Na foto um homem jogando uma garrafa de água dentro de uma lixeira de embutir.
Ultima atualização: 28 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se tem um item que é fundamental em toda casa esse é a lixeira. Porém, nem sempre a aparência desse produto é bonita e para escondê-lo surgiram as lixeiras de embutir. É sobre elas que vamos falar hoje.

Cada vez mais comum em cozinhas e banheiros, esse tipo de lixeira fica acoplado abaixo de gabinetes de pia ou dentro de armários para que não apareça. Graças a isso, não atrapalha na decoração. Portanto, se quiser saber tudo sobre esse produto, continue lendo!




O mais importante

  • A lixeira de embutir tem como principal vantagem ser muito discreta e ficar escondida nos ambientes.
  • Ela pode ser instalada embaixo de bancadas ou dentro de armários.
  • Esse produto possui um sistema de vedação que costuma impedir que os maus odores saiam do seu interior.

Lixeiras de embutir:nossa recomendação dos melhores produtos

Desde que foi lançada, a lixeira de embutir passou a fazer muito sucesso. Porém, ainda não existe uma vasta gama de opções desse produto disponíveis para compra. Mesmo assim, há alguns modelos que se destacam e abaixo te mostramos quais são eles.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a lixeira de embutir

A lixeira de embutir ainda não é muito conhecida por todas as pessoas, o que faz com que existam diversas dúvidas a respeito dela. Por isso, nesse guia de compra vamos responder as perguntas mais comuns sobre esse produto.

Na foto uma menina jogando uma garrafa dentro de uma lixeira de embutir.

É comum que a lixeira de embutir seja instalado dentro dos armários da cozinha. (Fonte: Cathy Yeulet / 123rf)

O que é uma lixeira de embutir?

A lixeira de embutir é um produto que foi desenvolvido com o intuito de deixá-lo "escondido" nos ambientes para que não atrapalhe na decoração.

Com isso, ela funciona como uma lixeira comum, mas é colocada embaixo de bancadas ou dentro do armário, fazendo com que não seja possível vê-la no dia a dia.

Outro diferencial desse item é que ele conta com um sistema de vedação especial, que impede que o cheiro do lixo saia do seu interior.

Porém, a lixeira de embutir não é indicada para quem tem ambientes pequenos, pois irá ocupar um espaço importante na bancada ou no mobiliário.

Portanto, as principais vantagens e desvantagens desse modelo de lixeira são:

Vantagens
  • É discreta e não atrapalha na decoração
  • Tem um bom sistema de vedação
  • Não apresenta valor alto
Desvantagens
  • Requer uma instalação para ser usada
  • Ocupa espaço dentro de armários

Onde instalar uma lixeira de embutir?

De um modo geral, o local de instalação mais comum da lixeira de embutir é na cozinha, porém ela também pode estar presente em banheiros.

Inclusive, dentro desses ambientes é possível colocá-la em diferentes lugares, dependendo do modelo adquirido.

Sendo assim, os principais espaços onde a lixeira de embutir pode ser instalada são:

  • Bancada: Existem lixeiras de embutir que são desenvolvidas para instalação diretamente na bancada de cozinhas e banheiros. Com isso, o produto fica embaixo da bancada e a sua tampa na parte de cima. Assim, basta abri-la e despejar o lixo. No entanto, para realizar a instalação dessa opção é preciso fazer um furo na pedra.
  • Porta de armário: Outro local muito escolhido para a instalação da lixeira de embutir é dentro do armário, diretamente na sua porta. Esses são os modelos mais em conta e possuem uma alta facilidade de uso.
  • Dentro do armário com estrutura de correr: Ainda dentro do armário é possível colocar a lixeira de embutir com uma estrutura de correr, no qual quando abre-se a porta ela sai para o exterior. Esse modelo se encontra acoplado em trilhos e pode ser instalado em armários com porta ou sem. Além de funcionar muito bem, é que comum que essas lixeiras sejam maiores.

Como instalar uma lixeira de embutir?

A instalação da lixeira de embutir irá depender do local onde esse produto será colocado.

No caso da escolha por colocá-la dentro de armários, quem sabe usar furadeira e outras ferramentas até consegue fazer a instalação sozinho.

Porém, os modelos de bancada requerem o corte e furação nas pedras, o que pode ser mais difícil e trabalhoso, sendo mais indicado contratar um profissional.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de lixeira de embutir

Para escolher a lixeira de embutir ideal para a sua casa é preciso levar em consideração alguns aspectos que fazem a diferença nesse produto. A seguir te explicamos tudo sobre eles.

Material

O material usado na confecção da lixeira de embutir faz toda a diferença na sua resistência e durabilidade. Por isso, é fundamental prestar atenção nele.

De um modo geral, é comum que esse produto seja produzido em aço inoxidável, que é resistente e não enferruja.

Todavia, nem sempre a sua parte interna também é feita nesse material. Dessa forma, existem modelos que possuem balde de plástico ou alumínio, que também são boas matérias-primas.

No entanto, se a lixeira escolhida não for confeccionada em nenhum desses três materiais preste atenção, pois se for de metal poderá enferrujar.

Capacidade

A capacidade de uma lixeira de embutir não costumam ser alta e normalmente ela varia entre 2 e 8 litros, em média.

Qual adquirir depende do espaço que se tem disponível e da sua necessidade.

Lixeiras pequenas são ideais para quem não possui uma ampla área para a sua instalação e famílias pequenas, mas enchem com facilidade.

Já as opções maiores ocupam mais espaço, porém permitem que mais lixo seja acumulado. O ponto negativo é que podem acabar gerando mal cheiro.

Na foto uma sacola com lixo no chão.

Lixeiras de embutir com maior capacidade permitem juntar mais lixo. (Fonte: Juan Pablo Serrano Arenas / Pexels)

Modelo da tampa

A tampa da lixeira de embutir costuma variar de modelo para modelo, existindo as que são fixas e as móveis.

As móveis são as mais comuns e estão presentes principalmente nas lixeiras de bancada. Elas permitem a sua total retirada e fazem com que seja muito fácil jogar o lixo.

Por outro lado, nos modelos que são instalados dentro de armários a tampa costuma ser fixa e tem abertura por pressão ou botão, sendo bastante prática.

Sobre isso é necessário avaliar qual tipo te agrada mais e é mais prático para você.

Facilidade de uso

Vale a pena também checar se a lixeira de embutir que está pensando em adquirir é fácil de manusear no dia a dia.

O principal ponto com relação a isso diz respeito ao processo de colocação e retirada do saco de lixo e o ideal é que haja facilidade para realizar essa troca.

Resumo

Para deixar o visual da sua cozinha ou banheiro mais bonito, a lixeira de embutir é um excelente produto.

Pensando nisso, nesse artigo reunimos todas as informações a respeito dela e ainda demos todas as dicas para que você escolha o modelo ideal para a sua casa.

Se você gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos.

(Fonte da imagem destacada: Cathy Yeulet / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas