Mulher com tábua de madeira despejando frutas picadas em um liquidificador branco
Ultima atualização: 9 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

O barulho excessivo provavelmente é um dos pontos críticos do uso dos liquidificadores no dia-a-dia. Mas, hoje já é possível encontrar modelos de liquidificador silencioso no mercado.

Assim, você conseguirá fazer suas receitas até mesmo no período da noite sem trazer incômodos. Quer saber como identificar esse aparelho? Leia o nosso artigo a seguir e te contaremos todos os detalhes sobre esse eletrodoméstico!




O mais importante

  • Os liquidificadores silenciosos são classificados assim por terem "Selo de Ruído" do Inmetro com nota 1. Ou seja, aparelhos que emitem até 85 decibéis de som.
  • Esses liquidificadores silenciosos têm as mesmas funcionalidades de modelos comuns, entretanto são muito recomendados para uso comercial, evitando que o barulho incomode os redores.
  • Potência, velocidade e capacidade do copo são critérios importantes ao escolher um liquidificador, garantindo assim que o equipamento terá um bom desempenho.

Liquidificador silencioso: nossa recomendação dos melhores produtos

Como tantos outros eletrodomésticos, encontrar um liquidificador silencioso com as especificações técnicas adequadas é uma tarefa complexa. Por isso, montamos um ranking com os modelos mais bem avaliados do mercado para você conhecer:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre um liquidificador silencioso

O liquidificador é um item essencial da cozinha para as receitas do dia-a-dia. Porém, sempre aparecem dúvidas sobre como avaliar a eficiência dele, por isso fizemos um guia completo explicando tudo para você. Acompanhe:

Mulher na cozinhando usando o liquidificador que está com leite

É quase impossível imaginar o dia-a-dia na cozinha sem a presença de um liquidificador para a preparação dos alimentos. (Fonte: dolgachov: 123rf.com)

Liquidificador silencioso: ele existe?

Triturar e fatiar alimentos são processos que geram muito barulho no liquidificador. Pensando em estratégias para reduzir ruídos desse eletrodoméstico, os fabricantes começaram a planejar opções que provocassem menos som.

Liquidificador silencioso é uma boa alternativa para cozinha de estabelecimentos comerciais.

Assim, surgiram as versões de liquidificadores silenciosos com o objetivo exatamente de fazer menos ruídos ao serem usados para as atividades culinárias.

Aparelhos com essas especificações são ideais para estabelecimentos comerciais, evitando que o barulho das receitas do dia-a-dia se espalhe para a freguesia e a vizinhança ao redor do local.

Como identificar um liquidificador silencioso?

Eletrodomésticos como liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó precisam conter o "Selo de Ruído" na embalagem. Uma exigência feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) desde 2014.

O nível de barulho é indicado pela quantidade de decibéis descrita na etiqueta. Esse valor é enquadrado numa escala de 1 a 5. Eletrodomésticos barulhentos recebem nota 5, enquanto silenciosos pontuam com valor 1.

Para cada tipo de equipamento existem limites específicos de decibéis que farão com que o aparelho seja enquadrado em um dos níveis do Selo de Ruído.

De modo geral, os liquidificadores precisam emitir até 85 decibéis para serem classificados como silenciosos, recebendo a nota 1. Aprenda mais sobre o assunto na reportagem a seguir:

Quais os benefícios e desvantagens de um liquidificador silencioso?

Por serem alternativas novas no mercado, sempre aparecem questionamentos se os liquidificadores silenciosos são tão eficientes na produção de receitas culinárias como os modelos tradicionais.

Para sanar suas dúvidas sobre os pontos positivos e negativos que esse eletrodoméstico pode possuir em relação aos formatos comuns, trouxemos o quadro abaixo exemplificando esses aspectos para sua avaliação. Verifique:

Vantagens
  • Funcionam como os modelos tradicionais
  • Menos incômodo enquanto é utilizado
  • Têm custo de aquisição comum
  • Muitos modelos de design para combinar com a cozinha
Desvantagens
  • Precisam ter boa potência, senão não serão tão eficientes
  • Nem sempre será completamente silencioso, pode ainda emitir alguns ruídos

Como fazer a limpeza corretamente de um liquidificador?

Se você possui um liquidificador mais moderno, a recomendação é fazer a limpeza com esponja macia, detergente neutro e água morna. A vantagem desses modelos é que eles permitem o desmonte de todas as peças para lavar.

Mas, se o seu liquidificador é do formato tradicional, prefira limpar o equipamento batendo meio litro de água quente e um limão fatiado no copo do aparelho. Assim, restos de alimentos e odores serão eliminados.

Para o motor, use apenas lenços umedecidos, evitando assim que o material seja danificado durante a limpeza.

Mulher despejando um copo de água dentro de um liquidificador

Ao fazer a limpeza do liquidificador tenha cuidado com o motor do aparelho para não causar danos. (Fonte: dolgachov: 62037649/123rf)

Existem outras formas de reduzir o ruído do liquidificador?

