Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

62Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Os problemas respiratórios estão cada vez mais comuns. Uma das épocas em que mais se manifestam é o inverno e para ajudar a solucioná-los existem os inaladores. Porém, alguns modelos desse produto fazem bastante barulho e é por isso que hoje vamos falar sobre o inalador silencioso.

O inalador silencioso é confeccionado por diversas marcas e funciona com uma tecnologia diferenciada chamada de ultrassônica. Muito eficiente em levar medicamentos até os pulmões, esse aparelho pode ser usado por adultos e crianças. A seguir você irá conhecer tudo sobre ele.

Primeiro, o mais importante

  • O modelo de inalador mais silencioso do mercado é o ultrassônico, que é também o mais moderno e cheio de recursos.
  • O inalador silencioso produz uma névoa que ao ser inalada leva medicamentos diretamente até os pulmões. Existem opções que funcionam com diferentes intensidades de névoa e quanto maior ela for melhor é o produto.
  • Há versões de inalador ultrassônico indicadas para adultos e crianças e no momento de adquirir um desses deve-se atentar ao modelo de máscara que o acompanha.

Melhores modelos de inalador silencioso: Nossas escolhas

O inalador silencioso é um produto que alia uma série de vantagens. Ele é encontrado em uma alta diversidade de modelos e abaixo você conhece os mais bem avaliados, confira.

O inalador silencioso preferido dos leitores

Esse modelo de inalador silencioso promove uma inalação rápida e confortável, gerando alívio das afecções respiratórias em cerca de 10 minutos. Ele pode ser utilizado para fazer inalação deitado e é indicado para adultos e crianças. Essa opção é leve e muito fácil de usar. Além disso, é bivolt automático e conta com um temporizador que o desliga automaticamente após 12 minutos.

O modelo com mais recursos

Essa opção de inalador silencioso acompanha um kit formado por 5 filtros de ar, 2 anéis de vedação, 10 copos para medicamentos e 1 máscara adulto e infantil. Ele funciona com 3 níveis de ajuste intensidade da névoa. Esse recurso torna o tratamento mais agradável e personalizado para pessoas de diferentes idades.

Uma opção ideal para crianças

Esse modelo de inalador silencioso é confeccionado na cor rosa e possui um detalhe de elefante que o torna uma ótima escolha para as crianças. Essa opção promove uma inalação rápida de cerca de 10 minutos e conta com 3 intensidades de névoa. Ela também possui um temporizador que desliga automaticamente o produto em 12 minutos e é bivolt.

O inalador silencioso mais versátil

Esse inalador silencioso pode ser utilizado sentado ou deitado e trabalha com 3 intensidades de névoa que se adaptam a todas as pessoas. Ele é indicado para uso adulto e infantil e promove uma inalação rápida, que alivia com muita eficiência as crises respiratórias. Essa opção é bivolt, possui temporizador e acompanha uma máscara com mangueira.

Guia de compra

Basta as baixas temperaturas se aproximarem para as crises respiratórias começarem a surgir. Esse problema muito comum em adultos e crianças faz com que a busca pelos inaladores comece e um dos melhores modelos é o inalador silencioso.

Muito moderno e cheio de recursos, o inalador silencioso é uma ótima opção para quem se incomoda com os ruídos desse tipo de aparelho. Muito fácil de usar, esse produto garante um alívio rápido de problemas como asma e bronquite. Nesse guia de compra vamos te mostrar ainda mais detalhes sobre ele.

Na foto um homem segurando uma máscara de inalação no rosto de um menino.

O inalador silencioso pode ser usado por adultos e crianças e promove uma baixa emissão de ruídos. (Fonte: Kleber Cordeiro Costa/ 123RF)

Para que serve um inalador silencioso?

O inalador silencioso é um produto indicado para pessoas que têm problemas respiratórios como bronquite e asma. Ele funciona através da produção de vapor, que é responsável por levar micropartículas de medicamentos diretamente aos pulmões.

Graças a isso, o fármaco penetra nos brônquios e age de maneira mais intensa e rápida, gerando um alívio dessas doenças.

foco

Muitas pessoas não sabem, mas não existem diferenças entre o nebulizador e o inalador.

Por mais que essas palavras sejam muito diferentes, elas são usadas para descrever os aparelhos usados para inalação.

Qual é o tipo de inalador mais silencioso?

O inalador é um produto confeccionado em basicamente dois modelos, o de ar comprimido e o ultrassônico.

O de ar comprimido é também chamado de mecânico ou pneumático e foi o primeiro modelo inventado. Essa versão pode ser utilizada com soro fisiológico e qualquer tipo de medicamento, inclusive os corticoides.

Já a opção ultrassônica é a que emite menos ruído e é a melhor escolha para quem busca por um inalador silencioso. Esse modelo pode ser utilizado com soro fisiológico e broncodilatadores, mas não serve para corticoides.

Quais as vantagens e desvantagens do inalador silencioso?

O inalador silencioso alia uma série de pontos positivos que vão além da sua baixa emissão de ruído.

Esse modelo é o mais moderno do mercado, por isso possui alta eficiência e consegue aliviar com muita agilidade as crises respiratórias. Por conta disso, com os aparelhos ultrassônicos o tempo de tratamento é de cerca de 10 minutos.

Uma outra vantagem é que a maioria dos modelos desse tipo de inalador podem ser usados em qualquer posição, inclusive deitado, sem derrubar o medicamento.

Vale destacar ainda que o inalador silencioso conta com diversos recursos como temporizador e diferentes níveis de nebulização.

O tamanho desse tipo de aparelho também merece destaque. Por ser mais avançado, é possível encontrar opções leves e portáteis.

A desvantagem é que o inalador silencioso não deve ser utilizado com medicamentos corticoides. Isso porque eles acabam perdendo a sua eficácia nesse tipo de aparelho.

Vantagens
  • Emite pouco ruído
  • Tem alta eficiência e age rapidamente
  • Pode ser usado em qualquer posição
  • Conta com diversos recursos
  • Tem um ótimo tamanho
Desvantagens
  • Não deve ser usado com corticoides

Como funciona um inalador silencioso?

O inalador ultrassônico ou silencioso conta com um cristal piezoelétrico em seu interior que é conectado em circuitos eletrônicos. Esse cristal é alimentado com uma tensão elétrica e faz com que o produto vibre em uma frequência bastante alta.

Graças a isso, o inalador consegue transformar um medicamente líquido em aerossol. Quando essa névoa é inspirada por uma pessoa o remédio é levado até os pulmões e absorvido pelos brônquios.

Usar um desses é muito simples.

E usar um desses é muito simples. Por mais que cada modelo de inalador silencioso possua uma forma de utilização diferente, basicamente o passo a passo de todos é parecido.

Portanto, primeiramente deve-se retirar o recipiente de remédio do inalador e colocar o medicamento com um pouco de água fervida ou filtrada dentro dele. Após inserir novamente o recipiente no aparelho deve-se encaixar a mangueira na saída de ar e conectar à ela a máscara que acompanha esse produto.

Feito isso chegou o momento de ligar o inalador silencioso na tomada. Somente após conectá-lo na fonte de energia que deve-se apertar o botão de liga/on. Quando o aparelho começar a funcionar ele irá produzir a névoa e nesse momento basta encaixar a máscara no rosto de forma que ela fique bem fixa.

Na foto uma menina fazendo inalação com um médico ao lado.

A máscara do inalador deve ficar bem encaixada no rosto para que seja inalada a maior quantidade possível de névoa e de medicamento. (Fonte: Zivica Kerkez/ 123RF)

Quanto custa e onde comprar um inalador silencioso?

O inalador silencioso é um produto bastante fácil de ser encontrado para comprar. Ele pode ser adquirido em lojas online e físicas e boas opções são drogarias e lojas de produtos para saúde.

Com isso, pode-se buscar por esse aparelho em locais como Amazon, Drogasil, Mercado Livre e Americanas.

Já o valor de um inalador silencioso varia bastante de marca para marca. Dessa forma, existem modelos a partir de R$120 e os mais caros podem chegar a cerca de R$1.000.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de inalador silencioso

O inalador silencioso é um produto que está relacionado a saúde, por isso ao escolher um desses é fundamental se atentar a alguns detalhes. Te mostramos todos eles abaixo.

Agora vamos te explicar detalhadamente esses tópicos.

Tamanho

O inalador silencioso é um produto que não possui um tamanho muito grande, porém alguns modelos acabam sendo mais ou menos portáteis e leves.

Se você é o tipo de pessoa que sempre precisa levar o inalador para diversos lugares então é importante se atentar a isso. Dessa forma, analise as suas necessidades e verifique se a opção escolhida se adapta à elas.

Na foto um aparelho de inalação ligado em cima de uma mesa.

Existem modelos de inaladores silenciosos de diversos tamanhos. (Fonte: belchonock / 123RF)

Modelo da máscara

A máscara é uma das partes mais importantes de qualquer inalador. Ela é a responsável por transferir o medicamento no formato de névoa para as narinas ou para a boca. Por isso, é essencial adquirir um aparelho que tenha esse componente de qualidade.

A máscara deve ser confeccionada em um material macio e flexível. Também não deve possuir nenhuma ponta ou parte saliente para não incomodar.

Além disso, é essencial verificar o tamanho da máscara. Existem opções que se adaptam a adultos e crianças, mas alguns modelos são voltados para faixas etárias específicas.

Caso o uso do inalador na sua casa seja realizado por pessoas de diferentes idades então vale a pena adquirir uma opção que venha com mais de um tamanho de máscara.

Intensidade da névoa

A intensidade da névoa produzida pelo inalador silencioso faz a diferença na performance desse produto.

Alguns modelos funcionam com até três níveis de intensidade. Esse recurso é muito interessante e bastante válido para aparelhos que serão utilizados por diferentes tipos de pessoas.

Com isso, para bebês e crianças pode-se colocar a intensidade no mínimo e para adultos no máximo.

Além disso, quanto maior for a pressão e o fluxo de ar do inalador silencioso, menor será o tamanho das partículas geradas. Dessa maneira, os modelos que funcionam com uma névoa mais intensa podem ser considerados melhores.

Na foto um homem fazendo inalação usando uma máscara no rosto.

Quanto mais névoa o inalador silencioso produzir mais eficiente é o produto e mais rápido será o alívio das crises respiratórias. (Fonte: ideastudios/ 123RF)

Alimentação

A grande maioria dos modelos de inalador silencioso precisa ser ligado na tomada para funcionar. Devido a isso, existem opções com apenas uma voltagem e outras que são bivolt.

Existem opções com apenas uma voltagem e outras que são bivolt.

Se o modelo escolhido for bivolt não há com o que se preocupar e ele poderá ser utilizado em qualquer local.

Por outro lado, se a opção não tiver essa facilidade, então é necessário se atentar a esse detalhe.

Existem também aparelhos que são alimentados com pilha. Esses são os mais portáteis e podem ser uma excelente escolha. Mas é necessário checar a autonomia desse produto e verificar por quantas horas o inalador pode ficar ligado sem a precisar trocar a pilha.

Tamanho das partículas

Todo inalador transforma os medicamentos em micropartículas que são inaladas e seguem até os pulmões. Para que elas cheguem no local adequado e ajam de maneira rápida é fundamental que essas partículas sejam bem pequenas.

Nesse quesito o inalador ultrassônico é muito positivo porque existem modelos que conseguem produzir partículas de tamanhos parecidos ao de 1 milímetro. Porém, algumas opções fazem isso de maneira mais eficiente do que outras.

Dessa forma, é fundamental verificar nas informações do fabricante essa informação. Para ter uma noção sobre a performance do inalador nesse sentido basta se basear no tempo total de inalação que ele promete.

(Fonte da imagem destacada: Oksana Kuzmina/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.