Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

5Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

31Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar sobre a lavadora de alta pressão Karcher, uma máquina desenvolvida para a limpeza de grandes áreas e que pode ajudar tanto em residências, como em situações profissionais. Iremos te mostrar como escolher o melhor modelo para resolver os seus problemas!

A Karcher é uma marca alemã extremamente tradicional no ramo de soluções de limpeza. Seus produtos são todos de muita qualidade, mas as lavadoras de alta pressão se destacam! Nesse artigo, traremos todas as informações capazes de te ajudar no momento da compra e do uso da máquina!

Primeiro, o mais importante

  • A Karcher é uma empresa que domina o ramo de lavadoras de alta pressão devido às tecnologias avançadas que emprega em suas máquinas, ao respeito com o consumidor e à preocupação com o meio ambiente.
  • Há linhas de lavadoras de alta pressão Karcher para vários públicos diferentes. É possível escolher um modelo apenas para limpeza ocasional ou um para uso profissional.
  • Os critérios específicos mais importantes na compra de uma lavadora de alta pressão Karcher são a pressão nominal e a vazão de água.

As melhores lavadoras de alta pressão Karcher: Nossa opinião

Escolher uma lavadora de alta pressão Karcher pode ser difícil. A empresa conta com várias linhas, cada uma voltada para necessidades diferentes. Por isso, começamos esse artigo selecionando alguns modelos especiais para te apresentar.

A melhor lavadora para pequenas limpezas

Você precisa de uma máquina para lavagem de carros, bicicletas, jardins, garagens ou outras pequenas áreas? Então a K 2 Auto, da linha prática da Karcher, é perfeita. Indicada para trabalhos leves, ela acompanha mangueira de alta pressão com engate rápido, pistola e tubeira Vario Power. A vazão é de 4,5 litros por minuto.

A ideal para quem faz limpezas pesadas

A K3.98 faz parte da linha ocasional, indicada para uso entre 6 a 9 horas semanais. Ela tem a capacidade de limpar áreas de grande porte e com sujeira considerada de média a pesada. Com potência de 1500 W e vazão de 6 litros por minuto, é indicada para calçadas, garagens, áreas externas de casas e comércios, e muito mais.

O modelo mais silencioso

Se você quer fazer grandes limpezas sem o barulho que as lavadoras de alta pressão proporcionam, a Karcher tem a solução. A K430 Silent Power conta com um motor a indução, blindado e refrigerado a água, capaz de reduzir o nível de ruído em 55%. A vazão é de 6 litros por minuto e a potência de 1500 W.

Guia de compra

Você provavelmente tem muitas dúvidas sobre os porquês de escolher uma lavadora de alta pressão Karcher e como decidir qual o melhor modelo. Por isso, selecionamos algumas das perguntas mais comuns feitas sobre o produto e preparamos respostas completas no nosso guia de compra.

Preste atenção nas linhas abaixos e passe a saber tudo sobre essas fantásticas máquinas!

Imagem mostra um homem usando uma mangueira de alta pressão para lavar um carro.

A Karcher tem ótimas soluções para lavagem de veículos. (Fonte: auremar / 123rf.com)

Por que a Karcher se destaca no mercado de soluções para limpeza?

A Karcher é uma empresa criada em 1935 pelo inventor Alfred Karcher, que dá seu sobrenome a ela. E uma das invenções desse homem foi justamente a lavadora de alta pressão.

Mesmo com a morte de Alfred Karcher, a marca continuou se preparando para oferecer o que existe de melhor quando o assunto é soluções para limpeza. O investimento em pesquisa é muito alto. Assim, ao escolher essa empresa você tem a certeza de encontrar produtos inovadores.

A tecnologia empregada pela Karcher facilita a vida de todos que usam seus produtos. Há cada vez mais funcionalidades em cada modelo. E essas funcionalidades são pensadas tanto para os consumidores, quanto para o meio ambiente.

Um exemplo das novas tecnologias usadas pela Karcher em lavadoras de alta pressão é a tubeira Vario Power, que serve para perfeita regulagem da pressão da água. É possível escolher exatamente como o jato sairá, o que é excelente para quem manuseia a máquina!

Com tecnologia e preocupação ambiental, a Karcher é merecidamente a líder do nicho de soluções para limpeza!

foco

O inventor Alfred Karcher nasceu em 1901, em Baden-Wurttemberg. Suas primeiras grandes contribuições com a humanidade foram na área de tecnologia industrial: Ele criou fornalhas para enrijecimento de ligas metálicas que se tornaram bastante populares.

Por mais que a empresa Karcher já existisse desde 1935, foi só em 1950 que o ramo mudou para soluções de limpeza. Nesse ano, Alfred inventou a lavadora de alta pressão, máquina que hoje faz a vida de tanta gente mais fácil.

Quais as vantagens das lavadoras de alta pressão Karcher?

A Karcher tem várias linhas de lavadoras de alta pressão. Algumas são para uso doméstico, outras, para profissionais. Assim, não importa para que você precisa de uma dessas máquinas, será capaz de encontrar uma ideal.

Desde a linha mais simples para uso doméstico, as principais tecnologias estão empregadas. Entre elas, a tubeira Vario Power. A marca alemã deixa ao alcance de todos as suas tecnologias mais avançadas.

logo

Os sistemas desenvolvidos pela Karcher geram grande economia de água e de eletricidade. Não só o seu bolso agradece, mas o impacto ambiental também é bastante reduzido (apesar de ainda existir).

E você ainda consegue tudo isso por um preço que não está acima da média do mercado. A Karcher fabrica suas lavadoras no Brasil, na cidade de Vinhedo, reduzindo custos.

Confira na tabela abaixo vantagens e desvantagens das lavadoras de alta pressão Karcher:

Vantagens
  • Usam tecnologias avançadas de sistemas de limpeza
  • Priorizam a economia de água e de eletricidade
  • Há versatilidade de modelos para variadas necessidades
  • Produtos fabricados no Brasil e com boa assistência técnica
Desvantagens
  • A lavagem de calçadas, garagens e veículos está em desuso devido a questões ambientais

Quais as linhas de lavadoras de alta pressão Karcher?

Falamos acima sobre a versatilidade das linhas e modelos de lavadoras de alta pressão Karcher. Precisamos, portanto, entrar em mais detalhes sobre cada uma delas!

Abaixo, listamos as linhas que a empresa alemã produz e, em seguida, apresentamos uma tabela comparativa entre elas.

  • Linha prática: É a feita para quem tem apenas necessidades eventuais com a máquina, com recomendação de uso entre 1 e 2 horas semanais. Os produtos são nomeados com “K2” e “K3” e indicados para carros, motos e pequenas áreas.
  • Linha versátil: A recomendação de uso aqui passa a ser de entre 2 e 3 horas semanais. Os modelos têm mais recursos, como espaço para armazenamento de acessórios, e são nomeados com “K2500” e “K3 Premium”. Já podem ser empregados em áreas maiores.
  • Linha especialista: Para quem não é profissional, mas precisa da máquina com frequência, a melhor ideia é optar os modelos nomeados entre “K3.98”, “K4” e “K5”, que podem ser usados entre 6 e 9 horas semanais e têm capacidades de limpeza muito superiores.
  • Linhas profissionais: São diversas e variam de características, como uso de água quente ou água fria. Não há restrições de tempo máximo em atividade. Podem ser empregadas em áreas como construção civil, agricultura e limpeza de ruas e avenidas.
Linha prática Linha versátil Linha especialista Linhas profissionais
Nomenclaturas K2 e K3 K25000 e K3 K3.98, K4, K5 HD
Tempo máximo de uso Entre 1 e 2 horas semanais Entre 2 e 3 horas semanais Até 9 horas semanais Ilimitado
Vazão de água Até 5,5 litros por minuto Até 5,5 litros por minuto Até 8,5 litros por minuto Até 20 litros por minuto
Recomendações de uso Limpeza de carros, motos, jardins, garagens Limpeza automobilística completa, de jardins, garagens e calçadas Limpezas de áreas externas ou comerciais com alto nível de sujeira Uso em agricultura e construção civil, limpeza urbana

Como funciona a assistência técnica da Karcher?

Oferecer um excelente suporte é fundamental para qualquer empresa que se preze. Afinal, máquinas podem eventualmente sofrer com problemas.

A Karcher oferece um bom sistema de suporte virtual no site da empresa.

A Karcher oferece já em seu site na internet um bom sistema, com um assistente virtual que te permite identificar qual é o problema e buscar soluções dentro de um catálogo. Para as máquinas profissionais, há a opção de chamar um técnico, sem necessidade de ir a lugar nenhum.

Caso a sua máquina não seja profissional, há uma ampla rede de oficinas autorizadas para assistência técnica espalhada pelo Brasil. E o sistema para encontrar a mais próxima também é automatizado! Basta digitar o seu CEP no site para receber a indicação.

Para completar a excelente relação da empresa com o consumidor, ela resolve 96,6% dos problemas listados no Reclame Aqui, tendo uma das melhores reputações dentre empresas de todos os ramos no site.

As lavadoras de alta pressão Karcher são boas para o meio ambiente?

Nós sabemos que a lavagem de áreas como calçadas, quintais e jardins não é recomendada devido às crises hídricas recentes e às preocupações com o meio ambiente. Mas como as lavadoras de alta pressão Karcher se saem em relação a isso?

O uso de uma lavadora de alta pressão ajuda a economizar água. A máquina, devido ao sistema de pressurização, pode gerar uma diminuição de até 80% no volume necessário para limpar determinada área.

Portanto, se você precisa manter um lugar ou veículo constantemente limpo, sem dúvidas é melhor para o meio ambiente escolher uma lavadora de alta pressão em relação a uma mangueira convencional!

A Karcher se destaca ainda mais no quesito devido às tecnologias especiais que usa. Escolher a empresa alemã é uma ótima ideia para preservar nossos recursos hídricos!

Quanto custa e onde comprar uma lavadora de alta pressão Karcher?

O preço das lavadoras de alta pressão Karcher varia de acordo com a linha e as funcionalidades extras. Os modelos mais baratos, para uso simplificado por 1 ou 2 horas por semana, custam entre R$ 250 e R$ 500. Os intermediários, entre R$ 500 e R$ 1000. Os profissionais podem chegar a R$ 10.000.

Lojas especializadas em limpeza profissional ou grandes redes de produtos para a casa são ótimas opções para fazer sua aquisição, mas nós recomendamos a compra pela internet, na Amazon brasileira, que apresenta quase todos os modelos. Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para escolher uma lavadora de alta pressão Karcher

Você já sabe todas as vantagens e benefícios que uma lavadora de alta pressão Karcher proporciona. Para terminar a escolha do modelo ideal, falta apenas conhecer especificações técnicas. Selecionamos quatro critérios:

Abaixo, entramos em detalhes sobre cada um deles.

Pressão nominal

A especificação técnica mais importante de uma lavadora de alta pressão é a pressão nominal. Ela indica a força da água que será expelida pela máquina. Quanto mais sujo o lugar for, e quanto mais densa for a sujeira, maior o número deve ser.

As linhas de lavadoras de alta pressão Karcher têm a pressão nominal crescente conforme se aproximam dos modelos profissionais. A K2, por exemplo, fica em 1600 PSI, enquanto a K5 chega a 1900. Se você precisa fazer limpezas muito profundas, é fundamental escolher um modelo mais avançado.

Imagem mostra um homem lavando um carro com uma mangueira de alta pressão.

Quanto maior a pressão nominal, mais fácil a sujeira será retirada. (Fonte: DariuszSankowski / Pixabay.com)

Vazão de água

O quão grande é a área que você precisa limpar? É com essa questão que se relaciona a vazão de uma lavadora de alta pressão. Para um carro, por exemplo, não há necessidade de muito, enquanto para uma grande rua, será preciso um consumo bem maior de água.

É importante saber relacionar pressão e vazão ao escolher uma lavadora de alta pressão Karcher. O ideal é que os dois números sejam equilibrados, mas eventualmente você pode buscar um modelo que se destaque no segundo critério e não no primeiro. Por exemplo, para uma grande garagem que não fica muito suja.

Segurança

As lavadoras de alta pressão são máquinas motorizadas que funcionam via eletricidade e produzem alto nível de ruído. Não basta você estar preparado e usar bons equipamentos de proteção individual: É fundamental que o modelo escolhido também invista em segurança.

A Karcher dá atenção especial à segurança de suas lavadoras de alta pressão.

Esse é outro quesito que passa por atenção especial da Karcher. Muitos modelos têm travas de proteção, motor blindado e cabos que são desenhados para impedir choques. Assim, os usuários sabem que poderão ter tranquilidade no manuseio e que acidentes envolvendo crianças não acontecerão.

Facilidade de uso

Muitos aspectos podem fazer com que o uso de uma lavadora de alta pressão seja mais fácil. Além dos comandos intuitivos na hora de controlar a pressão e a vazão da água, temos que destacar questões de manuseio durante a lavagem. Peso e tamanho da mangueira são os principais.

Um peso menor para uma máquina de qualidade faz com que haja tranquilidade em seu manuseio durante o uso. O comprimento da mangueira, mais ainda: Ela pode variar de 3 a 10 metros e ser extensível, o que torna a lavagem de grandes áreas bem mais fácil.

(Fonte da imagem destacada: Engkritchaya Sirawatmetha/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.