Cozinha moderna com geladeira frost free
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

30Horas investidas

5Estudos avaliados

80Comentários coletados

O refrigerador garante muita praticidade no armazenamento de alimentos em casa. Mas se tem uma coisa que traz aborrecimento é o dia de descongelar! Por isso, a geladeira frost free chegou como a salvação de quem sempre tentou fugir dessa tarefa tão trabalhosa.

Este eletrodoméstico ganhou tanta popularidade que atualmente é quase impossível pensar em geladeiras sem essa tecnologia. E é sobre isso que vamos falar neste artigo, que traz tudo o que você precisa saber antes de escolher a sua frost free. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A principal vantagem de uma geladeira frost free é que ela não permite o acúmulo de gelo nas paredes do congelador.
  • Entre os modelos mais modernos de geladeira frost free, alguns têm gavetas com resfriamento inteligente.
  • A capacidade e os recursos ideais da geladeira frost free variam de acordo com as necessidades de cada família.

Melhores geladeiras frost free: nossas recomendações

Os principais fabricantes de geladeira frost free trazem ao mercado uma grande variedade de modelos, com recursos e tecnologias distintas. Confira nossa seleção para ver os mais bem avaliados da atualidade.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a geladeira frost free

Contar com a melhor geladeira é sinônimo de saúde e qualidade de vida. Afinal, ela ajuda a manter os alimentos conservados. Por isso, é preciso saber um pouco mais sobre o produto antes de fazer uma escolha. Nós vamos te ajudar com isso!

Pessoa colocando alimentos no congelador de uma geladeira frost free

A principal vantagem de uma geladeira frost free é que ela não permite o acúmulo de gelo nas paredes do congelador. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

Como funciona a geladeira frost free?

A geladeira frost free, assim como a convencional, é um eletrodoméstico que permite resfriar ou congelar os alimentos e bebidas. No entanto, ela utiliza a tecnologia para evitar a formação de camadas de gelo no congelador.

O termo “frost free” — que significa “livre de congelamento" — indica que o equipamento dispensa o descongelamento periódico e conta com um sistema que, de tempos em tempos, derrete o gelo formado no refrigerador.

A água derretida vai para um reservatório próximo ao compressor. Depois, ela é evaporada e enviada de volta, como ar frio, para dentro da geladeira.

Qual a diferença entre a geladeira frost free e a convencional?

A diferença fundamental entre a geladeira frost free e os modelos de refrigeradores convencionais está no descongelamento, que deixa de ser manual ao mesmo tempo em que não permite o mínimo acúmulo de gelo nas paredes do congelador.

Fora isso, por serem equipamentos mais modernos e com fluxo de resfriamento distintos, a frost free costuma contar com recursos adicionais para tornar o eletrodoméstico mais versátil.

Quais as vantagens da geladeira frost free?

Citamos agora mesmo duas diferenças vantajosas da geladeira frost free em comparação com a convencional. Na sequência, apresentamos mais alguns prós e contras de adquirir este tipo de eletrodoméstico:

Vantagens
  • Praticidade ao não precisar descongelar
  • Facilidade na limpeza
  • Melhor aproveitamento do espaço, que fica maior sem as camadas de gelo
  • Temperatura estável por causa da circulação constante do ar no interior
  • Menor produção de odores
Desvantagens
  • Faz mais barulho em alguns momentos do dia, quando está promovendo o derretimento do gelo
  • Alguns modelos consomem mais energia
  • É bem mais cara que a convencional

Quais os tipos de geladeira frost free?

A tecnologia frost free está presente em geladeiras, freezers e frigobares. De maneira geral, o funcionamento de todas as geladeiras é igual. Mas existem diferenças entre elas. Assim, na hora de escolher, você pode optar entre:

  • Geladeira de uma porta: conta com o congelador embutido, normalmente isolado no refrigerador por uma porta interna;
  • Duplex: tem geladeira e congelador em espaços separados;
  • Triplex: conta com duas portas para o refrigerador e uma para o freezer.

Entre as duplex e triplex, é possível encontrar modelos inverse, que tem o compartimento de congelamento na parte inferior da geladeira.

Qual a diferença entre a geladeira inverse e a inverter?

Você já deve ter visto várias vezes tanto a expressão inverse quanto a inverter para falar de geladeiras frost free. Muitas pessoas pensam que se trata da mesma designação, mas na verdade, são coisas totalmente diferentes.

Inverse, como citamos há pouco, é uma configuração da geladeira frost free que traz o freezer na parte inferior e o refrigerador no topo do equipamento.

Já a tecnologia inverter, que também está presente em aparelhos de ar condicionado, utiliza um compressor inverso para controlar o fluxo de energia de acordo com o armazenamento interno. Com isso, reduz o consumo de energia e mantém os alimentos refrigerados protegidos da troca de calor.

Cozinha equipada com geladeira frost free

Entre os modelos mais modernos de geladeira frost free, alguns têm gavetas com resfriamento inteligente. (Fonte: Charlotte May/ Pexels)

Quais as geladeiras frost free mais acessíveis?

Se você não quer abrir mão da facilidade de uma geladeira frost free mas, ao mesmo tempo, está com o orçamento reduzido, pode optar por um modelo de porta simples, com congelador embutido.

Se você precisar de um refrigerador maior, poderá encontrar, entre as marcas mais acessíveis, modelos simples e com grande capacidade de armazenamento. Um bom exemplo são as geladeiras da Consul e da Electrolux.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher sua geladeira frost free

Agora que você já sabe como funciona uma geladeira frost free, deve estar ansioso para clicar em finalizar no seu carrinho de compras, não é? Mas ainda temos alguns fatores para explorar e garantir uma compra de sucesso. Observe.

Capacidade

Este deve ser o ponto de partida para a sua decisão. Para saber a capacidade ideal, observe como está o espaço interno da sua geladeira atual. Ela tem sido suficiente ou fica “aquele aperto” na maior parte do tempo?

Se é a primeira vez que você compra uma geladeira frost free, pode se basear na tabela abaixo para saber a capacidade média indicada. Se o orçamento permitir, sempre procure uma geladeira maior do que a necessidade estimada!

Capacidade Número de moradores
Até 300 litros Até 2 pessoas
300 a 400 litros 3 pessoas
400 litros ou mais Mais que 4 pessoas

Modelo

Entre os mais diversos tipos de geladeira frost free, escolher o modelo ideal é uma questão muito particular. No entanto, podemos deixar algumas perguntas que podem ajudar a definir.

  • Você compra muitos congelados e carnes? Neste caso, uma geladeira com freezer individual pode ser a melhor escolha;
  • Gosta de ter bebidas e gelo pronto sempre à mão? Então, é fundamental procurar por um modelo com resfriamento inteligente e serviço prático para fabricação de gelo;
  • Fica pouco em casa e precisa conservar apenas itens básicos? Uma geladeira pequena e simples pode ser o investimento mais inteligente e econômico.

Funções adicionais

Como dissemos, os fabricantes não param de inovar. Entre as melhores marcas de geladeira frost free você poderá encontrar incontáveis recursos extras que podem fazer a diferença na rotina da casa.

Os mais comuns são a facilidade de água e gelo na porta , inclusive com sistema de alerta sonoro quando é necessário repor a água para fabricar mais gelo. Há, ainda, funções inovadoras como conexão WiFi, monitoramento automático dos alimentos no interior da geladeira e controle por voz.

casal com a filha na cozinha pegando alimentos na geladeira frost free

A capacidade e os recursos ideais da geladeira frost free variam de acordo com as necessidades de cada família. (Fonte: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Consumo de energia

Este ponto é crucial se você se preocupa tanto com a fatura da energia elétrica quanto com o uso racional dos recursos naturais. Alguns modelos têm sistema Eco, para preservação da temperatura com menor uso de energia.

Outros, devido ao ciclo de descongelamento e resfriamento constante, podem consumir mais energia do que a geladeira convencional. Portanto, antes de comprar, vale ter atenção a este critério, observando a etiqueta Procel, que indica a eficiência energética do aparelho.

Assistência técnica

Parece óbvio, mas muita gente sequer se informa sobre este aspecto. Imagine comprar uma geladeira frost free cheia de recursos inovadores e não encontrar assistência especializada, caso necessite. Por isso, confira a rede credenciada antes de comprar.

Além disso, verifique se as peças da sua nova geladeira frost free podem ser substituídas com facilidade se houver necessidade de troca ou reposição. Veja se há fornecedores na sua região e não deixe de levar este ponto em consideração.

Resumo

Mesmo sendo um eletrodoméstico tão presente na vida cotidiana, podem surgir muitas dúvidas na hora de comprar uma geladeira frost free. Encontrar modelos de qualidade e com as funções que você precisa pode ser um desafio.

Por isso, mostramos aqui as informações mais relevantes sobre este eletrodoméstico, suas vantagens e diferenciais. Destacamos critérios técnicos e uma lista com as geladeiras mais vendidas de 2021 para ajudar na sua escolha.

Se você gostou deste artigo, depois de finalizar sua compra, compartilhe com outras pessoas que estejam precisando da melhor geladeira frost free. Obrigado!

(Fonte da imagem destacada: cheskyw/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas