Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

85Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! A sala de estar é um dos cômodos mais importantes de uma casa. Nela é possível assistir TV, conversar, relaxar e muito mais. Para deixá-la ainda mais bonita existe a manta para sofá, que dá um toque diferenciado na decoração desse espaço.

Muito versátil, esse produto possui diversas finalidades. Ele pode ser utilizado como coberta nos dias frios, protege o estofado de sujeiras e ainda soma na estética da sala de estar. A seguir vamos te mostrar ainda mais características sobre a manta para sofá, então continue com a gente e vamos lá!

Primeiro, o mais importante

  • A manta para sofá é confeccionada em diversas cores, tamanhos e tecidos. Graças a isso, combina com todos os tipos de sala de estar.
  • Esse produto pode ser utilizado de diversas maneiras e é possível colocá-lo no meio, no canto e até mesmo na lateral do sofá.
  • As mantas coloridas são ótimas para decorações mais neutras ou quando se deseja adicionar um toque a mais de cor no ambiente.

Melhores modelos de manta para sofá: Nossas recomendações

A manta para sofá é um produto bastante útil e que com certeza irá deixar a sua sala de estar mais bonita. Porém, existem muitos modelos dessa peça decorativa. Para te ajudar a escolher o ideal separamos abaixo as melhores opções.

A manta para sofá preferida dos leitores

Esse modelo de manta para sofá alia conforto com muito estilo. Ele é confeccionado nas cores amarelo com marrom e conta com borda de franjas que dão uma aparência diferenciada ao sofá. Essa opção é desenvolvida com um tecido indiano muito macio que consegue se adaptar perfeitamente aos dias frios e um pouco mais quentes.

Uma ótima opção para quem gosta de peças coloridas

Essa manta para sofá é confeccionada em três opções de tons e é ideal para dar um toque a mais de cor na sala de estar. Ela é desenvolvida em uma mescla de tecido viscose com algodão, o que confere ao produto maciez e alto conforto. Essa opção conta ainda com franjas em sua lateral e possui 1,20 metros de comprimento e 1,80 metros de largura.

Um modelo básico e muito versátil

Confeccionada em tecido 100% algodão, essa manta para sofá e básica e ideal para quem gosta de uma decoração mais neutra. Esse modelo está disponível em tom cru e conta com detalhes trabalhados em losangos por toda a sua extensão. Ele possui ainda franjas e tem 1,50 metros de comprimento e 1,40 metros de largura.

Guia de compra

A manta para sofá é um produto que há muito anos complementa a decoração da sala de estar. Encontrada em uma grande diversidade de modelos, essa peça alia beleza com muita funcionalidade e deixa qualquer estofado mais bonito e estiloso.

Mas você sabe quais são as funções de uma manta para sofá ou até mesmo como usá-la? Nesse guia de compra vamos te explicar tudo a respeito desse produto. Além disso, responderemos essas e muitas outras perguntas para que ao final da leitura você saiba tudo sobre ele, confira!

Na foto um cachorro deitado em cima de uma manta em um sofá.

A manta para sofá é um produto que protege o tecido do sofá e ainda serve para decorá-lo. (Fonte: Sandra Seitamaa/ Unsplash)

Para que serve uma manta para sofá?

Muitas pessoas acreditam que a manta para sofá é única e exclusivamente uma peça de decoração. Porém, saiba que ela possui outras funções bem interessantes.

Sua principal finalidade, diferente do que se pensa, é a de proteger o sofá de manchas e sujeiras. Inclusive, foi para isso que essa peça foi inventada.

Uma outra função bastante útil é a de esconder imperfeições do estofado. Dessa forma, deixa o ambiente mais bonito e apresentável.

A manta para sofá é ainda um ótimo produto para que as pessoas possam se cobrir quando sentem frio. Normalmente ela é confeccionada em tecidos macios e confortáveis que são ideais para isso.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma manta para sofá?

A manta para sofá é um produto que reúne uma série de vantagens e a versatilidade é uma das principais.

Essa peça pode ser utilizada de diversas maneiras e combina com praticamente todo tipo de decoração. Por conta disso, não existem restrições e é possível colocar uma manta para sofá em qualquer sala de estar.

Um outro ponto positivo é que ela deixa o ambiente mais bonito. Isso porque é confeccionada em variadas cores, modelos e estampas que conseguem deixar a sala de estar mais arrumada.

A manta para sofá também possui um valor acessível. Com isso, quem deseja ter uma dessas em casa não encontra dificuldades.

A desvantagem é que em dias de calor a manta pode acabar deixando o sofá mais quente e, nesses casos, não é muito confortável.

Vantagens
  • É muito útil e versátil
  • Pode ser utilizada de diversas maneiras
  • Combina com todos os estilos de sala de estar
  • É confeccionada em diversas cores e modelos
  • Possui um valor acessível
Desvantagens
  • No calor pode ser um pouco desconfortável

Quais as diferenças entre a manta e a capa para sofá?

Dentre as opções de produtos para sofá que podem ser adquiridos estão as mantas e capas. Por mais que ambas tenham a função de proteger esse tipo de móvel, essas duas peças são bem diferentes.

A manta para sofá lembra uma coberta e normalmente é encontrada para comprar em um formato retangular. Por mais que a manta tenha a função de proteger o tecido do estofado e esconder imperfeições, o seu apelo decorativo é bem grande. Sem falar que é uma ótima opção para que as pessoas possam se cobrir.

Já a capa para sofá, visualmente falando, é bem diferente. Ela é encontrada em duas opções de formato. Uma delas cobre completamente o sofá e é encaixada sobre todo ele. A outra cobre os assentos, encostos e, muitas vezes, o braço, mas deixa algumas partes descobertas.

A principal função da capa é a de dar uma cara nova para esse móvel. Ela é muito utilizada para quem quer mudar a decoração, mas não deseja adquirir um sofá novo. Além disso, não existem muitas formas de utilizá-la, pois seu formato não permite isso.

Manta para sofá Capa para sofá
Funções Decorar, proteger o sofá e servir como coberta Proteger e mudar o aspecto do sofá
Formato Retangular lembrando uma coberta Há opções que cobrem todo o sofá e outras menores que atingem apenas algumas partes dele
Principais vantagens Pode ser usada de diversas maneiras e é muito bonita Renova a aparência do sofá e esconde imperfeições

Como usar uma manta para sofá?

Há inúmeras maneiras de incluir uma manta para sofá na decoração da sala de estar e ela pode ser colocada em diferentes posições e áreas do sofá. Em cada uma dessas conformações essa peça cria uma efeito diferente no ambiente. Te explicamos mais sobre isso abaixo.

  • Diagonal: Essa é uma das formas mais antigas de utilizar esse produto. Dessa maneira, cria-se uma visual elegante e sofisticado.
  • Jogada: Esse é um dos jeitos mais despretensiosos e práticos de usar a manta para sofá. Nessa posição o produto é ideal para ambientes mais despojados e não precisa ser sempre arrumada.
  • Dobrada ao meio: A manta para sofá dobrada ao meio pode ser colocada no centro ou nos braços do estofado e passa um ar de organização.
  • No canto do sofá: Há diversas formas de incluir a manta no canto do sofá. Nessa localização a peça pode ser posicionado nos braços, no encosto, dobrado e até mesmo jogado.
  • No centro do sofá: A manta colocada no meio do sofá deixa o móvel mais simétrico e dá um toque clássico na decoração.
Thiago MondiniArquiteto

"Gosto muito de usar as mantas de forma mais jogada, marcando a ponta dos móveis, principalmente quando preciso dar contraste de cor em relação ao fundo ou pontuar a terminação do móvel de forma decorativa."

Como combinar a manta para sofá com a decoração da sala?

Te dissemos que a manta para sofá combina com todos os estilos de decoração. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como criar uma composição harmoniosa com essa peça. Saiba então que isso é mais fácil do que parece.

Com relação ao modelo do sofá não restrições na hora de utilizar esse produto. A manta combina com estofados de todos os formatos e até mesmo nos de estilo retrô caem bem.

A manta combina com sofás de todos os modelos.

Pensando sobre a cor do estofado, uma combinação interessante é a de colocar mantas estampadas em sofás lisos. Pode-se também abusar das cores para dar um toque mais divertido ao espaço.

Há ainda a possibilidade de utilizar esse produto em um tom contrastante ao do sofá. Um exemplo é colocar uma manta branca em um estofado preto.

Já falando sobre a decoração da sala como um todo, uma ótima maneira de usar a manta para sofá é a combinando com os objetos do ambiente. Pode ser com o tapete, almofadas, vasos, quadros e muito mais.

Quanto custa e onde comprar uma manta para sofá?

A manta para sofá possui um valor acessível, mas que se altera a partir do material em que ela é confeccionada e o seu tamanho. Dessa forma, é possível encontrar opções para comprar por um preço que começa em R$27 e chega até cerca de R$300.

Para adquirir uma dessas é muito fácil. Isso porque esse produto é vendido em diversas lojas que comercializam produtos de casa e decoração. Essa compra pode ser feita em lojas físicas, como Etna, Tok Stok e Riachuelo, ou online, como Amazon e Americanas.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de manta para sofá

A manta para sofá é um produto que consegue somar e muito na decoração da sala de estar. Mas, na hora de escolher uma dessas é comum surgirem diversas dúvidas. Para solucionar esse problema separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração.

A seguir te explicamos com detalhes esses critérios.

Tecido

A manta para sofá é confeccionada em diversos tipos de tecido. Há modelos em lã, linho, algodão, com fios acrílicos e muito mais. No momento de decidir entre um deles é importante levar em consideração principalmente a época do ano.

Para estações frias os materiais mais pesados e quentes são uma ótima escolha. Nesse caso vale a pena investir em lã, pele sintética e crochê, que são tecidos mais grossos e aquecem mais.

Já para as épocas mais quentes, tecidos fluidos e leves são os melhores. Dentre as opções, boas escolhas são o algodão, linho e fio acrílico. Essas possuem um toque bem macio e uma sensação térmica mais fresca.

Na foto um sofá com uma manta e algumas almofadas cinzas.

Mantas de tecidos mais grossos e quentes são ideais para estações mais frias. (Fonte: Isabelle Taylor/ Pixabay)

Tamanho

Esse produto também é encontrado para comprar em diferentes tamanhos. Essa variação de medidas serve para que ele possa se adequar a todos os sofás.

Com isso, saiba que é importante que o tamanho da manta para sofá seja compatível com as medidas desse móvel.

Dessa forma, mantas grandes são indicadas para sofás maiores.

Porém, para quem deseja utilizar a manta dobrada os modelos maiores também são uma boa escolha. Logo, são os mais versáteis.

Mas, se o sofá é pequeno e a escolha é por usar esse produto jogado ou até mesmo no canto o ideal é adquirir um modelo menor.

Cor

Independente dos tons utilizados na decoração da sua sala de estar, é possível encontrar uma manta para sofá que combine com ela.

Essa peça é confeccionada em múltiplas opções de cores e existem as neutras e as mais coloridas e chamativas.

Os tons neutros, como preto, cinza, bege e branco, são uma ótima opção para quem não quer errar ou busca por uma manta mais básica. Eles se adaptam a todos os estilos de decoração e não irão brigar com as outras peças do ambiente.

Por outro lado, os modelos de manta para sofá mais coloridos são a melhor escolha para quem gosta de ambientes cheios de cor. Além disso, são ideais se o que você deseja é incluir uma peça colorida em um espaço mais neutro.

Na foto uma sala de estar com parede de tijolo, um sofá, uma poltrona abajures e quadro na parede.

Mantas para sofá coloridas são muito interessantes e acrescentam cor no ambiente. (Fonte: BUMIPUTRA/ Pixabay)

Estampada ou lisa

Por último analise se o que você deseja é uma manta estampada ou lisa. Essa escolha é um pouco mais simples do que a das cores. Isso porque a manta estampada só é uma boa escolha se o sofá for liso.

Caso contrário, é possível que pese no ambiente ou deixe tudo bastante confuso visualmente.

Porém, vale saber que as mantas estampadas são muito estilosas e dão um aspecto mais descolado a sala de estar se bem utilizadas.

(Fonte da imagem destacada: BUMIPUTRA/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.