mulher colocando as roupas em uma lava e seca
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

18Horas investidas

6Estudos avaliados

59Comentários coletados

Uma das tarefas mais trabalhosas de uma casa é cuidar das roupas. Além dos cuidados para lavar sem danificar os tecidos, estender e retirar cada peça do varal não é nada agradável. Contar com a melhor lava e seca pode ser a solução para quem quer ficar livre desse trabalho.

A partir de agora vamos mostrar porque a lava e seca faz tanto sucesso, com informações sobre o aparelho, suas principais vantagens e dicas para escolher o modelo ideal para sua casa. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • A lava e seca é um eletrodoméstico inovador que reúne as tarefas da máquina de lavar e da secadora de roupas em um único equipamento.
  • A máquina lava e seca é ideal para quem vive em apartamento pois otimiza o espaço.
  • Escolher o programa ideal para cada situação aumenta a eficiência e a economia da lava e seca.

Melhores lava e seca: nossas recomendações

Este eletrodoméstico é muito inovador e se tornou o sonho de consumo de muitas pessoas. Com tantos recursos, a escolha pelo modelo ideal pode ser tão difícil quanto engomar camisas! Por isso, separamos para você as máquinas mais vendidas do mercado. Veja quais são.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a melhor lava e seca

Como você acabou de ver na nossa lista, comprar a melhor lava e seca do mercado exige um investimento considerável. Por esta razão, vale a pena eliminar todas as dúvidas antes da compra. Nesta seção, vamos responder as perguntas mais frequentes dos compradores na internet. Confira.

Casal ajustando a lava e seca para iniciar um ciclo de lavagem

A máquina lava e seca é ideal para quem vive em apartamento pois otimiza o espaço. (Fonte: Amina Filkins/ Pexels)

O que é uma lava e seca?

A lava e seca é um eletrodoméstico moderno, considerado uma das maiores inovações dos últimos anos nas lavanderias. Ela une recursos da máquina de lavar com as funcionalidades da secadora de roupas.

Desta forma, trata-se de uma máquina capaz de realizar o serviço completo desde a lavagem até a secagem total das roupas. Dependendo do tecido, ela dispensa até mesmo o uso do ferro de passar.

As roupas em tecido sintético saem da lava e seca prontas para o uso. Camisetas de malha, se tiradas da máquina ainda quentes, também não precisam ser passadas.

Quais as funções da lava e seca?

Cada fabricante desenvolve projetos próprios com tecnologias e recursos distintos para cada modelo.
Ainda que a principal funcionalidade de uma lava e seca seja realizar um ciclo completo desde o molho até a secagem completa, podemos destacar algumas funções extras que podem fazer diferença na rotina da casa:

  • Lavagem à vapor: elimina germes e bactérias dos tecidos e protege as malhas mais delicadas, como em uma lavagem a seco;
  • Ciclo rápido: para peças pouco usadas, apenas para retirada de odores;
  • Ajuste de temperatura: promove mais precisão para lavar sem danificar os tecidos;
  • Secagem com redução de rugas: minimiza a necessidade de passar as roupas;
  • Sistema de auto limpeza: ajuda a manter o desempenho e promove um ciclo antialérgico na máquina;
  • Sincronização com dispositivos: controle por meio de smartphone ou assistentes como Alexa e Google Home.

A lava e seca aumenta a conta de energia?

A lava e seca costuma ter um consumo de energia um pouco maior do que o da máquina de lavar tradicional. No entanto, isso não significa necessariamente um aumento na fatura.

Parece contraditório, mas não é. Considere que, do modo convencional, além do consumo da máquina de lavar no ciclo completo, você ainda irá passar todas as peças a ferro.

Assim, o consumo destes dois aparelhos juntos podem ser até maiores do que o da lava e seca. Se contar também o tempo que se ganha nos afazeres da casa, ela vai ser ainda mais econômica.

Quais as vantagens e desvantagens da lava e seca?

A lava e seca chegou ao mercado despertando a atenção de todos os que sonham com mais praticidade. No entanto, como acontece com todos os eletrodomésticos, nem tudo são vantagens!

Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras que você pode levar para casa junto com a sua nova lava e seca. Observe:

Vantagens
  • A roupa sai pronta para o uso
  • Economia de tempo e trabalho
  • Menor consumo de energia
  • Economia de até 25% de água, dependendo do ciclo
  • Recursos tecnológicos para cuidar das roupas
  • Otimização do espaço na lavanderia
  • Design moderno
Desvantagens
  • Excesso de funções pode tornar a operação mais complicada
  • Necessita de espaço para conseguir abrir a porta
  • Alto custo

Faz diferença usar a lava e seca ou a máquina de lavar mais a secadora?

Sim. A principal diferença é a economia de energia. Isso porque a melhor lava e seca está fazendo o serviço das duas máquinas. O que nos leva a outro diferencial: o trabalho.

Se você tiver máquinas de lavar e secar separadamente, vai precisar tirar toda a roupa molhada da lavadora ao fim do ciclo e transferi-la para a secadora. É quase como estender tudo no varal!

Além disso, acomodar duas máquinas na lavanderia pode ser um desafio, especialmente para quem vive em apartamentos. Isso sem contar a economia, como já comentamos ali em cima.

mulher focada de dentro de uma lava e seca

A lava e seca realiza o trabalho de duas máquinas ao mesmo tempo e, na maioria das vezes, dispensa até o ferro de passar.(Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Vale a pena investir em uma lava e seca?

Investir nesse eletrodoméstico é uma decisão muito pessoal. Do ponto de vista da praticidade, otimização de tempo e espaço e tecnologia, ela pode ser a melhor escolha em comparação com o conjunto lavadora + secadora.

Já se considerarmos o valor da melhor lava e seca, ela costuma ser bem mais cara do que a máquina de lavar. No entanto, ao longo dos anos, essa diferença se paga pela economia de água, tempo e energia elétrica.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar a lava e seca

Ela é linda, moderna e realiza boa parte dos seus desejos com as tarefas da casa. Motivos de sobra para clicar em “comprar” agora mesmo, não é? Mas antes é importante conhecer alguns aspectos que precisam de atenção na hora de escolher a lava e seca ideal.

Tamanho e capacidade

Estes dois pontos são interligados e têm reflexo direto na sua rotina na lavanderia. Primeiro, porque as dimensões do aparelho precisam estar de acordo com o espaço que você tem disponível para ele.

Segundo porque a capacidade do tanque, medida em quilos, determina o volume de roupas que você conseguirá lavar e secar a cada ciclo.

Por isso, antes de comprar, avalie qual a sua real necessidade e, se possível, opte por uma máquina maior do que a sua exigência atual.

mulher colocando a roupa em uma lava e seca na lavanderia

Certifique-se sobre o espaço disponível antes de escolher o modelo da sua lava e seca. (Fonte: Iakov Filimonov/ 123rf.com)

Design

A maioria dos modelos de lava e seca tem formas e tamanhos muito semelhantes. Por tal motivo, pequenos detalhes podem ser decisivos na sua escolha. Antes de tudo, procure por um equipamento que combine com o estilo da sua casa.

Depois, analise o formato dos botões, o acesso à porta frontal e o acabamento da lava e seca. Lembre-se que se trata de uma máquina que — espera-se! — vai levar bastante tempo para trocar novamente.

Programas de lavagem

Este ponto poderia até ser o primeiro da nossa lista! Avalie bem os diferenciais de cada modelo, pensando nas suas necessidades. Se usa muitos tecidos delicados, pode ser interessante que a máquina tenha um programa de lavagem a seco.

As crianças chegam com a roupa encardida? Então, você não pode abrir mão de um ciclo “tira manchas”. Enfim, analise cada ciclo com calma para ter certeza da sua escolha:

Programa Indicação
Lavar + secar Lava e seca rapidamente as roupas de tecido sintético.
Algodão Indicado para roupas de cama, mesa e banho
Delicadas Tecidos sensíveis como viscose e fibras sintéticas misturadas
Lavagem a seco Ótima opção para remover odores
Lavagem diária Roupas do cotidiano, como camisas
Rápido Para peças levemente sujas
Sanitização com ar Remove os maus odores e as bactérias
Tira manchas Para peças muito sujas e coloridas
Secar Usado apenas para secar roupas
Secar algodão Ciclo para secagem geral
Secar tecidos sintéticos Roupas sensíveis ao calor, seca em baixa temperatura

Consumo de energia

Como mostramos há pouco, o consumo de energia da melhor lava e seca costuma ser igual ou menor do que o das máquinas tradicionais, sejam elas lavadoras ou secadoras.

No entanto, a eficiência energética pode variar de acordo com o fabricante, o modelo e os recursos do eletrodoméstico.

Assim, vale estar atento ao selo de eficiência do produto e comparar as funcionalidades oferecidas com o gasto energético estimado. A relação custo-benefício é uma equação que raramente falha!

Resumo

A lava e seca é uma máquina que chegou para facilitar a rotina da casa, sobretudo para quem mora em apartamento ou nas semanas em que não para de chover! Por ser um produto muito inovador, ainda tem um custo alto no Brasil.

Por esta razão decidimos contar tudo sobre a lava e seca. Agora você tem todas as informações para escolher o melhor modelo para a sua casa. Lembre-se que revisar os critérios de compra antes de finalizar seu pedido!

Se gostou deste guia, aproveita para compartilhar com seus amigos. Um abraço e obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas