
Como escolhemos
Bem-vindo ao Sweetest Home para ler um manual que ensina qualquer pessoa interessada a escolher machado. Há tantas versões diferentes da ferramenta que é recomendado ler todas as informações do Guia de Compras a seguir.
Já pensou se você comprar um machado que não atende as suas expectativas no campo? Isto acontece com mais frequência do que as pessoas podem imaginar. Mas calma, após realizar a leitura deste artigo tal problema não acontecerá com você.
Aqui você encontrar os principais tipos de machado e todas as informações relevantes para acertar no alvo na hora da compra.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Machados grandes são para cortar troncos de madeira ou outros objetos duros e grandes.
- Machados médios hoje em dia servem mais para trabalhos de salvamentos de bombeiros. Eles possuem como característica uma engenharia capaz de atravessar portas ou paredes.
- Já o machado pequeno é a ferramenta ideal para acampamentos por ser compacta e leve.
Melhores modelos de machado: Nossas recomendações
Conhecer as melhores versões de machados no mercado mundial é ao mesmo tempo saber quais pontos técnicos são importantes. Fique de olho na lista a seguir e aprenda informações relevantes para consumidores conscientes:
- O melhor machado para troncos e galhos
- O machado ideal para cortar madeira
- Opção em aço carbono para cortar lenha
O melhor machado para troncos e galhos
Ideal para cortar troncos e galhos, o machado de fibra de vidro da Black Jack é um dos mais bem avaliados na internet. Seu cabo tem empunhadura emborrachada e sua lâmina tem uma afiação acima da média. Pesando 600 gramas, outro diferencial do modelo é o balanço perfeito entre cabo e cabeça, que proporciona segurança e conforto ao usuário.
O machado ideal para cortar madeira
Esse machado da Tramontina será seu companheiro ideal na hora de cortar madeira com segurança e de um jeito muito prático. Com cabeça arredondada, esse modelo tem um acabamento excelente e conta com sistema de encabamento com bucha, o que evita que o cabo se solte da lâmina. Sua durabilidade acima da média também faz desse machado um dos destaques do mercado.
Opção em aço carbono para cortar lenha
Se você quer um machado para cortar lenha, o AXE CAMP da renomada Coleman é uma excelente opção.A lâmina feita de aço carbono tem força suficiente para cortar troncos, mesmo sendo pequeno para ser levado no cinto. Esse modelo acompanha uma proteção para a lâmina e um case para ser armazenado em segurança.
Guia de Compra
Agora é a seção do texto na qual você aprende mais sobre o machado e a respeito de alguns aspectos importantes que exigem atenção antes da compra. Vamos em frente.
Para que você trabalhe com seu machado com mais segurança, é necessário conhecer os diferentes tipos.(Fonte: kaboompics / Pixabay)
O que é um machado?
O modelo deve ser usado para realizar cortes em superfícies duras como madeiras. Embora seja usado também nas atividades leves. Por exemplo, é comum aos pescadores usarem machado para cavar terra e recolher minhocas.
O cabo do machado pode ser de metal ou madeira, assim como a extensão do próprio corpo, com lâmina afiada nas pontas superiores. Para a ferramenta ter uma funcionalidade mais efetiva se recomenda afiar a lâmina de forma constante.
Machados de pedra com cabos foram inventados em 6.000 a.C. e usados para cortar madeira ou trinchar a caça por muitos povos que não chegaram a fazer uso de metais, inclusive os índios brasileiros - Antonio Luiz M. C. Costa, filósofo brasileiro.
Quais são as partes de um machado?
- Calcanhar: Se trata da parte mais extrema do machado presente ao final do cabo.
- Pé: Presente na extremidade da ferramenta, à frente do calcanhar.
- Pega: Também conhecida como empunhadura, representa a parte acima do calcanhar, com utilidade de servir na forma de base à qual é preciso colocar as mãos para usar o produto.
- Cabo: É a estrutura completa da ferramenta sem considerar a lâmina.
- Pescoço: Consiste no lado do cabo próximo da parte não afiada na lâmina do machado.
- Fio da lâmina: É a ponta da lâmina que deve ser afiada para a realização dos cortes precisos.
- Cabeça da lâmina: Este componente é a base de grande parte da lâmina que está mais grossa do que a ponta afiada.
- Cunha: É a parte do cabo que atravessa a lâmina, situada na região mais superior da ferramenta.
O machado deve ser afiado constantemente para melhor utilização. (Fonte: medienluemmel / Pixabay)
Como usar um machado?
Para usar o machado de 1 mão não é preciso ter tanta força. Você deve apenas posicionar o objeto na superfície dura, escolher uma das mãos para aplicar o golpe (protegendo a outra mão que não está sendo usada) e cortar.
No caso do machado maior, a técnica é diferente. Você precisa colocar as duas mãos no cabo, de preferência na parte central. Depois existe a necessidade de tomar certa distância para facilitar a impulsão ao corte.
Quando surgiu o machado?
De acordo com diversas fontes históricas esta ferramenta foi desenvolvida, no formato que conhecemos hoje em dia, durante o reinado de Sun Tzu (500 a.c. aproximadamente), conforme revelado no livro ‘A arte da guerra’.
Naquela época o machado era uma ferramenta utilizada no campo de batalha para atacar inimigos, atravessar escudos e realizar outras tarefas difíceis de serem feitas usando só martelo.
O machado surgiu por volta de 500 a.C. e evoluiu muito desde sua origem. (Fonte: LUM3N / Pixabay)
Com o tempo os machados receberam melhorias para se tornarem ferramentas mais efetivas, ganhando ganchos para derrubar cavaleiros nas batalhas ou ponteiras úteis em quebrar pedras com facilidade.
Estas adaptações garantiram a sobrevivência da ferramenta no decorrer dos anos.
Para que serve um machado?
Para quebrar portas ou outros obstáculos durante o salvamento é comum os bombeiros usarem um machado leve e de porte médio. As versões menores são mais usadas em acampamentos ou para compor fantasias.
Quais as vantagens do machado?
Positivamente se pode dizer que hoje em dia existem variações de tamanhos, pesos, composição do cabo e grossura da lâmina. Isto quer dizer que é fácil encontrar uma versão para cortar lenha ou realizar outras tarefas.
Na prática existem algumas produções internacionais que possuem um desempenho muito efetivo e pesam pouco. Estas versões permitem que até as pessoas sem muita força nos braços consigam cortar troncos de árvores de modo preciso.
Negativamente há a constante necessidade de afiar o instrumento de trabalho para obter o melhor desempenho. Por exemplo, a lâmina afiada pode cortar com apenas uma machadada, já as lâminas sem afiação exigem 4 ou 5 golpes ao corte.
As melhores versões com bastante desempenho e leveza podem custar 3 ou até 4 vezes mais caro do que os modelos pesados – algo negativo para quem deseja ter o melhor material gastando menos dinheiro.
Entenda melhor as vantagens e desvantagens dos machados ao analisar a tabela:
Quais as diferentes medidas do machado?
Fique de olho no comprimento do cabo e nas características da lâmina para saber melhor qual produto escolher: machado grande, machado médio ou machado pequeno.
Machado grande
Se você busca uma ferramenta para cortar lenhas ou troncos é mais indicado comprar o machado grande com lâmina robusta e comprimento longo. O machado grande se trata da melhor escolha para quem deseja ter mais precisão nos cortes.
Com apenas uma machadada é possível realizar um corte preciso que exige 10 golpes para ser feito usando machados menores.
Machado médio
Esta já é uma escolha que se destina para a realização de trabalhos de salvamentos em selvas ou nas regiões urbanas por parte dos bombeiros. A ferramenta está desenvolvida para ser leve, precisa e ter certo poder de corte, o que a torna flexível para muitas tarefas.
Na cunha do produto existe uma espécie de reforço para facilitar quando você precisa atravessar paredes menos espessas ou portas, com rapidez, durante um incêndio.
Interessante notar que na idade média algumas tribos bárbaras usavam o machado médio para atravessar escudos. Hoje em dia a ferramenta possui uma função semelhante já que serve para o atravessamento de paredes ou portas.
Machados de tamanho médio servem para diferentes tipos de trabalho. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay)
Machado curto
Em contrapartida, caso o seu desejo seja usar uma ferramenta para ajudar nas atividades de acampamento, recomendamos um machado curto que possui lâmina pequena.
Os machados curtos são populares entre escoteiros pelo tamanho pequeno e pela facilidade de levar para diferentes locais. A desvantagem é que existe necessidade de realizar mais machadadas em superfícies duras por causa do baixo poder de corte no modelo.
Para entender de modo mais simples as diferenças entre os machados analise a tabela:
Machado grande | Machado médio | Machado curto | |
---|---|---|---|
Atividades | Cortar lenhas ou troncos | Realizar salvamentos ou buscas | Tarefas de acampamento |
Preço | De baixo para alto | De médio para alto | Médio |
Utilização | Duas mãos | Uma mão ou duas mãos | Uma mão |
Peso | De leve a até pesado | De leve a até médio | De leve a até pesado |
Lâmina | Grande | Média e estreita | Pequena |
Poder de corte | Superior | Médio | Baixo |
Quanto custa um machado?
O tamanho, assim como os materiais da composição, também são aspectos relacionados aos valores. As estruturas maiores e mais leves custam números superiores. Já versões pequenas e pesadas podem ser menos custosas.
Os preços de um machado podem ir de R$ 20 até R$ 600 na média geral. Em algumas versões o cabo é emborrachado e antiaderente, vantagens estas que fazem o produto ter mais custos.
Onde comprar um machado?
Amazon é a loja online com mais versões disponíveis de machado, ela vende até produtos de mercados internacionais que chegam direto na casa dos consumidores brasileiros. Dá para comprar machados também nos sites Shoptime e Submarino.
Critérios de Compra: Fatores que ajudam a comparar os modelos de machado
Se você não tomar cuidado na hora de comprar um machado pode sentir o peso no bolso, já que a compra da ferramenta errada impossibilita o desenvolvimento dos trabalhos perfeitos. Para evitar a aquisição do produto errado siga os seguintes critérios:
A definição em detalhe dos 5 critérios você acompanha a seguir:
Peso
Em geral o peso do machado vai de 500 gramas a até 7 kg. Nunca compre estruturas muito pesadas se você não possui muita força nos braços.
No mercado é comum ver machados grandes a preços promocionais. Só que antes de comprar você deve averiguar o peso para saber se pode aguentar o trabalho de diversas horas com o uso da ferramenta.
O peso do machado determina a facilidade de uso. (Fonte: JerzyGorecki / Pixabay)
Tamanho
O tamanho de um machado pode ir de 30 centímetros a até 100 centímetros em geral. Uma regra que não muda: pessoas muito pequenas não conseguem usar direito os machados muito compridos.
Se você tem baixa estatura é melhor comprar os menores machados possíveis, mas sempre sem esquecer de adquirir a versão indicada para os seus tipos de serviços.
Empunhadura
Em geral a empunhadura está composta pelo mesmo material do cabo, esta é uma regra presente nos modelos mais caros ou baratos. Porém, independente do preço dos produtos, também existem as versões que possuem uma empunhadura emborrachada.
A empunhadura de borracha é útil para gerar mais conforto nas mãos e menos chances de a ferramenta escapar enquanto está sendo utilizada.
Se dois produtos possuem o mesmo preço e as mesmas características técnicas, só que um tem empunhadura e o outro não, você pode dar preferência para a oferta que oferece a estrutura emborrachada.
A empunhadura de borracha é mais confortável. (Fonte: furbymama/ Pixabay)
Cor
Algumas vezes os trabalhos com machados acontecem em horários noturnos ou nos ambientes que possuem baixa iluminação. Nestes casos se você usar uma ferramenta muito escura pode ter um pouco mais de dificuldade para enxergá-la.
Dependendo das condições do local de trabalho você pode optar por machados que possuem cabos com cores vivas, como amarelo, alaranjado ou verde. Desta forma fica mais fácil enxergar a ferramenta quando há pouca iluminação no ambiente.
Garantia
Você acaba de comprar o machado e quando vai usar percebe que a lâmina se solta do cabo! E agora? Nestes casos é necessário usar a garantia para solicitar a troca por causa dos problemas de fábrica.
Só que se você adquirir um produto que não possui pelo menos 3 meses de garantia é impossível realizar as trocas nos casos de problemas, que, acredite, podem acontecer até no uso dos machados das melhores marcas.
A garantia também é uma forma demostrar que a produção vendida não se trata de produto roubado ou falso.
(Fonte da imagem destacada: herbert2512/ Pixabay)