máquina de lavar ao lado de uma prateleira na lavanderia
Ultima atualização: 20 de abril de 2021

Como escolhemos

26Produtos analisados

29Horas investidas

4Estudos avaliados

63Comentários coletados

Você já teve aquela sensação de que as roupas para lavar nunca se acabam? Parece que mal chegam à gaveta e lá estão elas no cesto, esperando pela nova lavagem! Por isso, um dos itens mais essenciais de uma casa é a máquina de lavar.

Com ela, fazer todas as tarefas e ainda cuidar da lavagem das roupas fica mais simples. Por isso, preparamos este artigo com todas as informações e dicas que você precisa para escolher a melhor máquina de lavar. Vamos começar?




Primeiro, o mais importante

  • A máquina de lavar cuida das suas roupas enquanto você fica livre para fazer outras tarefas.
  • A capacidade ideal da máquina de lavar depende do tamanho da sua família e com o volume de roupa que precisa ser lavado semanalmente, por exemplo.
  • Antes de colocar a roupa na máquina de lavar, é importante separar as peças por cores para evitar manchas nos tecidos.

Melhores máquinas de lavar: nossas recomendações

Os modelos são os mais diversos, com funções e capacidades distintas. Então, para agilizar sua pesquisa, selecionamos as máquinas de lavar mais vendidas e bem avaliadas de 2021.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a máquina de lavar

À primeira vista, parece que toda máquina de lavar é igual. Mas essa não é a realidade. Por essa razão, é importante ter algumas informações básicas antes da compra. E é isso que propomos: nesta seção estão as respostas para as perguntas mais comuns da internet. Confira!

mulher jovem de toalha colocando roupas na máquina de lavar

A máquina de lavar cuida das suas roupas enquanto você fica livre para fazer outras tarefas. (Fonte: Sinenkiy/ 123rf)

O que é a máquina de lavar e como ela funciona?

A máquina de lavar é o eletrodoméstico que executa a tarefa de fazer o ciclo completo da limpeza das roupas, deixando-as prontas para irem ao varal. Ela conta com um tambor, geralmente em aço inoxidável e um motor.

A lavadora funciona quando o tambor se enche de água e o motor começa a executar movimentos de rotação, fazendo com que as roupas se mexam e, com esse atrito, promovam a esfregação e a limpeza.

Depois do ciclo de lavagem, o tambor é esvaziado e completado novamente com água limpa para remover o sabão das roupas. Ao final, o motor faz com que o tambor gire à alta velocidade, promovendo a centrifugação das peças.

Quais os programas mais comuns de uma máquina de lavar?

Em geral, as máquinas de lavar contam com três programas básicos de lavagem. Mas isso pode variar de acordo com o fabricante e as funções adicionais do equipamento. Em geral, os programas são:

  • Lavagem normal: para roupas do dia a dia, roupas de cama, mesa e banho. Geralmente, tem molho curto;
  • Lavagem delicada: para tecidos finos, lingeries e roupas de bebê. Faz movimentos suaves para reduzir o atrito;
  • Lavagem rápida: para peças pouco sujas e remoção de odores. Não costuma ter molho;
  • Lavagem pesada: roupas encardidas e com manchas. Tem molho longo e promove um movimento mais intenso.

Quais as vantagens da máquina de lavar?

Grande parte das pessoas não imagina viver sem a máquina de lavar. Isso porque além da dificuldade de realizar todo o processo, ela ainda retira o excesso de água e deixa as peças prontas para o varal. Mas nem só de vantagens se faz uma lavadora! Vamos conhecer os prós e contras deste eletrodoméstico?

Vantagens
  • Promove economia de tempo
  • Facilita as demais tarefas do dia
  • Tem ciclos específicos para cuidar de cada tipo de tecido
  • Deixa as roupas prontas para estender
  • Dependendo da capacidade, lava as peças grandes, como edredons
  • As mais modernas têm funções que facilitam a passagem da roupa
Desvantagens
  • Pode desgastar alguns tecidos
  • Leva a um maior consumo de água, se não for utilizada corretamente
  • Depende da separação prévia das peças para ter o melhor resultado
  • É um investimento relativamente alto

Qual a diferença entre máquina de lavar e tanquinho?

Muitas pessoas têm essa dúvida pois nem sempre fica claro o que difere a máquina de lavar do tanquinho. O primeiro ponto é o controle das funções: enquanto na lavadora basta selecionar o programa desejado, no tanquinho é preciso monitorar a lavagem e fazer a operação manual do ciclo.

Além disso, a grande maioria dos modelos de tanquinho contam apenas com a funcionalidade de bater a roupa, ou seja, promover a lavagem. O enxágue e a centrifugação precisam ser feitos manualmente ou transferindo toda a roupa para a máquina de lavar.

A vantagem do tanquinho é que ele promove uma limpeza mais eficiente. Apesar de agredir mais os tecidos, ele é indicado para pessoas que trabalham em funções que deixam a roupa muito suja, como oficinas, construções e agricultura.

Roupas coloridas sendo colocadas na máquina de lavar

Antes de colocar a roupa na máquina de lavar, é importante separar as peças por cores para evitar manchas nos tecidos.
Fonte: nobilior/ 123rf.com

Quais os tamanhos de máquina de lavar?

O tamanho da máquina de lavar está ligado à capacidade do tambor e não necessariamente com as dimensões do aparelho. Atualmente, os modelos mais comercializados têm, aproximadamente, as seguintes medidas:

Capacidade Altura Largura Profundidade
8 kg 101 56 59
10 kg 106 57 60
12 kg 107 63 61
15 kg 109 75 70

Como conservar a máquina de lavar?

A máquina de lavar é considerada um bem durável. Isso quer dizer que é projetada para durar por muito tempo. No entanto, a vida útil da sua lavadora vai depender, em grande parte, de como ela será conservada.

Por isso, antes de iniciar o uso da sua nova máquina, leia atentamente as instruções do fabricante. De maneira geral, podemos deixar algumas dicas básicas de conservação:

  • Respeite a capacidade da máquina e nunca coloque peso acima do permitido;
  • Verifique os bolsos das peças para não deixar objetos que podem interferir no funcionamento da máquina;
  • Lave os compartimentos de sabão e os filtros com frequência;
  • Faça um ciclo completo com a máquina vazia mensalmente para limpar a lavadora internamente;
  • Siga sempre as orientações do fabricante e, caso necessário, procure assistência técnica especializada.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma máquina de lavar

Agora que você já sabe tudo sobre o funcionamento e as principais funções da máquina de lavar, estamos caminhando para os detalhes finais. Aqui, queremos te apresentar alguns fatores que devem ser considerados na hora da escolha, para garantir o melhor proveito da sua lavadora.

Capacidade

Como dissemos há pouco, a capacidade da máquina de lavar deve ser respeitada em todas as lavagens. Por este motivo, é importante comprar o equipamento que melhor vai atender às suas necessidades.

Se você nunca teve uma máquina de lavar, pode parecer difícil calcular qual a capacidade ideal. Mas basta seguir essa tabela para uma compra de sucesso!

Quantidade de moradores na casa Capacidade ideal
Até 3 de 8 a 9 kg
Até 4 de 10 a 13kg
Acima de 4 de 15 ou 16kg

Abertura

A forma ideal de abertura da máquina de lavar é influenciada diretamente pelo espaço disponível. Com a abertura superior, você ganha área de circulação na lavanderia, já que não precisa de espaço livre para abrir a porta frontal.

No entanto, precisa garantir o espaço acima da máquina de lavar para conseguir abrir totalmente a tampa na hora de colocar e retirar a roupa. Já com a abertura frontal, você pode até embutir a máquina, se desejar.

Menino pequeno colocando roupas na máquina de lavar com a mãe ao lado

A capacidade ideal da máquina de lavar depende do tamanho da sua família. (Fonte: Kampus Production/ Pexels)

Programas

Além dos programas de lavagem padrão, que mostramos há pouco, cada máquina pode ter programações distintas. Isso pode levar a variações desde o tipo de tecido até o tempo de lavagem.

Na hora de escolher, tenha em mente o tipo de tecido que você e sua família mais usam, o volume de roupas e o tempo disponível. Juntos, todos esses fatores ajudarão a definir os programas de lavagens indispensáveis para sua casa.

Funções extras

Se você é adepto à modernidade e não quer abrir mão de toda praticidade possível na hora de lavar suas roupas, pode procurar por um modelo que conte com tecnologias inovadoras e recursos adicionais.

Alguns fabricantes trazem ciclo exclusivo para edredom, programa de sanitização para esterilizar as peças e, ainda, a função “passa fácil”. Antes de comprar, verifique com cuidado os recursos disponíveis e, se o orçamento permitir, aproveite todas as funcionalidades.

Consumo

Este é um ponto sensível na hora de escolher a sua máquina de lavar. Ainda que a maioria dos fabricantes esteja atento ao uso racional dos recursos naturais, é importante comparar a diferença de consumo entre os modelos.

Para isso, você pode consultar o selo de eficiência energética da máquina e verificar, na descrição do produto, a média de consumo de água. Essa informação pode fazer muita diferença no dia a dia

Resumo

A máquina de lavar é um dos melhores ajudantes na rotina doméstica. Ela libera tempo para você realizar o resto das tarefas enquanto cuida das suas roupas. No entanto, é preciso fazer a escolha correta.

Pensando nisso, preparamos este artigo com orientações práticas, uma seleção dos melhores modelos e informações importantes para que você saiba o que deve observar na hora da compra.

Esperamos ter ajudado na sua decisão. Se gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais. Um grande abraço e obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas