserção das brocas, que são responsáveis por fazer os furos, em sua ponta, as parafusadeiras têm seus próprios acessórios: Os bits.

Opte por uma parafusadeira com um bom conjunto de bits.

Para o bom funcionamento da parafusadeira, você deve observar o tamanho do parafuso com o qual vai mexer e então colocar na ponta o bit correspondente. O ideal é que o modelo já venha com um bom conjunto desses acessórios.

A troca de bits acontece pelo mandril, que pode ser de aperto rápido nos modelos mais modernos ou precisar de uma chave para abertura e fechamento.

Com o bit correto inserido, tudo o que você precisa fazer é ligar a ferramenta, posicioná-la em linha reta ao parafuso e apertar o gatilho. Em poucos segundos, a tarefa estará concluída. Alguns modelos possibilitam também selecionar o torque, mas voltaremos a falar sobre isso mais tarde.

Imagem mostra uma coleção de bits e brocas.

Os bits são os responsáveis pelo processo de parafusamento. (Fonte: blickpixel/ Pixabay.com)

Vale a pena optar por uma parafusadeira e furadeira?

Sem dúvidas. Muitas das tarefas que são feitas pelas parafusadeiras precisam antes da ação de uma furadeira: Colocação de quadros, cortinas e prateleiras, artesanato, manutenção doméstica, entre outros.

A furadeira é uma ferramenta doméstica que não tem substituição, enquanto os serviços feitos pela parafusadeira podem ser executados com uma chave de fenda. Por isso, se você escolhe comprar a parafusadeira, faz muito mais sentido que ela seja junto com furadeira.

As únicas exceções são profissionais que trabalham apenas com parafusamentos e precisam de altíssimo torque. Nesse caso, uma parafusadeira de impacto de pelo menos 12 volts de potência é a melhor opção.

Mas sobretudo para uso doméstico e para trabalhadores da área de reparos, a parafusadeira e furadeira deve ser a escolha.

Parafusadeira elétrica ou a bateria?

Os dois tipos de parafusadeiras disponíveis no mercado possuem vantagens e desvantagens. Você pode escolher o que mais te agrada para uso doméstico, mas profissionais tendem a optar pelos modelos a bateria.

A principal vantagem da parafusadeira a bateria é a independência da rede elétrica. É possível realizar serviços em qualquer lugar, mesmo que não haja nenhuma tomada por perto. Como um profissional nunca sabe onde precisará trabalhar, deve escolhê-la.

Parafusadeiras elétricas são mais práticas e não pedem por recargas de bateria. Basta ligar na tomada e usar. Por isso, podem ser as escolhidas para uso em casa, quando sempre se sabe que haverá rede elétrica disponível.

Veja uma tabela que compara os dois tipos:

Parafusadeira elétrica Parafusadeira a bateria
Potência Medida em W (Watts) Medida em V (Volts)
Vantagens Não precisa de recarga, está sempre pronta para uso, tem uma peça a menos para manutenção Não depende da rede elétrica e pode ser usada em qualquer lugar
Desvantagens Depende de proximidade a uma tomada para funcionar É preciso sempre recarregar a bateria, uso limitado à duração das baterias

Critérios de compra: Fatores para a escolha da melhor parafusadeira

Os principais modelos de parafusadeiras apresentam variações consideráveis em alguns critérios técnicos. Abaixo, explicamos melhor aos fatores que você precisa levar em conta para escolher sua ferramenta.

Torque

O torque talvez seja a especificação técnica mais importante de uma parafusadeira. Ele se relaciona com a rotação da máquina e com a força que o motor precisa fazer para realizar um parafusamento.

Para serviços domésticos simples, os torques mais baixos, como 3 Nm, já são suficientes. Porém, quanto maiores os parafusos e mais duros os materiais, como metais de difícil penetração, maior é a necessidade de um número maior.

As parafusadeiras possuem controle de torque, permitindo que se ajuste quanto será aplicado em cada parafusamento. Cuidado: Selecionar um número muito alto quando não há necessidade pode causar problemas, como o parafuso varando a superfície.

Imagem mostra uma parafusadeira junto a uma caixa de ferramentas e vários parafusos.

Não há necessidade de um grande torque para serviços domésticos. (Fonte: Anete Lusina/ Pexels.com)

Potência

Tudo o que dissemos sobre o torque, podemos repetir sobre a potência: Se você vai fazer uso doméstico da parafusadeira, ou se como profissional lida apenas com materiais simples, não há motivo para optar por um número mais alto.

A potência está ligada com a força do motor e, portanto, com o próprio torque. Você não precisa se assustar ao ver que uma parafusadeira tem baixa potência e pode realizar a aquisição com tranquilidade se não pretende lidar com superfícies mais duras.

Funções extras

Existem algumas funções especiais de parafusadeiras que podem ajudar muito o seu trabalho.

A luz LED nas parafusadeiras ajuda o trabalho em lugares escuros.

A luz LED, por exemplo, funciona como uma mira: Basta apontá-la na direção do buraco onde o parafuso entrará que você terá uma boa iluminação e visualização do local. É ótima para situações de trabalho no escuro.

É praticamente indispensável que a parafusadeira conte com giro reverso, que serve para desparafusar. E o mandril de aperto rápido agiliza a troca dos bits, evitando a perda de tempo quando é preciso mudar de um tamanho para outro.

Ergonomia

Profissionais podem trabalhar com a parafusadeira por muitas horas em um dia e até mesmo serviços feitos em casa eventualmente demoram. O uso da ferramenta precisa ser confortável.

Escolha uma parafusadeira ergonômica, com um formato que facilite o encaixe da mão e que permita um conforto satisfatório ao apertar o gatilho. Até mesmo o material ajuda, já que alguns são mais macios e acomodam os dedos com suavidade.

Resumo

Muito útil para os profissionais, a parafusadeira também ajuda a realizar tarefas domésticas como colocação de prateleiras, quadros e cortinas, montagem de móveis e alguns artesanatos. Para uso em casa, ela não precisa ter grande torque ou potência.

Você pode escolher por modelos que também são furadeiras e decidir se prefere uma parafusadeira a bateria ou elétrica. Em cada uma dessas categorias, existem fantásticas opções no mercado.

(Fonte da imagem destacada: Ksenia Chernaya/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas