Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

43Comentários coletados

Quer servir um almoço especial ou um jantar sofisticado para seus amigos e familiares? Então valorize a mesa posta com um item funcional e decorativo, o guardanapo de tecido.

Mas antes de colocar o guardanapo de tecido na mesa, confira este artigo. Reunimos as informações que você precisa saber sobre a peça, dicas de como escolher o melhor conjunto de guardanapos para cada ocasião e sugestões de compra.

Primeiro, o mais importante

  • O guardanapo de tecido pode ser liso, estampado ou bordado. Escolha um modelo que combine com o aparelho de jantar e a tonalidade da toalha de mesa.
  • Você pode adicionar ainda mais charme ao guardanapo de tecido utilizando técnicas de dobradura. Finalize com um anel para guardanapo – o acessório pode acompanhar a peça ou comprado a parte.
  • O guardanapo de tecido é um item reutilizável, portanto deve ser lavado após o uso.

Os melhores guardanapos de tecido: Os favoritos da redação

Se você está procurando os melhores modelos de guardanapo de tecido, veio ao lugar certo, pois preparamos algumas sugestões de compra abaixo.

O melhor guardanapo de tecido para jantares sofisticados

O conjunto de guardanapos de tecido da Etna reúne quatro peças confeccionadas em algodão com toque aveludado, acabamento em ponto palito nas seguintes opções de cores: Preto, rosa, branco e natural.

Uma opção de guardanapo de tecido para celebrações

Para celebrar momentos especiais com familiares e amigos, utilize os guardanapos de tecido da Maison Charlô. As 10 peças são confeccionadas em tecido Oxford na cor verde, possuem 40x40cm e acompanham argola decorativa.

Um guardanapo de tecido básico mas sofisticado

A dupla de guardanapos de tecido da L’Hermitage é a melhor opção para quem busca uma peça sofisticada. Os guardanapos medem 40x40cm e são 100% algodão. O acabamento texturizado em tom cinza claro se assemelha ao linho.

A melhor opção para o chá da tarde

Procura um guardanapo de tecido estampado? Então você vai adorar o conjunto de guardanapos da Copa&Cia. As quatro peças são confeccionadas em algodão e possuem estampa florida.

Guia de Compra

Pequenos detalhes podem transformar uma simples refeição em um momento memorável. Investir num belo conjunto de louças, um forro de mesa sofisticado e um conjunto de guardanapos de tecido podem fazer toda a diferença.

Utilizar o guardanapo de tecido demonstra atenção e afeto com as pessoas que estão sentadas à mesa e é uma maneira elegante de servir uma refeição especial. Saiba mais sobre o produto neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher tomando café da manhã.

O guardanapo de tecido transforma uma refeição simples em um momento especial. (Fonte: Emily Bauman/ Unsplash.com)

Qual é a utilidade do guardanapo de tecido?

O guardanapo de tecido serve para limpar os lábios, dedos e minimizar pequenos descuidos que podem sujar sua roupa. Além de funcional, o guardanapo de tecido pode ser utilizado como complemento decorativo.

Você encontra modelos lisos, coloridos, estampados, bordados e personalizados. Além disso, você pode aplicar técnicas de dobradura – utilize a criatividade e surpreenda seus convidados.

Imagem de um guardanapo de tecido.

O guardanapo de tecido adiciona requinte e sofisticação a mesa. (Fonte: PublicDomainPictures/ Pixabay.com)

Quando devo utilizar um guardanapo de tecido?

Você pode utilizar o guardanapo de tecido em refeições cotidianas, mas esse item é indispensável em ocasiões especiais como almoços ou jantares comemorativos, eventos formais ou festas.

Como item decorativo, o guardanapo de tecido é perfeito para eventos temáticos como chá de bebê, festa de aniversário, celebração de casamento, jantar do dia dos namorados, Páscoa ou ceia de Natal.

Imagem de uma mesa posta para ceia de natal.

O guardanapo de papel é um item indispensável em refeições especiais. (Fonte: Jason Leung/ Unsplash.com)

Como utilizar um guardanapo de tecido?

O guardanapo de tecido pode ser colocado sobre o prato ou souplast ou a esquerda da louça, dentro da taça de vinho ou preso por anéis.

Ao sentar-se a mesa, você deve colocar o guardanapo de tecido no colo – você pode colocá-lo aberto ou dobrá-lo ao meio. Caso precise se levantar durante a refeição, não deixe o guardanapo na cadeira, coloque-o na mesa, à esquerda do prato. Quando retornar à mesa, recoloque-o no seu colo.

Ao terminar a sobremesa, deixe o guardanapo na mesa, novamente sem dobrar. Deste modo, você cumpre a etiqueta e evita que alguém reutilize o guardanapo sem estar lavado.

Imagem de uma mesa posta.

É importante seguir algumas regras de etiqueta ao utilizar o guardanapo de tecido. (Fonte: Jonathan Borba/ Pexels.com)

Quais são as vantagens e desvantagens do guardanapo de tecido?

Conheça alguns motivos para incluir o guardanapo de tecido em suas refeições cotidianas e em momentos especiais.

  • A peça adiciona charme à mesa de jantar. Mesmo que o guardanapo de tecido escolhido seja uma peça simples, você perceberá a diferença. Você ainda pode complementar o efeito decorativo utilizando anel para guardanapo ou dobradura.
  • É sustentável. O guardanapo de tecido deve ser reutilizado após as refeições, basta lavá-los com água e detergente. É uma  alternativa para quem deseja reduzir a produção de lixo.
  • É um item colecionável. Você encontra opções de guardanapos de tecido em diferentes tonalidades e estampas. Você pode colecionar diferentes conjuntos para combinar com suas toalhas de mesa ou louças.

Outra vantagem em utilizar um guardanapo de tecido é a demonstração de atenção e afeto aos convidados. Quando bem cuidado, um guardanapo de tecido pode durar bastante. Conheça mais vantagens – e algumas desvantagens – deste item na tabela abaixo:

Vantagens
  • Limpa com mais eficiência do que um guardanapo de papel
  • Item funcional e decorativo
  • Mantem a mesa organizada
  • Proporciona economia a longo prazo
  • É ecologicamente correto
  • Opções em diferentes tecidos, tonalidades e estampas
  • Pode ser utilizado em refeições cotidianas e ocasiões especiais
  • É possível personalizar o guardanapo de tecido bordando-o
Desvantagens
  • Necessidade de lavagem frequente
  • Mancha com facilidade
  • Quando manchado, deve ser descartado
  • Custa caro
  • Dependendo do tecido utilizado na confecção, o guardanapo pode ser pouco eficiente na limpeza e absorção de sujeiras

Quais cuidados devo ter com o guardanapo de tecido?

O guardanapo de tecido é uma peça reutilizável, portanto precisa ser higienizada corretamente toda vez que for utilizada.

O tecido é um material propenso a proliferação de bactérias que podem facilitar a transmissão de doenças. Além disso, o guardanapo de tecido pode acumular poeira do ambiente, ácaros, ficar com mau cheiro ou até mesmo mofar.

 Imagem de uma mesa posta.

É importante seguir algumas regras de etiqueta ao utilizar o guardanapo de tecido. (Fonte: Jonathan Borba/ Pexels.com)

Guardanapo de tecido ou de papel, qual é a melhor opção para sua mesa?

Você encontra dois tipos de guardanapos, guardanapo de tecido ou de papel. O guardanapo de papel é barato e prático, perfeito para as refeições diárias e eventos informais. Pode ser utilizado no café da manhã, almoço e jantar.

Em refeições um pouco mais elaboradas, escolha um guardanapo de papel com textura macia e detalhes em alto relevo. O produto é unitário e descartável.

O guardanapo de tecido é uma excelente escolha para refeições especiais. Para escolher o modelo ideal, avalie a durabilidade da peça, dimensões e design e compre um item similar a toalha de mesa ou jogo de jantar.

Sugerimos que você tenha as duas opções em casa, pois embora possuam a mesma finalidade, apresentam características distintas. Compare-os abaixo:

Guardanapo de tecido Guardanapo de papel
Indicação de uso Reutilizável Descartável
Melhor ocasião para utilizar Refeições cotidianas e elaboradas Refeições cotidianas
Vantagem É ecologicamente correto É eficiente e barato
Desvantagem É preciso lavá-lo sempre que usar Gera o acúmulo de lixo
Preço Mais caro Barato

Critérios de compra: Como escolher o melhor guardanapo de tecido

Agora que você conhece todos os benefícios do guardanapo de tecido, deve ter ficado com vontade de comprar um conjunto desses para sua casa, correto? Para não errar na escolha, basta avaliar algumas característica do produto:

Vamos detalhar esses tópicos ao longo da seção.

Tecido

O tecido do guardanapo não deve reter gordura ou manchas, caso contrário, você conseguirá reutilizar a peça apenas algumas vezes. Listamos os principais tecidos utilizados na fabricação de guardanapos abaixo:

  • Algodão é o tecido mais utilizado, pois é absorvente e fácil de lavar.
  • Linho é um tecido leve e delicado. Geralmente é utilizado na confecção de guardanapos sofisticados, com detalhes em renda ou bordados.
  • Tricoline é confeccionado a partir do algodão. Com trama resistente, pode ser lavado na lavadora de roupas.
  • Rami é um tecido composto por fibras naturais, possui textura leve e toque aveludado. As principais características são brilho e alta capacidade de absorção de gordura. É parecido com o linho, mas com custo menos elevado.

Cor, estampa ou bordado

Você encontra modelos de guardanapo de tecido em diferentes tonalidades, estampas e bordados. Para escolher o modelo ideal, leve em consideração a ocasião em que a peça será utilizada e facilidade de adaptação.

As opções de cores são praticamente infinitas. Prefira modelos em cores neutras como branco, nude, azul marinho, marrom, verde musgo ou preto. Mas tenha alguns modelos em cores vibrantes quando quiser impressionar na decoração.

  • Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja devem ser usados no verão. O amarelo adiciona alegria e jovialidade a mesa.
  • Tons de azul são versáteis e podem ser utilizados em diferentes ocasiões. Perfeito para decorar a mesa da casa de praia com temática marítima.
  • Tons de verde adicionam um toque especial a mesa com peças em cores sóbrias. É muito utilizado na ceia de natal.
  • Branco combina com cores vibrantes ou sóbrias. Pode ser utilizado em qualquer ocasião.
  • Preto embora pouco usual, o guardanapo de tecido preto é elegante e discreto. Contrasta com cores claras.

O guardanapo de tecido estampado pode ser encontrado em diferentes padronagens como poá, xadrez, floral e listrado. Você também encontra modelos com temáticas infantis e datas comemorativas.

Imagem de guardanapos azuis.

O guardanapo de tecido azul combina com diferentes estilos de decoração. (Fonte: Beamapelor/ Pixabay.com)

Com ou sem anel

O anel de guardanapo é utilizado exclusivamente com guardanapos de tecido. O acessório complementa a decoração da mesa, além de organizar o guardanapo em diversas composições.

Esse acessório pode acompanhar o guardanapo de tecido ou comprado a parte. Geralmente, as peças que acompanham o guardanapo são mais simples.

Imagem de guardanapos azuis.

O guardanapo de tecido azul combina com diferentes estilos de decoração. (Fonte: Beamapelor/ Pixabay.com)

Tamanho

As dimensões do guardanapo de tecido também devem ser avaliadas no momento da compra. Para eventos mais descontraídos, os modelos com 41x41cm são uma boa pedida.

Para eventos formais, prefira modelos maiores com 51x51cm, 53x53cm ou 55x55cm. Essas peças cobrem todo o colo da pessoa – podem ser utilizados abertos ou dobrados – e dão mais liberdade para as dobraduras.

26 de abril de 2020

(Fonte da imagem destacada: Jonathan Borba/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.