Máquinas Nespresso com cápsulas de café ao redor.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

28Horas investidas

6Estudos avaliados

95Comentários coletados

A máquina Nespresso é a mais desejada dos amantes de café. Não à toa. Afinal, essa cafeteira faz um café de altíssima qualidade, de maneira rápida e sem dar trabalho nenhum. Mas você sabe qual é o melhor modelo da Nespresso?

De fato, essa não é uma pergunta com resposta fácil. Até porque a marca oferece modelos diversos para agradar a todos os gostos e paladares. Por isso, nosso artigo de hoje vai ser dedicado a mostrar para você todas as funcionalidades e particularidades de cada máquina Nespresso.




Primeiro, o mais importante

  • A Nespresso é internacionalmente conhecida por oferecer cafés de alto nível, e com suas cafeteiras isso não é diferente.
  • Com a máquina da Nespresso é possível fazer variados tipos de cafés, dos mais fortes aos com sabores mais leves. Alguns modelos permitem até fazer chá e café com leite.
  • Mesmo que o funcionamento das cafeteiras seja padrão, existem tecnologias, características e funções diferentes em cada uma delas.

Melhores máquinas Nespresso: nossas recomendações

Ainda que todas as máquinas da Nespresso sejam top de linha, um modelo vai sempre agradar mais do que o outro. Tudo vai depender das suas necessidades. Pensando nisso, selecionamos as mais desejadas:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre a máquina Nespresso

Antes de definir qual é a melhor máquina Nespresso para você e sua casa, é importante conhecer um pouco sobre esse tipo de cafeteira. No nosso Guia de Compra, você vai descobrir como ela funciona, o que cada modelo é capaz de fazer e como cuidar bem da sua Nespresso.

Mulher bebendo café na xícara.

Com a máquina da Nespresso, você faz um café personalizado e maravilhoso em segundos. (Fonte: stokpic/ Pixabay)

Qual a diferença entre as máquinas da Nespresso?

A Nespresso é referência quando falamos em máquinas de fazer café espresso. Primeiro, porque se tratam de equipamentos eficientes, que usam tecnologia de ponta para preparar os mais variados tipos de café de forma simples e prática.

Segundo, porque a fabricante, pensando em agradar a todos os gostos, criou vários modelos de máquinas Nespresso, das básicas às mais completas.

Em comum, todas elas produzem dois tipos de cafés, que se diferenciam pelo tamanho da xícara e pela intensidade. São eles: O café Espresso, de 40ml, e o café Lungo, de 110ml.

Mas, dependendo do modelo, a máquina da Nespresso pode fazer outros tipos de bebidas, com diferentes tamanhos e sabores. Hoje, são inúmeros os tipos de cafeteira que a marca oferece. A seguir, você conhece as características das mais populares:

Essenza Mini Essenza Plus Expert Latíssima One Creatista
Tamanhos de café Espresso e Lungo Espresso, Lungo, Americano e Americano XL Ristretto, Espresso, Lungo e Americano Espresso, Lungo, Cappuccino e Latte Machiatto Ristretto, Espresso e Lungo
Reservatório de água 600ml 1 litro 1,1 litros 1 litro 1,5 litros
Compartimento de cápsulas usadas 6 cápsulas 11 cápsulas 14 cápsulas 8 cápsulas 12 cápsulas
Funções extras Economia de energia Água quente e alerta de descalcificação Água quente, programação remota e app de aviso Bluetooth® Smart Sistema de autolimpeza Espumador de leite embutido e auto-limpante, aquecimento extra-rápido em 5 segundos e alarme para descalcificação
Reservatório de leite Não Não Não Sim Não

Como usar a máquina Nespresso e criar bebidas deliciosas?

Ainda que existam vários modelos de máquina Nespresso, de maneira geral, esse tipo de cafeteira tem um modo de funcionamento padrão. Preparamos para você um passo a passo básico de como usar a sua Nespresso:

  1. Encha o reservatório de água, preferencialmente com água mineral ou filtrada;
  2. Conecte a sua cafeteira Nespresso na tomada e, depois, acione o botão de ligar;
  3. Aguarde até que as luzes indicadoras parem de piscar. Enquanto elas ficam piscando, elas indicam que a máquina Nespresso está sendo aquecida. Quando as luzes permanecem acesas e param de piscar, significa que a cafeteira está pronta para fazer o café;
  4. Basta que você abra o porta-cápsulasinsira uma cápsula de café e feche a tampa em seguida;
  5. Posicione uma xícara na base da cafeteira, abaixo da saída da bebida;
  6. Agora é só aguardar o seu cafezinho ficar pronto em alguns segundos!

A máquina Nespresso faz Cappuccino?

Como vimos na seção que fala dos vários modelos de máquina Nespresso, já existe uma cafeteira especial, a Latíssima, para quem deseja criar bebidas com leite, incluindo aí o famoso cappuccino.

Mas se você não quer investir tanto em uma cafeteira grande como a Latíssima, a Nespresso oferece acessórios para serem usados em máquinas que não tenham um reservatório específico para o leite, como o Aeroccino, que faz uma espuma aveludada.

Outra opção para preparar um capuccino na máquina Nespresso é usar cápsulas de outras marcas. Isso porque a Nespresso não possui uma cápsula de cappuccino, mas outras fabricantes sim.

Você sabia que cápsulas de café de outras marcas também são compatíveis com a máquina Nespresso?

Ou seja, além de pode usar as cápsulas da Nespresso, você também pode fazer café com cápsulas de fabricantes como a L’OR, Pilão, Baggio, Melitta, Gimoka e Lavazza.

O que é descalcificar e porque você precisa fazer isso na sua Nespresso?

A máquina Nespresso precisa de cuidados e manutenção assim como qualquer outro eletrodoméstico. No caso da cafeteira de cápsulas, com o passar do tempo, alguns resíduos da água e do pó utilizados para fazer o café vão se acumulando no interior da máquina.

Com isso, podem ocorrer alterações tanto no sabor da bebida quanto na temperatura da bebida. E é esse o sinal de que está na hora de fazer a descalcificação da máquina Nespresso, que nada mais é do que uma limpeza profunda na tubulação do equipamento.

Máquina de fazer café com xícara.

Um dos processos que ajuda na manutenção e limpeza da Nespresso é a descalcificação. (Fonte: DominikSchraudolf/ Pixabay)

A Nespresso orienta que você realize a descalcificação da máquina de café a cada 600 cápsulas utilizadas ou uma vez por ano.

Para tanto, o mais seguro é utilizar o kit disponibilizado pela própria fabricante, que é eficiente para remove as impurezas acumuladas no interior da cafeteira.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar as máquinas Nespresso

Como você já viu, cada modelo de Nespresso tem capacidades e funções diferentes. Mas para investir no melhor modelo, é importante checar outros aspectos da cafeteira. São eles:

Design e cores

Cada linha de máquina Nespresso conta com um ou dois modelos que se diferenciam no quesito design e cor. E isso é importante porque a sua cafeteira também pode - e deve - ajudar a compor a decoração seja da cozinha, seja da sala.

Em geral, é possível encontrar a Nespresso nas cores preta, creme, prata e vermelho. Quanto ao design, ele varia entre modelos retos, curvos e retrô.

Medidas

Além do visual da máquina da Nespresso, é importante garantir que você tenha espaço suficiente para acomodar a cafeteira na mesa ou na bancada.

Ainda que a maioria dos modelos sejam compactos ou ultracompactos, os mais modernos e com maior capacidade de produção podem ocupam muito espaço.

Máquina de café espresso em funcionamento com xícara.

Dependendo do modelo de Nespresso, a cafeteira pode ocupar bastante espaço. (Fonte: NATHAN MULLET/ Unsplash)

Dessa forma, é importante checar toda a dimensão da máquina e considerar a largura, o comprimento e a altura também, para evitar surpresas.

Para você ter uma ideia, a menor cafeteira da Nespresso mede 8,4cm x 20,4cm x33cm, enquanto que o maior modelo chega a medir 22,3cm x 38,5cm x 28,7cm.

Tipo de café

Como vimos, cada modelo de máquina da Nespresso tem capacidade de produzir diferentes tipos e quantidades de café. Por isso, recomendamos que você leve em conta o tamanho do reservatório de água e avalie se o reservatório de leite é essencial para você.

Mas também é interessante decidir quais os tipos de café você quer produzir com a Nespresso. A seguir, explicamos as características de cada um:

  • Ristretto: Xícara com 25ml de café curto e forte;
  • Espresso: Xícara com 40ml de café encorpado, mas menos forte que o anterior;
  • Lungo: Xícara com 110ml de espresso com mais água;
  • Americano: Xícara com 150ml de café fraco, com muita água;
  • Cappuccino: Café espresso, com leite vaporizado e pouca espuma;
  • Latte Macchiato: Café espresso, com leite vaporizado e muita espuma de leite.

Facilidades

Antes de comprar a sua máquina Nespresso, também sugerimos que você observe quais são as funções extras presentes em cada modelo. As mais interessantes são:

  • Modo de economia de energia;
  • Programação para fazer café com o uso do celular;
  • Descarte automático de cápsulas usadas;
  • Sistema touch screen;
  • Sistema de autolimpeza;
  • Alertas e avisos.

Resumo

A máquina Nespresso é a mais desejada pelos amantes de café porque ela é moderna, tecnológica e prática. Além disso, com as cafeteiras dessa marca é possível fazer diversas receitas de café. Os modelos mais modernos permitem até que você crie bebidas com leite.

Para escolher a ideal para a sua casa, é importante observar desde o design, passando pelas dimensões até as funcionalidades disponíveis.

(Fonte da imagem destacada: AcvDui8HflQ/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas