Na foto um forno elétrico.
Ultima atualização: 14 de abril de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

37Horas investidas

6Estudos avaliados

78Comentários coletados

Seja bem-vindo! Para preparar os melhores assados ter um forno de qualidade é indispensável e, dentre as opções disponíveis, o melhor forno elétrico é um dos que mais se destaca.

Esse produto reúne uma série de vantagens. Consegue assar mais rápido os alimentos, custa menos e ainda pode ser bastante compacto e ocupar pouco espaço. Portanto, se você quer conhecer mais sobre o forno elétrico continue lendo.




Primeiro, o mais importante

  • Existem modelos de forno elétrico de bancada e de embutir. Os de bancada são menores e mais práticos, enquanto que os de embutir somam na decoração da cozinha e apresentam alta potência.
  • O tamanho desse eletrodoméstico é medido em litros e pode-se encontrar opções a partir de 9 litros, sendo que as maiores passam dos 40 litros.
  • Outra variação dos melhores fornos elétricos são os de convecção, que cozinham os alimentos de maneira mais rápida e uniforme.

Os melhores fornos elétricos: nossas recomendações

O forno elétrico é o produto ideal para quem deseja preparar deliciosos assados. Porém, existem muitos modelos desse produto e a seguir te mostramos quais são os melhores.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre os melhores fornos elétricos

O forno elétrico ainda é um eletrodoméstico que levanta muitas dúvidas. Por isso, nesse guia de compra vamos responder as perguntas mais comuns a respeito dele.

Na foto uma mulher abrindo um forno com uma pizza dentro

O forno elétrico permite o preparo de diversas receitas e existem opções domésticas e industriais. (Fonte: Olga Yastremska / 123rf)

Quais são os principais tipos de forno elétrico?

O forno elétrico é um produto bastante popular, que está cada dia mais ganhando espaço na vida de quem não tem muito espaço e quer um eletrodoméstico prático e eficiente.

Dentre os modelos que podem ser encontrados para comprar predominam dois tipos: os de embutir e os de bancada. Te explicamos mais sobre eles agora.

  • Forno elétrico de embutir: Como o próprio nome diz, essa opção de forno elétrico foi desenvolvida para colocação dentro de algum espaço planejado. É muito comum que ela seja instalada entre os armários em cozinhas planejadas e tem como vantagens economizar espaço e auxiliar na decoração.
  • Forno elétrico de bancada: Os fornos elétricos de bancada são os mais tradicionais. Esses apresentam alta praticidade, pois podem ser colocados em cima de qualquer lugar, porém costumam ser menos potentes do que os modelos de embutir.

Forno elétrico ou a gás: Qual o melhor?

Na hora de adquirir um forno é normal que as pessoas fiquem em dúvida se vale mais a pena investir em um modelo a gás ou elétrico.

Por mais que ambos esses produtos tenham a mesma função, na prática eles são bem diferentes, por isso é preciso entender seus detalhes para fazer a melhor escolha.

O forno elétrico garante um maior controle da temperatura e é menor.

O melhor forno elétrico utiliza apenas a eletricidade para funcionar. Ele tem como vantagens proporcionar um maior controle de temperatura, estar disponível em diversos tamanhos e manter o calor por mais tempo após desligado.

O ponto negativo é que esse eletrodoméstico gasta até 40% mais energia do que as opções a gás e demora mais tempo para esquentar.

Já o forno a gás consegue esquentar e esfriar mais rapidamente, atinge temperaturas mais altas e gasta pouca energia.

Todavia, costuma ser maior e não oferece um controle de temperatura tão preciso.

Forno elétrico Forno a gás
Tamanho É mais compacto É maior
Controle de temperatura Bastante preciso É mais impreciso
Tempo de aquecimento e resfriamento Alto Baixo
Indicação de uso Assados mais rápidos e de menor tamanho Alimentos grandes e que requerem maior tempo de cozimento

O que é um forno elétrico de convecção?

Outra variação do melhor forno elétrico são os modelos de convecção, que apresentam um funcionamento um pouco diferente.

Dentro desse tipo de forno são encontrados ventiladores, que têm como função substituir o ar frio pelo quente. Graças a isso, o processo de cozimento dos alimentos ocorre cerca de 25% mais rápido e de maneira mais uniforme.

Justamente por isso esse produto é muito utilizado em cozinhas profissionais, mas também existem opções para uso doméstico.

Na foto uma pessoa tirando uma fôrma com cupcakes de dentro de um forno.

O forno elétrico de convecção é muito utilizado em restaurantes, padarias e indústrias, pois assa os alimentos de maneira mais rápida, otimizando o tempo. (Fonte: Taylor Grote/ Unsplash)

Como limpar o forno elétrico?

O processo de limpeza do forno elétrico é bastante simples e esse é mais um ponto positivo desse eletrodoméstico.

Para ele ser realizado primeiramente deve-se tirar o produto da tomada e esperar até que fique totalmente frio. Em seguida pode-se fazer a retirada das prateleiras e lavá-las usando água e sabão.

A higienização da parte interna do forno também é importante. Para remover toda a gordura recomenda-se passar uma bucha com sabão sobre as paredes do produto e enxaguar usando um pano levemente umedecido.

Depois basta recolocar as prateleiras e passar um pano com álcool ou desengordurante na parte de fora do forno elétrico.

O forno elétrico surgiu em 1892, mesmo período no qual as casas começaram a ter energia elétrica. Ele foi inventado pelo canadense Thomas Ahearn.

Critérios de compra: Como comparar os melhores fornos elétricos

Para escolher o forno elétrico ideal é preciso analisar diversas características desse produto. Portanto, confira a seguir tudo o que você deve checar antes da compra.

Capacidade

Assim como acontece com os fornos a gás e os micro-ondas, o tamanho do forno elétrico é determinado em litros.

Para fazer a escolha mais certeira é preciso analisar quais são os pratos que se deseja preparar nesse produto, sendo que é possível encontrar opções a partir de 9 litros.

Os modelos menores somente são indicados para assar alimentos pequenos, como pães de queijo, muffins e afins.

Por outro lado, para um uso mais intenso e completo, recomendam-se os que possuem 30 litros ou mais. Esses ocupam mais espaço, porém servem para carnes, massas, bolos e muitas outras receitas.

Na foto uma pessoa tirando uma assadeira com bolinhos de dentro de um forno elétrico.

Os fornos elétricos menores são ideais para receitas pequenas. (Fonte: Tim Douglas/ Pexels)

Temperatura

Como te dissemos mais acima, o forno elétrico garante um maior controle de temperatura. Para isso os modelos disponíveis podem funcionar com diferentes faixas de temperatura.

Deste modo, o ideal é o que mais de adapta a sua necessidade. Existem opções que oferecem como temperatura mínima 50ºC, enquanto que outras começam em 80ºC.

Já com relação a temperatura máxima, alguns chegam até 300ºC, mas há fornos que não passam dos 280ºC.

Portanto, cheque qual faixa de temperatura é a mais usada em suas receitas e escolha o que mais de adequa a ela.

Prateleiras

As prateleiras são de grande valia para conseguir assar corretamente os alimentos no forno elétrico.

Todavia, existem modelos que vêm com apenas uma, enquanto que outros mais completos oferecem duas prateleiras.

As opções com duas prateleiras valem mais a pena.

Pensando em maior praticidade e otimização, vale mais a pena investir nas opções com duas prateleiras, pois elas permitem uma economia de tempo e de gasto de energia.

Além disso, é bastante interessante que as prateleiras sejam deslizantes, pois assim o processo de tirar e colocar os produtos no forno é mais fácil e seguro.

Funções e diferenciais

É interessante analisar também quais são as funções adicionais executadas pelo forno elétrico. Isso porque elas podem ser de grande valia na utilização desse produto.

Dessa maneira, as mais comuns são:

  • Timer: Permite programar um tempo para o preparo da receita e desligamento do forno.
  • Iluminação interna: Torna mais fácil a visualização do que está sendo assado.
  • Autolimpeza: Esses modelos de forno contam com um revestimento interno no qual as gorduras se fixam e são eliminadas automaticamente através do vapor. Assim, esse eletrodoméstico se mantém limpo.
  • Grill: Serve para gratinar queijos e dourar carnes.
  • Descongelamento: Essa é uma das funções mais modernas no forno elétrico. Ela realiza o descongelamento dos alimentos de maneira parecida a dos micro-ondas.

Voltagem

Para funcionar o forno elétrico deve ser ligado na tomada. Porém, nem todos os modelos disponíveis são bivolt.

Portanto, é necessário sempre checar se a opção escolhida funciona na mesma voltagem que a sua tomada.

Resumo

O forno elétrico é o produto ideal para quem deseja ter em casa um eletrodoméstico que asse os mais diversos alimentos e ocupe menos espaço, já que os modelos a gás costumam ser maiores.

Nesse artigo reunimos todas as informações a respeito desse aparelho. Deste modo, quem está em busca de um desses consegue fazer uma escolha acertada para poder aproveitar o forno elétrico para preparar deliciosas receitas.

Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com os seus amigos. Obrigado pela visita e volte sempre!

(Fonte da imagem destacada: Marcos Ramírez / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas