Na foto uma luminária de mesa ao lado de um notebook e vasos de plantas.
Ultima atualização: 8 de junho de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

28Horas investidas

13Estudos avaliados

89Comentários coletados

As luminárias são produtos muito usados para decoração, mas também apresentam inúmeras funções positivas nos ambientes. Um bom exemplo disso é a luminária de mesa, que é ideal para auxiliar nos momentos de trabalho e estudo. Nesse artigo vamos falar tudo sobre ela.

A luminária de mesa está disponível em inúmeros modelos. Há opções fixas, outras totalmente articuladas, algumas vêm com lâmpada embutida e assim por diante. Portanto, se quiser saber todos os detalhes sobre esse produto, continue lendo!




O mais importante

  • A luminária de mesa funciona como uma fonte de luz auxiliar para momentos de trabalho ou estudo.
  • Esse produto costuma fornecer uma luz intensa e está disponível em modelos fixos ou totalmente articuláveis.
  • A luminária de mesa pode ser usada como decoração, mas também é muito útil em escritórios.

Melhores luminárias de mesa:nossa recomendação dos melhores produtos

A luminária de mesa é um produto que pode ser encontrado para comprar em inúmeras versões. Por isso, abaixo fizemos uma apurada seleção com os melhores modelos para que você possa fazer uma ótima compra, confira:

Guia de compra:O que você precisa saber sobre luminária de mesa

Por mais que a luminária de mesa seja um produto muito comum, comprar uma dessas nem sempre é uma tarefa fácil, pois ainda existem diversas dúvidas sobre ela. Para responder as perguntas mais recorrentes sobre esse tipo de luminária criamos esse guia de compra.

Na foto um homem sorrindo sentado em um escritório.

A luminária de mesa é um produto ideal para escritórios. (Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels)

O que é uma luminária de mesa?

A luminária de mesa pode ser considerada uma fonte de luz secundária, que trabalha em conjunto com a luz ambiente e tem como função principal iluminar de maneira mais intensa locais de estudo e trabalho.

Deste modo, esse é um produto ideal para deixar as mesas de trabalho mais claras, permitindo uma melhor leitura ou escrita.

Além disso, esse tipo de luminária ainda possui função decorativa. Muitas versões são desenvolvidas com designs bastante interessantes e, além de úteis, também deixam escritórios e quartos mais bonitos.

Qual a diferença entre a luminária de mesa e o abajur?

O abajur e a luminária de mesa são produtos que costumam confundir bastante as pessoas, justamente por alguns modelos serem bastante similares.

No entanto, esses itens apresentam características muito diferentes.

Pode-se dizer que o abajur tem como função principal decorar ambientes, como salas de estar e quartos. Na sua composição ele sempre terá uma base, no qual a lâmpada é inserida, e uma cúpula.

Essa cúpula é a responsável por fazer com que esse produto ilumine os espaços de maneira mais indireta e não tão intensa. Por conta disso, os deixa mais aconchegantes.

Por outro lado, a luminária de mesa costuma ser produzida em uma estrutura única, pode ou não ter cúpula, e apresenta uma lâmpada, que tem grande intensidade. Graças a isso, consegue iluminar as mesas de forma mais intensa e forte, proporcionando uma melhor leitura ou escrita.

Dessa maneira, por mais que a luminária de mesa também seja usada na decoração, sua principal funcionalidade não é essa, diferente do que ocorre com o abajur.

Luminária de mesa Abajur
Estrutura É composta por uma estrutura única e pode ou não ter cúpula Possui base e cúpula
Iluminação Apresenta uma luz mais intensa e focada em uma região Cria uma iluminação mais indireta e pouco intensa
Indicação de uso É ideal para escritórios e ambientes de estudo como fonte de luz auxiliar Serve para decoração e para deixar os espaços mais aconchegantes

Qual a melhor lâmpada para a luminária de mesa?

A lâmpada presente na luminária de mesa faz toda a diferença na performance desse produto. Por isso, é fundamental escolhê-la corretamente.

Porém, primeiramente é preciso entender que existem dois tipos principais de luminária de mesa.

O primeiro deles vem equipado por um soquete no qual o usuário irá inserir a lâmpada de sua escolha. O segundo já possui uma lâmpada de LED embutida, que é integrada a sua carcaça.

Deste modo, se a escolha for por um modelo que apresenta soquete, é possível escolher entre diversos tipos de lâmpadas e para estudo as fluorescentes e de LED são as mais indicadas.

Além disso, quando se tem uma luminária com soquete o próprio usuário é capaz de decidir a intensidade e a cor de luz que deseja, o que torna o uso desse produto melhor.

Com isso, saiba que as luzes frias são as mais recomendadas para trabalho e estudo, pois passam uma sensação de maior concentração e alerta.

Já com relação a potência da lâmpada, que é determinada em watts, saiba que quanto mais alta, melhor. No entanto, muitas luminárias apenas comportam lâmpadas de até 60 watts.

Luminária de mesa fixa ou articulável: Qual a melhor?

As luminárias de mesa podem ser produzidas com uma estrutura fixa ou articulável, o que torna a sua experiência de uso bastante diferenciada.

Os modelos fixos, na maioria das vezes, apenas permitem um ajuste de altura e, por mais que sejam mais em conta, acabam tendo uma utilização um pouco mais restrita.

Isso já não ocorre com as luminária de mesa articuláveis, que permitem dobrar a sua haste, mover o foco, ajustar altura e muito mais. Deste modo, essas são bastante versáteis e podem ser posicionadas no ângulo que mais agradar o usuário.

Na foto uma luminária em cima de uma mesa em um escritório.

As luminárias de mesa articuláveis são mais versáteis e práticas. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Critérios de compra: Como comparar as luminárias de mesa

Para escolher a luminária de mesa ideal para o seu trabalho ou estudo é preciso prestar atenção em alguns detalhes desse produto. Abaixo te mostramos quais são eles.

Material

A luminária de mesa costuma ser produzida em dois materiais: plástico e metal. Cada um deles apresenta características muito diferentes.

Os modelos feitos em plástico são os mais baratos e leves, porém não possuem uma durabilidade e resistência tão altas.

Já as opções produzidas em metal são mais robustas e firmes. Sua principal vantagem é que essa matéria-prima apresenta alta resistência e ótima durabilidade. O ponto negativo é que o preço das luminárias de mesa de metal costuma ser mais alto.

Tipo de base

A base da luminária de mesa é uma das suas partes que mais sofre alterações, o que permite que se adapte a diversas necessidades.

Os modelos tradicionais possuem uma base de apoio reta, que deve ser apoiada em alguma superfície lisa, como uma mesa. Esse tipo tem como vantagem poder ser posicionado bem próximo do usuário e ficar bastante firme, todavia ocupa mais espaço.

Outra opção é a das luminárias de mesa com garra. Muito práticas, elas devem ser posicionadas nos cantos de mesas e escrivaninhas e costumam ficar bem estáveis.

O diferencial é que essa versão é bastante versátil e não ocupa muito espaço. Porém, não serve para mesas de vidro e dá um certo trabalho para colocar e retirar.

Por fim, também existem as luminárias com clipe, que são as mais fáceis de instalar. Para isso, basta posicioná-las na chapa da mesa e fechar o clipe. No entanto, esse modelo não é dos mais estáveis e firmes.

Na foto um homem sorrindo sentado em uma mesa olhando para um notebook.

As luminárias de mesa com garra são muito práticas e ocupam pouco espaço. (Fonte: Tima Miroshnichenk / Pexels)

Tamanho

Avaliar o tamanho da mesa na qual a luminária será colocada é fundamental antes de fazer a compra.

Deste modo, caso não se tenha uma mesa espaçosa, o ideal é optar por um modelo que seja menor e mais compacto. Assim, tudo caberá e não ficará apertado.

Todavia, se a mesa é grande e tem espaço, pode valer a pena adquirir uma luminária de mesa maior que, inclusive, costuma oferecer uma fonte de luz mais ampla.

Alimentação

A alimentação da luminária de mesa pode ser realizada através de pilha ou por uma fonte de energia externa, como uma tomada.

Os modelos a pilha ou bateria têm como vantagem serem sem fio e poderem ser utilizados longe de tomadas. Logo, se a ideia é usar esse produto em diferentes locais, essa é a melhor escolha.

Por outro lado, as opções que funcionam conectadas na tomada apresentam fio e não são tão portáteis.

Algumas vêm com o plugue para tomada e outras contam com um cabo USB, que permite conectá-las em baterias externas ou computadores.

Resumo

A luminária de mesa é um produto que soma na decoração e ainda melhora a experiência de estudo ou trabalho.

Por isso, nesse artigo reunimos todas as informações mais importantes sobre ela e buscamos te ensinar a como escolher o melhor modelo.

Agradecemos pela visita e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Daan Stevens / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas