Imagem de uma geladeira retrô.
Ultima atualização: 8 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

28Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

Encontrar uma geladeira nova é um desafio para as pessoas que não sabem quais características devem ser avaliadas nesse eletrodoméstico no momento da compra. Como o refrigerador possui um custo elevado, é importante que você escolha o modelo certo.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para escolher uma geladeira nova. Apresentaremos diferentes modelos, funcionalidades e aspectos técnicos.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra diferentes modelos de refrigeradores geladeira com uma porta, duas portas (duplex, inverse ou side by side) ou três portas (french door).
  • A capacidade interna da geladeira é medida em litros e você encontra opções com 240L a 570L.
  • O sistema de degelo do refrigerador varia de um modelo para o outro. Existem quatro opções: degelo manual, semiautomático, cycle defrost e frost free.

Melhores geladeiras: nossas recomendações

Com tantos modelos disponíveis, escolher a melhor geladeira é um desafio. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns dos melhores modelos de refrigeradores do mercado:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a geladeira

Seja para equipar a casa nova ou trocar o aparelho antigo, comprar uma geladeira nova pode proporcionar melhor armazenamento dos alimentos e maior economia de energia. Para encontrar a geladeira perfeita para sua cozinha, continue a leitura.

Imagem de uma mulher pegando tomates na geladeira.

Para encontrar a geladeira perfeita para sua cozinha, é necessário analisar diversas características do equipamento. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Quais são os diferentes modelos de geladeiras?

O design do refrigerador é mais importante do que você imagina, tanto que existem cinco modelos de geladeiras como diferentes números e disposições de portas. Conheça cada um desses modelos abaixo.

A geladeira de uma porta é o modelo com preço mais acessível. É indicada para quem mora sozinho ou com o parceiro, pois os espaços internos do refrigerador e freezer são limitados. Esse modelo não é adequado para quem armazena muita comida congelada.

A geladeira duplex é o modelo mais popular entre os brasileiros. O diferencial desse refrigerador é a presença de dois compartimentos, um para o refrigerador e outro para o congelador, que possui espaço interno maior.

Outra opção com duas portas é a geladeira inverse, que possui esse nome, pois o refrigerador fica em cima e o freezer em baixo, facilitando o acesso aos alimentos consumidos no cotidiano.

Para quem utiliza bastante o freezer, recomendamos a geladeira side by side, que possui esse nome, pois possui duas portas paralelas, sendo uma para o refrigerador e a outra para o freezer.

Uma opção ainda mais moderna é a geladeira French Door, que reúne as características dos modelos inverse e side by side, ou seja, possui freezer na parte inferior e refrigerador na parte superior, que conta com duas portas. Esse modelo é ideal para famílias grandes.

É melhor comprar uma geladeira branca ou com acabamento em inox?

Muitos consumidores ficam em dúvida se devem comprar uma geladeira branca ou em inox, principalmente em relação à durabilidade do equipamento. De modo geral, ambas possuem a mesma durabilidade, quando recebem cuidados parecidos.

No entanto, além do aspecto moderno, a geladeira com acabamento em inox “envelhece melhor” em comparação à geladeira branca, que embora seja mais tradicional, adquire uma tonalidade amarelada com o decorrer dos anos.

Importante mencionar que alguns consumidores relatam que a geladeira com acabamento branco pode descascar com o tempo, enquanto a geladeira de inox não apresenta esse defeito.

Imagem de uma geladeira.

O acabamento inox confere um toque moderno à sua cozinha. (Fonte: Alex Qian/ Pexels.com)

Quais são os recursos mais modernos oferecidos por uma geladeira?

Nessa seção, falaremos sobre os recursos mais modernos oferecidos por uma geladeira em

2021. Consideramos as funcionalidades do refrigerador e do freezer:

  • Dispenser de água gelada na porta da geladeira entrega água gelada com a praticidade de não precisar abrir o refrigerador. Alguns modelos também possuem filtro e dispenser de gelo.
  • Controle de umidade é fundamental para quem deseja conservar os alimentos orgânicos, preservando sabor, coloração e aroma dos vegetais. Esse recurso também ajuda na economia de energia.
  • Resfriamento rápido é um recurso do freezer, que conta com prateleira ou compartimento próximo à saída de ar do congelador e pode ser utilizado para resfriar alimentos e bebidas rapidamente.
  • Fluxo múltiplo de ar, ou multiflow, proporciona circulação homogênea de ar no interior do refrigerador, otimizando o resfriamento do eletrodoméstico.
  • Compartimento extra frio é um recurso do refrigerador. O compartimento fechado, possui resfriamento exclusivo que serve para deixar alimentos e bebidas numa temperatura inferior aos demais.
  • Fábrica de gelo, ou ice maker, consiste em um sistema conectado ao filtro de água, que é transformada em gelo de maneira automática. A geladeira prepara até 12 bandejas de cubos de gelo simultaneamente.
  • Gela copos e taças refere-se a um compartimento especial para esses recipientes, perfeito para quem gosta de apreciar bebidas bem geladas.
  • Acelerador de resfriamento do freezer, como o nome indica, deixa o freezer rapidamente gelado e é ideal para momentos em que ocorre um aumento no armazenamento de alimentos e bebidas no congelador.
  • Controle independente de temperatura é direcionado para compartimentos específicos. Existe até dispenser próprio para sorvete.

Quais são as melhores marcas de geladeiras?

Muitas marcas oferecem modelos de refrigerador, mas algumas possuem melhor qualidade e credibilidade entre os consumidores do que outras.

Entre as melhores marcas de geladeira está a Electrolux, Brastemp, Consul, Samsung e Panasonic. Mas você também encontra bons modelos de marcas menos conhecidas no mercado.

Como aumentar a vida útil da geladeira?

Você sabia que um refrigerador pode durar até uma década? Para encontrar um produto com boa durabilidade, opte por uma geladeira com recursos modernos e de uma marca renomada no mercado.

Para prolongar a vida útil do eletrodoméstico, você também deve manter alguns cuidados com o equipamento no cotidiano. O primeiro é prestar atenção à temperatura, que deve variar entre 4ºC e 5ºC.

Também é importante manter as portas sem fechadas e sempre que precisar pegar um alimento ou bebida, você deve abrir a porta o mínimo possível, para evitar a perda de resfriamento e o aumento no consumo de energia.

Além disso, o abre e fecha constante do equipamento afrouxa a borracha, que não consegue manter a geladeira bem fechada, prejudicando seu funcionamento.

Outro hábito que prejudica o aparelho é colocar alimentos ainda quentes no interior da geladeira ou mesmo encostar os recipientes nas paredes da geladeira – prejudica a circulação de ar.

E coloque a geladeira no lugar correto, sempre a uma distância mínima de 15cm das paredes para que o motor não sobreaqueça. A superfície também deve ser plana e ficar longe da incidência de raios solares.

Imagem de uma mulher utilizando o smartphone em frente à geladeira.

Evite deixar as portas da geladeira abertas por períodos de tempo prolongados. (Fonte: Kindel Media/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como escolher o melhor refrigerador

Modelo, capacidade interna, funcionalidades, design e marca... muitos são os critérios que devem ser analisados e comparados no momento da compra de uma geladeira, os principais estão listados abaixo:

Modelo

Conforme mencionamos na seção “Quais são os diferentes modelos de geladeira?”, existem modelos com uma porta, duas portas, como duplex, inverse e side by side ou com três portas, chamado french door.

A escolha dependerá de suas necessidades. Quem utiliza pouco a geladeira e o freezer, pode optar por uma geladeira com uma porta. Os modelos duplex ou inverse, são indicados para famílias com três ou mais pessoas.

Já o modelo side by side é ideal para quem possui um grande volume de alimentos congelados. Por fim, a geladeira french door é ideal para famílias grandes e que consomem bastante alimentos, inclusive congelados.

Capacidade

A geladeira possui a capacidade interna medida em litros, que variam de 240L a 570L. Para escolher o modelo ideal, você deve considerar o consumo e a quantidade de pessoas que moram com você.

Para duas pessoas que não cozinham todos os dias, uma geladeira com até 300L de capacidade é o suficiente. Famílias com três ou quatro integrantes devem investir em uma geladeira com até 450L.

No entanto, se sua família contar com pelo menos quatro integrantes e vocês costumam fazer comprar quinzenais grandiosas, sugerimos um modelo com capacidade superior a 450L.

Imagem de uma família preparando uma receita.

A quantidade de pessoas que moram com você definirá o tamanho da geladeira. (Fonte: Jimmy Dean/ Unsplash.com)

Sistema de degelo

Outro fator fundamental na escolha de uma geladeira é o sistema de degelo do congelador. Existem quatro opções: degelo manual, semiautomático, cycle defrost e frost free. Detalhamos como cada um deles funciona abaixo:

  • Degelo manual é encontrado em geladeiras como uma porta. Funciona da seguinte maneira: periodicamente, você deve retirar os alimentos do refrigerador, desligar o aparelho, aguardar o derretimento do gelo e limpar a geladeira.
  • Degelo semiautomático não requer o desligamento da geladeira, mas os demais processos são exatamente como os da geladeira de degelo manual.
  • Cycle Defrost apresenta acúmulo de gelo menor do que nos modelos anteriores, tanto que você só precisa realizar a limpeza do freezer a cada seis meses. O processo de limpeza é igual dos modelos anteriores.
  • Frost Free é o modelo mais moderno, pois não permite que o gelo se acumule, nesse sentido, não é necessário realizar o degelo e posterior limpeza do freezer. No entanto, esse modelo consome mais energia elétrica do que os demais.

Organização interna

Dependendo da organização interna da geladeira, seu cotidiano pode ser simplificado ou dificultado. Abaixo, listamos os recursos mais importantes para manter sua geladeira bem organizada:

  • Prateleiras reguláveis possibilitam que você organize e reorganize a geladeira para armazenar recipientes de diferentes tamanhos.
  • Compartimento extrafrio é fechado e possui sistema de refrigeração exclusiva. Serve para guardar alimentos que precisam ser conservados em uma temperatura mais baixa como laticínios.
  • Porta-ovos permite que você armazene os ovos enfileirados e na porta da geladeira.
  • Porta-latas serve para armazenar latas de suco, refrigerante ou cerveja. Também pode ser armazenado na porta da geladeira.
  • Gavetão serve para manter verduras, legumes e frutas na temperatura ideal. Alguns modelos oferecem controle de temperatura personalizado.

Painel eletrônico

Analise se a geladeira que você deseja comprar possui um painel eletrônico que permite o controle de funções do refrigerador.

Algumas das funções que podem ser controlados pelo painel é o consumo de energia elétrica, temperatura, acionamento de funções básicas e complexas, entre outros, tudo ao alcance de um toque.

Voltagem

Analise também a voltagem da geladeira, que pode ser 110V ou 22V, e escolha um modelo compatível com a tensão elétrica da tomada em que você conectará o refrigerador.

Conectar um eletrodoméstico incompatível com a tensão elétrica da tomada em questão pode gerar danos para ao equipamento.

Saiba que a maioria dos modelos geladeira não são bivolt, ou seja, não ajustam a voltagem elétrica automaticamente, como outros aparelhos elétricos fazem, portanto, preste atenção à essa informação.

Consumo energético

Assim como com os demais aparelhos domésticos, você deve analisar o consumo energético da geladeira antes da compra. Essa informação está disponível na etiqueta de eficiência energética do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, conhecido como Inmetro.

Os modelos mais econômicos do mercado recebem o selo Procel, que identifica a faixa de consumo do aparelho e indica os modelos que consomem menos energia elétrica na categoria. A classificação varia de A à E, sendo A mais econômico e E menos, portanto, uma opção menos interessante.

Resumo

Viu como existem diferentes modelos de geladeira? Cada modelo oferece um modo de funcionamento, organização interna, funcionalidades e recursos diferentes, que podem aumentar ou diminuir a usabilidade do equipamento doméstico no cotidiano.

Para encontrar o modelo ideal para você, considerando a usabilidade e o custo, você deve analisar as características que mencionamos nesse artigo. Esperamos que você tenha sucesso na compra de sua nova geladeira. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Max Vakhtbovych/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas