Ultima atualização: 2 de outubro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de máquina de costura overlock 2022. Aqui nós apresentamos todas as máquinas de costura overlock que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor máquina de costura de overlock para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma máquina de costura de overlock.




O mais importante

  • Uma máquina de costura pode tornar a costura de roupas muito mais fácil: ela costura o tecido junto, serrilha-o e corta o excesso de costura ao mesmo tempo.
  • Um overlock barato custa em torno de 200 euros. Mas também há máquinas combinadas que você pode usar como um enclausuramento e overlock. Você deve orçar cerca de 1.000 euros para estes.
  • Há bloqueios com código de cores, sistema de enfiamento por encaixe ou sistema de enfiamento por jato de ar para ajudar você a enfiar o fio.

Máquina de costura Overlock: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer antes de comprar uma máquina de costura overlock

O que é uma máquina de costura overlock?

A máquina overlock só pode complementar a máquina de costura. Porque com um overlock você não pode costurar no meio do tecido, costurar em fita adesiva ou zíperes, ou costurar furos de botões. No entanto, é bastante prático porque faz três coisas em um só passo. Ele costura o tecido, serrilha-o e corta o excesso de costura ao mesmo tempo. A máquina de costura overlock usa várias linhas e duas agulhas e pontos ao redor das bordas do tecido com o chamado overlock stitch. Ao lado da agulha há uma pequena

faca que corta diretamente o excesso de costura. Isto protege sua costura de desgastar e lhe dá um padrão de ponto limpo. Se você costura muito ou costura muita

roupa, um overlock pode ser uma vantagem real. Não só costura mais rápido que as máquinas de costura convencionais, como também economiza muito tempo ao combinar várias etapas de trabalho. Além disso, a maioria das máquinas oferece

alimentação diferencial e, portanto, são particularmente adequadas para tecidos elásticos. Entretanto, manusear uma máquina com overlock não é tão fácil e requer alguma prática. Basta enfiar os até oito fios corretamente e ajustar a tensão do fio pode ser um desafio. Portanto, se você decidir comprar uma máquina overlock, você deve ter muita paciência ou muito dinheiro. O fabricante Baby Lock oferece modelos extra para iniciantes que se enroscam automaticamente. Mas estas máquinas de costura de overlock também têm seu preço.

Uma máquina de sobretravamento é um acréscimo a uma máquina de costura. Ele costura o tecido, serrilha-o e corta o excesso de costura ao mesmo tempo. (Foto: nickelbabe / pixabay.com)

Como funciona um overlock?

Muito prático: um overlock faz três coisas em um só passo. Ele costura o tecido, serrilha-o e corta o excesso de costura ao mesmo tempo. Como um desenvolvimento adicional da

máquina de costura industrial, o overlock também oferece aos alfaiates por hobby a oportunidade de criar trabalhos profissionais. O termo"overlock", neste contexto, significa algo como "bloquear sobre uma borda". A costura é, portanto, bloqueada pela linha da bobina e não pode se soltar. Ao costurar com uma máquina de costura overlock, você sempre precisa de vários cones de linha à mão. Dependendo da cor do tecido, é uma boa idéia combinar a cor do fio com a do tecido. Entretanto, não é necessário ter 4 cones de fio em cada cor. Você também pode combinar sua cor desejada com dois cones brancos ou dois pretos. Desta forma você só precisa de dois cones na cor que você precisa. A máquina de costura overlock usa várias linhas e duas agulhas e pontos ao redor das bordas do tecido com o chamado

overlock stitch. Ao lado da agulha há uma pequena faca que corta diretamente o excesso de costura. Isto protege sua costura de desgastar e lhe dá um padrão de ponto limpo. Além do ponto de overlock, muitas máquinas também oferecem os seguintes

pontos: Overlock, Flatlock, bainha enrolada e ponto de corrente. Esses pontos também variam dependendo do número de fios necessários.

Algumas máquinas de costura overlock têm uma função de controle eletrônico da velocidade de costura.

Você sabia que você pode alcançar resultados muito diferentes com o número de bobinas de linha que você usa em sua máquina de costura overlock? As máquinas de costura overlock usam até 5 bobinas de linha de cada vez. Dependendo de quantos carretéis de linha você usar, o resultado da costura será completamente diferente. Então você pode manter a costura simples usando 1 carretel de linha ou torná-la mais decorativa usando, por exemplo, 4 carretéis de linha.

Para quem é uma máquina de costura overlock a escolha certa?

Um overlock é especialmente adequado para esgotos de hobby ambiciosos e esgotos freqüentes. No entanto, um overlock não pode substituir uma máquina de costura normal. Um overlock

não é um substituto para uma máquina de costura porque ele

  • não costura buracos de botão,
  • não pode se atrever,
  • não tem um ponto zigue-zague,
  • não pode costurar sem serrar ao mesmo tempo,
  • não pode costurar em um zíper,
  • não pode costurar bordas, fitas adesivas, etc,
  • não pode costurar uma costura no meio do tecido.

Se você costura muito ou costura muita roupa, um overlock pode ser uma vantagem real. Porque não só costura mais rápido que as máquinas de costura convencionais, mas também economiza muito tempo ao combinar várias etapas de trabalho. Além disso, a maioria das máquinas oferece alimentação diferencial e, portanto, são particularmente adequadas para tecidos elásticos.

Os iniciantes na costura devem primeiro tentar costurar em um overlock antes de comprar. Se você já está confuso com sua máquina de costura, um overlock pode deixá-lo ainda mais desesperado.

Com algumas máquinas, até mesmo o rosqueamento de até oito fios pode ser um teste de paciência. O fabricante Babylock também oferece máquinas overlock para iniciantes que se enroscam automaticamente.

Da mesma forma, a tensão da linha deve ser ajustada para cada linha. Também é um pouco mais difícil costurar nos cantos e curvas com um overlock.

As costuras também são mais difíceis de serem desfeitas. Especialmente se as coisas derem errado no início, desenrolar as costuras pode rapidamente se tornar uma dor. Portanto, com um overlock você precisa de muita prática ou de um longo fio de paciência.

Que ajuda você precisa com o threading?

Uma vez que você tenha conseguido enfiar corretamente o seu overlock, você pode simplesmente enfiar o final do fio antigo para o novo fio quando você trocar de fio no futuro. Então basta puxar até a agulha - e você está pronto.

Para evitar frustrações desnecessárias ao costurar com um overlock, certifique-se de que seja fácil de usar e fácil de enfiar.

Por exemplo, um código de cor pode ajudá-lo a enfiar o overlock, mostrando-lhe qual linha a enfiar em que ordem e de que forma enfiá-lo.

Alguns fabricantes também oferecem seus próprios sistemas de rosqueamento para tornar o rosqueamento mais fácil. Bernina, por exemplo, equipa suas máquinas com um sistema de enfiamento. É muito fácil com o sistema de enfiamento Jet-Air da Babylock.

Tudo o que você tem que fazer é colocar o fio no canal de lã designado e pressionar uma alavanca. O overlock é então automaticamente rosqueado corretamente pela pressão do ar.

A faca deve ser capaz de ser desligada?

A função de desligamento da faca lhe dá mais flexibilidade ao costurar.

Para facilitar seu trabalho, as facas integradas também cortam sua mesada.

Com algumas máquinas baratas, esta função de corte não pode ser desligada. Entretanto, isto significa que você não pode aplicar costuras planasou decorativas ou bainhas enroladas.

Com a maioria das máquinas de costura overlock, a lâmina pode simplesmente ser dobrada para que você tenha toda a liberdade que você precisa.

Decisão: Quais são os tipos de máquinas de costura com sobretravamento e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre dois tipos de máquinas de costura com sobretravamento

  • Clássicas máquinas de costura overlock
  • Combinações de overlock-coverlock

Com uma máquina de overlock, as bordas do tecido podem ser costuradas juntas rápida e facilmente. A borda é serrilhada e aparada na mesma operação, o que a distingue de uma máquina de costura convencional.

Um overlock faz com que as peças de vestuário auto-seladas pareçam peças de vestuário prontas, cosidas profissionalmente, tanto por dentro como por fora.

Nas seções seguintes nós lhe apresentaremos os dois tipos diferentes. Também explicaremos brevemente as diferenças entre eles para que você possa descobrir qual máquina de costura overlock é ideal para você.

As vantagens e desvantagens de cada tipo são claramente apresentadas para comparação.

Como funciona uma máquina de costura clássica de overlock e quais são as vantagens e desvantagens?

Em comparação com as máquinas de costura convencionais, que entrelaçam a linha superior com a linha inferior para aderir umas às outras, as máquinas de costura de sobretravamento costuram sobre as bordas. Tanto a versão clássica como as máquinas de costura com fechadura de cobertura usam o mesmo método.

Além de economizar tempo ligando várias etapas em uma única operação, tecidos difíceis, como camisa, podem ser processados com a chamada alimentação diferencial. Esta função evita alongamentos indesejados e bainhas onduladas.

Vantagens
  • Barato para comprar
  • Não é necessário mover as máquinas
Desvantagens
  • É necessário muito espaço quando se usam várias máquinas
  • As funções de encobrimento não podem ser implementadas com overlock

Se você precisar de um overlock e também de uma máquina de overlock, além de uma máquina de costura, isso pode rapidamente requerer muito espaço de armazenamento, que muitas vezes não está disponível.

No entanto, uma máquina de costura clássica de overlock é mais barata de se comprar e você também economiza tempo desnecessário ao trocar a máquina de overlock para coverlock. No entanto, as funções da máquina de fechadura não podem ser usadas com o modelo clássico.

Como funciona uma combinação de overlock/coverlock e quais são as vantagens e desvantagens?

As funções da máquina combinada de overlock-coverlock são as mesmas que a versão clássica. Para converter a máquina de enclausuramento em overlock, a lâmina de corte deve ser aberta e o calcador e a agulha também devem ser substituídos.

A linha deve então ser rosqueada novamente e a seriação da costura pode começar.

Além disso, as funções de fechamento não só permitem que você cosa bordas de tecido juntas, mas também que você trabalhe no centro do tecido e cosa pontos decorativos.

Isto é especialmente útil ao costurar a costura dupla na bainha de camisas ou outras peças de vestuário, pois é elástica e, portanto, não se reúne nas laterais.

Vantagens
  • Economia de espaço, pois só é necessária uma máquina
  • Parcialmente mais funções que os modelos clássicos
Desvantagens
  • Mais tempo necessário para mudar a máquina
  • Mais caro para comprar

Como pode levar até quinze minutos para trocar a máquina, faz sentido comprar duas máquinas separadas se você usa com freqüência tanto as funções de overlock quanto de coverlock.

Devido às muitas funções integradas, uma máquina combinada é normalmente mais cara de se comprar do que uma máquina de costura clássica de sobretravamento.

O que fala a favor da versão combi, no entanto, é o espaço economizado por ter apenas uma máquina, já que nem todos têm espaço para três máquinas em casa.

Além disso, muitos modelos têm mais funções do que as clássicas máquinas de costura overlock, pois eles também podem executar as da máquina de costura coverlock.

Você sabia que, além das máquinas de costura de overlock, também existem sergers?

Se você digitar o termo inglês "serger" em um dicionário, você verá frequentemente o termo "overlock sewing machine" como uma tradução. Na realidade, porém, existem pequenas diferenças entre uma máquina de costura com sobretravamento e um serger.

Por exemplo, um serger usa muito mais bobinas de linha do que uma máquina de costura com fechadura, portanto a costura é muito mais apertada, mais densa e mais estável. Isto é especialmente bom para tecidos mais robustos, como a ganga.

Fonte da imagem: pixabay.com / venturaartist

Resenhas