Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

56Comentários coletados

Para muitas pessoas, a chegada da primavera traz felicidade. Para outros, a estação é sinônimo de doença. Aqueles que sofrem de alergias respiratórias às vezes têm que repensar seus planos. Às vezes pode ser difícil remediar isso, mas pode ser melhorado. Como? com ionizadores.

Passar tanto tempo dentro de casa, seja no escritório ou em casa, pode piorar o desconforto alérgico. É por isso que purificar e limpar o ar é tão importante. Com a ajuda de um ionizador, você pode melhorar significativamente este desconforto em qualquer espaço. Neste guia, nós lhe mostraremos como escolher o ionizador certo para você. Tome nota!




O mais importante

  • Os ionizadores são produtos úteis para melhorar a atmosfera em espaços fechados. Eles são perfeitos para neutralizar qualquer excesso de íons positivos, purificando assim o ar.
  • É altamente recomendável escolher um ionizador que seja fácil de limpar e que tenha um indicador de status. Isto permitirá que você mantenha o dispositivo por muito mais tempo.
  • É muito interessante conhecer em primeira mão as características do ionizador. Isso garantirá o sucesso de sua compra e evitará custos desnecessários.

Ionizador: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre ionizadores

Os ionizadores de ar podem se tornar seu melhor aliado na luta contra as partículas que poluem sua casa. Neste ponto, você pode ter muitas dúvidas sobre como eles funcionam, seus benefícios ou sua eficácia. Para responder estas perguntas, preparamos abaixo uma seleção das dúvidas mais recorrentes entre os consumidores.

encendiendo ionizador

O controle do tempo de trabalho do ionizador irá melhorar sua vida útil. (Fonte: Philips: 1973645/ pexel)

O que é um ionizador?

O ionizador é um dispositivo capaz de limpar o ar em um espaço fechado. Como ele faz isso? Por decomposição elétrica. Em outras palavras, ele gera íons negativos que, quando misturados com partículas poluentes positivas, os destroem. Isto deixa o ar limpo e esterilizado.

Em outras palavras, quando o ionizador é ligado, ele libera íons negativos. Os íons então se ligam a partículas de pó, pólen ou bactérias. Assim, estas quedas nas superfícies de sua casa e ar poluído são minimizadas. Portanto, é muito interessante para as pessoas que sofrem de alergias, doenças respiratórias ou problemas pulmonares.

Para que serve um ionizador?

Como acabamos de ver, comprar um ionizador pode ser uma grande idéia. É claro que estes dispositivos ajudam você a melhorar a qualidade do ar em sua casa ou escritório. Entretanto, sua utilidade pode ser muito maior. Para que você pode usar um ionizador?

  • Elimina quaisquer partículas bacterianas: Sua principal função de desinfecção permitirá que você destrua qualquer vírus ou bactéria no ambiente.
  • Desinfeta espaços fechados: O ionizador tornará mais fácil para você limpar qualquer espaço a que você vá. Da mesma forma, dependendo do dispositivo que você comprar, sua capacidade de trabalho será maior e permitirá que você descontamine qualquer espaço.
  • Expulsa qualquer pêlo de animal de estimação: É ideal se você for alérgico a pêlos de cachorro ou gato, pois permitirá que você elimine quaisquer impurezas.
Dra. Cristina MartorellAlergóloga en el hospital de Valencia
"Manter sua casa devidamente ventilada, evitando a umidade, ajudará a reduzir os efeitos das alergias, tais como ácaros"

O que acontece quando o ar é ionizado?

Entender o processo de ionização pode ser muito complicado. Você provavelmente ainda luta para entender o que acontece para fazer tal dispositivo funcionar e ajudá-lo a proteger sua casa. É por isso que nós desenvolvemos esta seção. É para você entender passo a passo o que acontece quando o ar é ionizado.

  1. O ionizador é colocado em operação.
  2. O dispositivo emite íons negativos.
  3. Como os íons negativos são liberados no ar, eles atraem partículas carregadas positivamente. Estes últimos são os mais nocivos (poeira, bactérias, pólen e alergênios, entre outros).
  4. Eles criam um vínculo entre os íons.
  5. Como resultado, partículas muito pesadas são geradas. Devido a este aumento de peso, eles caem no chão.
  6. Quando eles são removidos do ar, eles não poluem mais.
  7. Para completar o processo, uma limpeza a vácuo é recomendada. Isto é para remover quaisquer partículas restantes.

Por que ionizar um ambiente?

Mais de 80% do dia é passado em espaços fechados. Como você sabe, o ar é essencial para a sobrevivência. Ao passar tanto tempo dentro de casa, a qualidade do ar pode diminuir. Para uma ótima qualidade do ar, é recomendado ter uma concentração entre 2000-4000 íons negativos por cm³.

Você deve sempre garantir que a qualidade do ar seja boa. É por isso que é muito interessante ter um ionizador. Ele permitirá que você meça a concentração de partículas no ar e equilibre quaisquer desequilíbrios.

Quais são os benefícios de usar um ionizador em casa ou no escritório?

Você deve saber que os ionizadores são conhecidos por seus numerosos benefícios à saúde. No entanto, muitos deles não foram comprovados cientificamente. No entanto, há evidências de que eles podem ajudar a melhorar o humor. Para saber mais sobre as vantagens deste dispositivo, nós convidamos você a dar uma olhada na tabela a seguir:

Vantagens
  • Pode contribuir para a redução de problemas de ansiedade, depressão e insônia
  • Pode ajudar a reduzir dores de cabeça
  • Ajuda a reduzir a irritabilidade, nervosismo e falta de concentração
  • Elimina a eletricidade estática acumulada
  • Limpa o ar das impurezas
  • Aumenta a qualidade do ar para níveis muito altos
  • Absorve odores, cheiros e cheiros
  • Aumenta a qualidade do ar para níveis muito altos
  • Absorve odores, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros, cheiros e cheiros. Absorve odores, até mesmo a fumaça do cigarro
  • Facilita a respiração
  • Proporciona uma sensação de frescor

Há alguma contra-indicação para o uso de um ionizador?

Geralmente, o ionizador é recomendado para qualquer ambiente que esteja fortemente poluído. O seu uso geralmente não é um problema. No entanto, há possíveis fatores prejudiciais que você deve estar ciente. Por exemplo, alguns estudos sugerem que os ionizadores podem causar o agravamento de doenças como a asma.

Por causa disso, recomendamos que, antes de comprar um ionizador, você analise as razões pelas quais você quer comprar um. Veja se isso pode realmente ajudá-lo e se há alguma contra-indicação para a sua situação.Aqui estão alguns outros fatores aos quais você deve prestar atenção antes de fazer a sua compra.

Desvantagens
  • Se o dispositivo emite mais de 0,1 ppm de ozônio, você não deve comprá-lo
  • Perturbação sonora
  • Desequilíbrio de temperatura
  • Pode gerar um cheiro estranho
  • Se as moléculas restantes não forem limpas com um aspirador, partículas nocivas podem ser geradas novamente e aumentar os efeitos das alergias

casa limpia

Você deve ventilar a casa abrindo as janelas conforme necessário, mas apenas por alguns minutos. Isto manterá fora qualquer poluição vinda do exterior. (Fonte Vakhtbovych: 6283961/pexels)

Como um ionizador difere de um purificador de ar e de um ozonizador?

Neste ponto, você já sabe um pouco mais sobre ionizadores. Você também sabe como eles funcionam e os benefícios que eles podem trazer a você. Entretanto, nós consideramos necessário que você conheça as diferenças entre eles e dispositivos com características similares.

Características Purificador de ar Ozonizador Ionizador
Remoção de sujeira Por meios mecânicos Uso de gás Eletro estático
Remoção de partículas Atrai partículas para um filtro e as aprisiona. Desintegração por ação desinfetante. Remoção por suspensão.
Emissão de substâncias Não Emissão de gás ozônio Íons negativos (nenhuma substância)
Cons Normalmente mais caro Pode ser prejudicial à saúde se não for usado corretamente Não recomendado para doenças como asma.
Benefícios Muito versátil Remove completamente a sujeira. Sensação de frescor natural.

Um ionizador pode ser programado?

Os ionizadores geralmente têm diferentes funções que podem tornar seu dia-a-dia mais fácil. Uma delas é a programação. Com os últimos avanços tecnológicos, você pode encontrar diferentes opções no mercado com controle remoto:

  • Programação através de aplicações móveis. Isto permite que você os opere telematicamente. Desta forma você pode monitorar o status dos dispositivos e ver como está a qualidade do ar a qualquer momento.
  • Temporizador: Isto ajuda você a programar o dispositivo por um certo período de tempo. É claro, muitos ionizadores já têm 4 modos de temporização (1, 3, 5 ou 8 horas). No entanto, outros permitem que você mesmo defina o tempo de operação.

Quais filtros um ionizador usa?

Geralmente, os ionizadores não precisam incorporar filtros. Isto é porque eles funcionam gerando íons negativos. Isto é igualmente ou mais eficaz do que os limpadores de ar mais comuns.

No entanto, alguns purificadores de ar ionizantes podem ter filtros. Nós recomendamos que, sempre que você comprar um ionizador com filtros, ele deve funcionar com filtros HEPA.

