Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

89Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar de um item essencial no seu dia a dia: a máquina de lavar Brastemp.
Uma das marcas de maior tradição no mercado brasileiro, a Brastemp conta com uma variedade enorme de máquinas de lavar, com tecnologias e funcionalidades que facilitam a sua rotina na hora de lavar roupas.

Em meio a tantos modelos, vamos mostrar neste artigo o que você deve verificar antes de comprar a máquina de lavar Brastemp que irá atender as suas expectativas e necessidades.

Primeiro o mais importante

  • A máquina de lavar Brastemp é uma das mais tradicionais e modernas do mercado.
  • É possível escolher a máquina de lavar Brastemp de forma personalizada, com programas e funções específicas para cada situação.
  • Vamos mostrar quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a máquina de lavar Brastemp ideal.

Os melhores modelos de máquina de lavar Brastemp

Quem está em busca de uma máquina de lavar Brastemp, quer inovação e funcionalidade que facilitem o dia a dia. Com isso em mente, a marca fabricante investe constantemente em novas tecnologias.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de máquina de lavar Brastemp disponíveis hoje em dia no mercado.

Máquina de Lavar Brastemp 12kg Titânio

A máquina de lavar Brastemp BWT12AB tem capacidade para 12kg e conta com o enxague antialérgico e o super filtro tira-manchas. Esse modelo também conta com ciclo antibolinhas, para evitar o desgaste do tecido e manter suas roupas novas por mais tempo.

Máquina de Lavar Brastemp Double Wash 15kg

A Double Wash é uma máquina de lavar Brastemp com capacidade para 15kg. Com cestos independentes, esse modelo permite lavar ao mesmo tempo roupas brancas e coloridas, roupas de bebê e pesadas sem manchar.

Medindo 107cm de altura, 67cm de largura e 73cm de profundidade, essa máquina de lavar possui sete programas: rápido, delicado, dia a dia, roupa de bebê, pesado, cama e banho, além do ciclo para lavar edredom.

Máquina de Lavar Brastemp BWJ09AB 9kg

A máquina de lavar Brastemp BWJ09AB tem capacidade para 9kg. Além disso, esse modelo conta com o ciclo Tira Manchas, que melhora a eficiência de limpeza, e enxague duplo.

Essa máquina mede 103cm de altura, 57cm de largura e 57cm de profundidade, e possui oito programas de lavagem: tira manchas, dia a dia, jeans, cama e banho, reuso de água, pesado, extra rápido e delicado.

Guia de Compra

À primeira vista, você pode achar simples escolher a melhor máquina de lavar Brastemp. Mas para garantir a eficiência e praticidade é preciso levar em conta as suas necessidades e as configurações do aparelho.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para comprar a máquina de lavar Brastemp ideal.

Mulher ligando máquina de lavar roupa. Link:

A máquina de lavar Brastemp facilita a rotina do dia a dia.(Fonte: Andriy Popov/123rf)

O que é uma máquina de lavar Brastemp?

A Brastemp nasceu em 1954 e, desde então, vem inovando no desenvolvimento dos eletrodomésticos.

Com apenas quatro anos de existência, em 1958, a marca revolucionou o mercado com o lançamento das primeiras lavadoras automáticas, com o então inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação.

Daí para frente, a Brastemp continuou investindo para oferece alta tecnologia no funcionamento das máquinas de lavar, preservando a qualidade e as cores das roupas.

Máquina de lavar com tampa aberta e roupas.

A máquina de lavar Brastemp surgiu na década de 1960 e evoluiu muito ao longo do tempo.(Fonte: stevepb/Pixabay)

Hoje em dia, por exemplo, existem diversos modelos com tecnologias, capacidades e funcionalidade diferentes, cada um com um objetivo, mas sempre de olho em garantir mais praticidade para os consumidores.

Além disso, a máquina de lavar Brastemp conta com ciclos e programas de lavagem específicos para, não apenas limpar os mais variados tipos de roupas, mas principalmente para preservá-las.

Quais sãos os tipos de funcionamento da máquina de lavar Brastemp?

Antes de você comprar a sua máquina de lavar Brastemp é preciso que saiba que existem diversos tipos, no que se refere ao modo de funcionamento do aparelho.

Hoje em dia, em geral, você irá encontrar dois tipos principais: o automático e o semiautomático.
A máquina de lavar Brastemp automática funciona a partir do momento em que você gira ou aperta botões e, então, a lavadora de roupas faz todo o trabalho sozinha.

Nos modelos automático, você também pode escolher o tipo de lavagem de acordo com as características de cada roupa, seja uma peça leve, jeans, cortinas ou roupas de cama.

Detalhe de painel eletrônico de máquina de lavar. Link:

A máquina de lavar Brastemp automática é mais prática e tem mais funções personalizadas.(Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Além disso, a máquina de lavar Brastemp automática conta, em geral, com diferentes tipos de enxágue, de temperatura de água e de níveis sujeira dependendo do modelo.

Graças à centrifugação, a roupa já sai torcida da máquina de lavar Brastemp automática, o que diminui o tempo de secagem no varal.

Por isso, se você mora em apartamento com pouco espaço para colocar a roupa para secar, por exemplo, essa função é muito útil.

Já as lavadoras semiautomáticas, apesar de possuírem preços mais em conta, possuem menos recursos. Isso porque, nesse tipo de máquina de lavar Brastemp, alguns processos precisam ser feitos manualmente.

A máquina de lavar semiautomática tem preços mais atrativos, mas não possui recursos avançados e personalizados de lavagem.”

O processo começa com o enchimento do compartimento de água, que é feito manualmente. Além disso, você também precisará retirar a água do enxágue após a lavagem.

Mas como esse eletrodoméstico não conta com funções importantes como a centrifugação, ou seja, as roupas não saem torcidas, a máquina de lavar semiautomática é mais recomendada para lavar peças delicadas, como lingeries.

Para você ter uma noção geral, confira as principais diferenças entre a máquina de lavar Brastemp automática e a semiautomática:

Automática Semiautomática
Funcionamento Acionamento por botões Manual
Funções Variadas Limitadas
Centrifugação Sim Não
Ideal para lavar Todos os tipos de peças Peças mais delicadas
Preço Alto Baixo

Como otimizar a lavagem na máquina de lavar Brastemp?

A lavadora de roupas é um dos eletrodomésticos mais úteis que você pode ter em casa, já que faz um trabalho eficiente e ainda poupa o seu tempo.

Mas ainda que hoje em dia os modelos de máquinas de lavar Brastemp sejam cada vez mais fáceis de usar, é possível que você tenha dúvidas na hora de lavar suas roupas.

Isso porque, dependendo do modelo da sua máquina de lavar Brastemp, você vai encontrar uma quantidade maior ou menor de programas disponíveis.

Para ajudar você a usar a máquina de lavar Brastemp de forma ainda mais eficiente e preservando as suas roupas, criamos um passo a passo para você:

1º - Separe suas roupas

Separar suas roupas por cores, tipos de tecido e peso é essencial para garantir eficiência durante a lavagem e, é claro, evitar as manchas e estragos.

Por isso, nossa sugestão é que você separe as roupas com tecidos mais delicados como, por exemplo, roupas de bebê, íntima e de algodão puro e lave-os em programas de lavagem mais leves.

As roupas brancas e claras devem ser lavadas separadamente das coloridas e com estampas mais fortes.

O mesmo ocorre com peças de roupa mais pesadas. O ideal é que você faça uma lavagem para jeans, outra para toalha de banho, uma só para roupas de cama e assim por diante.

 Mulher colocando roupas na máquina de lavar.

Para evitar manchas e roupas danificadas, você deve separar cores e tipos de tecido antes de lavar as peças.
(Fonte: tanyar30/123rf)

2º - Escolha o programa de lavagem

Após separar as roupas, você poderá então escolher de forma mais apropriada o tipo de lavagem na máquina de lavar Brastemp.

Em geral, cada programa já tem um tempo de molho, agitação e centrifugação definidos de acordo com o tipo e/ou cor da roupa.

E, mesmo que a quantidade e tipos de programas de lavagem variem bastante dependendo do modelo de máquina, listamos a seguir os programas mais comuns na máquina de lavar Brastemp:

Programa Função
Delicado ou Suave Lavar peças como roupas íntimas, roupas de bebê, tecidos finos e de algodão
Rápido Indicado para lavar roupas do dia a dia que não estão muito sujas
Normal ou Dia a Dia Recomendado para a lavagem de roupas brancas ou claras
Coloridas Ideal para lavar suas roupas coloridas
Com maior tempo de molho ou agitação extra Lavar roupas muito sujas, além de jeans, toalhas e roupas de cama

Logo mais, nos Critérios de Compra, vamos tratar com mais detalhes das funções e programas extras disponíveis na máquina de lavar Brastemp.

Como escolher a temperatura da água na máquina de lavar Brastemp?

Se a máquina de lavar Brastemp que você escolheu também opera com água quente, outro passo importante é escolher a temperatura da água.

Isso porque, dependendo do tipo de roupa que você for lavar, a água quente pode inclusive danificar a peça.

Confira a seguir, a temperatura ideal indicada para lavar diferentes tipos de roupas:

  • Água fria ou morna: evitam que as cores desbotem, por isso são ideais para lavar roupas coloridas ou escuras, peças de algodão, tecidos delicados, lã e outros tecidos naturais, além do jeans.
  • Água quente: ajuda a tirar a sujeira pesada e desinfetar peças. Porém, pode desbotar e encolher tecidos muito delicados.

Como higienizar a máquina de lavar Brastemp?

Além de ter cuidados ao lavar a sua roupa, é preciso que você também dê atenção à máquina de lavar Brastemp. A marca fabricante recomenda que você limpe a sua lavadora a cada dois meses.

O manual de instruções da sua máquina de lavar Brastemp possui as informações específicas para cada modelo.

No entanto, a seguir, listamos os principais procedimentos que você deve adotar para limpar a sua máquina de lavar Brastemp:

  • Com a máquina vazia, coloque 1/2 litro de alvejante diretamente no cesto.
  • Selecione o programa de lavagem indicado no Manual de Instrução, o nível de água mais alto e ative os dois enxágues.
  • Limpe o vidro da tampa da máquina de lavar Brastemp semanalmente, mas nunca use limpa-vidros. Prefira um pano macio e umedecido com sabão neutro.
  • Depois, remova todo o sabão e seque com um pano seco e limpo.

Quais as vantagens da máquina de lavar Brastemp?

Como vimos, são várias as vantagens da máquina de lavar Brastemp. A começar pela tradição da marca fabricante que conta com a confiança dos consumidores.

Isso porque a Brastemp é nacionalmente conhecida pela alta tecnologia e funcionalidade de seus eletrodomésticos.

Outra vantagem é que a máquina de lavar Brastemp é um eletrodoméstico que dura longos anos e tem assistência técnica de fácil acesso.

Além disso, hoje em dia é possível encontrar a máquina certa de acordo com o seu objetivo e necessidade, inclusive a que lava e seca ao mesmo tempo.

Pessoa mudando ciclo de lavagem em máquina de lavar. Link:

A máquina de lavar Brastemp é garantia de eficiência e durabilidade. (Fonte: rawpixel.com/ Pexels)

Você poderá optar por modelos grandes, compactos, modernos e com funções e tecnologias que facilitam a sua rotina de lavar todos os tipos de roupas., inclusive roupa de cama e edredons.

No entanto, assim como todo eletrodoméstico, a máquina de lavar Brastemp também pode causar transtornos.

Isso porque, em geral, quando ocorre algum problema no funcionamento da máquina, as peças de reposição Brastemp podem afetar e muito o seu orçamento.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da máquina de lavar Brastemp:

Vantagens
  • Durabilidade e eficiência garantidas
  • Modelos com capacidade e funções variadas
  • Design moderno
  • Assistência técnica acessível
  • Alta tecnologia
Desvantagens
  • Peças de reposição são caras

Quanto custa?

O preço da máquina de lavar Brastemp varia bastante em função do modelo, da capacidade, tecnologia e funcionalidades incluídas.

Em geral, você vai encontrar a máquina de lavar Brastemp custando entre R$1,2 mil e R$4 mil.

É claro que você não precisa comprar a mais cara. Hoje é possível escolher uma máquina eficiente, apropriada para as suas necessidades, por um preço em conta.

Onde comprar?

Você vai encontrar a máquina de lavar Brastemp à venda em lojas de eletrodomésticos, departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Com isso, você garante mais opções para escolher e ainda compra a sua máquina de lavar Brastemp do conforto da sua casa.

Critérios de compra: como comparar as máquinas de lavar Brastemp

Como vimos, hoje em dia é possível escolher o modelo de máquina de lavar Brastemp de acordo com suas necessidade e objetivos.

Mas, para que você consiga escolher o modelo ideal, é preciso que você conheça o que de fato diferencia uma máquina Brastemp de outra.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a máquina de lavar Brastemp:

A seguir, vamos explicar cada um desses fatores para que você tome a melhor decisão e invista na máquina de lavar Brastemp ideal.

Tampa

O primeiro fato que você deve considerar é a forma como a tampa da máquina de lavar Brastemp é aberta. Aqui, você encontrará duas opções: tampa frontal e superior.

A posição da tampa da máquina é uma escolha pessoal. Mas é importante ressaltar que os modelos front load, com tampa frontal, costumam usar um volume menor de água.

Detalhe de máquina de lavar com tampa aberta e roupas.

Você pode optar pelo modelo com tampa frontal ou na parte superior da máquina. (Fonte: bierfritze/Pixabay)

Com a tampa frontal, você também ganha espaço para acomodar roupas e acessórios de lavagem em cima da máquina.

Já a opção em que a tampa é aberta na parte superior da máquina de lavar Brastemp, é o modelo mais comum e popular. Esse tipo é ideal se você tem pouco espaço no cômodo para abrir e fechar a tampa o aparelho.

Capacidade

Outro fator que você deve levar em conta é a capacidade de lavagem da máquina de lavar Brastemp. Em geral, você pode optar por modelos que comportam entre 8kg e 15kg.

Se você vive sozinho, uma lavadora de até 8kg é suficiente. Mas se você divide a casa com até três pessoas, o ideal é optar por uma máquina de lavar Brastemp de pelo menos 10kg.

Já se a sua família tem a partir de quatro pessoas, uma lavadora de 12kg é mais indicada. Para casas com mais de quatro pessoas, recomendamos uma máquina com capacidade acima de 12kg.

Dimensão

Observe também as medidas da máquina de lavar Brastemp. Para isso, leve em conta o espaço disponível na sua cozinha.

Apartamentos com lavanderias pequenas não comportam lavadoras muito grandes e, às vezes, a máquina pode nem passa pela porta do elevador ou de casa.

Duas máquinas de lavar.

Você precisa se certificar de que terá espaço suficiente em casa para instalar a máquina de lavar Brastemp.
(Fonte: ErikaWittlieb/ Pixabay)

Por isso, tire as medidas do lugar onde a máquina de lavar Brastemp vai ser instalada e de todas as portas e corredores por onde o eletrodoméstico vai passar.

Com isso, você poderá escolher o melhor tamanho da sua máquina de lavar Brastemp. Para você ter uma ideia, a largura do eletrodoméstico pode variar entre 55cm e 40cm. Já a profundidade pode variar entre 55cm e 75cm.

Funcionalidades

Por fim, considere as funções disponíveis na máquina de lavar Brastemp. Como vimos, existem alguns programas comuns à maioria dos modelos, mas algumas funcionalidades são específicas. Confira algumas a seguir:

  • Programas de lavagem: pode variar entre cinco e 15, entre lavagem rápida, delicada, pesada, para edredom, roupas de cama e banho.
  • Seleção do nível de água e temperatura, de sujeira e tipo de centrifugação.
  • Super filtro Anti-fiapos: filtro com dupla camada de tela que capta até cinco vezes mais fiapos.
  • Ciclo Edredom especial: especial para a limpeza profunda de edredom infantil, de solteiro, casal, queen e king.
  • Tira Manchas: remove manchas mais resistentes, como vinho, maquiagem e gordura.
  • Enxague Anti-Alérgico: etapas adicionais de enxague que promovem a remoção de resíduos de amaciante e sabão.
  • Cores mais vivas: ciclos que mantém as roupas com as cores vivas por mais tempo.
  • Tecnologia Double Wash: permite lavar, ao mesmo tempo, em cestos de roupas independentes, roupas delicadas e pesadas, brancas e coloridas, sem manchar.

(Fonte da imagem destacada: Evgeny Atamanenko/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Vanessa Santos Engenheira Mecânica
Engana-se quem pensa que Vanessa não é uma mulher vaidosa. Ela gosta tanto de estar bem arrumada que, quando quer comprar um secador ou um babyliss, usa seus conhecimentos em engenharia para escolher o melhor modelo. Faz a mesma coisa com os eletros em casa, e por isso decidiu compartilhar o que sabe com o público online, por acreditar que muitas pessoas compram produtos sem saber, de fato, o que estão levando para casa.