Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

57Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Sempre chega o momento em que você precisa de uma geladeira nova, certo? Se esse é o seu caso, veio ao lugar certo. Hoje vamos falar da geladeira Panasonic.

A geladeira Panasonic se destaca entre as concorrentes por sua tecnologia de ponta, que prioriza a redução no consumo de energia. Além disso, a geladeira dessa marca também conta com funções exclusivas que vão facilitar ainda mais o seu dia a dia.

Primeiro, o mais importante

  • Existem diversos modelos de geladeira Panasonic, desde os mais básicos aos mais modernos e tecnológicos.
  • Para escolher a melhor geladeira Panasonic, é preciso que você leve em conta seu estilo de vida e rotina.
  • Nesse artigo vamos mostrar na prática como comprar a geladeira Panasonic ideal.

As melhores geladeiras Panasonic: nossas recomendações

Na hora de comprar uma geladeira nova, a variedade de modelos e tecnologias pode acabar gerando mais dúvidas. Mas o fato é que os fabricantes oferecem um modelo ideal para cada situação. Sendo assim, nós selecionamos as melhores opções de geladeira Panasonic disponíveis atualmente. Confira:

A melhor geladeira Panasonic como um todo

O modelo NR-BB53GV3B é um refrigerador Frost Free com capacidade total de 425 litros, sendo 305L no refrigerador e 120L no freezer. Com porta de vidro temperado e painel easy touch, essa geladeira Panasonic conta com tecnologia Inverter, Econavi, Vitamin Power, Climate Control e Biodesodorizador. Além disso, esse eletrodoméstico gera uma economia de até 36% de energia.

A opção que garante maior economia

A geladeira Panasonic NR-BT55PV2W reduz em mais de 43% o consumo de energia. Com capacidade para 483 litros, sendo 115L no freezer e 368L no refrigerador, esse modelo mede 69,5cm de largura, 190cm de altura e 75,8cm de profundidade. Além disso, possui os seguintes recursos: Econavi, Vitamin Power, Anti-bactéria, Desodorizador, compartimento extra frio, porta latas e porta ovos.

A geladeira com melhor aproveitamento interno

Com capacidade de 387 litros, sendo 292L no refrigerador e 95L no freezer, o refrigerador Panasonic NR-BT40BD1X economiza até 20% de energia. Medindo 60cm de largura, 180cm de altura e 73cm de profundidade, esse modelo possui quatro prateleiras profundas, sendo três de vidro temperado e uma de plástico.

Guia de Compra

Escolher a melhor geladeira Panasonic nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, o objetivo é comprar um eletrodoméstico que, além de caber na sua cozinha e no seu bolso, atenda às suas necessidade e expectativas.

Para ajudar você nesse processo de escolha, nós criamos este Guia de Compra. Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão na hora de comprar a geladeira Panasonic.

Mulher abrindo geladeira.

A Panasonic é uma das maiores fabricantes de geladeira atualmente. (Fonte: Popov/ 123rf.com)

Porque você deve comprar a geladeira Panasonic?

O mercado brasileiro conta com uma grande variedade de fabricantes quando tratamos de geladeira. Por isso, se você estiver considerando investir na geladeira da Panasonic, mas ainda tem dúvidas se vale a pena ou não, é preciso entender suas características.

E, para tanto, devemos começar pela história da marca que possui larga tradição na fabricação de eletrodomésticos mundo afora. A Panasonic é uma empresa japonesa, cuja matriz está localizada em Osaka, desde a sua criação em 1918.

Em 1967 a marca chegou ao Brasil, comercializando pilhas importadas. E, em 1974, a Panasonic inaugurou a primeira fábrica no país, já produzindo rádios, pilhas e, em seguida, gravadores e outros eletrodomésticos.

Geladeira inox em cozinha branca.

A geladeira Panasonic é moderna, eficiente e econômica. (Fonte: lightfieldstudios/123rf.com)

Ao longo dos anos, porém, a Panasonic Brasil se especializou na fabricação de TVs, máquinas fotográficas, micro-ondas e outros eletrônicos.

Desde 2012 a marca investe na produção local de refrigeradores. E, por isso, a Panasonic foi capaz de oferecer geladeiras com características que atendem especificamente ao consumidor brasileiro.

Veja a seguir algumas dessas características que fazem parte da geladeira Panasonic.

  • Tecnologias que reduzem o consumo de energia
  • Todas são frost free
  • Estrutura interna tem espaço para garrafas de 2,5 litros, compartimento para caixas de pizza e local com refrigeração extra para carnes e latas.

Quais são as tecnologias exclusivas da geladeira Panasonic?

Todas as marcas fabricantes de geladeira contam com diversos recursos e tecnologias que ajudam você no dia a dia. Com a geladeira Panasonic não é diferente.

A marca, no entanto, investiu em tecnologias exclusivas. E ainda que o tipo e a quantidade variem de acordo com o modelo de geladeira Panasonic, é importante que você conheça as principais tecnologias presentes na geladeira Panasonic. Veja:

Vitamin Safe e Vitamin Power

Essas duas tecnologias, presentes na maioria dos modelos de geladeira Panasonic, potencializam os nutrientes dos alimentos armazenados no eletrodoméstico.

Quando você guarda um alimento no refrigerador, ele acaba perdendo os nutrientes com o tempo. Isso ocorre, principalmente, em função do ambiente escuro ou da exposição inadequada à luz da geladeira.

Por isso, os modelos mais completos de geladeira Panasonic contam com duas lâmpadas Led dentro do gavetão Hortifruti. Essas lâmpadas possuem os tons de azul e de verde.

Segundo a Panasonic, com essa combinação de cores, as lâmpadas simulam o efeito da fotossíntese. Dessa forma, as cores azul e verde potencializam a vitamina C de frutas e vegetais; enquanto que a luz branca potencializa a vitamina D.

Frutas e legumes na gaveta da geladeira com luz azul.

A geladeira Panasonic possui tecnologias exclusivas que preservam ainda mais os alimentos. (Fonte: Anna Om/ 123rf.com)

Climate Control

A tecnologia Climate Control está presente na gaveta Hortifruti de alguns modelos de geladeira Panasonic e também trabalha a favor da preservação dos nutrientes dos vegetais, ao ajustar automaticamente a umidade da gaveta.

Como os vegetais precisam ter umidade entre 85% e 90% para manter o seu frescor, se a umidade da geladeira Panasonic estiver abaixo de 90% o sistema Climate Control bloqueia a saída de partículas de água. E, assim, a geladeira mantém a umidade ideal dentro da gaveta.

Sistema Antibactéria e Desodorizador

Tanto o Sistema Antibactéria quanto o Desodorizador evitam que os alimentos armazenados no eletrodoméstico entrem em contato com bactérias, que são responsáveis por retirar o frescor dos alimentos e gerar odores desagradáveis na geladeira.

O que são e como funcionam os sistemas Econavi e Inverter da geladeira Panasonic?

Indispensável nos dias de hoje, a geladeira também é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia, perdendo apenas para o chuveiro elétrico. Afinal, o refrigerador fica ligado 24 horas por dia.

Por isso, alinhada a sua estratégia de sustentabilidade, a Panasonic investiu em tecnologias que promovem a redução do consumo de energia elétrica. São elas: Econavi e Inverter.

De acordo com a Panasonic, essas duas tecnologias juntas economizam mais de 45% no consumo de energia de um refrigerador.

Com a tecnologia Econavi, a forma como você usa a sua geladeira é monitorada a partir de sensores. E, com isso, a geladeira Panasonic é capaz de funcionar de acordo com a rotina dos moradores da casa.

Isso é possível porque a geladeira Panasonic que possui o sistema Econavi conta com quatro sensores, e cada um deles possui uma função específica para garantir a redução do consumo de energia de forma personalizada.

Veja quais são e como funcionam esses quatro sensores:

  • Sensor de luminosidade: Faz com que a geladeira Panasonic identifique se está de dia ou de noite. Afinal, no período noturno o refrigerador é menos utilizado. Assim, a geladeira reduz a potência no período noturno.
  • Sensor de temperatura externa: Esse sensor identifica se o dia está quente ou frio. Com isso, a geladeira Panasonic consegue trabalhar adequadamente para manter a temperatura interna ideal, mesmo com o abrir e fechar da porta.
  • Sensor de temperatura interna: Com esse sensor é medido a temperatura da geladeira enquanto ela está funcionando, para garantir a temperatura ideal que irá conservar corretamente os alimentos.
  • Sensor de abertura de porta: Que conta quantas vezes a geladeira Panasonic é aberta. E, assim, é capaz de calcular, antecipadamente, quando a porta for aberta e qual a potência necessária para manter a refrigeração interna.

Em outras palavras, a tecnologia Econavi aumenta a potência da geladeira Panasonic quando o seu uso é mais intenso, e reduz a potência nos horários de menor uso.

O resultado da Econavi é que a sua geladeira Panasonic irá ter uma economia de até 10% no consumo de energia.

foco

Você sabia que abrir e fechar a porta da geladeira constantemente pode comprometer o funcionamento do eletrodoméstico e a qualidade dos alimentos?

Quando você abre a porta, ocorre uma troca de calor com o ar externo. Quando você fecha a porta, o processo de refrigeração se reinicia. Com isso, a geladeira precisa trabalhar para sempre manter a temperatura interna ideal.

Além da Econavi, as geladeiras da Panasonic também contam com o sistema chamado de Inverter.

Esse sistema regula o compressor da geladeira de acordo com a variação da temperatura, que é medida pelo abre e fecha da porta e a quantidade de alimentos.

Assim, o Inverter resulta em uma economia de até 45% no consumo de energia e ainda garante uma geladeira Panasonic mais silenciosa, que congela os alimentos de maneira mais rápida.

Como acionar a garantia da geladeira Panasonic?

Assim como outros eletrodomésticos, a geladeira também pode apresentar problemas técnicos. Por isso, é importante contar com a garantia do fabricante.

A geladeira Panasonic tem garantia de 12 meses. E, caso apresente defeito, você deverá acionar uma assistência técnica autorizada para análise. Para tanto, é preciso preencher um formulário no site oficial da Panasonic.

Quanto custa a geladeira Panasonic e onde comprar?

O preço da geladeira Panasonic pode variar bastante, dependendo do modelo. Em geral, itens como tamanho, capacidade, tipo e quantidade de recursos, funções e tecnologias acabam influenciando no valor desse eletrodoméstico.

Quanto maior a geladeira e quanto mais recursos tiver, mais cara ela será.

Mas, de maneira geral, a geladeira Panasonic pode custar entre R$2mil e R$10mil. É claro que quanto maior a geladeira e quanto mais recursos, mais cara ela será.

Além disso, é fácil encontrar a geladeira da Panasonic à venda em lojas de eletrodomésticos, assim como na maioria das lojas de departamento e grandes redes de supermercado como Ponto Frio, Lojas Americanas e Carrefour.

Mas se você quer praticidade e preços promocionais o ideal é comprar pela internet, em sites como a Amazon Brasil.

Critérios de compra: como escolher a melhor geladeira Panasonic

Agora que você já conhece as características e os diferenciais da geladeira Panasonic é hora de partir para a parte prática. Para tanto, é fundamental que você analise fatores que irão determinar o modelo ideal de acordo com as suas necessidade e expectativas.

Confira a seguir, os principais critérios que você deve levar em conta:

A partir daqui você confere uma explicação detalhada de como verificar cada um desses pontos antes de comprar a geladeira Panasonic ideal.

Capacidade e Tamanho

O primeiro fator que recomendamos que você verifique é a capacidade e o tamanho da geladeira Panasonic. A capacidade vai atender a sua necessidade diária de armazenamento de alimentos tanto no refrigerador quanto no freezer.

Ou seja, fique atento e não leve em conta apenas a capacidade total do refrigerador, que é expressa em litros. Observe também a capacidade de cada parte da geladeira.

Em geral, os modelos da Panasonic variam em capacidade total entre 387 e 592 litros. Já o freezer, dependendo do modelo de geladeira, pode armazenar entre 95 e 150 litros.

Mulher com a porta da geladeira aberta escolhendo alimentos.

Você deve considerar a capacidade de armazenamento e o tamanho da geladeira em conjunto. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf)

Mas é claro que, quanto maior for a capacidade de armazenamento maior será o tamanho da geladeira Panasonic. E, por isso, é fundamental que você se certifique de que o modelo escolhido irá caber na sua cozinha.

A maior geladeira da Panasonic tem as seguintes medidas: 83,2cm de largura, 177,5cm de altura e 89,9cm de profundidade. Já o menor modelo mede: 60cm de largura, 180cm de altura e 73cm profundidade.

Mas, se ainda assim, você tiver dúvidas, principalmente com relação à capacidade em litros, sugerimos que você considere alguns fatores, como a frequência com que compra novos produtos, o seu tipo de alimentação e a quantidade de pessoas que moram na casa.

Confira a seguir a tabela que mostra como escolher a capacidade da geladeira Panasonic de acordo com cada situação.

Capacidade de armazenamento Litros Recomendado para
Média Até 400L Até 3 pessoas
Alta De 400L a 500L Entre 4 e 5 pessoas
Super alta Acima de 500L Acima de 5 pessoas

Modelo

Outro fator que você deve levar em consideração é o modelo da geladeira Panasonic, especialmente no que se refere ao tipo e ao número de portas.

Nesse quesito você vai poder escolher entre o modelo tradicional, que possui a porta do congelador em cima; o modelo Inverse ou Bottom Freezer, que possui o congelador embaixo; e ainda o modelo French Door.

A geladeira Panasonic Inverse ou Bottom Freezer é o modelo mais popular atualmente. Com o freezer invertido, essa geladeira oferece mais espaço para congelar produtos, sem contar na facilidade para acessar os alimentos que ficam no refrigerador, na parte de cima.

 Cozinha branca com ilha e geladeira French Door.

A geladeira de três portas é conhecida como French Door. (Fonte: Milly Eaton/ Pexels)

Já a Panasonic French Door é a geladeira mais sofisticada e apenas indicada para quem tem muito espaço na cozinha para a sua instalação.

Afinal, a Frecnch Door conta com três portas. Na parte de cima estão as portas duplas, do tipo lado a lado; e na parte de baixo está a teceria porta, que é a do freezer.

Para você entender melhor a diferença entre os três tipos de geladeiras da Panasonic e suas características confira a tabela abaixo:

Característica Capacidade de armazenagem
Geladeira de 2 portas tradicional Freezer na parte de cima, com porta independente Média
Geladeira Bottom Freezer Freezer na parte debaixo Média a alta
Geladeira French Door Porta do refrigerador dupla lado a lado e invertido Super alta

Prateleiras e Gavetas

Em seguida, observe também a configuração interna da geladeira Panasonic. Aqui, recomendamos que a sua atenção recaia sobre o tipo e a quantidade de prateleiras e gavetas, tanto no refrigerador, quanto na porta e no freezer.

Afinal, dependendo desses fatores você terá mais ou menos praticidade na hora de armazenar e acessar os produtos e alimentos guardados na geladeira.

Mão puxando porta lata na geladeira

A configuração interna é um fator que pode facilitar a sua rotina. (Fonte: Divulgação Panasonic/ Amazon.com.br)

De maneira geral, você poderá optar por modelos de geladeira Panasonic que vêm com até quatro prateleiras no refrigerador, sete na porta, além de pelo menos três gavetas.

Leve em consideração também se a geladeira Panasonic conta com outros compartimentos que podem ser úteis para você como, por exemplo, porta latas, porta ovos e a seção extra fria.

Consumo de energia

Como vimos, a Panasonic é uma das marcas mais comprometidas com a redução do consumo de energia elétrica em seus refrigeradores.

Por isso, os modelos de geladeira da Panasonic sempre vêm com a indicação da porcentagem de redução no consumo de energia.

Nesse quesito, você vai encontrar modelos que prometem reduzir o consumo entre 25% e mais de 43%, em relação ao mínimo necessário para a classificação A no Programa Brasileiro de Etiquetagem.

foco

Você sabia que a classificação “A” de eficiência energética não garante, por si só, o menor gasto de energia elétrica?

Segundo especialistas, para garantir que o produto em questão vai reduzir sua conta no fim do mês, é preciso considerar o valor indicado na etiqueta de consumo por mês (em kWh/ mês) e multiplicar pelo preço do kWh que vem na sua conta luz.

Recursos extras

Alguns modelos de geladeira Panasonic também contam com alguns recursos extras que podem ajudar ainda mais na sua rotina.

Por exemplo, o modelo French Door conta com o dispenser de água e gelo na porta, e tem altura ideal para caber até uma jarra de 30cm. Sem contar nas opções de gelo, que podem ser em cubo ou triturado.

Em outros modelos de geladeira Panasonic você também pode encontrar recursos como o Slim Ice Make, que faz gelo na porta garantindo, assim, mais espaço livre nas prateleiras.

Além disso, os modelos mais recentes contam com um design inovador que possuem porta de vidro que, além de ser mais fácil de limpar, é ainda mais sofisticado.

Cor

Por fim, você deve considerar a cor da geladeira Panasonic. Afinal, há tempos esse eletrodoméstico passou a integrar a decoração da sua cozinha. Aqui, a Panasonic oferece três cores de geladeiras: Preta, branca e aço escovado.

A geladeira Panasonic preta e a de aço escovado são os modelos mais contemporâneos e sofisticados, mas podem ser mais difíceis de combinar com outros eletrodomésticos.

Já a geladeira Panasonic da linha branca é o modelo clássico, que fica bem em qualquer tipo de decoração.

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?