climatizador de ar em ambiente com luz azul de fundo
Ultima atualização: 20 de abril de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

35Horas investidas

8Estudos avaliados

65Comentários coletados

Enfrentar os dias e noites quentes, tão comuns no Brasil em qualquer estação do ano, requer uma dose extra de tolerância, especialmente para quem não convive bem com o calor. Se este é o seu caso, contar com o melhor climatizador pode ser a saída perfeita.

Neste artigo, vamos mostrar como este eletroportátil vai se transformar em um aliado para não derreter no verão e aumentar a qualidade do ar nos ambientes, com dicas para escolher o modelo ideal e uma seleção com os mais vendidos de 2021.




Primeiro, o mais importante

  • O climatizador promove uma troca de calor entre o ar e a água e libera o vento mais fresco pelas grades dianteiras.
  • Esvaziar o reservatório e manter o aparelho sempre higienizado ajuda a manter o desempenho do climatizador.
  • Os modelos mais modernos de climatizador contam com funções de umidificação extra, ionização e até aquecimento.

Melhores climatizadores: nossas recomendações

O melhor climatizador do mercado é aquele que se adapta melhor às suas necessidades. Para que você possa conhecer mais sobre este aparelho, preparamos uma seleção com os principais climatizadores do mercado.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o climatizador

O climatizador vai fazer a diferença no conforto e na qualidade do ar da sua casa. Se você tem dúvidas sobre como este aparelho funciona e quais suas vantagens, está no lugar certo! Siga com a gente para saber mais sobre o climatizador.

demonstração gráfica de como o climatizador expele o ar frio pelas grades frontais

O climatizador promove uma troca de calor entre o ar e a água e libera o vento mais fresco pelas grades dianteiras.(Fonte: magraphics / 123rf.com)

O que é e como funciona um climatizador?

O climatizador é um eletrodoméstico portátil que reúne as características do ventilador mas promove uma mudança nas condições climáticas do ambiente onde é utilizado.

Ele é capaz de refrescar o local, mas, ao contrário do ar condicionado, não promove a refrigeração. Em geral, o melhor climatizador é capaz de deixar o ar mais fresco, puro e umidificado.

Isso ocorre porque o aparelho conta com um reservatório de água, que é a principal responsável pela sensação de conforto que o climatizador promove. Ele funciona da seguinte forma:

  1. Um ventilador interno força o ar externo através de um painel evaporativo. Uma bomba faz com que a água circule continuamente sobre este painel;
  2. Ao passar por ele, o ar troca calor com a água, que evapora. Esse processo aumenta a umidade do ar ao mesmo tempo em que reduz a sua temperatura.

Qual a redução de temperatura promovida pelo climatizador?

Como dissemos, nem mesmo o melhor climatizador é capaz de resfriar o ambiente. Sua função é promover a troca de calor entre ar e água, refrescando o local. Portanto, a redução da temperatura depende de fatores como a umidade do ar, a temperatura e tamanho do ambiente. Em geral, os fabricantes informam o seguinte:

Temperatura inicial Umidade do ar Redução da temperatura
25ºC 30%
50%
75%
8ºC
5,5ºC
2,5ºC
32ºC 30%
50%
75%
9,5ºC
6,5ºC
2,5ºC
37ºC 30%
50%
75%
12ºC
7ºC
3ºC

Como você pode ver, quanto menor a umidade do ar, maior a diferença na temperatura. À medida que o climatizador começa a aumentar a quantidade de água no ambiente, a temperatura volta a se aproximar da inicial.

Em quais locais o climatizador é mais indicado?

O climatizador é indicado para ambientes em que haja circulação do ar. Isso porque quanto mais renovação do ar, mais a umidade se mantém estável — e a temperatura mais fresca —.

Ele é ideal para locais que não podem manter portas e janelas fechadas e, portanto, não recebem bem o aparelho de ar condicionado. Além disso, por ser portátil, o climatizador pode transitar em diversos ambientes.

mulher esvaziando o reservatório do climatiz

Esvaziar o reservatório e manter o aparelho sempre higienizado ajudam a manter o desempenho do climatizador. (Fonte: Laurentiu Iordache/ 123rf.com)

Quais as funções adicionais do melhor climatizador?

A principal função de um climatizador de ar é tornar o ambiente mais agradável e fresco. No entanto, os mais modernos têm oferecido outras funções que tornam o aparelho ainda mais versátil. As principais são:

  • Umidificador: Além de já promover um aumento na umidade relativa do ambiente, a função “umidificar” garante o equilíbrio deste índice para aumentar o conforto — sobretudo respiratório — nos dias mais secos;
  • Ionizador ou purificador: ajuda a reter ácaros, vírus, germes e bactérias, deixando o ar mais limpo e livre de contaminação;
  • Aquecedor: conta com um sistema de aquecimento também por meio da troca de calor da água com o ar. Nos dias mais frios e secos, é capaz de aumentar em até 12ºC a temperatura ambiente.

Quais as vantagens e desvantagens do climatizador?

Antes de escolher um novo eletrodoméstico para casa, é normal querer conhecer mais sobre o produto, inclusive as vantagens e desvantagens que ele pode trazer à sua rotina.
Pensando nisso, elaboramos uma tabela com os pontos de destaque do climatizador. Veja os prós e contras:

Vantagens
  • Não requer instalação
  • Tem baixo consumo de energia
  • Costuma agregar funções extras
  • ajuda a deixar o ar mais limpo
  • Promove conforto térmico
  • É acessível
Desvantagens
  • Não refrigera o ambiente como o ar condicionado
  • Precisa de atenção à limpeza
  • Necessita de reposição da água do depósito a cada uso

Como usar o climatizador corretamente?

O desempenho do seu climatizador depende primeiramente das condições da temperatura e umidade do local, como mostramos há pouco. No entanto, alguns hábitos podem garantir a eficácia do aparelho no dia a dia:

  • Água do reservatório: troque todos os dias para ter certeza de um ar mais limpo, livre de germes, fungos e bactérias;
  • Nível da água: fique atento para não deixar o aparelho em funcionamento com água abaixo do nível mínimo. Ligar o aparelho sem água pode levar à queima da bomba;
  • Circulação do ar: o climatizador puxa o ar por um lado e expele por outro. Durante o uso, não bloqueie esse fluxo;
  • Uso de gelo: para tornar o climatizador ainda mais eficiente ao refrescar o ambiente, você pode colocar água gelada ou cubos de gelo no reservatório;
  • Exposição solar: mantenha o aparelho sempre em um local longe da incidência direta dos raios solares. Além de diminuir a eficácia do climatizador, essa prática pode danificar os componentes eletrônicos do equipamento.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um climatizador

Com mais vantagens do que desvantagens, é provável que você tenha chegado a este ponto da leitura pronto para escolher o melhor climatizador. Só falta agora saber de alguns detalhes que merecem atenção na hora da compra. Confira.

Funções

Falamos sobre o principal objetivo do climatizador, que é promover o conforto térmico no ambiente onde estiver ligado. Para tanto, é importante ter certeza se o aparelho escolhido cumpre as funções básicas esperadas.

É muito comum a confusão entre climatizador e circulador de ar. Lembre-se que o primeiro sempre deverá contar com um reservatório de água, responsável por equilibrar a temperatura e a umidade do ar.

Climatizador com função de umidificação ativada

Os modelos mais modernos de climatizador contam com funções de umidificação extra, ionização e até aquecimento. (Fonte: Владимир Комок /123rf.com)

Recursos extras

Como mostramos na seção anterior, os climatizadores mais modernos costumam agregar recursos adicionais para trazer uma experiência ainda melhor durante o uso. Os mais comuns são a ionização, o aquecimento e o sistema antibacteriano.

No entanto, funções como umidificação extra, auto-limpeza, controle da intensidade do fluxo e timer para desligamento programado podem fazer muita diferença no seu dia a dia. Na hora de comprar, leve esses pontos em consideração.

Reservatório

E por falar em reservatório, este é um ponto crucial. Alguns aparelhos costumam ter recipientes com capacidade para 2 horas de funcionamento. Outros, podem chegar a 12 horas.

Assim, antes de escolher, tenha em mente por quanto tempo você pretende manter o aparelho ligado continuamente. Desta forma, poderá encontrar o modelo que permita fazer apenas uma reposição de água por dia.

Alguns climatizadores têm desligamento automático ou aviso sonoro quando o reservatório fica vazio. Isso ajuda a proteger e prolongar a vida útil da bomba de água.

Design

Estamos falando de um aparelho que vai estar o tempo todo em destaque e circulando entre os ambientes mais frequentados da casa. Por isso, o design do seu climatizador é muito importante.

E isso não se resume à estética. Além de ser discreto e combinar com o estilo da casa, ele também deve ser fácil de locomover, com alças de transporte e rodinhas, se possível.

Consumo de energia

O climatizador tem um consumo de energia comparado ao do ventilador e nem chega perto da exigência energética de um ar condicionado. Ainda assim, existem modelos que promovem mais ou menos economia no fim do mês.

Antes de comprar, verifique o selo de eficiência energética do aparelho. Ele é o melhor comparativo que você poderá encontrar sobre este critério.

Resumo

A forma mais eficiente de ter conforto térmico nos dias mais quentes — sem aumentar a fatura de energia — é contando com o melhor climatizador. Esse eletrodoméstico é portátil, versátil e cabe em qualquer espaço e orçamento.

Neste artigo, falamos sobre o funcionamento e as vantagens deste aparelho, com uma lista de produtos e dicas do que você pode observar na hora da compra.

Esperamos ter ajudado com as suas dúvidas sobre o melhor climatizador do mercado. Compartilhe este material com outras pessoas que gostariam de ter um desse em casa! Até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: grispb/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas