Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

45Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home para conhecer tudo a respeito de martelo unha. Se você quer comprar o produto tendo mais benefícios e menos custos é indicado ler o nosso Guia de Compras profissional.

Martelo unha é aquele típico produto do tipo “pau para toda hora”. Seja para realizar decorações ou pregar apenas um prego que se solta do piso de madeira vale a pena usar esta ferramenta.

Só que ao comprar o martelo incorreto, a sua experiência de uso pode ser ruim. Portanto, antes de confirmar a aquisição, vale conhecer tudo sobre uma das ferramentas mais populares para diferentes trabalhos.

Primeiro, o mais importante

  • Martelo unha se caracteriza por ter um dos lados da cabeça com duas curvaturas que servem para retirar pregos.
  • Escolha o tamanho dos martelos de unhas conforme os seus tipos de serviços.
  • Os martelos com cores claras são mais fácies de serem identificados nos ambientes de trabalho que possuem baixa iluminação.

Ranking: Os 4 melhores martelos de unha

Você sabe quais são os principais formatos e as composições mais indicadas para martelos de unhas? Acompanhe a lista abaixo com versões de sucesso entre consumidores no Brasil.

1° - Martelo unha Tramontina clássico

Esta é o clássico martelo que não pode faltar na casa de qualquer pessoa. Se trata de uma engenharia robusta que possui bastante resistência por ser composta pela cabeça temperada e forjada em aço industrial.

O cabo de madeira de lei tem verniz e há acabamento envernizado também na região da cabeça para evitar que o produto oxide facilmente.

Dá para trabalhar com mais segurança usando esta ferramenta ao considerar a perfeição no balanceamento entre cabo e cabeça.

2° - Martelo unha Vonder fibra de vidro

O martelo unha com 29 mm da Vonder serve para trabalhos domésticos, na carpintaria ou marcenaria. A versão tem destaque pela fibra de vidro como material do cabo, o que permite existir mais leveza na ferramenta sem perder a efetividade das marteladas.

A cabeça do martelo unha possui um acabamento polido. Na empunhadura há borracha termoplástica antiaderente que torna mais confortável o uso no dia a dia.

3° - Martelo unha Vonder metálico

O tubo metálico como material principal no cabo representa um dos charmes da produção. Este martelo unha de 23 mm tem aço forjado na cabeça.

A empunhadura do produto serve para você martelar com menos chances de a ferramenta escapar das suas mãos. Esta produção possui uma altura de 30 centímetros.

4° - Martelo unha Eda

É uma versão com qualidade profissional, bastante resistência e a preços convidativos. A cor amarela ajuda para você identificar o martelo unha com mais facilidade em ambientes de trabalhos sem iluminação adequada.

O punho é emborrachado e o cabo tem fibra de vidro no produto que segue as principais tendências mundiais em composição de martelo unha.

Guia de Compra

De repente o prego se soltou da parede, um quadro está prestes a cair, e agora? O que você precisa é do clássico martelo unha para consertar este problema rapidamente.

Vamos aprender agora as informações que guiam os compradores conscientes na jornada da compra de martelo unha.

Um homem martelando um prego grande em uma tábua de madeira.

Ao aprender a comprar martelo unha você adquire uma ferramenta que facilita o seu trabalho. (Fonte: Myriams-Fotos / Pixabay)

O que é martelo unha?

O martelo unha é uma das ferramentas mais populares do mundo. Ele tem composição com cabo que pode ter diferentes materiais e a cabeça de aço reforçado.

Os martelos de unha não servem apenas para pregar pregos nos mais diferentes tipos de materiais. O uso da ferramenta também é conhecido pela efetividade de remover pregos ou componentes presentes em estruturas como madeira, por exemplo.

Para ser considerado produto de qualidade o martelo precisa ter na cabeça um aço muito especial que consegue garantir a ausência de oxidação sem necessidade de limpeza constante.

Quando a cabeça do martelo é envernizada ao mesmo tempo pode ser bastante resistente contra a geração de ferrugens. A fixação entre cabo e cabeça precisa acontecer com uso de epóxi (resina) para o produto ter mais durabilidade.

Imagem de martelo de ferro.

O martelo é uma das ferramentas mais populares existentes. (Fonte: Grieslightnin / 123RF)

Para que serve martelo unha?

Um martelo unha é conhecido por ser uma das ferramentas mais versáteis disponíveis no mercado. Você pode realizar diversas atividades com este instrumento de trabalho. Algumas delas:

  • Pregar pregos na parede ou em madeiras;
  • Retirar pregos de concretos ou madeira;
  • Trabalhos domésticos;
  • Carpintaria;
  • Marcenaria.

Quais as vantagens dos martelos de unha?

Quem não conhece o martelo unha acha que esta ferramenta apenas apresenta vantagens. Mas, também existem alguns aspectos negativos no instrumento de trabalho.

Positivamente é agradável pensar que existem muitas opções de martelos de unhas a diferentes escolhas de preços. Sendo assim, ao pagar valores populares dá para adquirir modelos de marcas confiáveis.

Outra vantagem é que o martelo não precisa de energia elétrica para funcionar com perfeição. Ele funciona apenas à base da força do braço e firmeza das mãos, não pesando muito para longas horas de uso contínuo.

Na prática qualquer pessoa pode usar o martelo unha com facilidade.

Agora vamos apresentar alguns aspectos negativos. As versões mais baratas de marcas não muito confiáveis podem ter cabeças que se soltam com facilidade do cabo.

Cedo ou tarde, a grande parte das versões de martelo fica com a cabeça enferrujada. Usar a ferramenta tendo ferrugem é inseguro, já que a cabeça pode se soltar ou partir durante o trabalho.

O barulho na execução dos serviços também é outro lado negativo. Provavelmente os seus vizinhos detestam quando você usa martelo unha na sua casa.

Veja no quadro mais adiante os prós e contras do martelo unha:

Vantagens
  • Diversas opções de preços
  • Não requer energia elétrica
  • Fácil utilização
  • Serve para diferentes trabalhos de pequeno a médio porte
Desvantagens
  • Cabeças que se soltam de cabos
  • Ferrugem
  • Gera muito barulho

Quais os diferentes tipos de martelo unha do mercado?

O tamanho é um dos detalhes mais importantes que poucas pessoas levam em consideração na hora de comprar martelo. Porém, cada versão possui diferentes características de uso. Os principais martelos de unha no mercado em tamanho são: de 23 mm, 25 mm, 27 mm e 29 mm.

  • Martelo unha 23mm: Esta é uma versão mais leve que possui baixo impacto em cada martelada. Isto quer dizer que ao usar esta escolha para pregar um prego na parede você vai precisar bater muitas vezes.
    O uso de martelo unha 23 mm é muito frequente entre os decoradores ou trabalhadores especialistas em artesanatos que precisam pregar pregos pequenos nas madeiras leves que não podem se partir pelo impacto.
  • Martelo unha 25 mm: A opção é conhecida por causa da leveza. Na prática se trata da escolha mais popular, presente em quase todas as casas, disponível com facilidade no comércio físico ou nas lojas online.
    Os preços da grande parte dos martelos de unha 25 mm têm um impacto de nível médio, o que torna esta ferramenta ideal para trabalhos do dia a dia na casa. A vantagem é que embora seja leve o modelo possui impacto mediano.
  • Martelo unha 27 mm: Conhecida por ser uma ferramenta de peso médio, o martelo unha 27 mm tem um forte impacto. Com 4 ou 5 marteladas é possível martelar pregos robustos em paredes de concreto.
  • Martelo unha 29 mm: Já para pregar em madeiras de lei com uma estrutura nobre e bastante dura é válido usar o martelo unha 29 mm. Em geral estas versões vêm em cabos de madeiras que são resistentes para assegurar o trabalho da cabeça pesada.

Veja mais sobre os diferentes tipos de martelo unha na tabela:

Martelo unha 23 mm Martelo unha 25 mm Martelo unha 27 mm Martelo unha 29 mm
Peso Leve Leve Médio Médio
Impacto Leve Médio Forte Forte
Preço Baixo De baixo a médio Médio Médio
Utilização Superfícies leves Superfícies de leve a média Superfícies de média a pesada Superfícies pesadas

Quanto custa?

Martelo unha com uma engenharia elaborada por marcas confiáveis pode custar de R$ 10 a até R$ 60, na média. O tipo de cabo não é um dos fatores que mais influenciam nos preços do produto.

O martelo unha custa mais caro quando é certificado e possui o selo de uma marca confiável no mercado. Este produto encarece na medida que possui cabeças com metais maiores, duros e resistentes.

Onde comprar?

Leroy Merlin, Magazine Luiza, Decathlon e Center Castilho são lojas de departamentos que vendem martelo unha. Também dá para encontrar o produto em mercados como Americanas, Carrefour ou Extra.

Levar o martelo para a casa não é uma preocupação que você tem quando compra martelo unha online. A grande parte das lojas virtuais entrega em qualquer endereço. Visite sites de compras como Amazon Brasil, Shoptime e Submarino.

foco

Você sabia que para pregar de forma correta, primeiro você deve bater com leveza até o prego se fixar ligeiramente? Apenas depois é preciso martelar mais forte para realizar a completa fixação.

Critérios de compra: Fatores que lhe permitem comparar os modelos de martelo unha

Para evitar a dor de uma compra errada é preciso saber comparar as ofertas. Com objetivo de realizar a comparação das promoções você precisa seguir os seguintes critérios de compra:

  • Cabo
  • Tamanho
  • Cor
  • INMTERO
  • Garantia

Vamos conhecer mais a fundo os significados de cada ponto a seguir.

Cabo

Às vezes passa batido, mas você precisa ficar de olho nos cabos. O martelo menor pode ter madeira ou outros materiais metálicos. Porém, nas estruturas maiores o recomendável é utilizar produções com madeiras nobres no cabo, principalmente se forem de lei e estarem envernizadas.

 Martelo unha sobre uma superfície branca.

O cabo do martelo interfere na qualidade e durabilidade. (Fonte: BenjaminNelan / Pixabay)

No caso de comprar martelos maiores vale a pena também ter um olhar mais especial aos modelos que possuem borracha. Desta forma diminuem as chances de a ferramenta escapar da sua mão durante o uso.

Tamanho

Às vezes a gente apenas vê a foto do martelo no comércio eletrônico e compra, sem considerar o tamanho. Este é um erro, tendo em vista que ao final das contas às vezes você leva uma ferramenta ineficiente.

Esta confusão de tamanho acontece em principal para quem trabalha com artesanatos, um serviço que requer o uso dos martelos de unha menores.

Imagem de kit de ferramentas com martelo unha.

O cabo do martelo interfere na qualidade e durabilidade. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Cor

Se você trabalha às vezes em ambientes que possuem pouca iluminação é melhor comprar um martelo com cores vivas. Amarelo, verde claro ou branco são escolhas úteis para enxergar mais fácil a ferramenta.

Interessante notar que existem algumas produções internacionais que já possuem luz LED no cabo para facilitar a identificação.

INMETRO

Nos laboratórios de Ensaios Mecânicos e Metalurgia o INMETRO realiza todos os testes necessários dos originais martelos disponíveis no varejo nacional. Comprar uma produção não certificada é ao mesmo tempo trazer insegurança ao trabalho, embora em geral um martelo unha não garantido custe preços mais baixos.

Garantia

Às vezes você compra o martelo e quando vai dar a primeira martelada percebe que a cabeça de metal se solta do cabo madeirado ou metálico. Nestas horas não tem jeito, existe a necessidade de solicitar a garantia.

Por este motivo é importante comprar o martelo sempre em lojas que concedem garantia extra, notas fiscais e possuem uma boa reputação entre compradores.

(Fonte de imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.