Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Você costuma trabalhar com pequenos objetos ou componentes? Tem dificuldade para visualizá-los por inteiro? Precisa de uma forma de ampliação para poder atingir a perfeição em cada criação, construção ou reparo? Então talvez a solução seja uma boa lupa de bancada!

A lupa de bancada serve justamente para ampliar pequenos objetos. Ela dá liberdade às mãos do usuário por não precisar ser segurada. Nesse artigo, falaremos sobre tudo o que é preciso saber sobre esse acessório fundamental para muitos profissionais e ensinaremos como fazer a melhor compra!

Primeiro, o mais importante

  • A lupa de bancada é um excelente acessório para quem trabalha montando ou consertando objetos ou peças que não podem ser vistos com todos seus detalhes a olho nu.
  • Assim como a lupa de cabeça, permite uma ampliação considerável desses objetos e ainda oferece uma iluminação para que eles sejam enxergados melhor.
  • Muitas lupas de bancada ainda contam com recursos extras, como bases ou braços extensíveis e garras que facilitam muito alguns tipos de serviços.

As melhores lupas de bancada: Nossas recomendações

Nosso primeiro passo nesse artigo é trazer lupas de bancada de extrema qualidade disponíveis no mercado. Dessa forma, você já terá menos dúvidas na hora de realizar a sua escolha!

Para quem precisa de grandes ampliações

O maior destaque dessa lupa de bancada fabricada pela Solver é a capacidade de ampliação, que pode chegar a até 12 vezes. Ainda há outras opções não tão drásticas. A iluminação em LED permite também que os objetos sejam vistos com mais clareza. A estabilidade também merece ser citada, bem como o fato dela ser bivolt.

A lupa de bancada com melhor custo-benefício

Poucas lupas de bancada são tão completas como essa da Lorben: Oferece aumento em 2,5, 7,5 ou 10 vezes, cinco luzes de LED que podem ser acionadas separadamente, suporte ajustável e alimentação tanto elétrica, como a pilha. Mas além disso, ela também tem um incrível custo-benefício!

A melhor lupa de bancada para quem trabalha com eletrônicos

Se você trabalha com eletrônicos ou faz soldas em pequenos componentes com frequência, a Oksn tem a lupa de bancada perfeita. Ela conta com garras articuláveis que dão um perfeito suporte aos objetos, permitindo que as mãos fiquem ocupadas apenas com as ferramentas. A ampliação máxima é de dez vezes.

Guia de compra

Afinal, por que comprar uma lupa de bancada? Como ela se compara com outros acessórios de ampliação? De que forma pode auxiliar o seu trabalho?

Fique conosco em nosso guia de compra para conhecer as respostas a todas essas perguntas!

Imagem mostra um relojoeiro usando uma lupa de bancada em seu trabalho.

Relojoeiros estão entre os profissionais que mais usam lupas de bancada. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

O que é uma lupa de bancada e para que ela serve?

Se você costuma trabalhar com objetos ou peças de tamanho muito reduzido, sabe o quanto essa pode ser uma atividade difícil. Sem enxergar com exatidão o que está sendo feito, torna-se quase impossível entregar um serviço de qualidade.

É necessário contar nessa hora com um acessório de aumento. E, como durante o trabalho é preciso ter as mãos livres, não existe a possibilidade de segurar tal acessório. Por isso, a lupa de bancada é extremamente útil.

Com a lupa de bancada, é possível ampliar por muitas vezes o objeto e enxergar perfeitamente cada detalhe. A esmagadora maioria dos modelos conta também com lâmpadas, melhorando a iluminação.

foco

Você sabia que lupas são acessórios extremamente antigos? Elas já existem desde o tempo dos assírios: Um modelo fabricado em quartzo foi encontrado nas ruínas do palácio do Rei Senaqueribe, que viveu entre 740 e 681 A.C.

Para quais serviços a lupa de bancada é recomendada?

Já que falamos em serviços com objetos e peças pequenas, é hora de especificarmos mais. Afinal, são muitos os profissionais que podem trabalhar com uma lupa de bancada.

A lupa de bancada permite que trabalhos artesanais sejam mais detalhados.

Artesãos e construtores de objetos pequenos, por exemplo, precisam enxergar detalhes de seus trabalhos que não são visíveis a olho nu. Com uma lupa de bancada, podem ser muito mais perfeccionistas.

Quem trabalha com conserto ou fabricação de eletrônicos, com pequenos circuitos elétricos, com objetos que possuem peças muito pequenas (por exemplo, relógios) ou com qualquer produto ultra detalhado precisa ter acesso a uma lupa de bancada.

A solda é uma das atividades que mais pedem por lupa de bancada. O acessório pode ser usado até mesmo para alguns trabalhos científicos ou exames laboratoriais.

Quais as vantagens de uma lupa de bancada?

Ao escolher uma lupa de bancada, você garante tanto maior qualidade, quanto mais agilidade para seu trabalho. Isso porque poderá enxergar todos os detalhes do que está fazendo e poderá ter as duas mãos à sua disposição.

A iluminação também permite melhor visão e há na maior parte dos modelos a possibilidade de ajuste do braço, permitindo que o melhor posicionamento seja alcançado.

Há lupas de bancada alimentadas ou por bateria, ou por eletricidade, ou pelos dois. Essa versatilidade é uma vantagem, permitindo a escolha do trabalhador, mas uma desvantagem por gerar gastos extras que não existem em uma lupa comum.

O preço também é um pouco mais elevado, o que é explicado pelo número maior de funções.

Confira na tabela a seguir vantagens e desvantagens de uma lupa de bancada:

Vantagens
  • Possibilita o trabalho com as duas mãos em objetos pequenos
  • Permite o ajuste de ampliação
  • Há iluminação e ajuste no braço, dando muita liberdade ao trabalhador
  • É possível escolher entre alimentação por bateria ou eletricidade
Desvantagens
  • Preço mais elevado que o das lupas comuns
  • Há gastos extras com baterias ou eletricidade

Lupa de bancada, lupa de cabeça ou lupa comum?

A lupa comum deve ser usada apenas quando se deseja ampliar um objeto, mas sem a necessidade de trabalhar nele. Ela tem a vantagem de contar com uma capacidade de ampliação bem maior, porém, precisa de alguma gambiarra no ambiente para não ocupar sempre uma das mãos.

Lupas de bancada e lupas de cabeça possuem características bastante parecidas. Ambas ampliam em proporções similares, oferecem a possibilidade de iluminação e garantem a liberdade das suas mãos. Porém, as características são um pouco diferentes.

Quando se usa uma lupa de cabeça, a capacidade de movimentação é maior. Ou seja, ela é recomendada para quando você não puder ficar parado, e movimentos sejam exigidos para o seu objeto de trabalho. É a melhor opção para reparos que não podem ser feitos em um escritório ou bancada.

Por sua vez, a lupa de bancada tem a característica contrária: Oferece um suporte fixo, que garante que nenhuma movimentação acontecerá. Facilita o trabalho em objetos ou peças que, sem dúvidas, estarão estáticos.

A escolha entre os tipos de lupa depende da sua necessidade principal e da natureza de seu trabalho. Montamos uma tabela fazendo a comparação:

Lupa comum Lupa de bancada Lupa de cabeça
Capacidade de ampliação Alta Média Média
Vantagens Maior capacidade de ampliação, menor preço Possibilidade de trabalhar com as mãos livres em objetos fixos Possibilidade de trabalhar com as mãos livres em objetos em movimento
Recomendações de uso Ampliações simples, observação Trabalhos em peças em bancada ou escritório Trabalhos em peças em lugares externos

Quanto custa e onde comprar uma lupa de bancada?

O preço das lupas de bancada varia de acordo com a quantidade de ajustes, de pontos de iluminação e com a capacidade de ampliação. Encontramos modelos desde a faixa de preço de R$ 25 até cerca de R$ 400. Isso não indica qualidade: Você deve escolher a que mais se adequa ao seu trabalho.

Grandes redes de papelarias e de acessórios para escritório são os melhores lugares para comprar uma lupa de bancada. Recomendamos também a Amazon brasileira, que oferece muitas opções de alto nível. Não deixe de conferir ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma lupa de bancada

Após conhecer tudo que uma lupa de bancada tem a te oferecer, é hora de saber como escolher o modelo ideal. Para te ajudar nessa missão, selecionamos quatro critérios técnicos:

Abaixo, entraremos em mais detalhes sobre cada um deles!

Capacidade de ampliação

Uma das características mais importantes de qualquer tipo de lupa é a capacidade de ampliação. No caso dos modelos de bancada, o número costuma variar entre 2,5 e 10 ou 12 vezes.

A maior parte dos modelos oferece a possibilidade de ajustar o tamanho da ampliação, normalmente entre três ou cinco opções. Assim, você ganha maior versatilidade no seu trabalho, podendo explorar objetos diferentes.

O importante é conhecer o quão pequenos são os objetos com os quais você trabalha e o quanto eles normalmente precisam ser ampliados. Assim, saberá se a capacidade de ampliação da lupa precisa ser muito alta ou não.

Imagem mostra uma lupa de bancada sobre uma mesa.

As melhores lupas de bancada podem ampliar objetos em até 12 vezes. (Fonte: alexlmx/ 123rf.com)

Capacidade de iluminação

Como mencionamos, a esmagadora maioria das lupas de bancada conta com iluminação. Assim, é possível enxergar os objetos ampliados de forma muito mais clara.

Uma lupa de bancada moderna tem lâmpadas espalhadas por sua estrutura.

Porém, nada é tão simples: Existem variações quanto ao número e à disposição das lâmpadas. Um modelo mais moderno pode tê-las espalhadas por sua estrutura, permitindo o acionamento de acordo com qual parte precisa estar mais iluminada.

Para quem faz trabalhos mais específicos, essa é uma ótima pedida. Também pode ser importante prestar atenção se o modelo usa lâmpadas comuns ou de LED.

Alimentação

Devido ao fato de contarem com lâmpadas, as lupas de bancada precisam de algum tipo de alimentação. Existem duas opções básicas e você deve escolher a que mais te agrada entre eletricidade ou bateria.

Alguns modelos também oferecem as duas possibilidades, o que pode ser muito útil em certas situações, principalmente queda de eletricidade ou descarga da bateria, permitindo que o trabalho continue sendo realizado.

Recursos extras

Se você quer que a sua lupa te ofereça ainda mais facilidade no trabalho, há alguns recursos extras que podem ser do seu interesse. A principal é a capacidade de ajuste de posições. Quanto mais, melhor é possível encontrar a maneira correta de manusear o objeto de serviço.

Garras para fixar um objeto e não permitir que ele se mova na mesa também são uma ótima pedida, principalmente para soldadores. Nesse caso, o suporte para máquina de solda é outra ideia excelente. E, para todos, o braço extensível pode ser de grande ajuda!

(Fonte da imagem destacada: Kwanchai Khammuean/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.