Ultima atualização: 27 de setembro de 2021

Você adora sorvete e quer reduzir o custo da sua preferência? Você está cansado de ter que ir ao supermercado nos dias quentes de verão para saborear um sorvete?

Existe um sabor particular que você gostaria de comer, mas não consegue encontrar em nenhum lugar? Então uma sorveteria pode ser a escolha certa para você!

Em nosso teste de sorveteria 2022 nós apresentamos a você informações detalhadas sobre o tópico de sorveterias. Você encontrará respostas para as perguntas mais importantes e nós o apresentaremos a diferentes tipos de máquinas de sorvete.

Nós também lhe damos alguns critérios para ajudá-lo a escolher a máquina certa para você!




O mais importante

  • Máquinas de sorvete permitem que você faça sorvetes de alta qualidade, sorvetes macios ou sorvetes de lama em qualquer sabor em casa.
  • Basicamente, uma distinção pode ser feita entre máquinas de resfriamento ativo com um compressor e sistemas de resfriamento passivo com um dissipador de calor.
  • Os sistemas com compressor são significativamente mais rápidos e flexíveis no uso e também são adequados para produzir maiores quantidades de sorvete. Máquinas com corpo refrigerado requerem um tempo de preparação relativamente longo e, portanto, são menos adequadas para produzir maiores quantidades de sorvete.

Máquina de Gelo: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar uma máquina de sorvete

Quais são as vantagens das máquinas de sorvete em relação às sorveterias ou à compra de produtos prontos?

Claro que você pode simplesmente comprar sorvete na sorveteria ou no supermercado mais próximo, mas as máquinas de sorvete oferecem algumas vantagens distintas.

Para começar, você pode usar uma sorveteria para fazer sorvete que brilha mais que qualquer produto de supermercado em termos de qualidade.

Com uma geladeira de boa qualidade e um pouco de prática, será fácil para você fazer sorvetes que tenham o mesmo sabor e consistência que os sorvetes de uma sorveteria.

Eismaschine Becher

O sorvete pode ser feito com diferentes ingredientes. Dependendo do gosto, cada dono de máquina de sorvete pode fazer o seu próprio sorvete preferido. Em combinação com a coloração de alimentos, você pode então colorir sua criação. (Foto: Felipe Portella / unsplash.com)

Por outro lado, você pode produzir seu próprio sorvete a uma fração do preço que você teria que pagar em uma sorveteria. Especialmente as famílias grandes que apreciam regularmente grandes quantidades de sorvete no verão podem economizar muito dinheiro.

Por último, mas não menos importante, ter sua própria sorveteria o torna muito flexível. Você pode misturar sabores incomuns sem nenhum problema e até mesmo dietas especiais não são problema.

Por exemplo, você pode fazer qualquer tipo de sorvete sem lactose ou vegan simplesmente usando leite de arroz ao invés de leite de vaca.

Como funciona a produção de sorvete com uma máquina de sorvete?

O princípio básico da produção de sorvete é o mesmo para todas as máquinas de sorvete. Os ingredientes individuais ou a mistura básica são preenchidos em um recipiente no qual eles são gradualmente resfriados até a temperatura desejada.

A mistura do sorvete é mexida regularmente para garantir que seja misturada uniformemente e tenha uma consistência cremosa.

Você sabia que a sorveteria com o maior número de sabores de sorvete do mundo tem 869 sabores diferentes?

A sorveteria com mais sabores de sorvete do mundo está localizada em Mérida, Venezuela: são 869 sabores e mais de 1000 visitantes fazem fila todos os dias! Atum, cachorro-quente ou vodka, todos os sabores podem ser encontrados lá!

O resfriamento pode ser feito de duas maneiras:

Em máquinas de sorvete com unidade de resfriamento, o sorvete é primeiro resfriado no freezer por um período maior de tempo. Ela é então inserida na máquina de sorvete, onde libera seu frio para a massa de sorvete.

As máquinas com esta tecnologia são normalmente muito mais baratas. No entanto, eles requerem um tempo de espera bastante longo e, portanto, não são tão flexíveis de usar.

Máquinas de gelo com compressor funcionam de forma similar a geladeiras. O compressor extrai ativamente o calor da massa do sorvete e assim garante que o sorvete esfrie rápida e uniformemente. Dependendo do modelo, estas máquinas atingem temperaturas de -18 a -34 °C.

Na tabela a seguir, nós fornecemos uma visão geral clara de ambas as versões.

Máquinas de gelado com unidade de refrigeração Máquinas de gelado com compressor
Função Resfriando a unidade de refrigeração no congelador, inserindo a unidade na máquina onde emite o seu frio Trabalhando como um frigorífico, o compressor extrai activamente o calor da massa do gelado
Custo Barato Caro
Tempo de produção 8-12h, incl. tempo de espera ~1h, modelos de topo: 30min
Erneute Einsatzbereitschaft Kühleinheit muss erneut für mehrere Stunden ins Eisfach Direkt nach der Reinigung
Produtividade Vários tipos possíveis em poucas horas Não é possível obter quantidades maiores de gelo a curto prazo

Quanto tempo leva para fazer sorvete com uma máquina de sorvete?

O tempo que leva para fazer sorvete depende principalmente da tecnologia da máquina de sorvete. Máquinas com um compressor precisam em média de uma hora até que uma porção de sorvete esteja pronta.

Alguns top models são ainda mais rápidos e produzem o tipo de sorvete desejado em cerca de 30 minutos.

As máquinas sem compressor demoram muito mais por causa do longo tempo de pré-resfriamento. Dependendo da unidade de resfriamento, ela deve estar no compartimento congelador por oito a 12 horas antes que a produção de gelo possa começar.

Após cada uso, a unidade de resfriamento tem que ficar na geladeira novamente por muitas horas antes de poder continuar.

As máquinas com um compressor, por outro lado, estão prontas para uso novamente imediatamente após a limpeza. Isto significa que a produção de diferentes tipos de sorvete pode facilmente levar vários dias para máquinas sem compressor.

Máquinas de sorvete sem compressor são geralmente inflexíveis e não são adequadas para fazer grandes quantidades de sorvete, mas são muito baratas.

As máquinas com compressor são flexíveis e permitem que maiores quantidades de sorvete sejam feitas em períodos de tempo gerenciáveis.

Para um aparelho de cozinha sólido, entretanto, você tem que gastar cerca do dobro do que com sistemas resfriados passivamente.

Como as máquinas de sorvete são limpas?

Para desfrutar da sua geladeira por um longo tempo, você deve limpá-la completamente após cada uso. Em princípio, todas as partes da máquina que entram em contato com os alimentos devem ser completamente limpas para evitar a colonização bacteriana.

A limpeza com detergente de louças é suficiente e não são necessários agentes de limpeza especiais.

Em muitos casos, você pode até mesmo limpar facilmente as peças individuais na máquina de lavar louça.

Para evitar danos, no entanto, você deve sempre ler o manual de instruções da sua máquina e somente colocar componentes na máquina de lavar louça que tenham sido explicitamente aprovados para este tipo de limpeza.

Decisão: Que tipos de máquinas de gelo existem e qual é a certa para você?

Basicamente, 4 tipos diferentes de máquinas de gelo podem ser distinguidos

  • Máquina de sorvete com compressor
  • Máquina de sorvete sem compressor
  • Máquina de sorvete suave
  • Máquina de sorvete slush

Enquanto as máquinas de sorvete com ou sem compressor produzem sorvete clássico e diferem apenas em sua tecnologia, você pode usar as outras máquinas (como o nome sugere) para fazer sorvete gelado suave ou sorvete de lama.

Dependendo do tipo de sorvete que você preferir e da rapidez com que você quer prepará-lo, alguns produtos são mais ou menos adequados para você. Na seção seguinte, nós apresentamos as máquinas de sorvete mencionadas acima e analisamos as vantagens e desvantagens de cada produto.

Como funciona um compressor de sorvete e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Um compressor de sorvete é a maneira mais rápida e conveniente de fazer seu próprio sorvete. O compressor incorporado extrai o calor do sorvete muito rapidamente e você pode desfrutar de um delicioso sorvete caseiro em apenas 30 a 60 minutos.

Durante o processo de resfriamento, o sorvete é constantemente agitado. Isso impede a formação de cristais de gelo e produz sorvete cremoso, assim como na sorveteria.

Vantagens
  • Muito rápido
  • Diferentes sabores em pouco tempo
  • Sorvete de muito boa qualidade
Desvantagens
  • Grande
  • Pesado (até 15 kg)
  • Relativamente alto
  • Preço alto

Máquinas com compressores são muito adequadas para quem quer fazer seu próprio sorvete no momento e para pessoas que precisam de maiores quantidades de sorvete, por exemplo, famílias grandes.

Além da maior velocidade, as máquinas de sorvete com compressores geralmente têm um volume maior e, portanto, podem produzir mais sorvete de uma só vez.

A qualidade do sorvete também é muito boa porque os ingredientes são resfriados rapidamente. Como regra geral, você dificilmente será capaz de distinguir o sorvete pronto para servir de um sorvete da sorveteria.

No entanto, devido à tecnologia do compressor, as máquinas também são relativamente grandes e pesadas.

Alguns modelos para uso doméstico podem pesar até 15 quilos. Além disso, as máquinas de sorvete também podem ser relativamente barulhentas em comparação com aparelhos sem compressor. Devido à tecnologia complexa, eles também são comparativamente caros.

Como funciona uma máquina de sorvete sem um compressor e quais são suas vantagens e desvantagens?

Máquinas de sorvete sem compressor usam um dissipador de calor para resfriar a massa de sorvete uniformemente abaixo do ponto de congelamento. Isto deve ser pré-resfriado no refrigerador oito a 12 horas antes do uso.

A partir disto você já pode ver a maior desvantagem das máquinas de sorvete sem um compressor:

Eles são inadequados para a produção espontânea de sorvete, porque é necessário um lead time de cerca de 12 horas para cada porção de sorvete a fim de levar a bateria de resfriamento à temperatura necessária.

Em alguns casos, a própria tigela de mistura serve como a fonte fria. Neste caso, uma bateria separada não é necessária, mas a tigela é colocada no freezer e usada mais tarde para resfriar a massa do sorvete.

Antes de comprar uma máquina de sorvete, você deve certificar-se de que seu compartimento de congelamento é grande o suficiente para segurar a tigela para que você não tenha uma surpresa desagradável quando sua máquina de sorvete chegar

Com máquinas deste tipo, há sempre o risco de que a produção de sorvete falhe porque a bateria de resfriamento atingiu seus limites.

Especialmente quando se produzem quantidades maiores, pode acontecer que o dissipador de calor aqueça muito rapidamente e não consiga resfriar o conteúdo até a temperatura necessária. O sorvete planejado pode, portanto, algumas vezes se transformar em um batido muito frio.

Vantagens
  • Pequeno
  • Leve
  • Comparativamente barato
  • Quieto
Desvantagens
  • Tempo de espera longo
  • Nenhuma produção espontânea de sorvete
  • A produção de sorvete pode falhar

Máquinas de sorvete sem compressor são, portanto, adequadas principalmente para pessoas que não querem produzir grandes quantidades de sorvete e podem planejar isso com bastante antecedência.

Com a previsão certa, no entanto, você também pode produzir gelo de alta qualidade com estas máquinas. Por exemplo, se a noite for usada para resfriar a bateria, é bem possível fazer uma nova porção de sorvete para a família todos os dias no verão.

As máquinas também são muito menores e mais leves que as máquinas de sorvete com um compressor. Por favor, note que máquinas com uma bateria de resfriamento estão disponíveis com e sem dispositivo de agitação elétrica. Neste caso, o sorvete deve ser mexido à mão.

Você realmente só deve considerar tal máquina se você só quiser fazer sorvete ocasionalmente. Como as máquinas também são muito mais baratas do que aquelas com um compressor, elas são a escolha certa se você estiver com um orçamento apertado.

Como funciona uma máquina de sorvete expresso e quais são as suas vantagens e desvantagens?

O sorvete suave difere do sorvete normal por ter uma consistência particularmente cremosa devido à adição de ar e ao maior teor de leite. Você provavelmente está familiarizado com as grandes máquinas de venda de sorvete expresso em feiras e festivais.

A possibilidade de fazer sorvete expresso em casa é menos conhecida, mas é uma alternativa interessante.

Vantagens
  • Versátil
  • misturas de sorvete expresso em pó disponíveis
Desvantagens
  • Não é possível a produção de sorvete
  • longo tempo de preparação

Enquanto as máquinas de sorvete expresso profissionais para o setor de catering trabalham com compressores, os dispositivos para uso doméstico dependem da produção de sorvete por meio de um elemento de resfriamento.

Aqui, também, você tem que permitir um tempo de preparação de cerca de oito a 12 horas para preparar o pacote de gelo na geladeira.

Para preparar o sorvete, basta colocar a mistura de sorvete na máquina de sorvete expresso, onde ela é batida até ficar cremosa enquanto é constantemente mexida.

A máquina não precisa resfriar o sorvete tanto quanto com o sorvete clássico. No caso de sorvete suave, temperaturas de -5 a -10° Celsius são suficientes para alcançar uma consistência ótima.

Você pode influenciar o grau de firmeza do sorvete expresso pela duração, dependendo se você prefere uma consistência macia ou mais dura.

Uma vez que o sorvete expresso esteja pronto, você pode despejá-lo através de uma torneira em um cone. As máquinas de sorvete expresso também têm a vantagem (dependendo do modelo) de poderem frequentemente conjurar outros pratos deliciosos.

Por exemplo, existem máquinas que podem fazer iogurte congelado, sorvetes ou milkshakes, além de sorvetes suaves.

Como funciona uma máquina de gelo e quais são as suas vantagens e desvantagens?

As máquinas de gelo em lama evocam gelo em lama delicioso e visualmente atraente a partir da água, xarope, sabores e corantes. O gelo derretido tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos e é um verdadeiro chamariz graças às suas cores brilhantes.

Vantagens
  • Pequeno
  • barato
  • misturas prontas disponíveis
Desvantagens
  • Nenhuma produção de sorvete de leite
  • Quase nenhum ingrediente natural no sorvete de lama

A composição, assim como a preparação, difere significativamente do sorvete ou sorvete suave. Ao invés de leite, a água forma a base para o gelo. Isto é adicionado na forma de cubos de gelo e triturado ou congelado diretamente na máquina.

Uma mistura de xarope, sabores e corantes é adicionada, que você pode comprar pronto para uso ou fazer você mesmo. Para adultos, receitas contendo álcool também estão disponíveis, como a Caipirinha Congelada.

Devido à simplicidade do processo de produção, as máquinas de gelo em pó são relativamente baratas e podem ser adquiridas por apenas dois dígitos de euros.

Para todos aqueles que ocasionalmente querem desfrutar de um refresco fresco em dias quentes e têm apenas um pequeno orçamento disponível, as máquinas de suco são, portanto, uma ótima alternativa às máquinas de sorvete clássicas.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar máquinas de sorvete

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar máquinas de sorvete. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado produto é adequado para você ou não.

Estes são os seguintes critérios

  • Tipo de sorvete
  • Tipo de resfriamento
  • Quantidade / capacidade de preenchimento
  • Tempo de preparação
  • Projeto
  • Facilidade de limpeza

Tipo de sorvete

Um critério muito básico de compra é, naturalmente, a questão de que tipo de sorvete você quer fazer. Aqui você tem que decidir entre sorvete clássico, sorvete gelado suave e sorvete de lama.

Infelizmente, a maioria das máquinas não são muito flexíveis e normalmente só podem fazer um tipo de sorvete. É claro que o seu gosto pessoal é o fator principal aqui e se você prefere sorvete cremoso ou a consistência aquosa do sorvete de lama, por exemplo.

Você sabia quantas colheres de sorvete um alemão come em um ano?

Em média, cada alemão comeu 113 colheres, o equivalente a 7,9 litros de sorvete, em 2017. E de acordo com pesquisas, sorvetes veganos, sem glúten, sem lactose ou orgânicos estarão cada vez mais disponíveis no próximo ano.

Você também pode considerar a composição dos respectivos sorvetes. Mesmo que o sorvete não seja um dos alimentos mais saudáveis, há grandes diferenças nos ingredientes.

O sorvete normal, por exemplo, é à base de leite e pode conter grandes quantidades de frutas, dependendo do tipo.

Este não é geralmente o caso com sorvete gelado suave. Embora isto também seja baseado em produtos lácteos, muitas vezes é feito com a ajuda de misturas prontas. Na maioria dos casos, estes consistem principalmente de açúcar e aromatizantes.

Slush ice cream não contém leite e consiste principalmente de água, aromatizantes e corantes. Especialmente se você quiser fazer seu próprio sorvete regularmente, pode fazer sentido prestar atenção aos ingredientes da mais alta qualidade.

Método de resfriamento

Existem dois métodos diferentes para resfriar seu sorvete, que nós já mencionamos acima. Primeiramente, a massa de sorvete pode ser ativamente resfriada com a ajuda de um compressor.

Este método é similar à tecnologia de uma geladeira e é a maneira mais rápida e flexível de fazer seu próprio sorvete. Máquinas com compressor esfriam a massa do sorvete rapidamente para que o sorvete esteja pronto para o consumo após apenas 30 a 60 minutos.

Os sistemas passivos estão disponíveis como uma alternativa. Aqui você refrigera seu sorvete com a ajuda de um elemento de resfriamento, que primeiro é levado à temperatura desejada no gabinete do sorvete e depois esfria a massa do sorvete.

Devido ao longo tempo de pré-resfriamento, não é possível fazer sorvetes espontaneamente.

Além do tempo de preparação da máquina, há também um tempo de espera de cerca de 12 horas para que a bateria esfrie. Uma variante disto é a máquina de lama, que usa cubos de gelo ao invés de um dissipador de calor, mas estes também têm que ser feitos na geladeira antes.

Se você quer fazer quantidades maiores de sorvete ou quer desfrutar de sorvete no impulso do momento, não há como contornar uma máquina de sorvete com um compressor, pois estes oferecem uma clara vantagem de tempo e maior conveniência.

Capacidade

A capacidade de uma sorveteria é determinada pela quantidade de enchimento da tigela ou do recipiente para a massa do sorvete. Isto varia de cerca de 0,5 litros para máquinas pequenas até 2 litros para modelos top.

Eismaschine Meer

Você também pode usar o excedente de sorvete para fazer um sanduíche com biscoitos ou biscoitos. O sanduíche é perfeito como um pequeno lanche entre as refeições e também pode ser comido sem talheres. (Foto: Ilya Ilyukhin / unsplash.com)

Se você quiser fazer sorvete apenas para uma ou duas pessoas, as máquinas menores devem ser suficientes para as suas necessidades. Se você faz sorvete para toda a sua família, faz sentido considerar a compra de uma sorveteria maior.

Para uma família de quatro pessoas, um volume de 1 litro deve ser o mínimo absoluto.

Em caso de dúvida, escolha um volume que seja um pouco grande demais ao invés de pequeno demais.

Nada é mais irritante do que descobrir após a compra que a máquina não produz uma quantidade suficiente e que a partir daí você sempre tem que fazer dois passes. Neste sentido, é melhor escolher a máquina maior em caso de dúvida, a fim de ainda ter um pouco de reserva.

Antes de comprar a máquina, você pode ter uma boa idéia de quanto sorvete sua família come comprando um pacote de sorvete no supermercado e observando quanto tempo ele dura.

Isto lhe dará uma boa idéia de quanto sorvete você vai precisar, que você pode então usar como um guia ao comprar.

Tempo de preparação

O tempo de preparação é determinado principalmente pelo sistema de resfriamento da máquina. Como mencionado acima, as máquinas com um compressor são muito mais rápidas. Com os top models, você pode desfrutar do seu primeiro sorvete após cerca de 30 minutos.

Modelos com um elemento de resfriamento requerem um tempo de pré-resfriamento de cerca de 12 horas, o que prolonga muito o tempo de preparação.

Entretanto, se você colocar regularmente a bateria de resfriamento no freezer durante a noite, por exemplo, para que ela esteja pronta para uso quando você precisar dela, a vantagem de tempo das máquinas de sorvete com compressor encolhe enormemente.

O tempo de preparação puro não difere muito entre os dois tipos, se você desconsiderar o longo tempo de preparação.

Se o sorvete é resfriado por um compressor ou por uma bateria não faz muita diferença neste caso. Neste caso, é antes a quantidade de sorvete que determina o tempo de preparação.

Neste aspecto, as diferenças entre os dois tipos de tecnologia de resfriamento não são tão grandes quanto se poderia pensar. Entretanto, usar uma máquina sem compressor requer muito mais planejamento e só permite que você faça um tipo de sorvete por dia.

Portanto, se você quiser produzir diferentes tipos de sorvete, máquinas com um compressor seriam a escolha certa. Se este não for o caso e você puder planejar bem sua produção de sorvete, uma máquina com uma bateria de resfriamento também pode ser uma opção para você.

Design

Naturalmente, o design de uma máquina de sorvete também desempenha um papel importante na escolha de um aparelho de cozinha.

Como a máquina normalmente é colocada visivelmente na cozinha, ela deve ser um verdadeiro atrativo tanto para os convidados quanto para você mesmo.

A maioria das máquinas na faixa de preço superior com um compressor tem um design bastante simples. Com estas máquinas, o foco está claramente na função, enquanto o visual é mantido bastante neutro.

Entretanto, isso não significa que essas máquinas tenham má aparência. O acabamento é geralmente de alta qualidade e a simples aparência de aço inoxidável das máquinas pode ser maravilhosamente integrada em qualquer cozinha.

A maioria dos modelos também tem displays LCD, que enfatizam ainda mais o visual de alta qualidade.

Máquinas nos segmentos de preços baixos e médios oferecem uma gama muito mais ampla de projetos.

Desde máquinas em design retrô com cores brilhantes até máquinas em branco clássico com acentos de cores direcionadas, você encontrará uma ampla seleção. Realmente deveria haver algo que se adaptasse a todos os gostos e a cada estilo interior.

Facilidade de limpeza

A limpeza regular é extremamente importante para máquinas que entram em contato com alimentos. Especialmente com produtos lácteos, problemas de higiene podem surgir rapidamente se a limpeza completa não for realizada após o uso.

Felizmente, a limpeza não envolve muito esforço com a maioria das máquinas de sorvete. O importante é que as máquinas podem ser facilmente desmontadas para limpar as peças individuais.

Algumas máquinas consistem, pelo menos em parte, de componentes que podem ser limpos na máquina de lavar louça.

Aqui, também, as máquinas de gelo de alta qualidade com compressores podem marcar pontos. Estes são normalmente muito fáceis de desmontar e muitas vezes têm tigelas de aço inoxidável que são aprovadas para limpeza na máquina de lavar louça.

Com as máquinas mais baratas, todas as peças geralmente têm que ser limpas à mão. Em particular, os selos das máquinas nunca devem ser colocados na máquina de lavar louça, pois de outra forma podem ser danificados.

Fonte da imagem: silviarita-3142410 / pixabay.com

Resenhas