
Como escolhemos
Olá, seja muito bem-vindo ao Sweetest Home, trazendo conhecimento em forma da análise de produtos. Você deve gostar um pouco de física ou química para estar aqui, não é? Afinal, o assunto de hoje é medidor de PH.
Você já deve ter ouvido alguém dizer “isso aqui está muito ácido”, principalmente um suco de limão malfeito. O fato é que muitos elementos da natureza possuem esta característica. Eles são ácidos, básicos ou neutros.
Um medidor de PH serve justamente para medir a acidez de uma solução. E aqui você vai se aprofundar no conhecimento sobre eles.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Medidores de pH são utilizados de maneira extensiva por diversos ramos da indústria e do setor primário. Por este motivo, é o parâmetro mais medido no mundo.
- Conhecer o pH de uma substância é fundamental para seu uso, em diversas atividades. O corpo humano, por exemplo, é alcalino, e ácidos em demasia podem trazer doenças e debilidades ao nosso funcionamento.
- Existentes em diversos modelos e tipos de uso, o medidor de pH pode ser bem específico. Tenha em mente o que pretende com eles antes de pesquisar, para seguir um caminho mais próximo do ideal.
Melhores modelos de medidor de pH: Nós recomendamos
Qualquer pesquisa sobre medidor de pH vai retornar uma quantidade considerável de respostas. Se você ainda não tem um bom conhecimento do equipamento, as informações podem confundir ao invés de ajudar. Para auxiliar, já separamos alguns dos melhores.
Medidor de pH em LCD
Medidor de pH com visor LCD digital, permite a mensuração na escala completa (de 0 a 14), com visualização em dois dígitos além do 0.
Mede com precisão o pH em diversas soluções, podendo ser utilizado para fins domésticos ou laboratoriais. Funciona com 3 baterias de 3v com alta duração (aproximadamente 700 horas). Conta com precisão de +/- 0,1 pH.
Medidor de pH profissional
Medidor com visor digital LCD e sistema de compensação de temperatura, ideal para uso doméstico ou laboratorial. Compacto, pode ser levado para atividades outdoor, ou ser mantido no laboratório para atividades indoor.
Possui faixa de medição de 0,0 a 14,0, sendo resistente à respingos. Precisão de +/- 0,1 pH. Funciona com 4 baterias de 1,5V cada. Acompanha soluções de calibração.
Medidor de pH de solo
Esse é um medidor de pH ideal para atividade agrícola de pequeno porte. Além do pH, mede também índices de luz solar, umidade e temperatura. Ideal para verificação e plantios em canteiros e vasos.
Com um sistema prático e visor de LCD, basta apertar o botão seletor para receber as demais informações do equipamento. É leve, portátil, e fácil de operar. Funciona com bateria de 9V, possui desligamento automático.
Guia de Compra
Cuidados são necessários ao se medir o pH, principalmente de soluções ácidas. (Fonte: Puntasit Choksawatdikorn/ 123rf)
O que é um medidor de pH?
É possível realizar esta medição graças a uma reação química. Onde é medida a concentração de um determinado elemento em uma amostra líquida - precisa ser líquida, por isso costumam chamar de solução.
Quanto maior a quantidade deste elemento (H+) mais ácida é considerada a solução. Na forma mais básica de medição, se utiliza um reagente que muda de cor em diferentes intensidades, conforme exposto à solução de análise.
Assim, com o auxílio de uma paleta de cores (fornecida pelo equipamento), você compara a coloração e determina o nível do pH. Claro que existem equipamentos mais sofisticados, com outras formas de indicação da medida.
Talvez você não perceba, mas a importância de se mensurar o pH é imensa em diversas indústrias. Elas inclusive incorporam alguns testes em suas rotinas diárias, para garantir determinadas características e qualidades do produto.
Produção farmacêutica, agricultura, fabricação de eletrônicos, gêneros alimentícios, todos estes ramos dependem da medição de pH. Graças a isso, se considera o pH como o parâmetro mais medido no mundo.
Como funciona a escala do medidor de pH?
Para isso, ele realizou diversos testes onde submeteu diversas substâncias à mistura com água, e observou o comportamento das amostras. Percebendo que, conforme a substância misturada, havia algum tipo de liberação química (de íons ou ânions).
E descobriu que, em determinadas proporções, eles se anulavam. A partir daí, foi desenvolvida a escala de pH que conhecemos. Esta medição é feita calculando a concentração de íons (H+) presente na amostra. Quanto mais deles, mais acidez.
A escala vai de 1 a 14. Quanto mais perto do 1, mais ácido. (Fonte: Fabien MONTEIL/ 123rf)
Sem abusar da química, vamos explicar da melhor forma possível o conceito de alcalino ou ácido. Começando pelo que deve ser novidade: a alcalino.
- Alcalino: Palavra diferente do vocabulário, você realmente vai usar ela apenas em situações bem específicas. Provavelmente relacionadas à medição de pH. Uma solução alcalina possui um elemento sobrando na reação, de concentração negativa (OH-). Se você lembra da química, sabe que concentrações negativas são muito dispostas a realizar ligações com outros compostos.
- Ácido: Exatamente o contrário do alcalino, a solução ácida libera uma molécula positiva (H+), que acaba acidificando a solução. Esse componente positivo também se liga com os negativos que encontrar, geralmente realizando uma reação de oxidação.
É por isso que uma solução ácida, quando algo é colocado nela, faz bolhas. O processo químico libera oxigênio e deixa o hidrogênio destruindo tudo (relativo a cada tido de ácido, pois são compostos diferentes).
Que modelos de medidor de pH existem?
Indicadores ácido-base
O método mais simples e barato para medir o pH, também é o mais genérico. O modelo se baseia em utilizar substância naturais ou fabricadas, que reagem quimicamente ao pH e mudam de cor.
Desta forma, há uma oscilação na cor num matiz bem nítido, que tem grande variação enquanto numa solução ácida ou alcalina. A desvantagem destes indicadores é que a medição fornece valores aproximados.
Porém, é extremamente interessante notar a alteração visual rápida da substância, quando em contato com a solução analisada. Vale muito à pena!
Medidor de pH de bolso
São opções práticas para aplicações mais simples, onde a questão custo se torna importante, com a vantagem prática da portabilidade. Além disso, oferecem total funcionalidade em um tamanho portátil.
Devido aos materiais utilizados, acabam sendo recomendados para usos ocasionais, pois costumam ter pouca durabilidade. Contudo, devido à praticidade no uso, cada vez melhores equipamentos são projetados neste modelo.
Existe uma grande quantidade de pHmetros de bolso disponíveis no mercado, e você pode fazer uma boa aquisição se prestar atenção nos requisitos certos.
Medidor de pH de bancada
Aparelhos maiores e de elevada complexidade, costumam fornecer várias outras informações além do pH. São indicados para uso em laboratórios, indústrias e processos de fabricação.
São perfeitos para situações onde a maioria das análises ocorrem dentro de um único ambiente, como o laboratório. Estes modelos costumam ter também uma boa capacidade de gerenciamento de dados, podendo passar as informações direto para outras máquinas.
Medidor de pH por uso
Os medidores de pH podem ser tão específicos que existem aqueles voltados especificamente para análise de algumas especialidades:
- Medidor de pH para leite;
- Medidor de pH do solo;
- Medidor de pH para fruta;
- Entre outros.
Estas variações ocorrem pelas particularidades das amostras, que possuem desafios próprios. Muitas vezes são mais práticos e fáceis de limpar, ou mais resistentes conforme necessidade básica.
Como se calibra um medidor de pH?
A dica é sempre escolher uma solução padrão (pH 7, o meio da tabela) para calibragem. Se possível, também faça uma com o pH que você imagina encontrar na amostra, para tornar mais efetiva a calibragem.
Se a informação não bater, o instrumento deve ser encaminhado para manutenção e regulagem.
Quanto custa e onde comprar um medidor de pH?
Os reagentes podem ser encontrados até por um valor menor do que esse, mas aí a pessoa precisa conhecer mais de química para saber os compostos a utilizar.
Dentre os modelos existentes, os medidores de pH de bancada são os mais caros, com valores que podem ultrapassar os milhares de reais. Mas neste caso, só vale a pena se você tiver que amostrar continuamente (em escala industrial).
Em lojas físicas, você vai encontrar o medidor de pH em lojas especializadas, apenas. Apesar do uso comum em diversos ramos e atividades, ele não é um equipamento muito popular em termos domésticos.
A solução mais prática, neste caso, é a aquisição pela internet. Lojas virtuais, como a Amazon, fornecem algumas das opções mais interessantes, com a vantagem da entrega em casa.
Critérios de Compra: Fatores para comparar as ofertas de medidor de pH
Diferentes em vários aspectos, medidores de pH podem te entregar uma lista de especificações. E algumas delas não são exatamente úteis no momento da compra, servindo apenas para compor a grande vantagem frente aos concorrentes.
Se você pretende adquirir um medidor de pH, preste atenção, principalmente, nestes critérios:
Precisão
Dependendo do seu objetivo, é importante contar com um medidor de pH bastante preciso. Medições laboratoriais costumam ter uma margem de erro de 0,002 unidades de pH.
Para testar a acidez de alimentos, um medidor com precisão entre 0,01 e 0,02 já é suficiente. E para atividades mais domésticas (água, piscina), algo em torno de 0,1 já é suficiente.
Eletrodos
Eletrodos são as extremidades do medidor de pH eletrônico colocadas na amostra. Eles podem ser de diferentes materiais e ter diferentes resistências (a umidade, materiais mais ou menos rígidos).
Opte por um medidor que, na pesquisa sobre o uso, se mostra ideal para as atividades que desempenha. E nunca o deixe conectado no medidor de pH durante movimentações. As conexões são frágeis e podem romper-se.
Durabilidade
Você deve procurar um medidor de pH robusto o suficiente para as demandas que necessitar. Principalmente com relação aos ambientes de trabalho.
Uma unidade para campo deve ser resistente à sujeira e a respingos de líquidos, talvez até a produtos agressivos (soluções muito ácidas).
Se pretende testar amostras quentes, como alimentos cozidos, precisa de um medidor capaz de aguentar este calor (aproximados 70-80 °C).
Para testar amostras quentes, como alimentos cozidos, precisa de um medidor de pH capaz de aguentar o calor. (Fonte: dedmityay/ 123rf)
Conectividade
Então você adquiriu um medidor de pH e está realizando as medições, mas precisa levar um bloco de anotações para marcá-las? É algo que não condiz com a tecnologia atual.
Diversos modelos possuem a opção de conectividade a um computador ou até mesmo smartphone - se o software for compatível-, assim, você poderá receber as leituras no aparelho e gravá-las, evitando retrabalhos.
(Fonte da imagem destacada: Aleksandr Grechaniuk/ 123rf)