Além do "Selo de Ruído" dos eletrodomésticos, existem outros acessórios que podem ser colocados no liquidificador para reduzir o nível de barulho do equipamento.

Um deles é a proteção silenciadora, feita em acrílico, para ser incluída ao redor do eletrodoméstico como uma capa, minimizando ruídos feitos no uso. Entre os liquidificadores desse formato o mais conhecido é o da marca Hamilton.

Liquidificadores com peças removíveis devem ser guardados sempre montados, evitando assim a perda de alguma parte.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de liquidificador silencioso

De nada adianta um liquidificador silencioso, se ele não for eficiente ao atender as necessidades que você tem na cozinha. Por isso, separamos pontos que você deve observar ao comprar esse eletrodoméstico:

Potência

A potência é um dos itens fundamentais de um liquidificador, pois apresenta a eficiência que o aparelho vai ter. Esse aspecto também interfere no gasto com a energia elétrica, quanto mais alta a potência, maior será o consumo.

Quanto maior a potência do liquidificador, mais será o consumo elétrico do aparelho.

Geralmente, liquidificadores com 300W a 500W têm baixo desempenho e aguentam apenas receitas mais simples. Enquanto isso, potências entre 500W e 700W são ideais para atividades rotineiras.

Enquanto isso, aparelhos com potências de 1000W ou mais são indicados para o uso frequente em casa e principalmente em estabelecimentos comerciais, por aguentarem mais alimentos e serem bem eficientes.

Capacidade

Antes de escolher um liquidificador, você precisa ter em mente como será o uso dele nas atividades do dia-a-dia, assim será mais fácil definir o tamanho do aparelho ideal. Eles podem variar nas seguintes capacidades:

  • Copos com menos de 1 litro: São ideais para uso pessoal e preparam poucos alimentos.
  • Copos de 1 ou 2 litros: São recomendados para grupos de até 3 pessoas e indicados para o uso rotineiro.
  • Copos com mais de 2 litros: Suportam uma diversidade de alimentos e podem ser usados para mais de quatro pessoas ou em estabelecimentos comerciais.

Velocidade

Se você quer preparar uma refeição mais rápida é possível controlar o liquidificador para trabalhar mais ágil por meio do botão de velocidade. Geralmente, os valores variam entre 1 a 15 e existem modelos em que o ajuste é feito gradualmente.

Homem e mulher abraçados na cozinha. O homem está com um copo na mão. No balcão tem um liquidificador e frutas.

É sempre bom verificar a potência e o controle de velocidade do liquidificador para saber sua eficiência. (Fonte: citalliance: 41159445/ 123rf)

Recursos Extras

Um liquidificador com recursos extras pode trazer facilidades para o dia-a-dia dos consumidores. Listamos diferenciais que esse eletrodoméstico pode ter:

  • Base antiderrapante: impede que o liquidificador escorre e cause acidentes na cozinha.
  • Autolimpeza: evita que alimentos fiquem grudados no aparelho após o uso.
  • Filtro: não permite que bagaços ou outros fragmentos façam parte da receita final.
  • Lâminas removíveis: fáceis de limpar pois podem ser retiradas do aparelho.
  • Indicador luminoso: mostra a temperatura ou velocidade do eletrodoméstico.
  • Motor com reverso: possibilita que o aparelho funcione ao inverso, impedindo que alimentos travem as lâminas.
  • Porta-fio: fica embaixo do aparelho para guardar o cabo após o uso.

Material

A matéria-prima do copo do liquidificador podem trazer especificidades também na hora da preparação dos alimentos. Na tabela, listamos os principais tipos de materiais usados e suas vantagens:

Características
Copo de vidro Não absorvem manchas ou odores, porém são mais pesados e correm risco de quebrar
Copo de acrílico Indicado para uso doméstico, são transparentes e leves, mas podem ficar esbranquiçados com o tempo
Copo de inox Recomendado para uso comercial, maior e resistente
Copo de plástico São leves, mas correm risco de quebrar e ficam com manchas e odores

Design

Itens essenciais na cozinha, os liquidificadores podem ser bons elementos para completar a decoração do ambiente.

Hoje no mercado é possível encontrar estilos modernos de cores variadas para combinar com outros eletrodomésticos como a geladeira ou o fogão.

Resumo

Você pode ter um liquidificador potente e mesmo assim ele ser silencioso. Basta verificar o "Selo de Ruído" do aparelho, analisando se ele possui nota um, ou seja, que emite até 85 decibéis.

Como outros eletrodomésticos, é preciso observar critérios como potência, velocidade, material e capacidade do copo para garantir a eficiência do equipamento durante o uso.

Ainda é possível encontrar modelos com recursos extras para aprimorar o desempenho do liquidificador na preparação de alimentos. Esses equipamentos são ideais tanto para uso doméstico quanto para fins comerciais.

(Fonte da imagem destacada: freepik/Freepik) 

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas