Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

8Estudos avaliados

71Comentários coletados

As lixadeiras de cinta se tornaram uma ferramenta indispensável para os entusiastas e profissionais do DIY. Com eles, tarefas como limar, desbastar, lixar ou nivelar são muito mais fáceis e rápidas.

Em geral, seu uso é mais difundido para o trabalho com madeira, mas eles também são usados com materiais como plástico ou metal.

Sua evolução em direção a ferramentas portáteis aumentou suas possibilidades, aumentando suas aplicações.

As lixadeiras de cinta maiores e mais potentes foram reduzidas ao uso industrial, enquanto as menores e mais portáteis se tornaram uma ferramenta essencial para profissionais e entusiastas do bricolage.




O mais importante

  • Eles se tornaram uma ferramenta indispensável para os entusiastas do DIY graças à sua grande versatilidade. Eles podem ser pequenos e portáteis ou maiores e fixos.
  • Eles permitem que você trabalhe em grandes superfícies com conforto, rapidez e precisão. Eles podem ser usados em madeira, mas também em outros materiais, como plástico ou metal.
  • Suas aplicações estão se tornando cada vez mais variadas. Algumas das mais comuns são superfícies de polimento, remoção rápida de material e desbaste.

Lixadeira de Cinta: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você deve saber sobre lixadeiras de cinta

Ao comprar uma lixadeira de cinta você deve considerar uma série de coisas para fazer a melhor escolha possível. Não se esqueça de que informação é poder. Nesta seção nós abordamos uma série de perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante o processo de compra.

Carpintero lijando

A lixadeira de cinta é uma ferramenta mecânica cuja função é polir diferentes materiais. (Fonte: Stylephotographs: 98365742/ 123rf.com)

O que é exatamente uma lixadeira de cinta?

Uma lixadeira de cinta é uma ferramenta mecânica cuja função principal é polir rapidamente vários materiais. Eles podem ser usados para obter superfícies lisas, lisas e com um acabamento de alta qualidade. Eles podem ser portáteis e pequenos ou fixos e grandes.

A maioria deles é movida por um motor elétrico.

O que os distingue de outros tipos de lixadeiras é sua alta potência. Eles são especialmente projetados para o trabalho profissional. Eles consistem em uma lixadeira de cinta fechada que é mantida esticada pela tração dos dois rolos.

Além disso, a rotação desses rolos é o que gera o movimento contínuo da cinta lixadeira.

Quais são as utilizações de uma lixadeira de cinta?

As lixadeiras de cinta têm uma série de aplicações interessantes. Eles podem ser usados para reduzir a espessura de um material, polir uma superfície ou lixar superfícies ásperas e lascadas. Outras aplicações possíveis são nivelar os cortes ruins, construir decks e remover materiais rapidamente.

Vantagens e desvantagens das lixadeiras de cinta?

As lixadeiras de cinta oferecem muitas vantagens. Eles podem ser usados em grandes superfícies confortavelmente e em alta velocidade. Além disso, eles podem ser usados em diferentes tipos de materiais. São ferramentas muito precisas e, portanto, garantem um acabamento de alta qualidade.

Por outro lado, elas também têm algumas desvantagens. Deve-se tomar cuidado para evitar tocar a correia lixadeira quando a máquina estiver em funcionamento.

A maioria deles são elétricos, portanto é necessária uma fonte de energia. Máquinas mais poderosas requerem um grande investimento financeiro.

Por que comprar uma lixadeira de cinta?

Lixadeiras de cinta permitem que acabamentos muito melhores sejam alcançados em muito menos tempo. São ferramentas versáteis que permitem diferentes tipos de trabalho, especialmente em carpintaria.

Vantagens Desvantagens
São muito fáceis de usar Se você não for suficientemente cuidadoso, podem causar ferimentos e lesões
São muito práticas Requerem um investimento econômico
Permitem acabamentos muito mais profissionais Você precisará de um compressor de ar se decidir comprar uma lixadeira pneumática portátil
São ferramentas muito precisas Oferecem uma lixagem homogênea e rápida

Como funciona uma lixadeira de cinta?

Sua operação é bastante simples. As lixadeiras de cinta consistem em um motor que transmite a energia necessária aos rolos para fazê-los girar. A rotação dos rolos é o que causa o movimento contínuo da correia de lixa.

Este movimento veste o material sem a necessidade de aplicar pressão sobre ele.

Quanto maior a velocidade da correia, maior a velocidade da correia e, portanto, um melhor acabamento pode ser alcançado em menos tempo. Da mesma forma, a espessura da lixa é um fator importante na determinação da qualidade do resultado final. O resto já depende da habilidade da pessoa que opera a máquina.

Lijadora de banda sobre madera

As lixadeiras de cinta requerem um certo cuidado para funcionar corretamente. (Fonte: Sudsaithong: 86560542/ 123rf.com)

Que cuidados requerem uma lixadeira de cinta?

Lixadeiras de cinta requerem uma certa quantidade de cuidados para mantê-las em bom estado de funcionamento. Isso permitirá que você desfrute deles por mais tempo e em melhores condições.

Em geral, a esteira da lixadeira deve ser verificada com freqüência para detectar quaisquer rachaduras e para garantir que os rolos permaneçam alinhados.

Infelizmente, é inevitável que, com o tempo, os rolos se desgastarão. Quando isso acontecer, será necessário substituí-los por novos.

Outra boa prática de manutenção é aspirar a lixadeira. Isto ajuda a aumentar a vida útil da lixadeira e evitar possíveis avarias.

Como usar uma lixadeira de cinta?

Antes de mais nada, você deve sempre seguir as instruções incluídas no manual do fabricante. Também é muito importante que você preste muita atenção às medidas de segurança indicadas para evitar qualquer tipo de acidente.

Neste sentido, você deve usar luvas anti-corte, óculos de proteção e máscara.

Quando você começar a lixar, não esqueça que a primeira coisa a fazer é preparar a superfície na qual você vai trabalhar. Para lixar, coloque a máquina sobre a superfície do material, segure-a firmemente e comece a fazer movimentos lentos para frente e para trás. Tente fazer esses movimentos suaves e similares à superfície do material.

Que tipos de lixadeiras de cinta existem?

Existem atualmente dois tipos principais de lixadeiras de cinta

  • Lixadeiras de cinta portáteis
  • Lixadeiras de cinta estacionárias

Naturalmente, dentro de cada uma destas categorias podemos encontrar diferentes variantes. Por exemplo, dentro das lixadeiras de cinta portáteis, uma distinção pode ser feita entre lixadeiras de cinta elétricas e pneumáticas.

As primeiras são acionadas por um motor elétrico, enquanto as últimas não requerem motor, pois estão conectadas a um compressor de ar. Estes últimos são geralmente mais baratos, leves e seguros.

Há também lixadeiras elétricas que não precisam ser conectadas à rede, pois são alimentadas por uma bateria.

Critérios de compra

Aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de comprar uma lixadeira de cinta. Isto lhe dará todas as informações que você precisa para fazer a compra perfeita. Como você sabe, tudo acaba bem. Nós não queremos que você se arrependa de sua compra a longo prazo.

Principalmente você deve considerar

  • Uso pretendido
  • Tamanho
  • Energia
  • Superfície de lixamento
  • Velocidade
  • Troca de correia
  • Marca
  • Acessórios

Use você vai dar

Dependendo do tipo de uso que você vai dar, você vai precisar de um tipo de lixadeira de cinta ou outro. Equipamento para profissionais não é o mesmo que equipamento para amadores. Da mesma forma, outro aspecto a ser considerado é a freqüência com que você vai usá-lo. Antes de comprar, pense em suas necessidades.

Assim, se você quiser usá-lo profissionalmente, nós recomendamos que você opte por um modelo topo de gama, mesmo que o preço seja mais alto. Se, por outro lado, você é um do-it-yourselfer e não planeja usá-lo com muita freqüência, um modelo de baixo custo pode ser suficiente.

Tamanho

Neste caso, o tamanho é importante. As dimensões e o peso da lixadeira determinarão a extensão em que ela é portátil ou não. E mesmo em modelos portáteis, quanto menor e mais leve for a lixadeira, mais confortável será a sua utilização e mais fácil será o seu transporte.

Pense cuidadosamente antes de comprar uma máquina grande.

Trabalhar longas horas com uma máquina pesada pode levar a dores de mãos. Em algumas circunstâncias você pode até mesmo sofrer um ferimento como resultado de excesso de esforço.

Parece claro que, exceto em casos muito específicos, equipamento muito pesado não é a melhor opção.