  • Por que nós recomendamos estes filtros? Por causa de sua alta capacidade de reter partículas nocivas. Assim, ele irá emitir uma melhor qualidade de ar na sala.
  • É muito importante não ser confundido com os filtros "tipo" HEPA, pois eles não são os mesmos. Por que damos tanta importância a essa diferença? Porque para que um filtro seja HEPA ele deve passar por padrões de qualidade muito precisos. Ele tem que garantir 99,97% de eficácia e capturar todas as partículas com diâmetro igual ou superior a 0,3 microns.

Como eu faço para manter um ionizador?

A manutenção deste tipo de dispositivo não é muito complicada. É o suficiente para realizar uma simples rotina diária de limpeza de pó. Entretanto, isso dependerá do ambiente em que o ionizador for colocado.

Qual é a melhor maneira de limpá-lo? Nós recomendamos que você use uma escova de cerdas macias, um pano seco ou uma toalha. Desta forma, você garantirá a manutenção do dispositivo e prolongará sua vida útil.

Critérios de compra

Um purificador de ar ionizante pode se tornar seu melhor aliado em tempos de aumento da carga viral. Também no verão ou quando há uma carga maior de poluição no meio ambiente. Portanto, antes de comprar um, você deve levar em conta uma série de parâmetros. Eles permitirão que você garanta o sucesso de sua compra.

Tipo de cobrança

Os dispositivos ionizadores precisam de energia para funcionar. Ao selecionar um, você deve ser claro sobre onde você quer incorporá-lo. Também qual vai ser a sua função. Desta forma, você será capaz de delimitar o tipo de fonte de energia que você precisa.

Se você quiser... Você precisa...
Um ionizador estável em um local fixo Um dispositivo elétrico com uma conexão de energia.
Um ionizador portátil É aconselhável comprar uma bateria ou um ionizador pré-carregado.

Energia

De mãos dadas com o tipo de carga é o tipo de potência. Este é um fator a ser considerado. Se você está procurando cobrir um grande espaço, mais energia você vai precisar.

Se você comprar um ionizador com potência insuficiente, você estará forçando-o a trabalhar por muito mais tempo e em um grau maior. Isto acabaria afetando seriamente tanto a vida útil do dispositivo quanto o consumo de energia.

ionizador en cuarto

Se você sofre de uma das alergias mais comuns, pólen ou ácaros, tente minimizar a presença de têxteis em sua casa. (Fonte: Vakhtbovych: 6266191/pexels)

Espaço onde será colocado

Uma vez que você sabe que quer comprar um ionizador, você precisa estabelecer o espaço de trabalho. Ou seja, a área que ela cobrirá. Nós recomendamos que você meça a sala onde você vai usar o ionizador.

Por quê? Porque se você quiser usá-lo em uma sala de 10 m², você não precisa de um dispositivo poderoso. Além disso, isto pode reduzir significativamente o custo. Você pode encontrar dispositivos que cobrem salas pequenas de 10 m² a espaços muito maiores de até 140 m².

Tamanho do ionizador

É aconselhável conhecer o espaço onde o ionizador estará localizado. Mas também é importante determinar qual será a sua função.

Você está procurando um dispositivo que você possa levar para qualquer lugar? Nesse caso, você deve escolher um dispositivo que não exceda 2 kg. Isso garantirá um transporte fácil. Os diferentes tamanhos de ionizadores são:

  • Mini
  • Grande
  • Compacto
  • Portátil
  • Fixo

Ruído

Pela nossa experiência, este parece-nos ser um ponto realmente importante. Seria um erro grave comprar um ionizador e depois assistir ao seu funcionamento. Isto pode levar a uma série de problemas. Você tem que levar em conta que o ionizador estará trabalhando por muitas horas do dia, quase continuamente.

Enquanto cozinha, trabalha ou até dorme, você pode precisar de silêncio completo. Portanto, é altamente recomendável prestar atenção especial ao nível de ruído que ele pode gerar. Uma boa opção são aqueles com um modo silencioso ou noturno.

Você sabia que os especialistas recomendam dormir com níveis de ruído entre 0 e 25 dB?

[/kb_criteria]

Resumo

Ionizadores são dispositivos que podem transformar sua casa em um espaço perfeito. Eles permitem que você melhore sua qualidade de vida, reduzindo o estresse e a ansiedade causados pelo ar poluído. Em alguns casos, eles são o companheiro ideal para lutar contra qualquer tipo de alergia ou problema respiratório. Você encontrará uma grande variedade de ionizadores no mercado.

Eles podem ser diferenciados por seu tamanho, operação, layout ou preço. É importante considerar todos os aspectos relacionados ao produto, a fim de fazer a melhor compra possível. Se você achou este guia de compras útil, deixe-nos um comentário. Ou compartilhe-o com outros através de suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Vakhtbovych: 2191/pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas