Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

51Comentários coletados

Olá! Bem-vindo ao Sweetest Home. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher a licoreira, esse item clássico, decorativo e funcional, que trará um charme extra à sua casa. O produto é ideal para dispor bebidas em aparadores, bares ou bandejas na sala de estar, jantar, copa, cozinha, escritório ou qualquer outro cantinho da casa onde você deseje dar uma incrementada na decoração.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de licoreira para sua casa.

Primeiro, o mais importante

  • Existem licoreiras em diversos estilos, tamanhos, modelos e materiais. Escolha de acordo com o objetivo, local de uso e estilo de decoração que o objeto irá compor.
  • Capacidade, tamanho, material, detalhes e acabamentos, modelo e tipo de tampa são algumas das características que devem ser levadas em consideração no momento da escolha do produto.
  • O preço das licoreiras varia de acordo com o material, marca e modelo do produto. É possível adquirir versões simples por menos de R$ 10, enquanto as versões mais sofisticadas, de marcas renomadas ou em materiais nobres podem custar de algumas centenas até milhares de reais.

As melhores licoreiras: Nossas recomendações

A licoreira pode ter vários usos. É ideal para servir licores e whiskies, mas também pode ser usada com um item decorativo, vaso de flores, entre outras diversas formas de uso. Sem contar que é um item clássico, que nunca sai de moda e poderá te acompanhar por anos. Confira nosso ranking com alguns dos melhores modelos de licoreira:

Guia de Compra

Existem momentos na vida em que uma boa bebida se faz necessária para brindar. E nada melhor que uma bela licoreira para dispor seus drinks favoritos com charme e estilo em sua casa, seja no dia a dia, compondo a decoração do bar ou sala de jantar, em mesas postas, reuniões e outras ocasiões especiais.

Continue com a gente para aprender tudo sobre esse apetrecho que poderá trazer classe e sofisticação a qualquer ambiente de sua casa.

Rapaz serve whisky em copo sobre bandeja direto de licoreira.

Além do licor, whisky é a bebida mais usada em licoreiras. (Fonte: Anna Bizón / 123rf.com)

O que é e para que serve a licoreira?

A licoreira é um utensílio doméstico e decorativo, destinado a colocação de licores e bebidas em geral. Podem ser feitas em vidro, cristal, louça ou metais, sempre equipadas com tampas a fim de proteger e evitar a evaporação do líquido.

Com designs sofisticados e detalhados, são práticas e muito funcionais, sendo a opção perfeita não só para armazenar bebidas. O produto também pode ser usado para dispor flores e arranjos, além de compor a decoração de ambientes.

Por que investir em uma licoreira?

Tal qual acontece no mundo da moda, as tendências de decoração tendem a ser cíclicas. No entanto as licoreiras – sejam no estilo retrô, clássico ou mais moderno, em vidro ou cristal – nunca saíram de moda, e seguem cada dia mais presentes nas decorações modernas.

Foi-se o tempo em que as peças eram guardadas em aposentos restritos.

Embora o uso das licoreiras siga ganhando força, algo mudou: foi-se o tempo em que as peças eram guardadas em aposentos restritos, ou se destinavam apenas à funcionalidade de acomodar destilados fortes.

Hoje, na maior parte dos casos, as licoreiras são deixadas bem à vista, compondo a decoração de diversos ambientes. Usadas não só como garrafas, podem ser versáteis e servir para abrigar arranjos, flores e outras decorações.

Seu uso como item decorativo, embeleza e traz ao cômodo aquele ar ao mesmo tempo moderno e clássico com um toque de glamour, que certamente enriquece o aspecto de qualquer ambiente.

Conheça as vantagens e desvantagens de investir em uma licoreira:

Vantagens
  • Decorativas e funcionais
  • Existem versões m diversos modelos, materiais e faixas de preço
  • Podem ser usadas como item decorativo
Desvantagens
  • Modelos em cristal podem ser bem caros
  • Tampas sem vedação podem comprometer qualidade da bebida

O que servir na licoreira?

Como já foi comentado, qualquer bebida disposta em uma licoreira ganha ares elegantes e festivos. Extremamente versátil, a garrafa para licor aceita bem todos os tipos de bebidas alcoólicas, refrescos e drinks. Confira algumas sugestões do que servir na sua licoreira para encantar seus convidados:

  • Os clássicos licor ou whisky;
  • Águas aromatizadas;
  • Sucos e refrescos;
  • Ponches e sangrias;
  • Refrigerantes e água;
  • Drinks e coquetéis;
  • Licores caseiros.
foco

Você sabia? O design exuberante das licoreiras não é mero acaso. Sua origem remonta à época do surgimento do licor em si.

Na idade média, monges e alquimistas destilavam fórmulas “mágicas”, em busca do elixir da vida eterna. Conservadas em excêntricos frascos, que inspiram até hoje o design das licoreiras, essas experiências foram o pontapé inicial para surgimento de licores apreciados atualmente, em especial os à base de ervas.

Como aproveitar a licoreira na decoração?

Além de ser uma forma requintada de oferecer bebidas, a licoreira pode ser um item de decoração muito adequado em qualquer ambiente. Além dos usos óbvios no bar, aparador, em bandejas ou carrinhos de bebida, você pode usar sua garrafa de licor como decoração em um cantinho da cozinha ou sobre a geladeira.

A licoreira pode ser utilizada como um belo vaso.

Preenchida com água e algumas flores frescas - ou até mesmo com arranjos artificiais - ela faz as vezes de um belo vaso que pode ser usado no quarto, banheiro ou escritório. Outra dica é transformar sua licoreira em um difusor ou aromatizador de ambiente.

Basta preencher o recipiente com o líquido aromático de sua preferência, inserindo hastes finas de madeira mais altas que a garrafa e pronto: está feito um difusor para perfumar qualquer ambiente. Caso deseje um toque decorativo a mais, aposte em hastes decoradas, e adorne a garrafa com fitas ou pingentes.

Taças com licor artesanal de morango com licoreira ao fundo ao lado de cesto com morangos.

Licoreiras são excelente opção para armazenar licores caseiros. (Fonte: Jacek Nowak / 123rf.com)

Onde comprar uma licoreira?

Você pode comprar sua licoreira em lojas físicas que vendem produtos para decoração e utilidades domésticas, como as Lojas Americanas, Tok Stok, Camicado e Etna, por exemplo.

No entanto é nas plataformas online como Amazon, Mercado Livre e Americanas.com que você poderá encontrar uma maior diversidade de marcas e modelos do produto.

Quanto custa a licoreira?

O preço das licoreiras pode variar muito de acordo com o modelo, design, marca e material. É possível encontrar versões simples por menos de R$ 15. Já as versões mais sofisticadas, feitas em materiais finos podem custar algumas centenas de reais.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes tipos de licoreira

Agora que você já tem bastante informação sobre as licoreiras dá para escolher sem medo, né? Mas antes disso te daremos mais uma ajudinha, apresentando a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os tipos e marcas deste produto. São elas:

  • Tamanho
  • Tipo de tampa
  • Materiais
  • Detalhes e acabamentos

Para que não restem dúvidas, confira o detalhamento das características:

Tamanho

Existem licoreiras em diversos tamanhos e capacidades. A capacidade do produto, em geral, é informada pelos fabricantes em litros ou mililitros, correspondendo ao espaço interno total de armazenamento.

Modelos de capacidade maior são ideais para uso em locais ou ocasiões com grande circulação de pessoas, pois a demanda costuma ser maior.

Um modelo de capacidade baixa pode ser pouco funcional nessas situações, pois demandará reposição constante do conteúdo da licoreira baleiro.

Tipo de tampa

As tampas da licoreira costumam ser um espetáculo à parte. É uma característica comum a esses tipos de garrafa que suas tampas sejam exuberantes, volumosas ou pesadas, com formatos diferentes ou ricas em detalhes.

Elas podem ser do tipo de rosca, embora o mais comum sejam as tampas de encaixe, com ou sem vedação. As tampas com vedação são mais eficientes, pois impedem a evaporação do conteúdo da licoreira e garantem a manutenção da qualidade da bebida.

Conjunto de copo e licoreira sobre bancada preta.

Tampas das licoreiras costumam chamar atenção pela exuberância. (Fonte: PawinG / Pixabay)

Materiais

Vidro e cristal são os materiais mais comumente usados na fabricação de licoreiras. No entanto também é possível encontrar o objeto em versões de metais e louça, dentre outras variantes. Para que a licoreira seja durável e resistente é fundamental que ele seja feito com matéria prima de boa qualidade.

No mais, a escolha pode ser feita puramente com base nas preferências pessoais ou para harmonizar com os demais itens de decoração do cômodo onde o produto será usado. Prefira marcas de renome para garantir a confiabilidade e procedência dos materiais.

Detalhes e acabamentos

Lapidação diferenciada, relevos, texturas, cores, tampas trabalhadas, pendentes e detalhes metalizados são alguns dos detalhes e acabamentos mais frequentes nas licoreiras. Além de tornarem as peças únicas, esses detalhes são ideais para trazerem vida e sofisticação ao ambiente.

(Fonte da imagem destacada: Maksim Shebeko / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.