Ultima atualização: 24 de setembro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de pH de 2019, onde apresentamos todos os medidores de pH que testamos em detalhes. Nós compilamos informações de fundo detalhadas para você e também adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor medidor de pH para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página, às quais você definitivamente deve prestar atenção se quiser comprar um medidor de pH.

O mais importante

  • O valor correto do pH é essencial para a saúde. Um medidor de pH é adequado para medir em uma grande variedade de áreas, como em piscinas, aquários, o meio de cultivo de plantas e também em alimentos.
  • Você tem a escolha entre um prático medidor de pH com um eletrodo integrado, que está disponível a um preço baixo, e um dispositivo com um eletrodo intercambiável, que permite que ele seja usado em diferentes materiais.
  • Cada medidor de pH deve ser recalibrado regularmente em soluções tampão para que as medições permaneçam precisas e livres de erros.



Medidor de pH: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer antes de comprar um medidor de pH

Para quem é um medidor de pH ?

Você provavelmente conhece o termo "valor de pH" das aulas de química. Em termos técnicos, ele descreve a concentração de hidrogênio das soluções. A abreviação "pH" significa "pondus Hydrogenii", que em resumo significa quão ácida ou básica é uma solução química. Mas o que isso significa na prática?

O valor certo do pH é importante em quase todas as áreas de nossas vidas. Faz uma diferença crucial na qualidade da água e do solo, ou na saúde do corpo humano.

Você tem um aquário ou piscina em casa, você cultiva, ou você simplesmente valoriza um corpo saudável e equilibrado? Em todos estes casos, um dispositivo de medição de pH (também: medidor de pH) é uma ferramenta adequada para você.

O valor certo de pH também é importante no aquário. Os peixes em particular reagem sensivelmente se a acidez da água for muito alta. (Fonte da imagem: unsplash.com / Daniel Corneschi)

Um medidor de pH determina eletroquimicamente o valor de pH com a ajuda de um eletrodo. Após a medição, você pode ler facilmente o valor exato do pH no display.

Em comparação, as tiras de teste de pH que funcionam com indicadores à base de ácido, por exemplo, mostram o valor descolorando o papel. Isto deve então ser interpretado primeiro usando uma escala de cores e muitas vezes você só pode determinar um valor aproximado. A escala de pH varia de 0 (ácido) a 14 (básico). Um valor de 7 significa "pH neutro".

Quais alternativas existem para um medidor de pH?

Tiras de teste de pH

A medição de pH por meio de tiras de teste permite uma medição rápida e fácil e é adequada apenas para líquidos. Para este teste, as tiras são simplesmente mergulhadas no respectivo líquido.

Eles são feitos de papel de tornassol que muda de cor dependendo do valor do pH. Ele fica azul para líquidos alcalinos e vermelho para líquidos ácidos. A embalagem geralmente contém uma tabela de cores para ajudar você a interpretar corretamente a descoloração do papel.

Além de um medidor de pH, você também pode usar uma simples tira de teste de pH. Com a ajuda de uma tabela de cores, você pode determinar o valor de pH. (Fonte de imagem: 123rf.com /ddukang)

Testador de piscina

Um testador de piscina é um dispositivo de medição que é usado para testar os valores de cloro e pH na piscina. Ela consiste de uma caixa plástica e comprimidos de medição.

Para usar, basta encher um pouco de água da piscina nas câmaras e adicionar a pastilha. Depois de alguns minutos, a água muda de cor e pode ser interpretada usando a escala de cor impressa nela.

Com a ajuda de um medidor especial para piscina, você pode medir tanto o valor de pH da água da piscina quanto o conteúdo de cloro. (Fonte da imagem: 123rf.com / Peter Radosa)

Decisão: Que tipos de medidores de pH existem e qual é o mais adequado para você?

Quais são as características de um medidor de pH com um eletrodo integrado e quais são as vantagens e desvantagens?

Os eletrodos dos medidores de pH são sensores altamente sensíveis que são muito sensíveis. Eles devem ser usados somente para o propósito para o qual foram projetados.

Os medidores com eletrodos integrados são caracterizados pelo fato de consistirem em apenas um componente no qual todos os componentes estão integrados.

Estes modelos são dispositivos que são adequados apenas para uso em um elemento específico e estão disponíveis a um preço favorável. Estes são, em sua maioria, dispositivos para medição em líquidos ou no solo.

Vantagens
  • Preço de compra favorável
  • Design prático
Desvantagens
  • Uso limitado
  • Eletrodo não renovável

Os eletrodos se desgastam com o tempo, ou são danificados por uso impróprio e têm que ser substituídos. Neste caso, isto significa que uma nova unidade muitas vezes tem que ser comprada porque o eletrodo não pode ser removido separadamente.

Entretanto, com bom cuidado e manutenção regular, pode durar até 2 anos. Se você quiser usar seu medidor de pH exclusivamente em um determinado meio, por exemplo água, um medidor de pH com um eletrodo integrado é perfeitamente adequado para você.

Quais são as características de um medidor de pH com um eletrodo substituível e quais são as vantagens e desvantagens?

Um medidor de pH com um eletrodo substituível tem algumas vantagens importantes. Ele consiste do próprio dispositivo e do eletrodo, que é fixado externamente. Como o eletrodo é extremamente sensível, ele pode ser facilmente danificado pelo uso descuidado e deve ser substituído.

Ao contrário de um medidor de pH com um eletrodo integrado, o eletrodo pode ser facilmente removido e substituído sem a necessidade de substituir o dispositivo inteiro.

Vantagens
  • Uso versátil
  • O eletrodo pode ser substituído separadamente
Desvantagens
  • Preço de compra alto
  • Manutenção-intensiva

Tal dispositivo de medição também oferece muito mais flexibilidade, porque você pode usá-lo com o eletrodo apropriado para medições em diferentes materiais.

Isto é especialmente útil se você quiser medir o pH em muitas áreas, tais como a sua horta, aquário, piscina e comida.

Entretanto, estes medidores de pH são consideravelmente mais caros de se comprar pela primeira vez. Mas se você precisar deles, o investimento será recompensado a longo prazo.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar medidores de pH

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar medidores de pH. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado medidor de pH é adequado para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Display analógico ou digital
  • Calibração
  • Precisão na medição
  • Possíveis aplicações

Display analógico ou digital

Os medidores de pH estão disponíveis com displays analógicos ou digitais. Cada um destes tipos tem vantagens e desvantagens.

Display analógico

O sinal analógico do sensor no eletrodo é transportado para dentro do medidor através do cabo. Como isso envolve um caminho relativamente longo para o sinal, o cabo deve ser curto apenas para que não haja tanto espaço para falsificações por influências como bombas.

Há um circuito na unidade que converte o sinal analógico em um sinal digital que é mostrado no display. A exibição aqui pode ser analógica com ponteiros ou digital.

Display digital

Com um medidor digital de pH, o sinal é imediatamente convertido no eletrodo, que é então transportado para o medidor e armazenado.

A vantagem é que a conversão imediata para um sinal digital elimina uma fonte de erro que poderia falsificar a leitura. Como resultado, o cabo de um dispositivo digital de medição também pode ser consideravelmente mais longo. O valor é então mostrado em um display digital.

Feature Analogue measuring device Digital measuring device
Signal of the sensor analogue analogue
Signal transmission analogue digital
Cable length max. 3 m max. 30 m
Signal interference Possible due to electrical or magnetic parts Resistant to interference

Calibração

Um medidor de pH deve ser recalibrado em intervalos regulares; recomenda-se recalibrar pelo menos após 10 medições.

Se você omitir este passo importante, ou mesmo usar um medidor sem calibração, você corre o risco de obter resultados de medição imprecisos. Em qualquer caso, você deve realizar uma nova calibração nos seguintes casos

  • Ao usar um novo eletrodo
  • Quando você não usa o eletrodo há muito tempo
  • Após a limpeza do eletrodo
  • Depois de medir uma solução muito forte
  • Se você quer medir com muita precisão

Uma certa substância é necessária para a calibração, a chamada "solução tampão". Isto já está incluído no escopo de entrega de muitos modelos, mas também pode ser comprado por cerca de 20 euros.

A solução tampão para calibração está disponível em 3 diferentes forças, pH4, pH7 e pH10. Pelo menos 2 destes devem ser usados em sucessão, e o eletrodo deve ser lavado com água destilada no meio.

Dependendo do valor da solução tampão, o medidor de pH também é ajustado para o mesmo valor de pH. A temperatura também é crucial para o sucesso da calibração. A temperatura definida deve ser a mais próxima possível daquela da substância a ser medida.

A calibração de um medidor de pH passo a passo

  1. Forneça pelo menos 2 líquidos tampão (pH7 e pH4). A temperatura definida no instrumento deve corresponder à da solução tampão.
  2. Primeiro coloque o eletrodo no líquido de pH7, aguarde um pouco e faça a medição. Se necessário, ajuste o valor exibido no dispositivo (ele deve ser exatamente 7.0).
  3. Enxágüe com água destilada (desmineralizada) e coloque no segundo líquido (pH4).
  4. Repita os dois passos até que uma medição confiável seja obtida.

Atenção: Use uma nova solução tampão para cada calibração!

Neste ponto nós adicionamos um vídeo que introduz o medidor de pH PCE-228 e explica tanto a calibração quanto a medição.

Precisão da medição

Muitas vezes é impossível determinar se uma medição é realmente precisa, já que é praticamente impossível conhecer o valor "verdadeiro". É claro que um medidor de pH não indica cem por cento do valor correto.

Portanto, há sempre uma certa incerteza de medição, que pode variar de acordo com a qualidade do dispositivo de medição. A regra aqui é: quanto menor o desvio, melhor.

Uma imprecisão de ±0,4, por exemplo, significa que um valor de pH medido de 7,6 está, portanto, definitivamente na faixa de, no mínimo, 7,2 e, no máximo, 8. Isto pode ser particularmente decisivo para a garantia de qualidade se for uma questão de um valor limite fixo que não deve ser excedido ou ficado aquém.

Se o valor limite for estabelecido em 7,8, por exemplo, um valor de pH medido de 7,6 ainda está abaixo disso, mas a precisão da medição não pode ser garantida com uma incerteza de medição do instrumento de ±0,4.

Aplicações possíveis

Com um medidor de pH com um eletrodo integrado, você só pode medir o pH de líquidos. Você também pode medir o pH de alimentos e solo, mas isto só funciona com um dispositivo cujos eletrodos podem ser substituídos.

Nós listamos aqui as áreas mais importantes de aplicação.

Substância pH ótimo Medidor
Água potável 6,5 - 9,5 medidor de pH com eletrodo integrado
Água da piscina 7,0 - 7,4 medidor de pH com eletrodo integrado
Água da lagoa 6,5 - 8,2 Medidor de pH com eletrodo integrado
Aquário 6,0 - 7,7 Medidor de pH com eletrodo integrado
Solo 6,0 - 7,0 Medidor de pH com eletrodo substituível
Alimentos Vários Medidor de pH com eletrodo substituível

Água potável

A água em sua forma natural tem um valor de pH de 7, ou seja, é neutra em relação ao pH. Entretanto, aditivos, influências ambientais, etc., mudam o valor.

O valor de pH para água potável deve estar entre 6,5 e 9,5.

O valor desejado é ajustado por produtos químicos. O valor do pH pode ser medido por um dispositivo de medição com um eletrodo integrado.

Pool

O valor do pH na piscina é, portanto, importante para que os materiais na água não percam qualidade, o efeito das adições não seja reduzido e a pele sensível, especialmente nos olhos, não fique irritada.

O valor ideal para a água da piscina é 7,2 - valores entre 7,0 e 7,4 são considerados aceitáveis.

Aqui também, um medidor de pH com um eletrodo integrado pode ser usado para medir. Os modelos de alto preço especialmente para piscinas também mostram outros valores, por exemplo, conteúdo de cloro.

Um valor de pH incorreto na piscina pode causar irritação na pele e nos olhos, tanto quanto danos aos materiais. (Fonte da imagem: unsplash.com / Mariano Nocetti)

Pond

O valor do pH em um lago deve ser idealmente 7,0, ou seja, neutro. Entretanto, este valor pode flutuar ligeiramente devido a influências externas como chuva, etc. Em qualquer caso, ele deve sempre estar entre 6,5 e 8,2.

Aplica-se o seguinte: quanto mais limpa a água, mais baixo o valor do pH. É melhor medi-lo várias vezes ao dia usando um dispositivo de medição com um eletrodo integrado.

Aquário

Em aquários, o valor do pH geralmente está entre 6,0 e 7,7, sendo que algumas espécies de peixes preferem água com alto teor de ácido e outras preferem um ambiente alcalino.

Valores abaixo de 5.0 e acima de 8.5 são considerados hostis à vida. As medições são feitas com um medidor de pH com um eletrodo integrado.

No vídeo a seguir você pode ver exatamente como isto funciona e como você pode corrigir um valor de pH incorreto na água.

Solo

O valor de pH no solo é responsável por quão bem uma planta prospera lá. Ela tem uma forte influência sobre o conteúdo de nutrientes e a atividade no solo. Cada planta prefere um valor de pH diferente.

A um valor de pH abaixo de 6,5, o solo é considerado ácido, entre 6,5 e 7,5 é considerado neutro e a valores superiores a 7,5 é considerado alcalino. A maioria das plantas prefere um valor de pH entre 6,0 e 7,0. A medição é feita usando um medidor de pH do solo ou um medidor de pH com um eletrodo intercambiável.

Valores de pH recomendados para frutas e vegetais:

Frutas

Variedade valor pH
Mirtilos 6,0 - 6,0
Morangos 5,5 - 7,5
Cerejas 6,5 - 7,5
Mirtilos 4,0 - 5,0
Maçã 6,0 - 7,0
Pêra 6,0 - 7,0

Vegetais

Variedade valor pH
Batatas 5,5 - 7,5
Tomate 5,2 - 7,5
Carne 5,5 - 6,5
Feijão, aipo 5,5 - 7,5
Pepinos, kohlrabi, abóbora 5,5 - 7,5
Brócolis, ervilhas, alho francês, cenouras, espinafres 6,0 - 7,0
Rabanetes, abobrinhas 6,0 - 7,5
Saladas 6,3 - 7,5
Couve-flor, milho 6,5 - 7,5

Fatos que vale a pena conhecer sobre o medidor de pH

Como um medidor de pH é limpo?

O medidor de pH deve ser limpo após cada uso para remover sujeira e resíduos. Caso contrário, isto pode falsificar o resultado da próxima medição.

A sujeira teimosa pode ser removida com uma escova de limpeza especial. Você não deve usar nenhum remédio caseiro para limpar o eletrodo, pois ele é um dispositivo altamente sensível que pode ser danificado rapidamente.

  1. Coloque o eletrodo em uma solução especial de limpeza por cerca de 15 minutos
  2. Em seguida, enxágüe com água destilada
  3. Encha um recipiente com solução de armazenamento e coloque o eletrodo por cerca de 60 minutos
  4. Recalibrar o medidor de pH

Alternativamente, você pode primeiro lavar o eletrodo com água da torneira, depois enxágüá-lo com água destilada até que esteja limpo. Então você deve recalibrar o medidor de pH. Mas tome cuidado para não limpar ou tocar a membrana do eletrodo!

Como um medidor de pH deve ser armazenado?

O armazenamento adequado de um medidor de pH é crucial para sua longa vida útil. O eletrodo deve permanecer sempre úmido para que não perca seu desempenho.

Quando o medidor de pH não estiver em uso, a tampa deve ser sempre preenchida com líquido. Dependendo do tempo de armazenamento, esta é geralmente uma solução especial de armazenamento que é adaptada ao eletrodo.

Se você não usar o eletrodo por muito tempo (ou seja, várias semanas ou meses), você não deve deixá-lo no mesmo líquido o tempo todo, mas mantê-lo seco.

Ao usar o eletrodo novamente, ou ao usar um novo eletrodo, ele deve ser sempre colocado em solução de armazenamento por várias horas e depois recalibrado.

Período de armazenamento Tipo de armazenamento
Armazenamento de curto prazo solução de armazenamento ou água da torneira
Armazenamento de médio prazo (alguns dias) solução de armazenamento
Armazenamento de longo prazo (semanas, meses) armazenamento a seco

Fonte da imagem: 123rf.com / Rattanachot Kasa

Resenhas