Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

23Horas investidas

9Estudos avaliados

81Comentários coletados

A lixadeira orbital é a companheira perfeita para a maioria dos trabalhos de carpintaria e bricolagem. Graças a isso, podemos terminar o trabalho e refinar os detalhes de nossos projetos. Desbaste de bordas, remoção de verniz ou resíduos de tinta, essas ferramentas serão seu melhor trunfo para obter um acabamento profissional.

Em comparação com o trabalho manual tradicional, a lixadeira orbital lhe poupará muito esforço. Você fará o mesmo trabalho em menos tempo, sem tanto esforço físico e alcançará melhores resultados. Nós sabemos que existem muitos modelos no mercado, por isso criamos este artigo, para ajudá-lo a escolher o melhor para você.




O mais importante

  • É importante que você saiba para que vai usar a sua lixadeira. Existem diferentes tipos de lixadeiras orbitais, cada uma projetada para um uso específico.
  • As lixadeiras orbitais são projetadas para trabalhos de lixamento fino. Embora sejam ferramentas poderosas, elas não são destinadas ao uso em materiais duros. Eles são perfeitos para madeira, plástico, molduras e massa endurecida.
  • Um dos acessórios indispensáveis nas lixadeiras é o coletor de pó. Se você estiver trabalhando em casa ou em projetos de bricolagem, escolha modelos com um coletor de pó. Estes modelos são mais limpos e permitem que você trabalhe confortavelmente sem fazer bagunça. Para uma boa escolha, siga os critérios de compra.

Orbital Sander: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você deve saber sobre lixadeiras orbitais

Antes de comprar uma lixadeira orbital é importante que você conheça todos os aspectos da ferramenta. Há muitos modelos com diferentes funções e aplicações. Portanto, na parte seguinte do guia explicamos algumas das mais relevantes.

Continue lendo para obter todas as respostas às perguntas mais freqüentes.

Lijadora orbital

As lixadeiras orbitais são ideais para acabamento fino. Portanto, seu tamanho é pequeno.
(Fonte: Kosolapov: 67025401/ 123rf.com)

O que é uma lixadeira orbital?

As lixadeiras orbitais são ferramentas portáteis, acionadas por motor. Eles geralmente são pequenos em tamanho e têm pegas ergonômicas que cabem confortavelmente na mão. Elas podem ser usadas para lixar, polir ou alisar qualquer superfície.

Elas podem trabalhar em diferentes tipos de materiais como madeira, metal ou superfícies plásticas.

A característica especial dessas ferramentas é seu movimento orbital ou elíptico, também chamado de excêntrico. Isto permite que o material abrasivo (a folha de lixa ou papel) não se mova duas vezes no mesmo lugar.

Tornaram-se populares porque atingem a mesma velocidade das lixadeiras de cinta, mas são mais leves e oferecem um acabamento mais fino.

Lijadora de banda

As lixadeiras orbitais são usadas para acabamento fino e detalhamento.
(Fonte: Kosolapov: 67025401/ 123rf.com)

Como funciona uma lixadeira orbital?

Como acabamos de explicar nos parágrafos anteriores, estas ferramentas têm um movimento excêntrico ou elíptico. A lâmina não passa sobre a mesma superfície duas vezes.

Esta forma aleatória e elíptica de lixar evita que a ferramenta deixe marcas circulares nas superfícies. Isto resulta em um acabamento mais fino e sem manchas.

Para obter estes acabamentos, são usados discos de papel ou folhas de esmerilado. Emery é uma rocha muito dura composta de minerais como o óxido de alumínio ou sílica. Estas pedras são transformadas em um pó abrasivo que adere ao papel.

Estas ferramentas são equipadas com um coletor de pó que absorve a serragem que é liberada no processo.

As lixadeiras orbitais são frequentemente chamadas de lixadeiras de quarto de folha porque elas aceitam um quarto de uma folha de lixa padrão de 9×11 polegadas.

Quais são as aplicações de uma lixadeira orbital?

O movimento orbital ou excêntrico varia muito de modelo para modelo. Cada lixadeira tem um tipo diferente de acessório de disco, tamanho e potência. Todos esses fatores influenciam a qualidade final do acabamento. Quanto maior o tamanho da órbita, menor a qualidade do acabamento e vice-versa. Aqui está uma lista de aplicações

  • Construção.
  • Marcenaria.
  • Indústria automobilística.
  • Fabricação de móveis.
  • Instalação de pisos de parquet.
  • Metalurgia
  • Trabalho do tipo "faça você mesmo".
  • Reparações.
  • Artesanato.

Lijadora de banda sobre madera

As lixadeiras orbitais são ideais para trabalhos de bricolage fina.
(Fonte: Kovtunenko: 93524417/ 123rf.com)

Tipos de lixadeiras orbitais?

As lixadeiras orbitais diferem em tamanho, forma da base e forma de sustentação da lixa. Existem modelos com bases triangulares, retangulares ou quadradas. Quanto à fixação da lixa, você encontrará algumas com clipes nas laterais ou velcro.

Quanto à velocidade, há equipamentos que variam de 6000 a 26000 opm.

Aqui está uma lista dos diferentes tipos de lixadeiras orbitais que você pode encontrar no mercado

  • Lixadeira rotorbital: Permite lixar quase perfeitamente. É utilizado para lixamento a seco por meio de discos abrasivos, fixados à ferramenta por velcro.
  • Lixadeira orbital: oferece um bom acabamento e é uma das alternativas mais econômicas. Ideal para os entusiastas da bricolage.
  • Multilixadora: Este equipamento engloba todos os modelos anteriores. É um tipo moderno de ferramenta, um pioneiro em bricolagem. Ela pode ser usada como lixadeira orbital e rotorbital, para lixar em cantos ou molduras anexando um adaptador. Você só tem que mudar a superfície de lixamento. É ideal para superfícies ásperas e irregulares.
  • Lixadeira de ratos: Lixadeiras de ratos são todas máquinas de lixar com uma pequena pegada. Este é o nome dado às máquinas que cabem na palma da mão. Eles são poderosos e são usados para o trabalho em lugares de difícil acesso. As lixas são fixadas por meio de autoadesivos e muitas vezes são equipadas com muitos acessórios.

Como trabalhar com uma lixadeira orbital

O primeiro passo é verificar a aderência da lixa na ferramenta. Para obter o melhor acabamento, você tem que verificar se o papel está bem acondicionado. Uma vez verificado, você deve ligar a ventilação para que ela absorva a serragem e limpe a área de trabalho.

Não se esqueça de segurar a máquina firmemente e preparar-se para ligá-la.

Uma vez ligada, você deve manter a ferramenta em movimento contínuo. Mova-o suavemente e sobreponha-o sobre a superfície em que você está trabalhando. Se você mantiver a lixadeira imóvel, você deixará marcas.

Mantenha sempre a lixadeira plana e paralela à superfície. Na madeira, siga sempre a direção dos padrões de grãos e grãos.

Lijadora orbital

Considere suas necessidades e escolha de acordo com seu uso pretendido.
(Fonte: Kovtunenko: 93524417/ 123rf.com)

Qual é a diferença entre uma lixadeira orbital e uma lixadeira de cinta?

As lixadeiras orbitais ganharam rapidamente popularidade devido ao seu acabamento eficaz. Elas são mais leves, mais ergonômicas e mais confortáveis que as lixadeiras de cinta. Elas também são frequentemente muito mais baratas que as lixadeiras de cinta.

Mas se há uma coisa que as tornou as lixadeiras mais populares entre as lixadeiras de bricolage é a sua eficácia.

Os diferentes modelos de lixadeiras orbitais são tão poderosos quanto as lixadeiras de cinta. No entanto, as lixadeiras orbitais tendem a ter acabamentos muito mais finos. Além disso, modelos triangulares permitem o acesso a cantos e ângulos, o que não é possível com lixadeiras de cinta.

Aqui está uma tabela com as principais diferenças:

Lixadeira orbital Lixadeira de cinta
Quantidade de material removido Remove pouco material Remove grandes quantidades de material em cada passagem.
Lixar grandes superfícies Trabalha bem em grandes superfícies por ser leve e não cansativo Ideal para trabalhar em grandes superfícies
Lixar cantos e bordas Devido a sua variedade de modelos, forma e acessórios, permite o acesso a cantos e ângulos. Devido a seu tamanho não permite o acesso a lugares complicados.
Lixar superfícies curvas Existem alguns modelos ideais para este trabalho, mas em geral não são bons para superfícies curvas É complicado trabalhar em superfícies curvas.
Lixar em áreas de difícil acesso Alguns acessórios permitem o acesso a lugares desconfortáveis Devido a seu tamanho e peso é muito desconfortável trabalhar com este modelo em lugares de difícil acesso.

Quais medidas de segurança devem ser consideradas quando se trabalha com uma lixadeira orbital?

  • Depois de terminar o trabalho, você deve verificar se a lixadeira está desligada. Se necessário, desconecte o cabo de energia.
  • Uma vez que tenha sido desligado, você deve limpar a superfície de lixamento. É importante que você não deixe a lixadeira suja, verifique se não entra pó ou serragem no motor.
  • Esvazie o coletor de pó após cada uso. O pó e a serragem podem causar acidentes. Uma faísca pode causar um incêndio no saco coletor de pó.
  • Use sempre óculos de proteção. Isto é especialmente importante quando se trabalha em superfícies metálicas. Estes frequentemente causam faíscas quando são lixados.
  • As lixadeiras orbitais são ferramentas muito leves. Eles são fáceis de usar com uma mão, o que pode levar ao excesso de confiança. Não baixe sua guarda, pois eles podem fugir de você e você pode se machucar.
  • Este tipo de equipamento, embora poderoso, não é projetado para trabalhar em superfícies duras. Eles são ideais para madeira, plástico e massa endurecida, mas não para materiais mais pesados.

Critérios de compra

Ao escolher uma lixadeira orbital, é essencial que você avalie alguns aspectos do produto. Aqui está um guia para os critérios de compra mais importantes.

Não tenha pressa, há muitos modelos e marcas diferentes no mercado. Se você quiser escolher uma ferramenta de qualidade, siga estes critérios

  • Tipos
  • Damping
  • Aspirando
  • Poder de lixar
  • Papel lixa
  • Design e conforto
  • Comentários
  • Preço

Tipos

Antes de decidir qual comprar, você deve considerar os diferentes tipos de lixadeiras orbitais disponíveis no mercado e suas funções. Há uma perfeita para cada uso e necessidade que você possa ter.

As lixadeiras orbitais são perfeitas para trabalhar em casa, são leves, sem ruído e não fazem bagunça. Elas oferecem um excelente acabamento.

As lixadeiras rotorbital oferecem um acabamento muito mais fino. Estas máquinas são perfeitas para trabalhos de precisão e para o refinamento de detalhes ao máximo. As máquinas com plataforma triangular são ideais para cantos, ângulos e locais de difícil acesso.

Em geral, essas lixadeiras são muito leves, então você pode usá-las para lixar em lugares incômodos.

Almofadagem

Almofadagem é um dos fatores chave na escolha da melhor lixadeira. O amortecimento lhe dá mais apoio e estabilidade no seu trabalho. Ele nos impede e às superfícies em que estamos trabalhando de sermos afetados pelas vibrações da máquina. É fundamental em modelos de alta potência.

Um bom sistema de amortecimento ajudará você a obter resultados de lixamento mais eficientes. Ele também melhora o conforto da máquina, reduzindo a fadiga do braço. Você vai apreciar isso quando tiver que trabalhar em grandes superfícies ou por longos períodos de tempo. Se você planeja usá-la muito, observe este ponto.

lija herramientas diferentes

As lixadeiras orbitais são frequentemente chamadas de lixadeiras de quarto de folha porque elas aceitam um quarto de uma folha de lixa padrão de 9×11 polegadas. (Fonte: KANCHANWONG: 88409522/ 123rf.com)

Aspiração

As lixadeiras produzem resíduos quando em uso. Conforme eles se movimentam sobre as superfícies, eles produzem poeira e serragem. Quanto maior a superfície de trabalho, mais desperdício é produzido.

Idealmente, alguma forma de sistema de absorção de poeira deveria estar no lugar para manter a área de trabalho limpa. É aqui que brilha o vácuo.

Os sistemas de coleta de pó são responsáveis pelo armazenamento dos resíduos produzidos durante o lixamento. Eles têm um tubo de sucção e um pequeno tanque no qual o pó é armazenado.

Este é um acessório muito popular nestas ferramentas. Quase todos os modelos estão equipados com ele e isso pode aumentar um pouco o preço.

Poder de lixamento

Ao contrário de outras lixadeiras como lixadeiras de cinta, as lixadeiras orbitais são projetadas para trabalhar com materiais macios. As lixadeiras orbitais são ideais para trabalhar em madeira, polir superfícies envernizadas ou remover lascas de tinta.

Elas funcionam bem em molduras e enchimentos endurecidos, assim como plásticos e materiais sintéticos.

Embora não sejam ideais para materiais mais duros, estas ferramentas têm muita potência. Alguns atingem até 230 watts, permitindo que você trabalhe com metal sem problemas. Lixadeiras orbitais operam em opm (órbitas por minuto).

A maioria varia de 6000 a 26000 órbitas por minuto.

Lixa

Já explicamos como é feita a lixa e o que é lixa. Estes papéis abrasivos são feitos de pós minerais duros. Existem vários tipos, geralmente divididos pela dureza de sua granalha.

Cada superfície precisa de um tipo diferente de granalha para trabalhar com segurança nela. Tenha sempre este fator em mente.

Cada modelo tem um sistema de fixação diferente. A maioria deles tem sistemas de velcro que permitem que você troque o papel rapidamente. Estes modelos são normalmente mais compactos.

Máquinas mais poderosas geralmente têm sistemas de braçadeira lateral. Algumas lixadeiras orbitais também incorporam papel como um acessório.

Design e conforto

As lixadeiras orbitais são projetadas para serem confortáveis. Eles são geralmente leves e compactos, leves em peso e fáceis de manusear. Nós recomendamos que você escolha modelos com um design ergonômico que lhe permita trabalhar por muito tempo sem se cansar.

Também procure modelos com cabos longos, para que você possa se mover confortavelmente.

As lixadeiras orbitais tipo mouse são geralmente muito pequenas. Os cabos são projetados para caber na palma da sua mão. Desta forma você pode trabalhar com uma mão e mudar quando você se cansa.

Para modelos maiores, você tem que procurar por acessórios como uma alça extra. Sistema de ventilação e selagem também são importantes.

lija manos y herramientas

É aconselhável usar um sistema de absorção de poeira. (Fonte: Wisniewska: 79882131/ 123rf.com)

Revisões

Você não deve ignorar as revisões de outros usuários ao escolher uma lixadeira orbital. Nas revisões do usuário você encontrará informações sobre materiais, uso e qualidade.

Você pode encontrar nas revisões as informações que estão faltando na descrição. Alguns usuários são profissionais e sua opinião é importante.

As revisões também são um fator. Comprar um produto que não tenha críticas (ou que tenha críticas negativas) pode ser arriscado. Um produto bem revisado é uma garantia de qualidade.

Confira as opiniões de outros usuários para ver se você deve comprar o produto.

Summary

As lixadeiras orbitais são muito convenientes e fáceis de usar. Elas são o companheiro ideal para os entusiastas do DIY. Elas permitem que você trabalhe com acabamentos muito finos e com a máxima atenção aos detalhes.

Elas também são econômicas, portanto você não precisa gastar muito para comprar uma lixadeira orbital de qualidade.

As lixadeiras orbitais são ideais para trabalhar em casa, não fazem barulho e, graças aos seus coletores, não fazem bagunça. Escolha um modelo que se adapte às suas necessidades e não pague mais por acessórios ou recursos que você não precisa.

Lembre-se de tudo o que explicamos no guia de compras na última seção e você não falhará na decisão.

Se você gostou do artigo, deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos e familiares para comprar a melhor lixadeira orbital do mercado.

(Fonte da imagem em destaque: Voennyy: 61482502/ 123rf.com)

Resenhas