mulher jovem preparando bolo com uma batedeira planetária
Ultima atualização: 12 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

82Comentários coletados

Seja para preparar receitas especiais em família ou para empreender, colocando seus dotes culinários em ação, você vai precisar, além do talento na cozinha, das ferramentas adequadas para trabalhar. Entre elas, a melhor batedeira planetária e seus acessórios.

Este eletrodoméstico é muito cobiçado pelas donas de casa e confeiteiras. E não é à toa. Neste guia, vamos contar tudo o que você sempre quis saber sobre a batedeira planetária, com dicas para escolher o melhor modelo. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • A batedeira planetária é um eletrodoméstico utilizado no preparo de massas. Sua versatilidade permite manipular desde as misturas leves até as mais densas, como um pão que precisa de sova.
  • A batedeira planetária de difere dos demais tipos deste eletrodoméstico pelos movimentos que imprime aos batedores. Eles imitam a rotação e translação dos planetas.
  • A maioria dos modelos têm potência entre 200 e 800 Watts. Este fator é decisivo para o bom desempenho da sua batedeira planetária. Não deixe passar despercebido.

Melhores batedeiras planetárias: nossas recomendações

A batedeira, planetária ou simples, é um item decisivo no sucesso das suas receitas. Por isso, é preciso escolher esse utensílio com muito carinho. Para facilitar sua vida, pesquisamos as mais bem avaliadas do mercado. Dá só uma olhada!

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a batedeira planetária

Toda boa cozinheira tem seus segredos... O que muitas pessoas nem imaginam é que a batedeira pode ser um desses truques! Quer saber mais sobre esse eletrodoméstico? Então, siga com a gente nesta seção.

batedeira planetária em cima de uma bancada com ingredientes para a massa

Com a batedeira planetária é possível preparar desde receitas leves como chantilly até massas encorpadas, como a de pão. ( altomedia/ 123rf.com)

O que é uma batedeira planetária?

A batedeira planetária é um eletrodoméstico utilizado no preparo de massas para bolos, pães e tortas, entre outras guloseimas. Ela trabalha misturando os ingredientes por meio do movimento dos garfos ou batedores, ligados a um motor que promove a rotação dessas peças.

Neste tipo específico de batedeira, esses utensílios (assim como os planetas) realizam dois movimentos distintos:

  1. Movimento de rotação: os garfos giram no próprio eixo;
  2. Movimento de translação: os batedores fazem uma volta maior contornando toda a superfície da tigela.

Por que a batedeira planetária é melhor que as outras?

O que faz o diferencial da batedeira planetária com relação à batedeira simples é justamente essa diversidade na movimentação da massa. Tal configuração garante muita versatilidade ao aparelho, que pode preparar desde massas leves como sorvetes até as mais pesadas como pães e pizzas.

Além disso, a intensidade e o alcance dos movimentos faz com que a massa fique mais homogênea em menos tempo, reduzindo o trabalho e o esforço manual na preparação da massa. Assim como a panificadora elétrica, ela prepara a massa dos pães sem a necessidade de sova.

Batedeira planetária é o mesmo que orbital?

Apesar de usarem basicamente o mesmo princípio de movimentação, elas são diferentes. A orbital pode ser considerada o meio-termo entre a batedeira planetária e a simples.

De modo geral, a orbital é mais potente que a batedeira simples, imprime aos batedores movimentos em torno do eixo e ao redor de si mesmos, mas não promove giros que abrangem toda a área da tigela. Para deixar mais claras as diferenças entre elas, preparamos o quadro abaixo:

Batedeira planetária Batedeira orbital Batedeira simples
Potência Alta Média Baixa
Movimento de rotação Sim Sim Sim
Movimento de translação Sim, total Sim, parcial Não
Tipos de massas Todas, das mais leves às mais pesadas De leves à médias Leves e, dependendo do modelo, massas médias

Para quem a batedeira planetária é indicada?

Há alguns anos, considerava-se que a batedeira planetária só podia ser usada nas cozinhas profissionais. Atualmente, muitas pessoas têm optado por adquirir este modelo por ser muito mais versátil e atender às mais diversas necessidades.

No entanto, a recomendação de uso dessa batedeira é para quem costuma preparar massas mais densas como pães e outras receitas pesadas. Isso se deve, sobretudo, ao valor deste eletrodoméstico, que é muito mais elevado do que o de uma batedeira simples.

Quais os tamanhos mais comuns de batedeira planetária?

Todos os modelos de batedeira planetária costumam ser bem maiores e mais pesados do que as batedeiras simples. Isso porque a própria aplicação do eletrodoméstico exige uma estrutura mais robusta e reforçada.

Com relação ao tamanho das tigelas, eles variam de acordo com a marca e o modelo. No entanto, a capacidade geralmente fica entre 4 e 6 litros. A maioria das batedeiras vêm com apenas uma tigela. Quando acompanhada de outro recipiente, o tamanho costuma variar.

batedeira planetária vista de cima em uma tigela com chantilly

O formato dos batedores e os movimentos da batedeira planetária fazem com que ela incorpore os ingredientes com mais facilidade e rapidez. (Trista Chen Pexels.com)

Os batedores da planetária são iguais aos da batedeira simples?

Quando falamos em batedeira, logo imaginamos aqueles dois batedores iguais posicionados lado a lado, não é? No caso da batedeira planetária, eles são diferentes. Basicamente, há três batedores distintos:

  • Globo: utilizado para bater massas leves — que não necessitam de muita força — e para incorporar ar à mistura;
  • Raquete: ideal para massas que exigem um pouco de força como cookies e biscoitos, bolos mais pesados e purês;
  • Gancho: indicado para massas mais pesadas, como pães que precisam ser sovados, macarrão e pizza.

Quais os cuidados no uso da batedeira planetária?

Os cuidados necessários para a boa conservação de uma batedeira planetária são basicamente aqueles recomendados a todos os eletrodomésticos. Basicamente, podemos destacar os seguintes pontos de atenção:

  • Fique atento à voltagem do aparelho e da corrente onde ele será ligado;
  • Não use a batedeira em superfícies molhadas;
  • Verifique se os batedores estão bem encaixados antes de ligar;
  • Não deixe objetos como colheres ou espátulas dentro da tigela durante o uso;
  • Faça uma limpeza completa ao final do uso, removendo as partes laváveis e limpando com pano úmido as demais peças da batedeira.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comprar a batedeira planetária

Já estamos imaginando um cheirinho bom vindo aí do seu forno… Se você também está ansioso para começar a fazer as melhores receitas com a ajuda de uma batedeira planetária, fique atento a estes fatores antes de finalizar a compra.

Finalidade

Como mostramos há pouco, a batedeira planetária é mais adequada para as pessoas que queiram preparar massas mais pesadas. É claro que nada te impede de usar esse eletrodoméstico para fazer um suspiro ou aquele bolo simples do dia a dia.

Mas, se este é o seu objetivo ou se for usar a batedeira apenas eventualmente, pode ser que o investimento não compense. Portanto, o ideal é ter clareza sobre as exigências que você fará da batedeira antes da decisão final.

Tamanho

De forma geral, a batedeira planetária não tem grandes variações de tamanho de um modelo para outro. Se você costuma fazer receitas para poucas pessoas, um modelo de 4 litros será suficiente. Para massas mais encorpadas, pode ser interessante contar com tigelas maiores.

Além disso, vale a pena considerar não apenas a capacidade das tigelas mas também as dimensões do produto, especialmente se você tem pouco espaço na cozinha.

massa de pão preparada na batedeira planetária

O batedor em gancho da batedeira planetária permite sovar a massa de pão e deixá-la pronta para a modelagem. (Trista Chen Pexels.com)

Potência

A potência é um fator determinante para o bom desempenho da sua batedeira planetária. Assim, não deixe este ponto passar despercebido. Em geral, as opções do mercado variam entre 200 e 800 Watts de potência.
Como se trata de um aparelho que poderá ser usado em diversas receitas, se puder garantir a maior potência, será bem melhor. Quanto mais alto este valor, maior o desempenho da batedeira.

Ajuste de velocidade

Quanto mais possibilidades de ajuste de velocidade, maior será o controle que você terá sobre a sua batedeira planetária. Alguns modelos podem chegar a 12 velocidades, ainda que o mais comum seja entre 6 e 8 ajustes.

Um recurso muito interessante é o chamado “início lento” ou “suave”, dependendo do fabricante. Esta função faz com que os movimentos comecem mais vagarosamente para não espirrar ingredientes para fora da tigela.

Acessórios

Como comentamos, a maioria dos modelos de batedeira planetária vêm acompanhados de apenas uma tigela. No entanto, algumas podem trazer, além de tigela extra, o copo medidor, espátula e tampa anti respingo.

Antes de escolher, verifique os itens que estão incluídos. Assim você evita a necessidade de uma nova compra para adquirir todos esses complementos. E lembre-se de conferir os batedores. A batedeira deve acompanhar todos eles, comprá-los separadamente não vale a pena.

Resumo

Se você está querendo usar todo o seu talento para fazer novas receitas, contar com uma batedeira planetária vai ajudar a tornar essa tarefa ainda mais saborosa! Escolher o modelo ideal acaba de ficar mais fácil.

Com as informações deste guia, temos certeza de que você já sabe tudo o que precisa para fazer a melhor escolha. Se bater alguma dúvida, é só dar uma espiadinha nas nossas dicas para lembrar os itens que precisam ser considerados na sua decisão.

Esperamos ter ajudado a tornar a sua vida na cozinha mais prática. Aproveite para nos deixar um comentário falando sobre o modelo que você escolheu. Até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Aleksey Zatevahin/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas