Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

121Comentários coletados

Existem muitos tipos de mapas hoje em dia, geralmente representações bidimensionais de um determinado território que podem nos ajudar em nossas vidas diárias. Eles oferecem informações relevantes e representativas que podem ajudar, por exemplo, pesquisadores, exploradores, turistas ou especialistas.

Dependendo do que você precisa, você pode fazer uso de mapas físicos, políticos, geológicos, estelares, topográficos, mentais, interativos, meteorológicos e silenciosos, entre outros. Ou você pode até mesmo usar alternativas como o GPS. Se você quiser saber mais sobre mapas e quando usá-los, nós explicamos tudo em detalhes neste artigo, então tome nota!




O mais importante

  • O mapa de raspadinha permite que você raspe todos os países e lugares do mundo que você já visitou ou quer visitar. Você pode pendurá-lo em sua casa e você terá uma bela lembrança.
  • Existem muitos tipos de mapas, mas existem 8 principais. Entre estes 8 encontramos o mapa político, geográfico, topográfico, climático, urbano, de trânsito e meteorológico.
  • Ao comprar um mapa, você deve considerar a função que você quer que ele execute a fim de escolher o produto que você vai comprar e aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Para fazer isso, você deve levar em conta o material de fabricação, tamanho, acessórios, funcionalidade e customização.

Mapa: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os mapas

Se você quiser comprar um mapa, seja para fins educacionais ou decorativos, é importante que você saiba tudo o que precisa saber sobre este produto e suas características. Aqui estão os fatos mais importantes que você precisa saber e as perguntas mais freqüentes feitas pelos usuários.

Os mapas de cortiça permitem que você interaja com eles usando pinos de desenho. (Fonte: Piviso: 2650303/ Pixabay.com)

Quais são as funções e benefícios dos mapas?

A principal função de um mapa é representar a terra de forma plana, mostrando-nos as diferentes características de cada lugar, tais como clima, flora e fauna. Seu principal benefício é que ele nos permite encontrar a localização do lugar que queremos e conhecer dados sobre esse lugar, como a taxa de população.

Hoje em dia podemos escolher usar mapas através da Internet, embora sempre tenhamos a possibilidade de usar mapas físicos dependendo de nossas necessidades. Abaixo, nós mostramos as vantagens de usar mapas físicos e usá-los em sua versão online.

Online Physical
Speed Se você quiser encontrar um endereço rapidamente, usar o google maps pode ser mais útil Com um mapa físico você pode encontrar as informações que está procurando, só vai levar um pouco mais de tempo.
Studies Para estudos profissionais ou simplesmente como um método de estudo pode não ser a melhor opção, já que você não pode interagir com ele apontando áreas, etc. Um mapa físico pode ser a melhor opção para estudar, você pode sublinhar, apontar, escrever, etc.
Simplicidade Um mapa online pode ser muito mais fácil de usar para encontrar direções específicas, porém, para estudos de rios, montanhas, etc. é melhor usar mapas específicos Eles são mais complexos de usar, mas para pesquisas específicas eles são a melhor opção.

Que tipos de mapas existem?

Existem muitos tipos de mapas, mas existem 8 principais. Estes incluem mapas políticos, geográficos, topográficos, topográficos, geológicos, climáticos, urbanos, de tráfego e meteorológicos. Cada uma delas se concentra em uma série de características para explicar a complexidade do mundo.

Além disso, nós podemos falar sobre mapas eletrônicos e físicos. Atualmente, com tecnologias na ponta dos dedos, os mapas interativos estão muito na moda e são usados por professores, estudantes ou apenas por pessoas com curiosidade e desejo de aprender. Nós resumimos as vantagens e desvantagens dos mapas na tabela a seguir:

Vantagens
  • Permitem-nos localizar e representar geograficamente qualquer parte do mundo
  • São utilizadas escalas, representando dimensões reais em tamanho reduzido
  • Descrevem todas as formações geográficas
Desvantagens
  • A superfície da terra pode ser consideravelmente deformada
  • Existem mapas muito complexos que só os especialistas podem compreender

Que escalas podem ter os mapas?

Os mapas podem ter muitas escalas, a escala mais comum é 1:50.000. Nesta escala, os mapas topográficos básicos de todos os países são representados. Entretanto, a escala pode variar de acordo com o objetivo de seu estudo.

Por exemplo, uma escala entre 1:50.000 e 1:200.000 permite que você estude províncias, regiões e estradas. Escalas entre 1:20.000 e 1:50.000 permitem que você investigue condados e municípios. Uma escala de 1:200.000 e 1:1.000.000 permite que você olhe para regiões e países. Escalas menores do que 1:1.000.000 permitem que você veja continentes. As escalas mais utilizadas são entre 1:5.000 e 1:20.000 para a representação dos planos de rua da cidade.

O que são mapas interativos e onde posso encontrá-los?

Um mapa interativo é uma representação cartográfica que é desenvolvida em ambientes tecnológicos. Desta forma, ele adiciona o mapa com a capacidade de interagir com ele. Assim, o usuário pode ampliar, mover, ativar ou desativar camadas de informação, etc.

Há muitos lugares na Internet onde você pode encontrar mapas interativos. Entretanto, os mais reconhecidos são os mapas interativos de Enrique Alonso e os mapas interativos de Didactalia. Há outras opções que são muito boas, como Geointeractiva, Geografía Plus ou alta geográfico interactivo.

Os mapas podem ter escalas muito variadas, sendo a mais comum entre 1:5.000 e 1:20.000. (Fonte: Sergei Spas: 4107411/ Pixabay.com)

O que são mapas conceituais e como eu posso criá-los?

Os mapas conceituais servem como ferramentas gráficas para organizar e representar o conhecimento. Em outras palavras, eles são uma técnica para sintetizar e delinear visualmente conceitos-chave. Eles são muito úteis para estudantes ou pessoas que querem fazer apresentações, pois são uma das formas mais práticas de internalizar o conteúdo.

Eles são elaborados usando frases e links (junções). Os conceitos são escritos em uma ordem hierárquica e conectados por linhas ou palavras de ligação, resultando em um mapa de relacionamentos.

O que são mapas mentais?

Os mapas mentais são uma representação gráfica de uma idéia ou conceito. Em outras palavras, eles são gráficos que esquematicamente representam um conceito central e sua correlação hierárquica com idéias adicionais.

É uma técnica muito eficaz para ajudar a lembrar as informações.

A associação destas idéias pode ser representada através de palavras-chave, imagens, desenhos ou cores. É um mapa que ajuda visualmente a facilitar o aprendizado da associação de diferentes idéias. Por exemplo, a palavra principal poderia ser criatividade e idéias adicionais poderiam ser produtividade, apresentações, aplicações, etc.

O mapa raspável permite que você raspe todos os países e lugares do mundo que você já visitou ou gostaria de visitar. (Fonte: Wavebreak Media Ltd: 121812200/ 123rf.com)

Em que consistem os mapas estelares?

Os mapas estelares são basicamente imagens de como é o céu noturno. Eles são feitos a partir de dados coletados por astrônomos. A característica dos gráficos estelares é que você pode personalizá-los e eles são usados para decoração.

Eles são mapas do céu visto da Terra, seja no passado, presente ou futuro. Por exemplo, pode ser um mapa estelar do seu aniversário ou do dia do seu casamento.

Como eu posso criar mapas?

Há muitas opções para a criação de mapas. Você pode usar aplicações web, diferentes softwares, etc. No entanto, existem alternativas mais simples que lhe permitirão criar seu mapa rápida e facilmente, mesmo sem se registrar.

Algumas ferramentas alternativas com as quais você pode criar mapas personalizados de uma maneira fácil e descomplicada são as seguintes: Click2Map, Ez Map, GmapGIs, Mapchart, MapInSeconds.com, OpenHealtMap, PixelMap, Generator, MapHub, Scribble, Maps, Zeemaps e Infogram.

Como posso usar o GPS como uma alternativa ao mapa?

A melhor alternativa para o mapa tradicional é o uso do GPS. É um aplicativo integrado em todos os smartphones e que permitirá que você encontre seu caminho de qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão de internet.

O Google maps lhe dará indicações sobre como chegar ao local desejado e o tempo estimado que levará para chegar lá. Também permitirá que você escolha seu meio de transporte, que pode ser de carro, transporte público, a pé, de carro partilhado ou de bicicleta.

Uma alternativa ao uso de mapas tradicionais é o Google Maps. (Fonte: Firmbee: 632394/ Pixabay.com)

Onde eu posso comprar mapas?

Na internet você pode encontrar muitos lugares onde você pode comprar mapas. Você pode optar pela Amazon ou por sites de mapas mais especializados, caso você precise de algo específico, como mapasgrandes.com ou libreriadesnivel.com.

Você sempre pode optar por comprar em lojas físicas. Os mapas são normalmente vendidos em livrarias ou papelarias, e em alguns lugares você pode encontrar lojas especializadas, embora isso seja menos comum. No entanto, se você quiser comprar um mapa estelar personalizado, você terá que fazê-lo online.

Critérios de compra

Ao comprar um mapa, você deve considerar a função que você quer que ele execute a fim de escolher o produto que melhor se adapte às suas necessidades. Abaixo, nós incluímos os aspectos mais relevantes que você deve levar em conta.

Material de fabricação

Os mapas podem ser feitos de diferentes materiais, como plástico, cortiça, com esmalte dourado para arranhar. É claro, você deve se certificar quando fizer a compra de que eles são materiais de primeira classe. Escolher um material ou outro depende do uso que você vai dar ao mapa.

Por exemplo, se você quiser um mapa simplesmente decorativo, a melhor opção é um mapa laminado para que ele dure mais tempo.

No entanto, um mapa com cortiça ou raspadinha, além de ser decorativo, permitirá que você interaja com ele, marcando os lugares que você visitou ou as rotas que você quer tomar.

Existem muitos tipos de mapas, mas existem 8 principais. Entre estes 8 encontramos o mapa político, geográfico, topográfico, climático, urbano, de trânsito e meteorológico. (Fonte: Sidelnikov: 117681402/ 123rf.com)

Tamanho

O tamanho do mapa é muito importante, como nós dissemos antes que você deveria escolher o tamanho que melhor se adapte às suas necessidades. Por exemplo, se você quiser um mapa que possa ser usado para decorar sua casa, você pode escolher tamanhos grandes, 68cm x 43cm.

Se, por outro lado, você é um aventureiro e gosta de levar consigo um mapa de arranhões para marcar os lugares que você visita no momento, o melhor tamanho é menor, por exemplo, 42cm a 30cm. Você será capaz de carregá-lo com você confortavelmente durante toda a sua viagem.

Acessórios

Se falamos de acessórios, os mapas decorativos podem ser muito variados. Estamos falando de pinos de desenho, luzes LED, bandeiras miniaturizadas, picaretas, mini lupas, pano de limpeza, etc.

Você deve levar em conta onde você colocará o mapa e quais acessórios lhe servirão melhor.

Portanto, recomendamos que você primeiro escolha um lugar em sua casa para colocar o mapa, para que você possa descartar aqueles acessórios que você não será capaz de usar. Desta forma, você evitará compras erradas e devoluções de produtos.

A principal função de um mapa é representar a terra de forma plana, mostrando as diferentes características de cada lugar, tais como clima, flora e fauna. (Fonte: Choreograph: 115795336/ 123rf.com)

Funcionalidade

Os mapas têm duas funções diferentes e você deve levar isso em consideração ao comprar a função certa para suas necessidades. Eles podem ter uma funcionalidade didática, muitos estudantes de geografia na escola secundária ou universidade precisam deste produto para poder realizar tarefas e estudos.

Por outro lado, eles podem ter uma função simplesmente decorativa. Muitas pessoas usam este tipo de produto para decorar suas casas, para marcar os lugares que já visitaram, para criar rotas que gostariam de fazer no futuro, etc.

Personalização

A personalização é um aspecto muito importante, estamos falando de poder personalizar seu mapa em termos de tamanho, site que é representado, cor, forma, scratch-offs, etc. Normalmente as pessoas tendem a comprar este tipo de mapa, já que podemos modificá-lo a seu gosto, atraindo muita atenção.

Os mapas estelares também são altamente valorizados, você pode escolher uma constelação de estrelas e escrever uma frase. É outra maneira de personalizar os mapas que é frequentemente usada como um presente.

Resumo

Como você já viu, há muitos tipos de mapas. Por exemplo, se você quiser encontrar um endereço a melhor opção é usar Mapas, mas se você quiser um mapa para decorar sua casa, as melhores opções podem ser um mapa de arranhões ou um mapa de cortiça. Os mapas também são muito úteis para estudos, tanto para profissionais quanto para estudantes em escolas, faculdades e universidades.

Para estes, as melhores opções são os mapas interativos que você pode encontrar na internet ou comprar um pacote de mapas para que você possa interagir com eles, sublinhando, marcando áreas, etc. Esperamos que esta informação tenha ajudado você!

(Fonte de imagem em destaque: Lightfieldstudios: 121449657/ 123rf.com)

Resenhas