Jogo com três panelas.
Ultima atualização: 9 de julho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

86Comentários coletados

Comprar um jogo de panelas é uma opção mais barata e prática para quem quer montar uma cozinha nova ou renovar os utensílios do lar. Por isso, nosso post de hoje vai ajudá-lo a escolher o melhor conjunto de panelas.

Afinal, quantas panelas fazem parte de um kit? Quais são os tipos de panelas que você, de fato, precisa? Essas e outras dúvidas você vai tirar aqui. E, além disso, lhe daremos como bônus uma seleção com os melhores jogos de panelas à venda.




O mais importante

  • O jogo de panelas é a forma mais prática de você adquirir uma variedade de tipos e tamanhos de panelas.
  • O fato de todas terem o mesmo padrão estético também ajuda para quem deseja ter uma cozinha linda.
  • Mas é importante considerar o tipo e a quantidade de peças que vêm no conjunto.

Jogo de panela: nossa recomendação dos melhores produtos

A seguir, você confere uma lista com os melhores jogos de panelas disponíveis atualmente no mercado.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre o jogo de panelas

A tentação de comprar um jogo de panelas levando em conta apenas a estética é grande. Mas quem já sofreu com panelas de baixa qualidade sabe a importância de escolher bem esse tipo de utensílio. No Guia que começa agora vamos mostrar como investir certo.

Mulher cozinhando com várias panelas no fogão.

Ter um conjunto de panelas permite fazer várias receitas ao mesmo tempo. (Fonte: Tina Dawson/ Unsplash)

Vale a pena investir no jogo de panelas?

Quem pensa que o jogo de panelas só vale para grandes famílias ou para quem cozinha em grande quantidade, se engana. Hoje em dia já existem jogos com duas e três panelas, o que é suficiente para quem mora sozinho ou cozinha com menos frequência.

A verdade é que, em geral, investir em um jogo de panelas é mais vantajoso por três razões: pelo preço, qualidade e estética. Afinal, comprar o conjunto acaba saindo mais barato do que investir em uma panela avulsa.

Além disso, quem não gosta de ter todas as suas panelas padronizadas, com o mesmo estilo, material de fabricação e cor?

Jogo de panelas sobre o fogão.

Um jogo de panelas facilita a sua rotina. (Fonte: Cooker King/ Unsplash)

Sem contar que, quando você escolhe um jogo de panelas, você garante que terá à mão vários tipos de panelas que servirão a diferentes propósitos. Até porque, nada é mais frustrante do que precisar fazer uma receita e não ter o utensílio adequado para isso.

Por outro lado, ainda que hoje seja possível encontrar as mais variadas composições nos jogos de panela, nem sempre será possível encontrar a panela que você deseja. É o caso, por exemplo, da panela de pressão. São poucas as marcas que oferecem ela dentro do kit.

Ainda em dúvida se vale a pena ou não comprar o jogo de panelas? Veja nossa tabela abaixo:

Vantagens
  • Mais barato e prático
  • Permite fazer várias receitas ao mesmo tempo
  • Garante um padrão estético e de qualidade
Desvantagens
  • Poucos acompanham a panela de pressão

Quais peças compõem um jogo de panelas?

As peças que vêm em um kit variam bastante. Por isso, quando você estiver escolhendo o seu jogo de panelas, é importante levar em conta as receitas que costuma fazer e para quantas pessoas irá cozinhar.

Com isso em mente, saiba que os jogos de panelas podem ser compostos por duas a 13 peças. Além disso, os kits mais completos oferecem mais de uma opção de tamanho de panela com cabo, caçarola e frigideira. Confira abaixo os tipos de panelas mais comuns presentes nos jogos:

  • Panela com cabo;
  • Caçarolas com alças;
  • Frigideiras;
  • Fervedor;
  • Grill.

Quais os tamanhos e capacidades das peças do jogo de panelas?

Além de escolher o jogo de panelas de acordo com a quantidade de peças, é fundamental que você também analise o tamanho e a capacidade de cada uma.

Como vimos, é natural que em jogos com muitas peças você encontre mais de um tamanho de panela, caçarola e frigideira. Sendo assim, verifique o diâmetro que é medido em centímetros, a capacidade em litros e também a espessura da panela, que vem expressa em milímetros.

Por exemplo, uma panela pequena, que tenha entre 14 cm e 18 cm de diâmetro e capacidade de 1,5 L, é ideal para duas pessoas. Enquanto que uma panela média, cujo diâmetro varia entre 20 cm a 22 cm, e tem capacidade de 3 litros, serve para até quatro pessoas.

Pessoa colocando refogado de legumes da frigideira no prato.

É importante checar o diâmetro e capacidade de cada peça. (Fonte: Cooker King/ Unsplash)

Por outro lado, uma caçarola de 24 cm de diâmetro e capacidade de até 6 litros, é mais adequada para fazer sopas e até feijão.

Já no caso das frigideiras, elas também podem ser fundas e rasas. Enquanto as fundas são perfeitas para receitas com molhos, as rasas são indicadas para grelhar carnes e legumes.

Além disso, quanto maior for a espessura da panela, maior será a resistência e a capacidade de manter o calor. Por isso, prefira um jogo de panelas cujas peças tenham espessura mínima de 1,4 mm.

Qual o melhor material de fabricação do jogo de panelas?

Outro ponto fundamental que você deve observar na hora de escolher o seu jogo de panelas é o material de fabricação. Na verdade, muito mais do que a quantidade de peças, é o material que define o preço do kit.

Isso porque o material também determina a resistência e a durabilidade das panelas, além de influenciar na eficiência do cozimento. Nós listamos abaixo as características dos materiais de fabricação mais comuns:

  • Alumínio: As panelas de alumínio são as mais comuns e, por isso, têm o preço mais acessível. Leves, essas panelas esquentam muito rápido, mas podem sofrer com riscos;
  • Aço Inoxidável: Material resistente, fácil de limpar e que não enferruja. Além disso, o aço inox é atóxico, pois não libera resíduos químicos durante o cozimento;
  • Cerâmica: Você vai encontrar jogos de panelas 100% de cerâmica ou apenas revestidas com esse material. As totalmente de cerâmica são as melhores, porque são atóxicas, mantêm o aquecimento por mais tempo e podem ir ao forno, micro-ondas, geladeira e freezer.

Critérios de compra: O que verificar na hora de comprar o jogo de panelas

A partir daqui, você vai descobrir quais são os aspectos que devem ser considerados na hora de escolher o seu jogo de panelas. Veja:

Compatibilidade com fogão

Esse é um critério que você não pode deixar passar. Ainda que todas as panelas funcionem no fogão à gás, que ainda é o mais comum, a verdade é que se você tem um fogão com funcionamento diferente, é necessário checar a compatibilidade com o jogo de panelas.

É o caso, por exemplo, dos fogões elétricos, vitrocerâmicos e por indução, que exigem panelas que possuam o fundo reto. Além disso, o fogão por indução só funciona com panelas que tenham o fundo magnetizável.

Tampa

Antes de comprar o seu jogo de panela, verifique também se as panelas, as caçarolas e as frigideiras possuem tampa e qual o tipo de tampa. Isso é importante porque nem sempre esse acessório está disponível.

Na verdade, são poucos os jogos que incluem tampas, por exemplo, nas frigideiras. E tampa nunca é demais.

Já com relação ao tipo de tampa, a melhor opção é a de vidro temperado, que tem saída de vapor e evita que o conteúdo da panela vaze.

Alças

Outro fator que você deve levar em conta são os tipos de alças e de pegadores das panelas e também das tampas. O mais importante é que, além de serem funcionais para que você consiga segurar com segurança e firmeza as peças, as alças e pegadores precisam ser resistentes ao calor.

De todo modo, se possível, dê preferência para os cabos feitos de baquelite e  de silicone, que são isolantes térmicos e, por isso, não esquentam.

Antiaderente

Por fim, não deixe de observar se todas as peças do jogo de panelas são antiaderentes. De modo geral, esse é o tipo de revestimento que torna a panela mais prática e ajudar você a fazer receitas mais saudáveis.

Primeiro porque reduzir o consumo de óleo, já que o revestimento dispensa o uso de gordura. E, segundo, por que, como as panelas antiaderentes não deixam os alimentos grudarem, o processo de lavagem fica muito mais fácil.

Resumo

Investir em um jogo de panelas é vantajoso porque, além de mais barato do que comprar uma peça avulsa, ainda garante qualidade e estilos padronizados em todas as peças. Você vai poder escolher entre jogos que oferecem entre duas e 13 peças, com diâmetros, alturas, espessuras e capacidades variadas.

Alguns jogos oferece até mesmo a panela de pressão. Mas não deixe de verificar se as panelas são compatíveis com o seu tipo de fogão, se vêm com tampa e alças resistentes ao calor, e se possuem revestimento antiaderente.

(Fonte da imagem destacada: Cooker King/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas