Ultima atualização: 27 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

78Comentários coletados

Com uma rotina agitada, é natural procurarmos opções que nos poupem tempo e energia. Por isso que uma boa máquina de lavar Consul é indispensável. E hoje, no Sweetest Home, preparamos uma análise completa sobre esse eletrodoméstico para você.

Mesmo levando em conta que a marca é uma das mais reconhecidas do mercado, com tantos modelos disponíveis, escolher o ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Acompanhe nosso artigo para entender tudo o que é preciso.

Primeiro, o mais importante

  • É possível encontrar máquinas de lavar Consul com diferentes tamanhos e capacidades, então é importante escolher de acordo com sua demanda e o espaço disponível.
  • Para poupar água e energia, é importante ficar de olho na Etiqueta Nacional de Conservação (ENCE) que vem colada no produto. As máquinas com classificação A são as mais econômicas.
  • Para realizar a lavagem de edredons e cobertores, é recomendado máquinas de lavar com maior capacidade e ciclos especiais.

As melhores máquinas de lavar Consul: Nossas recomendações

A Consul oferece máquinas de lavar modernas e de altíssima qualidade, com modelos pensados para as necessidades de cada família. Veja aqui alguns exemplos que separamos para você.

Uma ótima opção para famílias pequenas

Com capacidade para 9 kg, esse modelo é uma ótima opção para lavar edredons. Ela possui 15 programas de lavagem e sistema de dosagem extra econômica, permitindo que você economize até 70% de sabão em pó.

Nossa indicação para famílias maiores

Automática e fácil de usar, essa máquina de lavar Consul possui capacidade de 11 kg, com ciclo de edredom e sistema e lavagem econômica. Deste modo, é possível reaproveitar a água, evitando desperdício.

Um dos maiores modelos do mercado

Perfeita para famílias maiores ou para quem procura por um modelo mais robusto, essa máquina automática com 16kg de capacidade oferece ciclos especiais para edredons, roupa de cama, mesa, banho e função duplo enxague que garante que as roupas fiquem ainda mais limpas.

Guia de compra

Hoje em dia é difícil imaginar a vida sem uma máquina de lavar, afinal, esse equipamento é um auxiliar importantíssimo na rotina do lar. Por isso, se você está mobiliando sua casa ou se está procurando por um modelo novo e mais moderno, uma máquina de kavar Consul é sempre uma ótima opção.

E para ajudá-lo na escolha, não deixe de conferir nosso guia de compras com mais detalhes e informações sobre a marca e as diferentes opções disponíveis no mercado.

Imagem de pessoa manipulando o botão de uma máquina de lavar

Nas máquinas de lavar automáticas, basta escolher o ciclo de lavagem e ela faz todo o trabalho por você. (Fonte: jarmoluk / Pixabay.com)

Por que a Consul se destaca no mercado de máquinas de lavar?

Fundada em 15 de julho de 1950, na cidade de Joinville, Santa Catarina, a Consul é uma empresa nacional que se tornou referência de qualidade e inovação.

Apesar de ser mais conhecida por seus refrigeradores, em 2008 ela anunciou três novas linhas de máquinas de lavar: Floral, Lavanda e Violeta. Todas elas tem se destacado por seu sistema de reaproveitamento de água.

Em 2011 a linha Facilite trouxe modelos com estoque fácil, permitindo o armazenamento de sabão e amaciantes concentrados, para que você realize várias lavagens sem que seja preciso reabastecer.

Esses são apenas alguns fatores que ajudaram a Consul a se destacar da concorrência. Confira abaixo outros fatores que ajudam seus modelos a estarem entre os mais vendidos do Brasil e na América Latina.

Quais as vantagens e desvantagens da máquina de lavar Consul?

As máquinas de lavar Consul também se destacam por seus modelos automáticos e com capacidade que varia entre 9 e 16 kg, que garantem a autonomia necessária para que você possa cuidar da higiene de suas roupas.

Os modelos da Consul oferecem vários ciclos de lavagem pré-programados e econômicos, pensados especialmente para garantir a limpeza dos tecidos sem danificá-los durante a lavagem. Outro destaque é que elas são fáceis de limpar, para evitar que suas roupas fiquem com fiapos ou bolinhas.

No entanto, elas exigem manutenção periódica e pode ser necessário assistência técnica especializada da marca para realizar possíveis consertos. Por isso, é importante verificar se em sua cidade existe um serviço de assistência que atenda a marca, para estar sempre tranquilo.

Vantagens
  • Capacidade entre 9 e 16 kg
  • Modelos automáticos
  • Vários ciclos de lavagem pré-programados
  • Ciclos econômicos
  • Fácil de limpar
Desvantagens
  • Exige manutenção periódica
  • Pode ser necessário assistência técnica da marca

O que é necessário para a instalação da máquina de lavar Consul?

O primeiro passo antes de comprar uma máquina de lavar Consul é checar as dimensões do produto e o espaço que você tem disponível. Em apartamentos, por exemplo, o recomendado é optar por modelos menores.

Você também vai precisar de uma torneira próxima para ligar a entrada de água que vai abastecer a máquina, e de preferência. um tanque para facilitar o escoamento.

Por último, também é importante se certificar de que a tomada tenha a voltagem apropriada para o seu modelo, já que é possível escolher entra máquinas 110V ou 220V.

foco

Você sabia que a pressão da água em sua residência pode interferir no enchimento da máquina de lavar e evitar que ela atinja sua capacidade máxima?

Qual a garantia e assistência técnica oferecida pela Consul?

Por ser uma empresa nacional e bem consolidada, a Consul oferece uma grande quantidade de pontos de assistência técnica espalhadas por todo o país.

Você pode entrar em contato com a marca através de seu SAC.

Eles também oferecem garantia de 12 meses contra defeitos de fabricação. Outra vantagem aqui é que você pode entrar em contato com a marca através de seu SAC, por telefone, ou no site, onde é possível encontrar o ponto de assistência mais próximo de sua casa, reclamar ou solicitar a troca do produto.

E, se você já conhece a marca e quer incrementar sua casa, veja alguns eletrodomésticos Consul que vão deixar sua cozinha ainda mais moderna e muito mais charmosa.

Critérios de compra: O que analisar ao comprar uma máquina de lavar Consul

Ao longo de nossa análise você pôde conhecer um pouco mais sobre a Consul e alguns dos destaques positivos que ajudaram suas máquinas de lavar a estarem entre as mais vendidas no país.

Porém, ainda é preciso ficar de olho em algumas especificações técnicas para ter certeza de que você está tomando a decisão certa. Confira os tópicos que separamos para ter roupas sempre limpinhas e bem perfumadas.

Dimensões

A primeira coisa que você deve verificar são as dimensões da máquina de lavar, como altura, largura e profundidade. Isso é essencial para se certificar de que ela cabe no espaço que você tem disponível.

Para apartamentos, por exemplo, o mais recomendado é optar por modelos mais compactos. Agora, se você tem uma ampla área de lavanderia, as máquinas maiores também costumam oferecer mais opções de lavagem.

Inevitavelmente, o tamanho também acaba determinando a capacidade e quantas lavagens serão necessárias para toda sua roupa.

Imagem de máquina de lavar com tampa aberta e roupa para fora

A Consul oferece ciclo de lavagem de edredom mesmo em seus modelos mais econômicos. (Fonte: bierfritze/ Pixabay.com)

Capacidade

A capacidade das máquinas de lavar é medida em quantos quilos de roupa elas suportam em uma só lavagem.

Uma boa forma de escolher qual o melhor modelo para suas necessidades é levar em conta a quantidade de pessoas morando na casa e o espaço que você tem disponível. Veja as recomendações da marca:

  • 8 kg a 9 kg: Até 3 pessoas.
  • 11 kg a 13 kg: Indicada para famílias de até 4 pessoas.
  • 15 kg a 16 kg: Para famílias maiores, com mais de 4 pessoas.

Material do cesto

O cesto é vital para um bom funcionamento da máquina, afinal, é ele que suporta o peso das roupas e onde ela passa por todos os ciclos de lavagem. Então, para aguentar o tranco, é importante que ele seja construído em um material de boa qualidade.

A Consul oferece máquinas de lavar com cestos de plástico, aço inoxidável ou mistos. Os modelos menores, com menor capacidade, os de plástico são os mais comuns.

Já em máquinas mais robustas, com maior capacidade e ciclos de lavagem mais pesados, com a utilização de água quente, o mais recomendado é optar por cestos de inox.

Cestos em inox costumam ser mais recomendados pois possuem uma durabilidade muito maior quando comparado com opções em plástico, além de terem a manutenção simplificada, sendo facilmente higienizados.

Imagem de cesto de máquina de lavar em inox

Além de serem mais resistentes, os cestos de aço inox também são mais fáceis de limpar. (Fonte: GS-Photo / Pixabay.com)

Água quente

Muitas máquinas modernas possuem uma opção de realizar a lavagem com água quente, o que ajuda a remover manchas e sujeira mais pesada com mais facilidade.

Mas, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Algumas roupas, por exemplo, podem ser danificadas pela água quente, então fique de olho nas instruções da etiqueta.

Essa função é uma ótima pedida para rupas de cama, mesa e banho, já que a alta temperatura ajuda a eliminar germes e bactérias. Também é uma boa opção para realizar a limpeza interna da máquina de lavar.

Painel

As máquinas de lavar Consul se destacam por suas linhas elegantes e ótimo acabamento. Uma boa parte disso pode ser vista em seus painéis, tanto analógicos como eletrônicos.

Nos modelos analógicos, é preciso configurar manualmente girando botões, enquanto nos eletrônicos é possível escolher cada opção individualmente, apenas com o toque de um botão.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Consul.com.br)

Por que você pode confiar em mim?