Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Marinex é uma marca de refratários que ganhou os lares do Brasil. São diferentes tipos, tamanhos e formatos disponíveis. Está procurando por Marinex para deixar sua cozinha mais completa? Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home, é sobre isso que vamos tratar nesse artigo.

Não importa qual tamanho de travessa você precise, existem modelos para todas as necessidades. E sua variedade não se limita ao seu tamanho. Existem opções com ou sem alça, tampa de vidro ou plástico, entre muitas outras variações.

Primeiro, o mais importante

  • Marinex é uma marca de travessas que servem para preparar, assar ou servir.
  • Os refratários originais da Marinex são de vidro, mas como o nome se tornou popular para se referir as travessas de diversos tipos, você também pode encontrar outros materiais, como porcelana.
  • Você pode comprar um Marinex individual para uma necessidade específica ou em kits com variados tamanhos e formatos para deixar sua cozinha bem equipada.

Os melhores Marinex: Para todas as situações

Um Marinex é uma peça chave em qualquer cozinha, você pode preparar receitas, assar ou usar a travessa para servir. Quer escolher um modelo para sua casa? Confira nossa seleção:

Marinex lasanheira com tampa

Esse Marinex possui 5,3litros e por ser funda, é ideal para assar lasanha. Em formato retangular, ele mede 41,1 cm, por 25,5 e 8,4 cm de profundidade. Vem com uma tampa plástica na cor vermelha para que a travessa possa ser colocada na geladeira.

Marinex quadrada com alça

Esse modelo de Marinex é quadrado e possui duas alças nas laterais, também de vidro. Esse é um refratário médio faz parte da linha Seletta e possui 2,5 litros. Não possui tampa.

Conjunto de Marinex completo

Esse conjunto de Marinex da linha Celebrity é composto por uma assadeira oval de 2,4 litros, uma assadeira retangular de 1,6 litros, uma assadeira retangular de 2,9 litros e uma terrina com tampa de vidro de 2,3 litros. Vai ao forno, micro-ondas, freezer e lava-louças. É um kit bastante completo e versátil.

Jogo de Marinex com seis peças

Se você precisa de diferentes formatos e tamanhos de Marinex, esse jogo é uma excelente opção. Ele é composto por refratários ovais, retangulares e quadrados. Todos eles possuem tampa na cor cinza, sendo a opção perfeita para completar sua cozinha ou presentear alguém.

Guia de Compra

Preparar uma deliciosa lasanha, assar no forno e levar diretamente à mesa é muito fácil e prático com um Marinex. Essas travessas de vidro caíram no gosto popular e invadiram as residências do Brasil, especialmente devido a sua praticidade.

Continue lendo esse artigo até o fim para conhecer tudo sobre os diferentes tipos de Marinex.

Imagem de mãos preparando uma lasanha em um Marinex.

O Marinex trouxe muita praticidade para os preparos de diversos pratos. (Fonte: bondd/ 123rf.com)

O que caracteriza um Marinex?

Originalmente, Marinex é uma marca de assadeiras e fôrmas de vidro que servem para preparar, assar e servir diversos pratos. Porém, o uso do seu nome vai além da marca. Marinex, popularmente, virou um termo para se referir a travessas, normalmente de vidro ou porcelana.

Além da definição dada acima, nada mais caracteriza um Marinex, já que você pode encontrar uma imensa variedade de produtos. Essas travessas podem ter tampa de plástico ou vidro, ou até mesmo não possuir uma.

Seus formatos variam entre redondo, oval, quadrado e retangular. Você encontra modelos pequenos, médios e grandes, rasos ou profundos, lisos ou trabalhados e por aí vai, sem muita limitação.

foco

A marca Marinex pertence ao grupo Nadir Figueiredo S/A, que também possui outras marcas como Duralex, Colorex, Sempre, Copo Americano, SM e Nadir. O grupo tem seus produtos presentes em mais de 120 países.

O Marinex pode ir no forno?

Sim, os produtos da linha Marinex são compatíveis com o forno convencional ou elétrico. Além disso, você também pode levar as travessas ao micro-ondas, geladeira, freezer e lava louças.

Porém, alguns cuidados são recomendados pela marca no site oficial do grupo.

  • Nunca leve seu Marinex diretamente ao fogo. Sempre que colocado no forno, ele deve estar sobre as grades;
  • Não pré-aqueça o forno. Embora a maioria das receitas peça que o forno seja pré-aquecido, não é recomendado fazer isso com o Marinex;
  • Cuide com choques térmicos. Não coloque o Marinex quente em superfícies molhadas ou frias, como um balcão mármore;
  • Nunca retire do freezer ou geladeira e leve diretamente ao forno. É importante aguardar o Marinex perder temperatura gradualmente para evitar que rache ou quebre.

Na hora da lavagem não use esponjas de aço ou outros produtos abrasivos, isso pode danificar a peça. Tomando os devidos cuidados, você terá sua Marinex por longos anos. E vale lembrar que sempre que você perceber uma rachadura ou lasca deve substituir a peça por uma nova.

Imagem de uma mulher tirando travessa de vidro do forno.

O Marinex pode ser levado ao forno, mas é importante tomar cuidado especialmente com o choque térmico. (Fonte: crispyphotos/ 123rf.com)

Quais as vantagens de ter um Marinex?

O Marinex traz muita praticidade e versatilidade para a cozinha, no preparo com diversas receitas. Você pode usá-lo para preparar uma deliciosa salada, assar uma lasanha ou simplesmente levar o arroz quentinho para a mesa.

São peças muito fáceis de serem lavadas após o uso. Além disso, costumam ser bem resistentes, durando longos anos se tomado os devidos cuidados para manuseá-la.

Os variados tipos e formatos atendem todas as necessidades. Porém, existem modelos que são coringas na cozinha e servem para diversos usos, como as famosas travessas retangulares.

Além disso tudo, elas são peças acessíveis, com preço médio. Porém, com ótimo custo-benefício devido à alta durabilidade.

O ponto fraco é que como qualquer produto de vidro, podem quebrar se submetidos a situações de queda, batida ou choque térmico. Outro detalhe é que você vai precisar de espaço nos armários, já que elas ocupam bastante espaço para serem armazenadas.

Vantagens
  • Praticidade e versatilidade na cozinha
  • Servem desde o preparo inicial até o momento de servir
  • Fáceis de serem lavadas
  • Altamente resistentes
  • Ótimo custo-benefício
Desvantagens
  • Podem quebrar
  • Ocupam bastante espaço no armário

Marinex com ou sem tampa?

Entre as diversas opções que você encontra, uma das grandes variações está na presença da tampa. Os modelos com tampa são mais caros, e então você pode se questionar se ela é mesmo necessária.

Isso depende do tipo de travessa que você deseja comprar e também da finalidade de pretende dar a ela.

Suponhamos que você queira uma travessa para assar lasanha, ou outros pratos similares. Você prepara, assa e serve no mesmo recipiente. E na hora de guardar?

Uma Marinex com tampa pode ser levada da mesa diretamente para a geladeira.

Se sua Marinex tiver tampa, você pode simplesmente tampar o prato e assim que estiver em temperatura ambiente levá-lo para a geladeira, trazendo ainda mais praticidade. Caso não possua, você precisará transferir o alimento que sobrou para um outro tipo de pote antes de armazenar.

Ela também é uma ótima opção para quem usa a travessa para fazer pratos doces que precisam ficar refrigerados. Dessa forma você não precisa usar papel filme ou alumínio, reduzindo o impacto ambiental e evitando que a sobremesa pegue cheiros e sabores de outros alimentos da geladeira.

Outro ponto positivo da tampa é que ela mantém os alimentos quentinhos por mais tempo. Você pode levar a travessa à mesa, mantê-la fechada até a hora de servir, conservando sua temperatura e evitando que insetos posem no seu prato.

Porém, nem todo modelo possui a opção de ser adquirido com tampa. Geralmente, essas são as travessas mais básicas e lisas, perdendo no aspecto do design para outros Marinex trabalhados.

Marinex com tampa Marinex sem tampa
Vantagens Podem ser levados à geladeira para armazenar o que sobrou
Evita que os pratos peguem cheiros e sabores de outros alimentos presentes na geladeira
Reduz o uso de papel alumínio e filme
Mantém o alimento aquecido na mesa por mais tempo
Protege o prato de insetos
São mais baratos
Maior variedade de modelos
Desvantagens Nem todos os modelos possuem tampa
Estão mais presentes nas travessas básicas e lisas
Não oferecem praticidade para guardar alimentos

Quanto custa e onde comprar um Marinex?

Você encontra um Marinex em diversas lojas físicas, como especializadas em artigos para casa ou de departamentos, como a Havan. Eles também estão presentes em alguns supermercados de grande porte.

Portanto, é na internet que você vai encontrar mais diversidade, podendo escolher exatamente o Marinex que precisa.

O preço vai variar muito, especialmente em relação ao tamanho. Quanto maior, mais cara a peça será. Tampa e design também encarecem o produto. Uma opção mais econômica é comprar em kits, já que a unidade acaba saindo mais em conta.

Para uma média, um Marinex grande, retangular e com tampa custa cerca de R$ 80.

Critérios de Compra: Saiba escolher o Marinex certo para suas necessidades

Devido a infinidade de opções, pode ser difícil escolher um Marinex. Para facilitar sua decisão e garantir que você fique contente com sua compra, selecionamos os critérios abaixo:

Leia cada critério em detalhes e saiba fazer a melhor escolha para sua casa.

Dimensões

As dimensões da sua Marinex vão depender da sua intenção de uso. Por isso, é importante refletir para qual finalidade você mais pretende usar sua travessa antes de escolher o tamanho dela. Uma travasse para servir arroz, terá medidas diferentes de uma para assar lasanha, por exemplo.

Você deve analisar as medidas de largura e comprimento, ou diâmetro, além de verificar a profundidade do Marinex. Uma outra referência é a capacidade em litros. O interesse é contar com pelo menos uma travessa pequena, uma média e uma grande em sua cozinha.

Checar as medidas é importante para conferir se a travessa caberá em seu forno, micro-ondas ou freezer.

Formato

O formato pode facilitar ou dificultar alguns preparos, e também está diretamente ligado com a intenção de uso. Você pode encontrar travessas Marinex com a mesma capacidade em diferentes formatos.

Os modelos redondos e profundos são excelentes para preparar uma salada ou servir alguns pratos com molho. Já o retangular acaba sendo bem útil como assadeira. Ainda existem travessas ovais e quadradas.

Imagem de uma travessa no forno em close.

Contar com diferentes formatos de travessa facilita preparo de pratos variados. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com)

Tampa

Dedicamos uma seção inteira para te ajudar a refletir sobre a vantagem de contar com uma travessa com tampa, caso tenha pulado essa parte você pode voltar e conferir.

Resumidamente, elas são pouco mais caras, mas oferecem mais praticidade. Analise também o tipo de tampa do Marinex. Elas podem ter uma vedação melhor ou ser mais finas. Além disso, alguns modelos contam com saída de vapor.

É possível até mesmo encontrar Marinex com tampas de vidro, que deixam sua mesa muito elegante.

Kit

O Marinex pode ser comprado em unidade ou kits que variam bastante na quantidade de peças. Existem kits de dois, 12 ou mais unidades.

Eles compensam no valor final, já que cada peça acaba saindo mais barato. Portanto, se você precisa de mais modelos, o ideal é investir em um combo. O interessante é que você encontra diversas configurações de kits que realmente atenderão suas necessidades, com diferentes tamanhos e formatos de Marinex.

Acabamento

A marca produz desde peças lisas e básicas a modelos trabalhados em detalhes com alças. Se você presa pela elegância na hora de colocar a mesa, as opções com acabamento vão deixar suas refeições ainda mais bonitas.

Se você prefere praticidade, especialmente na hora de lavar o Marinex, os modelos lisos vão cumprir a função que você deseja.

(Fonte da imagem destacada: Iryna Grygorii/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.