Lijadora de banda en madera

Existem diferentes tamanhos de lixadoras de cinta e todas elas funcionam da mesma forma, com uma cinta de material abrasivo. (Fonte: Schindl: 38796813/ 123rf.com)

Poder

O poder que você precisa vai depender do tipo de trabalho que você vai fazer com a lixadeira. Em qualquer caso, nós recomendamos que você escolha uma ferramenta com uma potência superior a 500W. Lembre-se que mais energia significa mais velocidade de trabalho.

E também mais consumo de eletricidade e, portanto, uma conta de eletricidade maior.

Por outro lado, com uma lixadeira de baixa potência você só poderá trabalhar com madeira e polir alguns metais. No entanto, com uma lixadeira de alta potência você pode trabalhar em quase qualquer material.

Além disso, você alcançará um acabamento mais profissional. Da mesma forma, o investimento necessário para adquirir a ferramenta também será maior.

Superfície de lixamento

Esta é uma questão que você não pode desconsiderar. Uma superfície de lixamento maior da esteira significa menos trabalho, menos tempo e menos esforço para a mesma tarefa.

Em geral, a largura da esteira geralmente varia entre 75 mm e 100 mm, enquanto seu comprimento varia entre 450 mm e 600 mm.

Velocidade

A velocidade da esteira de lixamento é uma das questões fundamentais quando se decide entre um equipamento e outro. Sua importância se deve ao fato de que a velocidade e a possibilidade de regulá-lo determinará as tarefas para as quais você pode usar a lixadeira.

Além disso, quanto maior a velocidade, menor o tempo necessário para o mesmo trabalho.

Geralmente a unidade de medida utilizada é o metro por minuto. A velocidade de rotação dos rolos também pode ser indicada.

Se este for o caso, geralmente é indicado em rotações por minuto (rpm). Em qualquer caso, a primeira unidade de medida sempre lhe dará informações mais precisas sobre o desempenho do equipamento.

Troca de correia

O sistema de troca de correia é um aspecto que não deve ser negligenciado ao comprar uma lixadeira de cinta. Nós recomendamos que você opte por uma máquina onde o processo de substituição seja rápido e fácil.

Felizmente, hoje em dia a maioria dos novos modelos já incorpora sistemas para facilitar esta tarefa.

Marca

Existem muitas marcas de lixadeiras de cinta no mercado. É importante que você escolha um que ofereça altos padrões de qualidade. Tenha em mente que os melhores fabricantes sempre oferecerão o melhor serviço ao cliente.

A reputação de uma marca está normalmente ligada à qualidade de seus produtos.

Outro aspecto que não deve ser negligenciado é a garantia. Sempre opte por um fabricante que oferece pelo menos dois anos de garantia em todos os seus produtos. Para sua referência, algumas das marcas de maior prestígio são: Virutex, Black & Decker, Bosch, Makita, Diverse e Einhell.

Acessórios

Os melhores modelos do mercado geralmente incluem diferentes acessórios. Algumas das mais comuns são: coletor de cabos, sacos de pó para coletar o pó produzido durante o lixamento e lixa de papel de reposição. Além disso, alguns modelos também incluem uma bolsa prática para transportar a lixadeira de cinta.

No caso das lixadeiras portáteis, é interessante que elas venham com ajustes extras para que possam ser usadas como lixadeiras estacionárias.

Os acessórios provavelmente não são o aspecto mais importante a considerar ao comprar uma lixadeira, mas eles também não devem ser negligenciados. Uma boa lixadeira precisa de bons acessórios.

Resumo

As lixadeiras de cinta são ferramentas versáteis que podem ser usadas para diferentes tipos de materiais como madeira, metais e plásticos.

Elas podem ser usadas para trabalhos como polir uma superfície, lixar superfícies ásperas ou remover materiais de forma rápida e segura. Além disso, seu preço geralmente não é excessivamente alto.

Ao comprar uma dessas máquinas, é importante saber muito bem quais são suas características e para que elas serão usadas. Da mesma forma, é sempre aconselhável levar em conta o preço e a marca do produto.

Algumas das características mais importantes dessas máquinas são a potência e a velocidade da esteira de lixamento.

Esperamos que você tenha achado útil este guia. Se sim, sinta-se à vontade para deixar um comentário e/ou compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos.

(Fonte da imagem em destaque: Isaac74: 90270800/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas