Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

42Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home. Este é o Guia de Compras completo e prático que ensina a você como escolher lixadeira orbital. Se prepare para conhecer informações que podem te tornar um consumidor mais esperto.

O uso das lixadeiras orbitais está cada vez mais em alta nos trabalhos de artesanatos e marcenaria. Há tantas novidades que até os profissionais especialistas têm dificuldades para selecionar um modelo.

Conheça agora as principais versões do mercado, o uso indicado para cada aparelho e outras informações técnicas. Depois da leitura você vai ver como fica mais fácil comparar as diferentes lixadeiras orbitais disponíveis.

Primeiro, o mais importante

  • As melhores edições de lixadeiras orbitais possuem um acessório que se chama suporte de pó. Ele é importante para o ambiente de trabalho não ficar sujo e insalubre.
  • Este produto trabalha com lixas presentes em pequenos discos. Elas se desgastam e precisam ser trocadas ao aparelho continuar funcionando perfeitamente.
  • A lixa orbital é boa para fazer lixamentos leves em madeiras simples não muito desniveladas. Nas superfícies duras, robustas e com muitas deformidades se recomenda usar outro equipamento mais potente.

Melhores lixadeiras orbitais: Recomendações da redação

Há muitas ofertas de lixadeira orbital à venda nas melhores lojas. Você se impressiona com a quantidade dos formatos e pesos diferentes. Para ficar um pouco mais atualizado sobre as características técnicas deste produto veja algumas descrições dos 6 melhores modelos.

Lixadeira orbital Makita

Com potência de 900 watts, este produto garante a qualidade dos longos trabalhos diários. É a lixadeira orbital companheira de todos os dias.

O aparelho tem um sistema de segurança que diminui a potência só nos primeiros segundos após a ligação. Assim é possível iniciar o trabalho de forma suave, sem medo de a madeira voar pelo impacto inicial da lixadeira.

Lixadeira orbital Bosch

Se você quer menos custos e mais benefícios este aparelho é ideal. Produzido por uma marca confiável, o modelo tem uma engenharia especial para acabamentos pré-verniz.

Esta versão trabalha não apenas na madeira como também em outros materiais: gesso, massa corrida e metal.

Lixadeira orbital Vonder

Esta é uma lixadeira que trabalha com qualidade nas oficinais que possuem apenas tomadas de 110 volts.

A cor amarela ajuda para o produto ser identificado com facilidade em ambientes que têm pouca iluminação. Só funciona na madeira e derivados.

Guia de Compra

A cultura de usar as melhores lixadeiras orbitais cresce até entre artesões ou marceneiros amadores. Afinal, todo mundo quer desenvolver acabamentos perfeitos e este pode ser o seu caso.

Na sequência você acompanha alguns conteúdos que fortalecem o seu poder de decisão nas compras.

 Uma pessoa realizando uma manutenção na parte externa de um avião

Alguns tipos de lixadeira orbital servem para usar em metal nos acabamentos leves e não apenas na madeira (Fonte: skeeze/ Pixbay)

O que é lixadeira orbital?

Uma lixadeira orbital é um instrumento elétrico usado por marceneiros e artesões, sejam amadores ou profissionais. O aparelho trabalha com um disco de diferentes tamanhos.

Existem versões que servem para ser usadas com uma fita. Tem até as lixas de mão não elétricas! No caso da lixadeira orbital o trabalho acontece usando lixa em forma de disco com furos para encaixar no aparelho.

Em termos de acabamentos na madeira poucas ferramentas no mundo se comparam à eficiência da lixadeira orbital. Estas máquinas possuem um motor potente e botões de trava para o uso ser mais controlável.

Quem usa com muita frequência precisa trocar os discos-lixas da lixadeira orbital mais vezes. Você pode usar este aparelho para realizar lixamentos suaves, acabamentos leves e retirar arranhões.

Onde usar uma lixadeira orbital?

Existem lixadeiras orbitais que funcionam apenas na madeira. Já outras versões também podem trabalhar em gesso, massa corrida, metal e outros materiais.

Se a superfície é muito desnivelada e dura o produto não funciona direito.

Normalmente o aparelho possui um botão que serve para selecionar os dois modos de operações: acabamento ou lixamento.

Diversos profissionais de manutenção usam a lixadeira orbital em diferentes serviços, como por exemplo nos pisos e decks de madeiras que precisam ser lixados antes da aplicação do verniz.

Homem usando uma lixadeira orbital em madeira

O uso principal da lixadeira orbital é na madeira, mas alguns modelos também podem ser usados em outros materiais. (Fonte: sondem/ 123RF)

Quais cuidados devo ter para usar uma lixadeira orbital?

Embora este produto seja utilizado até por pessoas que encaram a marcenaria como lazer, para usar é preciso ter segurança. O uso de óculos tem importância para proteger a vista do pó.

Também vale a pena comprar estas ferramentas elétricas com o suporte de pó. Este acessório funciona como uma espécie de aspirador e reduz a sujeira em até 90% no ambiente de trabalho.

As melhores versões são ergonômicas, estruturas que tornam o uso mais confortável, diminuindo as tremulações do aparelho. Desta forma é mais fácil trabalhar com calma e tranquilidade usando a lixadeira orbital.

Outros equipamentos de segurança, como luva e máscara podem ser bem úteis no uso dessa ferramenta.

Homem equipado com óculos e máscara de proteção usando uma lixadeira orbital em madeira

O uso do óculos e máscara de proteção torna o uso da lixadeira orbital mais seguro. (Fonte: Voravan Phalasin/ 123RF)

Quais as vantagens da lixadeira orbital?

Ao ver todos os recursos técnicos do produto dá para se empolgar nos projetos de marcenaria ou artesanato.

Entre suas vantagens, um grande ponto positivo é o fato de que não precisa ser usada apenas por profissionais. Além disso, ela proporciona um lixamento e acabamento leve.

E você pode comprar uma ótima lixadeira orbital por um preço muito acessível. Alguns modelos inclusive são bivolts.

Mas fique atento. O uso dessa ferramenta requer algumas medidas de segurança. Vale destacar ainda que ela é ruim para lixar estruturas muito desniveladas e duras.

Conheça os benefícios e também o lado negativo de usar uma lixadeira orbital:

Vantagens
  • Não precisa ser profissional para usar
  • Lixamento e acabamento leves
  • Alguns modelos funcionam em tomadas de 110W / 220W
  • Produções avançadas de marcas famosas custam preços populares
Desvantagens
  • Requer medidas de segurança para utilizar
  • Ruim para lixar estruturas muito desniveladas e duras
  • Versões potentes apenas trabalham em tomadas 220W
  • Funciona só com energia elétrica

A lixadeira orbital é muito pesada?

Peso é algo muito importante ao considerar as variações de lixadeiras orbitais. Há modelos que pesam 500 gramas ou mais. Já outros produtos podem ter até 3 kg ou valores superiores.

Você precisa analisar muito bem os materiais em que pretende trabalhar com a lixadeira orbital. Quem trabalha com artesanatos de materiais menos duros precisa de uma máquina leve para não quebrar ou gerar danos na superfície.

Se o seu negócio é trabalhar com marcenaria nos produtos mais duros utilize uma lixadeira pesada. Nestes casos, quando você escolhe uma lixadeira orbital leve vai ter que se esforçar muito para lixar. Isto pode resultar em acidentes de trabalho.

Um desenho de uma lixadeira elétrica

Fique atento porque as lixadeiras orbitais podem ter diferentes tipos de tomadas (Fonte: alefonte/ Pixbay)

O que é a lixadeira 2 em 1?

Você é daquelas pessoas que querem ter apenas uma máquina para fazer os mais diferentes trabalhos? Sejam eles grandes, médios ou pequenos? De fato, ainda não inventaram o modelo mágico. Mas, existe sim um produto que é flexível: a lixadeira 2 em 1.

Algumas lixadeiras funcionam como uma espécie de 2 em 1. Ou seja, estes produtos servem para usar na forma de lixadeira orbital - em potência baixa - e lixadeira de cinta - potência média-alta.

Naturalmente, este produto possui uma engenharia mais trabalhada com um motor superpotente e custa caro.

Falando em flexibilidade não podemos esquecer do material. As versões básicas funcionam apenas em madeiras. Modelos modernos e avançados trabalham com madeira, cerâmica, gesso, ferro ou outros materiais.

Qual escolher: Lixadeira orbital ou roto orbital?

Outra variação muito importante está entre as lixadeiras orbitais e os modelos de lixadeiras roto orbital. Talvez estas sejam as duas lixadeiras mais usadas hoje, o que pode gerar certa confusão no momento de comprar.

O modelo de lixadeira orbital produz menos pó no ambiente de trabalho. Outra característica é que esta versão tem peso leve e pode ser levada para diferentes locais facilmente.

Os marceneiros profissionais possuem o costume de usar este produto para fazer acabamentos leves e ligeiras raspagens. A lixadeira orbital é feita para facilitar o controle do trabalho nas superfícies.

Confira essa comparação no canal do Adilson Pinheiro:

Agora vamos falar um pouco da lixadeira roto orbital. Este produto faz sucesso em funilarias, vidraçarias, carpintarias e marcenarias. Dá até para tirar aqueles redemoinhos que ficam na madeira ao usar esta versão.

Na lixadeira roto orbital os discos giram em momentos diferentes conforme a necessidade de potência. Isto significa que o modelo realiza um trabalho com qualidade eficiente.

Lixadeiras roto orbitais se caracterizam por causa do motor agressivo, preparado para oferecer acabamentos perfeitos. Esta agressividade pode gerar certa quantidade de pó, mesmo quando o aparelho tem um aspirador como acessório.

Também existem desvantagens no uso da lixadeira roto orbital. Uma delas é o preço mais elevado. A outra está na necessidade de lixas especiais não encontradas com certa facilidade no mercado.

Enfim, os dois modelos lixam e fazem acabamentos. Porém, existem pelo menos 10 diferenças básicas entre ambas as lixadeiras. Veja na tabela abaixo:

Lixadeira orbital Lixadeira roto orbital
Tamanho Pequeno De pequeno a médio
Portabilidade Alta Média
Quantidade de pó Baixa Média a alta
Preço Mais barato Mais caro
Base Quadrada Redonda
Movimento Único Variado
Peso De médio a leve Médio
Controle Fácil Médio
Trabalho Madeira MDF e compensada Madeiras robustas e outros tipos de materiais
Desbaste Baixo Médio

Qual o melhor produto para lixar?

Diante de tantas opções no mercado para lixar é normal você ter dúvidas sobre o que comprar. Às vezes dá aquela vontade de levar para casa o produto mais barato e pronto. Mas, não é assim que funciona. É preciso escolher a ferramenta certa para o trabalho e resultado desejado.

Para realizar acabamentos e lixamentos, existem três instrumentos: a lixa de mão, lixadeira de cinta e lixadeira orbital. Veja a diferença entre estas escolhas:

Lixa de mão Lixadeira orbital Lixadeira de cinta
Peso Leve Variado De médio para muito pesado
Preço Baixo Variado De médio para alto
Potência Fraca Média De média a avançada
Uso Lixamento e acabamentos muito leves Remove arranhões e lixa ou faz acabamentos leves Lixamentos e acabamentos médios
Capacidade Retira pouco volume Retira um volume de leve a médio Pode retirar bastante volume
Movimento Variado Circular Rotação em dois eixos
Eletricidade Não Sim Sim

Quanto custa?

As versões que têm recursos técnicos avançados para ajudar no trabalho podem custar até R$ 1.500. Existem algumas opções que possuem led e chegam a R$ 3.000 ou mais. Produções baratas que valem a pena não custam menos do que R$ 200.

Uma notícia positiva é que um disco de lixa com características simples custa em torno de R$ 10. Também existem discos resistentes que podem ter o preço de R$ 100 ou valores superiores.

A potência, os detalhes técnicos e as marcas são 3 fatores principais que podem baratear ou encarecer o produto.

Onde comprar uma lixadeira orbital?

Se você gosta de comprar nas casas de construção pode visitar locais como Armarinhos Fernando e C&C.

alunga, Americanas e Ponto Frio são lojas de departamento que também vendem lixadeira orbital.

Nas compras online você pode ver os detalhes dos produtos em descrições das lojas virtuais. Faça suas compras na Amazon, no Submarino ou Amaericanas.

Dê preferência para as compras online na Amazon que possui um ambiente de compras mais profissional e seguro.

foco

Usar lixadeira orbital não certificada é furada. Antes de comprar o modelo verifique se ele está atestado no site do INMETRO. Faça verificação para saber se a máquina tem as normas de segurança: ABNT NBR IEC 60745-2-4 e ABNT NBR IEC 60745-1.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de lixadeira orbital

Existem tantos detalhes mecânicos na lixadeira orbital que se perder na hora da pesquisa das ofertas é normal. Quer diminuir os riscos de acontecer este problema?

Então analise os 6 melhores critérios de compras para achar os melhores produtos:

É hora de saber mais informações sobre estas 6 coisas que servem para comparações de lixadeira orbital.

Watts

Na máquina lixadeira orbital a potência é medida em watts. Aparelhos que possuem números superiores são mais potentes e caros de uma forma geral.

A potência de uma lixadeira orbital pode ir de 50 watts a até 1.000 watts ou mais. Produtos potentes fazem lixamentos e acabamentos com qualidade superior. Porém, eles podem ser um pouco complicados de controlar nos trabalhos na madeira dura.

O número de watts também tem relação com a voltagem. Na grande parte dos casos os aparelhos de 1.000 watts funcionam em tomadas de 220 volts.

Existem modelos de muitos watts que funcionam em 110 volts, mas estas produções são conhecidas por serem caras.

Não se esqueça de sempre verificar a voltagem da sua oficina antes de comprar a lixadeira orbital.

Veja uma demonstração de como usar a lixadeira orbital no canal Além da Rua Atelier por Veronica Kraemer:

Grão

As lixas apenas podem realizar desbastes, lixamentos leves e acabamento por causa de um componente que se chama grão.

Os grãos geram a abrasividade necessária para a lixadeira trabalhar. Eles estão nos discos, disponíveis em diferentes tipos de materiais:

Óxido de alumínio branco Óxido de alumínio marrom Carbureto de Silício Óxido de Zircônio Cerâmico
Forma Afiado Semi afiado Angular Cristalino angular Cristalino angular
Utilização Metais com têmpera e madeira Lixa metais em geral e madeiras duras Acabamentos, HDF, MDF e aglomerados Remoção pesada em borracha, madeiras duras e metais Remoção no aço Inox e nos metais em geral

Os números de grãos são classificados por tamanhos, que podem ser de 5.000 a até 5. Quanto menor o valor, mais grossa é a lixa da lixadeira orbital.

Dimensões

Não à toa as lixadeiras orbitais estão disponíveis em diferentes tamanhos. Cada unidade serve para um tipo de mão diferente.

Se você possui mãos muito pequenas talvez não vale a pena comprar as versões maiores. Nestas condições pode ser um pouco difícil manter o controle do serviço.

O mesmo vale às pessoas grandes que usam lixadeiras com um espaço pequeno para as mãos. A carência de controle no aparelho pode resultar em acidentes de trabalho.

Algumas produções possuem um trabalho de ergonomia mais avançado. Estes produtos custam caro, mas se adaptam à grande parte dos tamanhos de mãos humanas.

Peso

O peso da lixadeira orbital determina a força que você precisa ter para conseguir trabalhar com o produto.

Desta forma, se você escolher uma lixadeira muito leve vai ter que colocar um pouco de força nas mãos para conseguir os resultados.

E quando se escolhe uma lixadeira pesada? Aí fica mais fácil trabalhar. Porém, se a estrutura a ser trabalhada tem uma composição muito leve pode acabar quebrando.

Pense bem e considere as suas necessidades de uso antes da compra do aparelho.

 uma bancada de trabalho com algumas ferramentas e dois triangulos de madeira.

O peso da lixadeira orbital determina o conforto do manuseio. (Fonte: Brett Taylor/ 123RF)

KIT

Para uma oferta ser considerada boa ela precisa ter o kit mínimo. Ele vem com 1 lixadeira orbital, 1 lixa e 1 suporte de pó. Se faltar pelo menos um destes produtos a sugestão é buscar por outras ofertas.

Em alguns kits os vendedores também fornecem óculos e luvas de proteção. Quer economizar no longo prazo? Procure por ofertas que também oferecem diversos tamanhos e tipos de lixas no pacote.

LED

Como é o ambiente de trabalho da sua oficina?

Se existe uma iluminação muito adequada no ambiente de trabalho, seja de dia ou de noite, então você pode ignorar esta dica.

Quando o trabalho acontece em locais com pouca iluminação é melhor usar a lixadeira orbital que tenha LED. Neste aparelho a luz acende sempre quando a máquina estiver ligada.

Estas opções de LED também são ótimas se você não tem uma visão muito boa e quer garantir a segurança.
Agora que você conheceu estas informações importantes é só clicar nos links e escolher o melhor modelo para suas necessidades.

(Fonte de imagem destacada: PIX1861/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.