Ultima atualização: 27 de outubro de 2021

Você sabia que ter seus pertences organizados pode ajudá-lo a estar mais confiante ao tomar decisões? Isso é pelo menos de acordo com a guru Marie Kondo, que arrumou a casa.

Ela diz que a escolha de manter ou não seus pertences pessoais repetidamente o ajuda a ser mais decisivo. Sem dúvida, um guarda-roupa é a peça mais importante para manter o seu quarto arrumado.

Você tem muitas opções, mas escolher o guarda-roupa certo não será difícil com a ajuda deste guia de compras abrangente. Nós veremos o que o mercado tem a oferecer e como você pode determinar suas necessidades.

Além disso, você vai descobrir alguns fatos divertidos e informações que você talvez não tenha notado antes. Você está pronto? Então vamos começar.




O mais importante

  • Você deve encontrar o modelo de guarda-roupa que melhor atenda a todas as suas necessidades. O mais importante é que ele se adapta ao espaço disponível e ao armazenamento que você precisa.
  • Escolher o modelo certo é a chave para manter a ordem em seu quarto. Embora eles possam ser usados em outras salas da casa e existam opções específicas para depósitos e espaços similares.
  • Você sabe qual deve ser o tamanho do guarda-roupa que você escolher ou como instalá-lo com segurança? Você encontrará a resposta a estas duas perguntas e outras de interesse em nossa seção "Critérios de Compra".

Guarda Roupa: nossa recomendação dos melhores produtos

Que tal começarmos mostrando-lhe alguns guarda-roupas que achamos interessantes para você? É uma forma de conhecer algumas opções a serem consideradas. Mesmo se você não encontrar o modelo que você vai comprar, eles certamente lhe darão algumas pistas para tomar sua decisão final. Portanto, preste atenção às seguintes seções e a tudo o que você verá neste guia.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre um guarda-roupa

Você consegue imaginar um quarto sem guarda-roupa? A verdade é que, a menos que você tenha um guarda-roupa, isso parece quase impossível. Mas o fato de ser um móvel essencial pode levar você a tomar uma decisão apressada. Como você precisa de um guarda-roupa e você precisa dele agora, você compra quase o primeiro modelo que se encaixa no espaço disponível. Isto não acontecerá se você prestar atenção a este guia.

Mujer viendo su ropa

Os materiais usados para fazer roupeiros determinam tanto sua estética quanto sua durabilidade. (Fonte: Maridav: 55645859/ 123rf.com)

Que tipos de guarda-roupas você pode encontrar?

No mercado você pode encontrar basicamente três tipos de guarda-roupas se nós não contarmos os guarda-roupas de entrada: embutidos, de pé livre e auxiliares. Os armários embutidos são integrados entre duas paredes da sala.

Geralmente são construídos ao mesmo tempo que a casa, mas também é possível construí-los mais tarde se você tiver o espaço necessário. Roupeiros independentes são aqueles que são comprados como um kit ou feitos sob medida, e são montados na sala.

Finalmente, há os gabinetes auxiliares. Em muitos casos eles são compostos por uma estrutura metálica coberta por um tecido que se abre com um zíper. Mas você também pode encontrar alguns modelos modulares. Nesta tabela nós mostramos mais informações sobre estas três opções.

Characteristics Built-in Freestanding Auxiliary
Space They make the best use of space You have to find the right size They take up little space
Size They are usually quite large. Há uma grande variedade de tamanhos São pequenos, exceto os modulares que têm tamanhos diferentes
Montagem No local Em kit ou feito sob medida Em kit.
Materiais Tijolo ou gesso cartonado. Forrado por dentro com madeira ou derivados deste material Madeira ou derivados deste material Estrutura metálica e tecido exterior. Os modulares têm um exterior de plástico.
Estética Estão integrados no quarto Têm uma infinidade de opções Esta não é sua característica mais destacada.
Tipo de quarto Qualquer se houver espaço Qualquer São projetados para depósitos, quartos muito pequenos ou casas alugadas.
Custo Se você tiver que fazer isso, tem um preço um pouco alto Há muitas opções diferentes São geralmente bastante econômicos.

Que tipo de abertura podem ter as portas do guarda-roupa?

No final de um guarda-roupa o que você mais vê são suas portas. É por isso que, esteticamente, é a parte mais importante da peça de mobiliário. Você pode encontrar portas cegas, aquelas com as quais você não pode ver o interior. Alguns são feitos de vidro transparente e você pode ver o que está dentro. Há também diferentes tipos de aberturas. Aqui estão os principais

  • Deslizamento. Eles ocupam o menor espaço possível. Elas deslizam ao longo de guias nas quais são montadas. Eles são ideais para quartos pequenos ou quando você tem a cama perto dos móveis. Eles vêm em tamanhos diferentes e há modelos com até quatro portas deslizantes. Tente garantir que eles incluam um freio progressivo para que fechem suavemente.
  • Dobrável. Eles têm uma abertura de 90 graus. As portas dos armários do kit geralmente medem 30 ou 40 cm. Neste caso, você precisa ter um espaço livre entre o guarda-roupa e a cama de 50 a 60 centímetros. Em armários feitos sob medida, acrescente 20 centímetros ao tamanho da porta mais a profundidade do próprio armário.
  • Roupeiros dobráveis. Elas são compostas de folhas diferentes que se dobram sobre si mesmas. Eles fazem bom uso do espaço e há modelos que têm a mesma estética que aqueles com portas dobráveis.

Armario de 4 puertas grande

Um móvel que é projetado para armazenamento tem que ser funcional antes de tudo.
(Fonte: Kuprynenko: 46416444/ 123rf.com)
””

Roupeiros modulares em kit ou feitos sob medida?

Se você não tem um guarda-roupa embutido, nem pode ter um, a melhor opção em muitos casos serão os guarda-roupas modulares. Com este aspecto em mente, há uma decisão importante a ser tomada. Estamos falando sobre se é melhor se for um kit ou feito sob medida. Nós preparamos esta tabela para ajudá-lo a tomar esta decisão, temos certeza que você achará a informação muito útil.

Feature In kit Made to measure
Price There is a wide variety, but they tend to be cheaper They usually cost more
Sizes They are standard They are adapted to your needs
Exterior design You have to make cont cont contrib with the existing models
You can customise their appearance as most most most possible Você pode personalizar o máximo possível sua aparência
Opções de armazenamento As oferecidas pelos fabricantes Elas são infinitas.
Tipo de porta Qualquer Qualquer.

Roupeiros de tecido ou plástico?

Ao escolher um guarda-roupa você deve levar em conta vários fatores. Em primeiro lugar, o uso que você vai fazer dela. Em segundo lugar, o orçamento que você tem e, por último, os seus gostos. Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível, nós também preparamos uma tabela comparativa, onde você descobrirá as opções disponíveis para você.

Característica Tecido Módulos plásticos
Preço econômico
Variedade de tamanhos
Design atraente
Versatilidade
Facilidade de montagem

Como deve ser o interior do guarda-roupa perfeito?

Em qualquer guarda-roupa, o interior é quase mais importante do que o exterior, embora ambos devam ser levados em conta. Um móvel que é destinado ao armazenamento tem que ser funcional antes de tudo.

Claro, isso não significa que a estética deva ser negligenciada. Você quer saber que aspectos você deve levar em conta? O seguinte é quase essencial

  • Altura. Para que os detratores dos armários independentes não se oponham, tente aproveitar ao máximo o teto do quarto, optando por um armário alto. Em alguns casos, módulos podem ser adicionados para alcançar isso.
  • Loft. Dentro do guarda-roupa, se ele tiver pelo menos dois metros de altura, você pode colocar uma prateleira na forma de um mezanino. Pense que a barra de pendurar roupa deve estar a uma altura que lhe permita alcançá-la com sua mão. Assim você pode usar o restante do espaço como uma área de armazenamento.
  • Bar. Como você já sabe, deve estar a uma altura que facilite o uso e permita que as roupas não fiquem enrugadas.
  • Prateleiras. Calcule o número mais adequado de prateleiras levando em conta a quantidade de roupas que você tem que dobrar. Lembre-se que algumas roupas, como pingentes ou camisetas de algodão, são melhores para não serem penduradas.
  • Gavetas. Roupeiros com gavetas são sempre uma boa opção. Não esqueça que existem certas peças de vestuário e acessórios que precisam deste tipo de armazenamento. Tente se certificar de que eles sejam totalmente extraíveis e tenham freios.
  • Porta sapatos. Tente certificar-se de que o guarda-roupa tenha uma área inferior para sapatos, a menos que você tenha uma prateleira de sapatos separada. O ideal seria que ela fosse separada, pelo menos por uma prateleira, da área onde as roupas estão.

De que materiais podem ser feitos os roupeiros?

Os materiais usados para fazer roupeiros determinam tanto a sua estética quanto a sua durabilidade. Além disso, ao escolher os acabamentos você deve levar em conta o resto da decoração da sala. Embora você possa optar por um design que seja "neutro", ou seja, que se encaixe em decorações diferentes. As opções mais comuns são as seguintes

  • Madeira maciça. Esta é uma das opções mais caras. Ele dará um visual robusto ao guarda-roupa, mas pode sobrecarregar o espaço. Será uma boa opção se a sua casa tiver um estilo rústico ou decorativo similar.
  • MDF (Medium Density Fibreboard). Também conhecido como MDF. É um derivado da madeira que é fabricado usando suas fibras e tem um acabamento liso. É um móvel mais barato e se adapta a todos os tipos de estilos decorativos.
  • Placa de aglomerado. Seu acabamento não é tão leve quanto o do MDF, mas é mais robusto. Para fazer isso são usados cavacos de madeira triturada, e é por isso que seu preço também é mais econômico.
  • Melamina. Os armários deste tipo são feitos de tábuas de madeira nas quais uma folha de melamina é colada. Também é mais barato do que a madeira e oferece excelentes resultados em termos de estética e durabilidade.
  • Tecido. Os armários auxiliares podem ter uma cobertura de tecido, que é removida com um fecho na maioria dos casos. Eles são muito econômicos, mas o tecido tem que ser bem cuidado para durar.
  • Plástico. Outros armários auxiliares são compostos de diferentes módulos de plástico. Esta é uma opção mais cara do que a anterior, na maioria dos casos, mas também mais resistente. Em ambos os casos, eles têm uma estrutura metálica.

armario grande

Você deve verificar se o guarda-roupa que você escolher está de acordo com todos os regulamentos de segurança.
(Fonte: Białasiewicz: 22418233/ 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens de um guarda-roupa?

Você já decidiu qual guarda-roupa comprar? Uma idéia mais ou menos definida pode estar se formando em sua mente. Você pode até estar a ponto de encomendar o modelo que você precisa. Mas nós recomendamos que você não tome sua decisão ainda, pois ainda há algumas coisas a considerar. Primeiro, queremos mostrar-lhe suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens
  • Eles ajudam a manter o quarto arrumado
  • As roupas são mantidas em melhores condições
  • Eles permitem que você mantenha suas roupas em ordem
Desvantagens
  • Alguns modelos têm uma montagem complicada
  • Para quartos muito pequenos há menos opções

Critérios de compra

Sem dúvida, neste ponto você está muito mais preparado para fazer sua compra do que no início do guia. Mas você será ainda mais ao final desta seção. Nós dizemos isto porque vamos rever uma série de critérios que você deve considerar se você quer fazer a escolha certa de guarda-roupa. Estas são as perguntas que você faria em uma loja e as respostas que nós lhe daremos aqui

Capacidade de armazenagem

O ideal é ter uma certa altura, pelo menos dois metros, para colocar prateleiras e até mesmo uma sapateira. Neste espaço você será capaz de armazenar roupas sazonais e possivelmente você precisará ter outro armazenamento para o resto das peças de vestuário. Nós recomendamos que você selecione as roupas que você tem e as guarde o mais arrumadas possível, para otimizar o espaço.

Habitacion de hombre

Se o quarto for espaçoso, nós recomendamos um guarda-roupa grande com portas dobráveis.
(Fonte: Ferriani: 9031926851/ Flickr.com)

Tamanho do quarto

Se o quarto for espaçoso, nós recomendamos um guarda-roupa grande com portas dobráveis. Este tipo de abertura permite que você tenha melhor acesso ao interior. Se for um quarto pequeno, você terá que abrir mão do espaço de armazenamento e é melhor optar por portas de correr. Nestes casos, um canapé para sua cama pode ser uma grande ajuda.

Segurança

Você deve verificar se o guarda-roupa que você escolher está de acordo com todas as normas de segurança. Mas também é importante que você o use corretamente. Um dos aspectos mais importantes é fixar a unidade à parede, seja ela um modelo independente ou auxiliar. Verifique se você pode fazer isso para evitar que ele tombe e cause um acidente grave.

Background

A profundidade do guarda-roupa é fundamental. Não apenas para determinar se você tem espaço para colocar o móvel, mas também para conhecer sua capacidade de armazenamento. Dependendo de suas dimensões, você será capaz de colocar diferentes tipos de roupas, cabides e acessórios. Para que você possa tomar a melhor decisão, nós preparamos a seguinte tabela, leve-a em consideração.

Profundidade do guarda-roupa Uso Interiores Armazenamento
35 cm Corredores ou depósitos Prateleiras e porta sapatos Roupas e sapatos dobrados
45 cm Pequenos quartos ou depósitos Prateleiras e porta sapatos Roupas e sapatos dobrados
45 cm. Quartos pequenos ou depósitos Prateleiras de tamanho médio, porta sapatos e cabides Roupas e sapatos dobrados, pendurados
60-70 cm Todos os tipos de quartos Depósitos
60-70 cm Todos os tipos de dormitórios Prateleiras, porta sapatos e trilhos para cabides grandes Roupas dobradas, cabides de todos os tamanhos e sapatos

Durabilidade

Procure um guarda-roupa com um design resistente. Verifique se a haste pode suportar o peso que você precisa e também as prateleiras. É bom que tanto as gavetas quanto as portas tenham um freio para que elas fechem e abram suavemente. Procure um produto que seja fácil de limpar e do qual outros compradores tenham uma boa opinião.

Resumo

Nós dissemos no início que ter ordem em casa tem muito a ver com a capacidade de tomar decisões. O objetivo deste guia foi ajudar você a decidir qual o melhor guarda-roupa para você. Você está pronto para fazer isso?

Nós não temos dúvidas sobre isso e você terá sucesso se levar em conta todas as dicas que você viu. Você descobriu quais são os melhores materiais ou que tipo de guarda-roupa você encontrará no mercado. Agora você também sabe quais portas são as mais adequadas para o espaço que você tem.

Não esquecendo que você sabe qual o tamanho que o móvel deve ter, dependendo da sua localização. Em resumo, todas estas informações o ajudarão a tomar a melhor decisão possível. Você achou este guia de compras interessante? Então compartilhe em suas redes sociais e deixe-nos um comentário com sua opinião.

(Fonte da imagem em destaque: Belchonock: 105724300/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas