Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Com o avanço das telas, cada vez menos pessoas lêem livros. Mesmo assim, esta prática continua sendo uma das mais enriquecedoras para jovens e crianças. Um livro, independentemente do seu gênero ou assunto, transporta o leitor para outra dimensão. Lá, ele ensina a ele ou ela o novo conteúdo, produz sensações inexplicáveis e o leva em uma jornada através de sua história.

A principal função de um livro é armazenar conteúdo escrito, mas seria um erro acreditar que ele só faz isso. Este objeto pode ser usado como um método de estudo, para buscar novas informações ou simplesmente para se entreter. Além disso, existem livros escritos para todos os tipos de pessoas, mas hoje vamos focar naqueles que são mais adequados para os jovens.




O mais importante

  • Os livros são usados para "armazenar" e transmitir conteúdo em forma escrita.
  • Há muitos tipos dependendo do tamanho, material e informações que eles contêm. Isto não significa que existem melhores e piores, mas que cada um se adapta a gostos diferentes.
  • Dependendo da idade e experiência do leitor, a dificuldade do livro irá variar.

Livros juvenis: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre livros para os jovens

Quando se trata de comprar um livro didático para jovens leitores, há certas coisas que você precisa levar em conta para fazer a escolha certa. Aqui estão algumas das coisas mais importantes a saber, assim como as perguntas mais freqüentes dos usuários sobre este produto.

mujer en el bus

Os livros são usados para "armazenar" e transmitir conteúdo em forma escrita. (Fonte: Rh2010: 122705560/ 123rf)

Por que um livro é recomendado para os jovens?

Como já sabemos, livros têm sido usados desde tempos imemoriais para transmitir conteúdo. Este conteúdo pode ser muito variado. Os tópicos são quase infinitos, assim como os autores que os escrevem. Assim como existem diferentes gêneros, os textos são adaptados a diferentes idades.

Neste caso, vamos nos concentrar naqueles destinados aos jovens. Estes tendem a incluir temas que dizem especificamente respeito, ou interesse, a este público leitor. Estes podem ser romances ou rupturas de relacionamento, vida universitária ou qualquer novela que lhes interesse. Se analisarmos os textos para jovens, veremos como a linguagem utilizada é muito diferente da de outros livros, sendo mais simples e incluindo palavras coloquiais.

Os autores tendem a usar este tipo de recurso para se aproximar do leitor e fazê-los se sentirem confortáveis. Ao contrário de outros livros mais complexos, estes romances geralmente lidam com situações cotidianas que qualquer jovem pode ter experimentado.

Vantagens
  • São geralmente divertidos
  • São fáceis de ler
  • Relacionam-se com a vida cotidiana
  • São de leitura leve
Desvantagens
  • Não costumam incorporar informações acadêmicas
  • Podem ser caros

Que tipos de livros juvenis existem?

Como com outros textos, existem todos os tipos de temas e gêneros. Eles variam do dramático ao simples. Os romances de jovens adultos geralmente têm os jovens como personagens principais. Desta forma, o leitor pode se identificar com eles. Mesmo assim, não há limites para os tópicos com os quais eles lidam. Outra variável a ser considerada é a veracidade da história.

Muitos autores escrevem sobre tópicos baseados em eventos reais. Isto acrescenta um toque de verosimilhança ao texto, mas, ao mesmo tempo, limita um pouco a história. Por ser baseado em uma situação real, o autor não pode mudar os fatos. No entanto, o gênero mais popular entre os jovens leitores é a ficção. A construção de uma história, a caracterização dos personagens e os cenários estimulam o senso de imaginação.

Quais são as vantagens da leitura de livros juvenis?

Com o crescimento da tecnologia, cada vez menos adolescentes estão escolhendo ler livros. É por isso que este hábito é tão importante. A leitura não só leva ao aprendizado de novos conteúdos, mas também estimula a parte do cérebro responsável pela criatividade.

Além disso, ele melhora a capacidade de leitura e compreensão de uma pessoa. Começar a ler desde cedo é crucial, porque, com o passar do tempo, torna-se mais difícil adquirir habilidades de compreensão de leitura. Hoje em dia, muitos jovens preferem usar dispositivos eletrônicos ou assistir a filmes ao invés de ler textos.

A leitura não só é útil quando se lida com um texto, mas também é útil para a própria vida. Você entende a realidade com base nos conceitos que você aprende. Quanto mais informação se tem, mais conhecimento se tem.

Isto causa grandes danos a longo prazo, pois os níveis de concentração diminuem. O mesmo se aplica à compreensão de leitura. Quanto melhor o hábito de ler, mais fácil é escrever e se comunicar.

Livros Filmes
Nível de concentração necessário Muito alto Baixo
Esforço necessário Alto Baixo
Desenvolvimento da criatividade Muito. Estimula certas partes do cérebro responsáveis pela criatividade Muito baixo. Requer ou não gera quase nenhum estímulo

Por que é necessário estimular a leitura nos jovens?

Como mencionado acima, é importante manter um hábito de leitura constante. Isto é o que nos permitirá melhorar nossa compreensão de leitura. Entretanto, quanto mais cedo começar a incorporar este hábito, melhores serão os resultados.

Hoje em dia, a idade crítica para reforçar este comportamento é a adolescência. Este é o período em que os jovens começam a incorporar conhecimento, aprendendo conceitos novos e mais complexos. É também quando eles começam a ter mais independência de seus pais. Tudo isso os torna mais facilmente influenciados pelo ambiente ao seu redor.

Os livros juvenis são uma maneira maravilhosa de aprender novos aspectos do mundo. Eles ficam conhecendo novas realidades e exploram diferentes sentimentos. Isso também lhes permite estimular sua criatividade e imaginação, fatores-chave para o desenvolvimento humano. Finalmente, os livros são uma excelente alternativa aos dispositivos eletrônicos. O uso constante de dispositivos eletrônicos pode levar ao vício ou pior.

Livro de literatura v/s livro de drama: Qual escolher?

É importante entender que não há um livro que seja melhor do que outro. Também não há um tema ou gênero que se destaque mais. O que podemos dizer é que, ultimamente, os jovens têm optado cada vez mais por livros juvenis. Estes são frequentemente chamados de romances. Este tipo de texto geralmente tem os adolescentes como personagens principais. É comum descobrir que a história se passa em uma universidade ou que toda a trama gira em torno da amizade e do romance.

É por isso que eles se tornaram tão populares entre os jovens. Mostrando histórias tão comuns a suas vidas cotidianas, é fácil para eles se relacionarem com os personagens. Por outro lado, os livros juvenis de drama ainda são muito populares. Aqueles que os preferem estão frequentemente procurando por uma história diferente da normal.

Estes textos transportam o leitor para outro mundo, geralmente cheio de suspense. Cada página revela algo novo à medida que a leitura se torna mais e mais envolvente. Sem dúvida, ambos os gêneros têm muito a oferecer. É simplesmente importante entender o que você está procurando e fazer a melhor escolha.

libro

Há muitos tipos dependendo do tamanho, material e informações que eles contêm. Isto não significa que há melhores e piores, mas que cada um se adequa a gostos diferentes. (Fonte: Yastremska: 49621072/ 123rf)

Critérios de compra

Ao comprar um texto para os jovens, você deve levar em conta certas características. Cada um deles é adaptado a um tipo de pessoa e seus gostos. Abaixo, nós incluímos alguns pontos de grande relevância para ajudá-lo a escolher um. Estes são os seguintes:

Tamanho

Como com todos os produtos, cada livro é diferente em gênero, assunto, material, qualidade e tamanho. Portanto, é muito importante conhecer todas as opções e certificar-se de comprar a opção certa. Primeiro de tudo, considere o que você quer ler e quanto tempo você planeja ler. Baseado nisto:

  • Nós recomendamos a leitura de livros juvenis curtos durante a utilização de transporte público ou similares.
  • Por outro lado, se você planeja ler por um longo tempo, um texto longo é melhor.
  • Finalmente, é importante ter em mente que muitos livros juvenis vêm em tamanhos diferentes, dependendo do tamanho da fonte que eles usam.

Gênero

Assim como o tamanho do livro é importante, também o gênero e o assunto é importante. Dependendo do gosto, a inclinação será para uma opção ou para a outra. Aqueles que querem imergir na história e sentir suspense ou mistério podem optar pelo gênero.

Enquanto outros podem preferir livros juvenis de ficção científica. Os textos românticos estão se tornando cada vez mais comuns entre os estudantes. Estes focalizam os sentimentos derivados do amor e da amizade.

Os jovens, estando na idade em que muitas vezes começam a construir seus próprios laços sociais e emocionais com outros de sua idade, identificam-se facilmente com essas histórias.

chica leyendo

Dependendo da idade e experiência do leitor, a dificuldade do livro irá variar. (Fonte: Mihtiander: 56103219/ 123rf)

Tópico

Cada usuário é diferente. Portanto, nem todos os tópicos serão atraentes para todos os consumidores. É muito importante saber de que estilo você gosta. Mas nós também recomendamos que você se deixe surpreender.

Parte da mística dos livros juvenis é que você nunca sabe o que você vai encontrar. O que você pensou que aconteceria no início não acaba acontecendo. Afinal de contas, é isso que torna os textos tão interessantes. Aqui está uma tabela com os temas mais comuns e os tipos de livros juvenis que se encaixam nestas situações.

Se eu quiser devo comprar
Entrar na história Texto de suspense insustentável
Relacionar-se com os personagens Textos baseados em eventos reais
Conhecer um novo mundo Livro de ficção científica

Idade

Um ponto crítico ao definir qual texto comprar é a idade, pois é o principal determinante para que um livro seja ou não o correto. A leitura de um texto recomendado para crianças mais velhas pode fazer você não entender. Isto leva a não gostar do livro ou até mesmo a abandoná-lo.

Ler um livro que não é adequado para a faixa etária do leitor pode ser perturbador e até desencorajador.

Muitas das coisas que o autor escreve são escritas com um certo tipo de leitor em mente. Um exemplo é com livros juvenis românticos. Se você é muito jovem, você pode não entender as coisas às quais o autor se refere.

Resumo

Todos nós devemos incorporar a leitura em nossas vidas diárias. Ainda mais para os jovens, pois eles são os que têm mais a aprender. Se você não é um fã de livros, não se preocupe. Você pode começar com um texto curto e divertido. O mais importante é que é do seu agrado. Uma vez que você pegar o jeito, você será capaz de explorar novos mundos.

Afinal, essa é a coisa mais importante da leitura: conhecer novos mundos cheios de informações. Não importa se o seu interesse é drama, ficção científica ou história. Uma escolha informada fará com que sua compra seja precisa, sem margem para erros. Desta forma, você poderá escolher aquele que você mais gosta e continuar a mergulhar no maravilhoso mundo da leitura.

(Fonte de imagem em destaque: Yastremska: 121963278/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas