
Como escolhemos
Boas-vindas ao Sweetest Home. Aqui você aprende alguns conhecimentos técnicos para melhorar a perícia como comprador de guincho de coluna. O guia de compras objetiva fazer que a sua experiência de aquisição seja a melhor possível.
Para elevar cargas de um ponto ao outro na vertical poucos aparelhos da construção civil possuem tanta efetividade como guincho de coluna elétrico. Graças à máquina os operários trabalham com rapidez e segurança. Só que a compra do produto errado gera imprevistos no canteiro de obras, justificando a importância de você ler o artigo de hoje.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Quanto maior é o guincho de coluna mais capacidade de sustentar cargas existe no aparelho.
- Sem a polia de inversão com gancho o produto ganha mais poder de sustentação.
- A velocidade do içamento não é um fator que se relaciona apenas ao preço dos guinchos de coluna.
Os melhores guinchos de coluna: Nossas sugestões
Potência de motor e capacidade de sustentação são dois pontos importantes sobre as características do guincho de coluna. Veja os principais atributos de modelos de guincho de coluna que fazem sucesso no mercado nacional.
- O melhor custo-benefício do mercado
- O melhor guincho para até 600 quilos
- O guincho de coluna mais veloz
O melhor custo-benefício do mercado
Com 200 quilos de limite na sustentação de cargas o guincho de coluna da Vonder tem qualidade superior reconhecida em diversos países. A tonalidade amarela na produção ajuda para identificar este aparelho em ambientes mais escuros. Esta edição de 130 centímetros no comprimento tem motor de 3.360 rpm e potência de 480W. Produto de 100 quilos de capacidade de carga (200 quilos se considerar a polia de inversão).
O melhor guincho para até 600 quilos
Gancho e polia de inversão são itens inclusos no guincho Vonder. Tal produção consegue elevar cargas em até 5 metros por cada minuto. A engenharia da edição permite que se movimente as cargas verticais em torres, andaimes, edificações, entre outras construções. Para garantir a perfeita elevação o modelo possui um motor de 4.032rpm, além de oferecer o resistente cabo de 12 metros.
O guincho de coluna mais veloz
Com motor que possui uma potência de 1.780W e 3.360rpm, o produto Vonder é construído conforme normas superiores de qualidade. O cabo tem um comprimento de até 12 metros. Esta edição possui botão de emergência que pode ser acionado de forma rápida para evitar acidentes na obra. Dentro de apenas 1 minuto a máquina consegue erguer até 8 metros (6 metros com polia + gancho).
Guia de Compra
Já se foi o tempo no qual os funcionários gastavam a energia no içamento de cargas a base de sistemas manuais. Com guinchos elétricos em alguns segundos a carga é erguida até o ponto específico a base da força do motor. Veja mais informações abaixo:
O que é um guincho de coluna?
Este produto é composto por um motor presente na parte interna de certos compartimentos metálicos. Existe espaço para colocar a corda que por sua vez se conecta à polia e ao gancho.
Como usar um guincho de coluna?
Primeiro você deve instalar o guincho na coluna. Coloque o aparelho em um ponto apropriado e ajuste o parafuso. Depois é necessário instalar o cabo com ou sem o gancho na carga. Manipule a subida e descida com controle remoto.
Quais são as vantagens de um guincho de coluna?
Para usar este aparelho você precisa de conhecimento técnico, desde a instalação que pode durar alguns minutos até a manipulação da carga para cima ou à execução de giros que facilitam a retirada de tijolos, madeiras, azulejos, entre outros materiais.
Na tabela você vê mais prós e contras do produto:
Guincho de coluna elétrico ou guincho manual: Qual é o mais indicado?
Guincho de coluna elétrico
Aparelho desenvolvido para erguer materiais de obra de construção, no automático, eletricamente. A grande parte das produções certificadas é de produtos confiáveis, com baixos custos de manutenção. O motor e os cabos da produção são robustos.
Guincho manual
No kit com gancho, cordas e guincho manual você abaixa um lado da corda para erguer a parte na qual está instalada a carga. Há algumas versões com uma manivela que deve ser girada para subir o carregamento.
Às vezes, mais de uma pessoa é necessária para erguer materiais ao usar esta ferramenta. Outras diferenças entre o guincho de coluna e um guincho manual você lê na tabela:
Guincho de coluna elétrico | Guincho manual | |
---|---|---|
Funcionamento | Motor e controle remoto | Giros manuais |
Preço | Caro | Barato |
Praticidade | Mais | Menos |
Utilização | Para reduzir o esforço físico dos operários | Em locais sem energia elétrica |
Velocidade | Superior | Inferior |
Capacidade de içamento | Até 1.000 quilos ou mais | De acordo com a força do operário e a resistência da corda |
Adicionais dos kits | Guincho, gancho, cordas e polia | Guincho, gancho e cordas |
Eletricidade | Sim | Não |
Onde comprar e quanto custa um guincho de coluna?
O preço do guincho de coluna pode ir de R$ 800 a até R$ 3 mil. Comprar online é barato, você não precisa se preocupar em levar o produto da loja para a sua casa.
Compre na Amazon Brasil modelos com diferentes capacidades de sustentação dos melhores fabricantes. Adquira também nos sites: Shoptime ou Submarino.
Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de guincho de coluna
Ao usar produtos desqualificados às vezes o içamento é interrompido no trajeto. Para evitar frustrações do gênero saiba como comparar as ofertas. Descubra algumas dicas comparativas:
- Sustentação
- Altura
- Tratamento
- Velocidade
- Emergência
Os significados das indicações estão mais para frente:
Sustentação
Guincho de coluna elétrico tem uma capacidade de sustentação que pode ir a até 3.000 quilos. Você deve escolher o produto de acordo com as características do seu trabalho.
Guincho de coluna mais barato sustenta menos carga. Por exemplo, ao pagar mais caro você pode comprar um guincho de coluna que sustenta 2 toneladas, ideal para obras grandes. Aos trabalhos com pouco peso em laboratórios ou nas zonas industriais compre a versão de 200 quilos.
Altura
A capacidade de altura depende dos diâmetros e da qualidade do cabo. Por ser um aparelho que para funcionar precisa de instalação na coluna as versões do cabeamento chegam ao máximo de 20 metros.
Basicamente, os modelos que sustentam mais metros possuem uma motorização avançada e custam preços superiores. Portanto, se você quer economizar por não precisar de bastante distância ao içamento opte por modelos menos avançados.
Tratamento
Para instalar demora alguns minutos. Mas, depois de instalado, você pode usar o produto na obra tranquilamente. Contudo, quando chove não dá tempo de desinstalar a produção.
A base do prendedor de guincho de coluna precisa ter metal Inox. Por este motivo é preciso comprar uma produção que tenha no metal tratamento contra ferrugem e corrosão, porque o contato com água pode inviabilizar os usos futuros da produção, prejudicando a durabilidade.
Velocidade
Nada melhor do que erguer as cargas com a máxima velocidade, sempre primando também pela segurança. Um dos mitos em compras de guincho de coluna é pensar que o aparelho mais caro trabalha na rapidez superior.
Um modelo com motor de 3.360rpm e sustentação de até 1.000 quilos levanta 8 metros de carga em 1 minuto.
Já outra versão de preços mais baixos que têm as mesmas características de motorização e ergue no máximo 350 quilos possui a capacidade de 10 metros por minuto.
Emergência
Algumas vezes a polia sustenta tijolos quando na verdade era para subir a madeira ou outros materiais e ferramentas como a rebitadeira, furadeira ou a chave de impacto.
Nunca se sabe quando enganos podem acontecer na obra! O certo é que os guinchos de coluna mais avançados de modo tecnológico possuem um botão de emergência que serve com objetivo de interromper a subida para depois descer a carga, seguramente.
(Fonte da imagem destacada: Kamchai Charoenpongchai / 123rf)