
Como escolhemos
O barulho excessivo provavelmente é um dos pontos críticos do uso dos liquidificadores no dia-a-dia. Mas, hoje já é possível encontrar modelos de liquidificador silencioso no mercado.
Assim, você conseguirá fazer suas receitas até mesmo no período da noite sem trazer incômodos. Quer saber como identificar esse aparelho? Leia o nosso artigo a seguir e te contaremos todos os detalhes sobre esse eletrodoméstico!
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais
- 2 O mais importante
- 3 Liquidificador silencioso: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: o que você precisa saber sobre um liquidificador silencioso
- 5 Critérios de compra: Como comparar os modelos de liquidificador silencioso
- 6 Resumo
O mais importante
- Os liquidificadores silenciosos são classificados assim por terem "Selo de Ruído" do Inmetro com nota 1. Ou seja, aparelhos que emitem até 85 decibéis de som.
- Esses liquidificadores silenciosos têm as mesmas funcionalidades de modelos comuns, entretanto são muito recomendados para uso comercial, evitando que o barulho incomode os redores.
- Potência, velocidade e capacidade do copo são critérios importantes ao escolher um liquidificador, garantindo assim que o equipamento terá um bom desempenho.
Liquidificador silencioso: nossa recomendação dos melhores produtos
Como tantos outros eletrodomésticos, encontrar um liquidificador silencioso com as especificações técnicas adequadas é uma tarefa complexa. Por isso, montamos um ranking com os modelos mais bem avaliados do mercado para você conhecer:
Guia de compra: o que você precisa saber sobre um liquidificador silencioso
Liquidificador silencioso: ele existe?
Assim, surgiram as versões de liquidificadores silenciosos com o objetivo exatamente de fazer menos ruídos ao serem usados para as atividades culinárias.
Aparelhos com essas especificações são ideais para estabelecimentos comerciais, evitando que o barulho das receitas do dia-a-dia se espalhe para a freguesia e a vizinhança ao redor do local.
Como identificar um liquidificador silencioso?
O nível de barulho é indicado pela quantidade de decibéis descrita na etiqueta. Esse valor é enquadrado numa escala de 1 a 5. Eletrodomésticos barulhentos recebem nota 5, enquanto silenciosos pontuam com valor 1.
Para cada tipo de equipamento existem limites específicos de decibéis que farão com que o aparelho seja enquadrado em um dos níveis do Selo de Ruído.
De modo geral, os liquidificadores precisam emitir até 85 decibéis para serem classificados como silenciosos, recebendo a nota 1. Aprenda mais sobre o assunto na reportagem a seguir:
Quais os benefícios e desvantagens de um liquidificador silencioso?
Para sanar suas dúvidas sobre os pontos positivos e negativos que esse eletrodoméstico pode possuir em relação aos formatos comuns, trouxemos o quadro abaixo exemplificando esses aspectos para sua avaliação. Verifique:
Como fazer a limpeza corretamente de um liquidificador?
Mas, se o seu liquidificador é do formato tradicional, prefira limpar o equipamento batendo meio litro de água quente e um limão fatiado no copo do aparelho. Assim, restos de alimentos e odores serão eliminados.
Para o motor, use apenas lenços umedecidos, evitando assim que o material seja danificado durante a limpeza.
Existem outras formas de reduzir o ruído do liquidificador?
Um deles é a proteção silenciadora, feita em acrílico, para ser incluída ao redor do eletrodoméstico como uma capa, minimizando ruídos feitos no uso. Entre os liquidificadores desse formato o mais conhecido é o da marca Hamilton.
Critérios de compra: Como comparar os modelos de liquidificador silencioso
De nada adianta um liquidificador silencioso, se ele não for eficiente ao atender as necessidades que você tem na cozinha. Por isso, separamos pontos que você deve observar ao comprar esse eletrodoméstico:
Potência
A potência é um dos itens fundamentais de um liquidificador, pois apresenta a eficiência que o aparelho vai ter. Esse aspecto também interfere no gasto com a energia elétrica, quanto mais alta a potência, maior será o consumo.
Geralmente, liquidificadores com 300W a 500W têm baixo desempenho e aguentam apenas receitas mais simples. Enquanto isso, potências entre 500W e 700W são ideais para atividades rotineiras.
Enquanto isso, aparelhos com potências de 1000W ou mais são indicados para o uso frequente em casa e principalmente em estabelecimentos comerciais, por aguentarem mais alimentos e serem bem eficientes.
Capacidade
Antes de escolher um liquidificador, você precisa ter em mente como será o uso dele nas atividades do dia-a-dia, assim será mais fácil definir o tamanho do aparelho ideal. Eles podem variar nas seguintes capacidades:
- Copos com menos de 1 litro: São ideais para uso pessoal e preparam poucos alimentos.
- Copos de 1 ou 2 litros: São recomendados para grupos de até 3 pessoas e indicados para o uso rotineiro.
- Copos com mais de 2 litros: Suportam uma diversidade de alimentos e podem ser usados para mais de quatro pessoas ou em estabelecimentos comerciais.
Velocidade
Se você quer preparar uma refeição mais rápida é possível controlar o liquidificador para trabalhar mais ágil por meio do botão de velocidade. Geralmente, os valores variam entre 1 a 15 e existem modelos em que o ajuste é feito gradualmente.
Recursos Extras
Um liquidificador com recursos extras pode trazer facilidades para o dia-a-dia dos consumidores. Listamos diferenciais que esse eletrodoméstico pode ter:
- Base antiderrapante: impede que o liquidificador escorre e cause acidentes na cozinha.
- Autolimpeza: evita que alimentos fiquem grudados no aparelho após o uso.
- Filtro: não permite que bagaços ou outros fragmentos façam parte da receita final.
- Lâminas removíveis: fáceis de limpar pois podem ser retiradas do aparelho.
- Indicador luminoso: mostra a temperatura ou velocidade do eletrodoméstico.
- Motor com reverso: possibilita que o aparelho funcione ao inverso, impedindo que alimentos travem as lâminas.
- Porta-fio: fica embaixo do aparelho para guardar o cabo após o uso.
Material
A matéria-prima do copo do liquidificador podem trazer especificidades também na hora da preparação dos alimentos. Na tabela, listamos os principais tipos de materiais usados e suas vantagens:
Características | |
---|---|
Copo de vidro | Não absorvem manchas ou odores, porém são mais pesados e correm risco de quebrar |
Copo de acrílico | Indicado para uso doméstico, são transparentes e leves, mas podem ficar esbranquiçados com o tempo |
Copo de inox | Recomendado para uso comercial, maior e resistente |
Copo de plástico | São leves, mas correm risco de quebrar e ficam com manchas e odores |
Design
Itens essenciais na cozinha, os liquidificadores podem ser bons elementos para completar a decoração do ambiente.
Hoje no mercado é possível encontrar estilos modernos de cores variadas para combinar com outros eletrodomésticos como a geladeira ou o fogão.
Resumo
Você pode ter um liquidificador potente e mesmo assim ele ser silencioso. Basta verificar o "Selo de Ruído" do aparelho, analisando se ele possui nota um, ou seja, que emite até 85 decibéis.
Como outros eletrodomésticos, é preciso observar critérios como potência, velocidade, material e capacidade do copo para garantir a eficiência do equipamento durante o uso.
Ainda é possível encontrar modelos com recursos extras para aprimorar o desempenho do liquidificador na preparação de alimentos. Esses equipamentos são ideais tanto para uso doméstico quanto para fins comerciais.
(Fonte da imagem destacada: freepik/Freepik)