Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

64Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Que todos precisam de uma geladeira é um fato. Mas, na hora de comprar uma nova, a dúvida surge: Qual a melhor marca? Hoje vamos falar de uma das mais populares: a geladeira Consul.

A geladeira Consul é a melhor opção para quem quer um eletrodoméstico eficiente por um preço justo. Não à toa, a marca disponibiliza modelos, tamanhos e funções para todos os gostos e necessidades.

Com isso em mente, vamos mostrar nesse artigo quais os diferenciais desses refrigeradores e os fatores que você deve verificar antes de bater o martelo e comprar a geladeira Consul ideal para você.

Primeiro, o mais importante

  • A Consul é reconhecida há mais de 60 anos por trazer soluções que facilitam o seu dia a dia, com geladeiras que unem praticidade, tecnologia e design moderno.
  • Por isso, a geladeira Consul é uma das mais populares nos lares brasileiros e tem como maior atrativo o preço justo, principalmente se comparado com outras marcas como a Brastemp.
  • Nesse artigo você também vai descobrir qual o tamanho e a capacidade da geladeira Consul mais adequada para você e sua família.

Os melhores modelos de geladeira Consul: Nossas sugestões

Na hora de escolher a geladeira nova, você vai perceber que existem muitas opções à venda, com tamanhos, designs, funções e diferentes configurações internas.

Para otimizar o seu tempo de pesquisa, nós selecionamos o que há de melhor em cada categoria, com base na opinião de quem já adquiriu a geladeira Consul. A seguir, você confere os melhores modelos à venda:

Opção com freezer na parte inferior

Essa geladeira tem capacidade para 397 litros, sendo o freezer, que fica na parte inferior, capaz de armazenar 112 litros. Esse modelo possui tecnologia Evox e tem 62,1 cm de largura, 184,7 cm de altura e 71,3 cm de profundidade.

Entre as funções dessa geladeira Consul destaca-se o degelo Frost Free, o controle de temperatura no painel de Led externo, a função Turbo Freezer e o Gavetão Hortifruti.

Modelo com controle de quatro temperaturas

Com uma porta e acabamento em Evox, essa geladeira Consul armazena 342 litros, sendo a capacidade do freezer de 47 litros. Esse modelo tem as seguintes medidas: 61,6cm de largura, 170cm de altura e 69,1cm de profundidade.

Além disso, essa geladeira Consul conta com uma gaveta, controle de quatro temperaturas diferentes com apenas um botão, função Turbo, degelo do tipo Frost Free e o compartimento extra frio.

Ótima opção com painel eletrônico

A Bem Estar é uma geladeira Consul que comporta 437 litros, sendo 107 litros no freezer, que fica na parte superior. Com três gavetas, porta latas Flex e frutaria na porta, esse modelo tem painel eletrônico e interface Touch.

Com 71,1cm de largura, 187.1cm de altura e 73cm de profundidade, essa geladeira Consul conta ainda com alarme de porta aberta, prateleiras removíveis, trava de segurança e degelo Frost Free.

Guia de Compra

Quando você decidir que é hora de ter uma geladeira nova, é natural que a variedade de modelos e funcionalidades gere dúvidas. Afinal, nem sempre a geladeira mais tecnológica e com maior capacidade será a ideal para você.

Para que você tire todas as suas dúvidas e possa investir na geladeira Consul que de fato irá atender as suas expectativas, nós criamos este Guia de Compra com tudo o que você precisa saber.

Mulher pegando uma fruta dentro da geladeira.

A geladeira Consul é garantia de tradição nos lares brasileiros. (Fonte: stokkete / 123rf.com)

Porque você deve comprar uma geladeira Consul?

A resposta é direta: pela tradição, eficiência e pelo preço. E isso se explica quando entendemos a história da Consul.

Empresa brasileira de eletrodomésticos, a Consul foi fundada por Guilherme Holderegger e Rodolfo Stutzer, em 1950, em Santa Catarina.

E, não por coincidência, o primeiro produto a ser lançado pela marca foi uma geladeira, o refrigerador Q-300, que funcionava à base de querosene e tinha linhas arredondadas.

E já naquela época a Consul foi pioneira. Isso porque esse primeiro modelo de geladeira Consul possuía um freezer na parte inferior do eletrodoméstico, tendência nos dias de hoje.

Iniciando aí uma jornada de alto investimento em geladeiras, já na década de 1960 a Consul lançou os refrigeradores com isolamento em poliuretano, que preservava melhor a temperatura dos alimentos.

Em 1980, a empresa lançou a geladeira Consul 3T, que contava com espaço do refrigerador, do congelador e um umidificador especial para as leguminosas.

Com o sucesso da geladeira Consul, em 1993, foi inaugurada a terceira fábrica da empresa. E, no mesmo ano, foi lançado mais um modelo inovador, o refrigerador Slim, que era superfino.

A Consul está entre os líderes da Top of Mind, pesquisa realizada anualmente pelo instituto Datafolha. Em 2018, na categoria de refrigeradores, a Consul se manteve como a mais lembrada entre os consumidores brasileiros.

Na primeira década dos anos 2000, a marca começou a investir na produção da geladeira Consul Duplex, com portas independentes para o refrigerador e o freezer, e também na tecnologia de degelo Frost Free.

Em 2009, por exemplo, foi lançada a primeira geladeira Consul de uma porta a utilizar o gás C-Pentano, que não agride a camada de ozônio.

E, de lá para cá, a marca não parou mais de investir em modelos e funcionalidades variadas de geladeiras e de outros eletrodomésticos como ar condicionado, cervejeiras, entre outros.

Qual a diferença entre a geladeira Consul e a Brastemp?

Antes de falar das diferenças entre a geladeira Consul e a da Brastemp vale ressaltar uma curiosidade.

Em 1994, a Brastemp e a Consul se juntaram para formar a empresa Multibrás que, em 2000, foi adquirida pelo grupo americano Whirlpool Corporation, considerado o maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

Além disso, em comum, as duas marcas vendem eletrodomésticos, como fogões, lavadoras e geladeiras.

Mas a principal diferença entre elas é que a Consul tem uma presença muito forte entre as geladeiras.

Afinal, como vimos no início desse artigo, o primeiro produto comercializado pela Consul foi justamente um refrigerador. Já a Brastemp teve como primeiro eletrodoméstico a máquina de lavar.

Outra diferença entre as marcas é que a Consul conta com produtos voltados para um mercado mais popular, enquanto a Brastemp foca em um público mais exigente no que diz respeito à recursos tecnológicos.

Por isso, a geladeira Consul tende a ser mais barata e a ter um custo-benefício maior se comparada ao refrigerador da Brastemp.

Além disso, a geladeira Consul é, em geral, mais simples, com menor variação de tecnologias e funções. Mas, ainda assim, existem modelos frost free e duplex.

A Consul e a Brastemp pertencem, hoje em dia, a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Ainda assim, os seus produtos são voltados a públicos diferentes.

Outra diferença entre a geladeira Consul e a Brastemp é que, a da Consul oferece refrigeradores menores, com capacidade variando entre 239 litros a 450 litros.

Já a geladeira Brastemp pode ser encontrada com capacidade de 330 litros a 596 litros.

Para você ter uma visão geral sobre as características da geladeira Consul e da Brastemp, veja a tabela comparativa abaixo:

Geladeira Consul Geladeira Brastemp
Tradição Maior Menor
Público-alvo geral Mais exigente
Funções e tecnologias Avançadas, mas limitadas Avançadas e ilimitadas
Capacidade Menor Maior
Custo-benefício Maior Menor
Preço Menor Maior

Quais os diferenciais de uma geladeira Consul?

Como vimos, a geladeira Consul está entre as melhores do mercado e conta com funções avançadas, ainda que não tão variadas como de outras fabricantes.

E, apesar de oferecer modelos variados, para todos os gostos e situações de uso, é possível apontar alguns diferenciais que caracterizam as melhores geladeiras da Consul.

Veja a seguir os principais destaques, presentes nos modelos mais modernos de geladeira Consul:

Frutaria na porta

Não raro as frutas acabam esquecidas no fundo da geladeira, não é? Pensando nisso, a Consul projetou um espaço específico para solucionar esse problema.

Os modelos mais atuais de geladeira Consul contam com a fruteira na porta, tanto para que as frutas fiquem ao alcance das mãos e das vistas, quanto para evitar que elas amassem.

View this post on Instagram

Olá meninas turubom ? Boa tarde ❤️. . Como tá sendo o feriadão de vocês ? O meu tá sendo faxinando rs, estou limpando tudo que não consigo dar uma limpeza pesada durante a semana estou aproveitando que só volto a trabalhar na segunda e vou deixar tudo plim para quando volta a trabalhar ir conseguindo manter rs 😋 já consegui limpa minha geladeira e ela já tá assim limpinha como e bom ver a geladeira limpa e organizada né meninas 😍 amo muito quando ela tá assim 🔝 então bora termina essa faxina kkk beijos até o próximo post 😘😘😘. . . #faxina #casaemordem #casamento #vidaadois #vidadecasada #meular #jovensdonadecasa #geladeiraconsul #geladeiralimpa #tudoplim #capixaba #donadolareusou #donadolares #donadolar #donadecasacapixaba #capixabadonadecasa #casinhadacarol #caseiaos20 #instablog #donadecasaquetrabalhafora #docelardasvizinhasoficial 😘❤️

A post shared by Casinha da Carol 🏠❤️ (@casinha_dacarol) on

Prateleiras Altura Flex

Alguns tipos de geladeira Consul também contam com um exclusivo sistema de regulagem em suas prateleiras.

Chamado de Altura Flex, esse sistema permite que você altere a posição das prateleiras em até oito níveis de altura para guardar alimentos e recipientes de qualquer tamanho.

Filtro Bem Estar

Nos modelos mais contemporâneos de geladeira Consul você também vai encontrar o filtro Bem Estar.

Esse filtro, que vem embutido no refrigerador e pode ser facilmente trocado, retira o mau cheiro e evita o aumento de bactérias no interior da geladeira. A recomendação da Consul é que você troque o filtro a cada seis meses.

Quando e como fazer o degelo em uma geladeira Consul?

É claro que a forma de fazer o degelo em uma geladeira Consul vai depender da tecnologia presente em cada modelo.

Mas o interessante é que a marca disponibiliza refrigeradores com vários tipos de degelo. Dessa forma, você poderá escolher o que for mais adequado, prático e econômico para você.

Ainda assim, em linhas gerais, existem algumas recomendações para realizar o degelo de sua geladeira Consul. Veja a seguir:

De acordo com o tipo de degelo

A geladeira Consul pode ter os seguintes tipos de degelo: Manual, Degelo Seco, Cycle Defrost e Frost Free.

Caso a sua geladeira tenha degelo Manual, você vai precisar descongelá-la quando a espessura do gelo atingir 1cm. Para iniciar o degelo, você deve desconectar a geladeira Consul da tomada e aguardar que todo o gelo derreta.

Quando o processo terminar, você deve remover a água que escorreu para o aparador e secá-lo bem. Em seguida, a sua geladeira Consul estará pronta para o uso novamente.

Essa opção é mais recomendada para quem não se importa em esperar, já que o degelo manual é mais lento e trabalhoso.

Gelo acumulado no freezer.

Em algumas geladeiras Consul é preciso ficar atento para a hora certa de fazer o degelo. (Fonte: Suthep Onsrithong / 123rf.com)

Com a geladeira Consul que possui Degelo Seco, você deve iniciar o descongelamento sempre que o gelo atingir o nível indicador.

Para isso, pressione o botão "Degelo", localizado no controle de temperatura, e mantenha a porta da geladeira fechada.

Durante o degelo, toda a água do congelador vai escoar para uma bandeja atrás da geladeira e depois vai evaporar. Ou seja, esse tipo de degelo é mais rápido e prático do que o Manual.

Se você quer o mínimo de trabalho, a Frost Free é a ideal porque nela o degelo é automático. Mas, justamente por isso, esse tipo de geladeira Consul consome mais energia.

Na geladeira Consul Cycle Defrost, uma das mais modernas, você deve realizar o descongelamento quando o gelo do congelador for superior a 2cm de espessura. Aqui, o degelo do freezer é diferente do degelo do refrigerador.

Você precisará desligar a geladeira da tomada, deixar a porta do freezer aberta e coletar a água que vai escorrer. Já o degelo do refrigerador é automático e você não precisa desligar o aparelho.

Por fim, se você quer o mínimo de trabalho possível, a opção mais prática é a geladeira Consul Frost Free.

Com o sistema Frost Free, a geladeira não precisa ser descongelada.

Com o sistema Frost Free, a geladeira não precisa ser descongelada, já que não há acumulo de gelo nas paredes do freezer.

Mas, justamente por sua praticidade, a geladeira Consul Frost Free é também o modelo mais caro e que mais consome energia.

Duração

O tempo de degelo da geladeira Consul pode variar bastante e não apenas em função da tecnologia de descongelamento.

Fatores como umidade do ar, temperatura ambiente, frequência de abertura da porta e o tamanho da geladeira podem influenciar no tempo gasto para que todo o gelo acumulado derreta.

Mulher olhando para dentro da geladeira.

Vários fatores interferem no tempo do degelo, até mesmo a frequência com que você abre a porta. (Fonte: choreograph / 123rf)

Descongelamento rápido

Se você optou pela geladeira Consul com degelo Manual, Seco ou Cycle Defrost saiba que não há nenhuma maneira segura para acelerar o descongelamento.

O ideal é que você realmente se programe ou realize o procedimento durante a madrugada.

Momento do dia ideal

A Consul recomenda que o melhor momento do dia para que você realize o degelo da sua geladeira é quando ela estiver sendo menos utilizada, ou seja, durante a noite.

Quais cuidados extras você deve ter com geladeira Consul durante o degelo?

Como dito, não é possível acelerar o processo de descongelamento da geladeira Consul.

Ainda assim, algumas pessoas se arriscam utilizando produtos ou procedimentos que podem danificar o aparelho.

Para preservar a sua geladeira Consul, reunimos para você algumas dicas de cuidados essenciais que você deve ter durante o degelo. Confira:

  • Manual: Em caso de dúvidas sobre como realizar o degelo da geladeira Consul, você deve ler o manual do produto antes de iniciar o processo.
  • Alimentos dentro da geladeira: Verifique se você não esqueceu nenhum alimento dentro da geladeira antes de desligar o eletrodoméstico.
  • Antes da compra: Faça o degelo do aparelho antes de fazer a compra do mês. Assim, você não precisa retirar muitos produtos da geladeira antes de iniciar o degelo.
  • Nada de facas: Jamais tente retirar o excesso de gelo com facas e espátulas. Isso pode danificar a geladeira Consul.
  • Nem de secador: Nunca use o secador de cabelo para tentar acelerar o derretimento do gelo. Acredite, há quem tente, perigosamente, fazer isso. E o fato é que isso também pode causar danos a sua geladeira.
  • Limpeza: Aproveite o momento de descongelamento para fazer a limpeza da sua geladeira Consul.

Quais as vantagens da geladeira Consul?

Falar sobre as vantagens da geladeira Consul não é uma tarefa difícil. Afinal, a marca é referência na produção de refrigeradores no Brasil há quase 70 anos.

Além disso, a geladeira Consul está entre as líderes do mercado no que se refere a design, tecnologia e funções.

Outra vantagem da geladeira Consul é que você poderá optar pelo modelo e tamanho que for mais adequado para as suas necessidades.

Sem contar que a marca também oferece modelos com funcionalidades eficientes, como as prateleiras móveis que podem ser dispostas na altura que você desejar.

foco

Você sabia que a geladeira Consul não mais utiliza o gás nocivo à camada de ozônio, o CFC?

O fato é que, desde o final de 2000, a marca optou por usar o gás HFC, que não causa danos à camada de ozônio.

Mas a grande vantagem da geladeira Consul é de fato o custo-benefício, já que existem modelos eficientes e duráveis com um preço justo.

Por outro lado, assim como todos os eletrodomésticos, é possível citar algumas desvantagens com relação à geladeira Consul.

Entre elas, o fato de não existirem ainda as geladeiras Side by Side, na qual a porta do refrigerador e do freezer ficam uma ao lado da outra; nem a French Door, que tem o freezer na parte inferior e portas do refrigerador e freezer lado a lado.

Para você ter uma noção geral das vantagens e desvantagens da geladeira Consul, criamos a tabela abaixo. Confira:

Vantagens
  • Tradição e eficiência
  • Modelos variados
  • Recursos funcionais
  • Preço
Desvantagens
  • Não existem opções Side By Side nem French Door

Quanto custa uma geladeira Consul?

Itens como tamanho, capacidade, configuração interna e tecnologias incluídas, geralmente influenciam no preço da geladeira Consul.

Por exemplo, em média, você encontrará a geladeira Consul custando entre R$1 mil e R$3,5 mil.

Para investir o seu dinheiro de maneira eficiente é preciso que você escolha o modelo ideal de acordo com a sua necessidade de uso.

Onde comprar a geladeira Consul?

A geladeira Consul está à venda lojas de eletrodomésticos, de departamento, incluindo as grandes redes de supermercados como Lojas Americanas, Magazine Luiza e Carrefour.

Mas se você quer conforto, praticidade e ainda preços promocionais o ideal é comprar pela internet, em sites como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como avaliar os modelos de geladeira Consul

Para responder a essa pergunta é preciso que você entenda um pouco das informações técnicas de cada modelo.

Afinal, de nada adianta adquirir uma geladeira grande demais, se você não tem espaço suficiente, por exemplo; ou com muitos recursos que você não vai utilizar.

Por isso, recomendamos que, quando estiver escolhendo a sua geladeira Consul, você verifique os seguintes fatores:

  • Número de pessoas
  • Espaço de instalação
  • Tipo de portas
  • Configuração interna
  • Recursos Extras
  • Branca, Inox ou Evox

Para que não lhe reste nenhuma dúvida, vamos explicar como avaliar cada um desses itens. Confira a seguir:

Número de pessoas

Quantas pessoas irão utilizar a geladeira Consul? Essa pergunta é fundamental porque vai ajudar a definir o tamanho da geladeira. Veja como funciona para a maioria das casas:

Capacidade Recomendado para
Até 300 litros Uma ou duas pessoas
De 300 a 400 litros Até três pessoas
Acima de 400 litros Famílias grandes, com 4 ou mais pessoas

Lembrando que, de qualquer forma, você terá a opção de escolher modelos de geladeira Consul cuja capacidade de armazenamento varia entre 239 litros a 450 litros.

E, se você faz muito uso de comidas congeladas, também recomendamos que você verifique o tamanho do freezer.

Espaço de instalação

Outro ponto importante na escolha da geladeira Consul é considerar o espaço que você tem disponível em sua cozinha para instalar o eletrodoméstico.

Por isso, confira também as medidas da geladeira Consul antes de realizar a comprar e certifique-se de que ela não apenas vai caber na sua cozinha, como irá passar por corredores e portas.

Além disso, especialistas alertam que é necessário deixar um espaço de pelo menos 10cm entre a geladeira e a parede para manter uma boa circulação de ar e não danificar o eletrodoméstico.

Tipo de portas

Leve em conta também o tipo e a quantidade de portas da geladeira Consul. Nesse quesito, você pode optar pela geladeira de uma ou duas portas.

A geladeira Consul de uma porta é mais compacta e possui o congelador na parte interna. Ou seja, esse é o melhor modelo para quem possui espaço limitado e não faz muito uso do freezer.

Mulher com porta do freezer embaixo aberta.

A geladeira Consul Duplex com freezer embaixo é a nova tendência. (Fonte: Divulgação / Amazon)

Já a geladeira Consul Duplex é aquela que tem portas independentes para o freezer e o refrigerador, o que ajuda na preservação da temperatura interna do eletrodoméstico e na conservação dos alimentos.

Aqui, você também pode optar pela Consul Duplex com o freezer embaixo. Essa é a mais nova tendência, já que coloca todos os produtos que você mais acessa no dia a dia ao alcance das mãos, sem que você precise se abaixar.

Configuração interna

Para garantir real praticidade e organização na hora de guardar os produtos em sua geladeira Consul observe a configuração interna do aparelho.

Leve em conta a quantidade de gavetas, se há prateleiras dobráveis e removíveis, compartimentos específicos para latas, ovos, frutas e verduras, entre outros.

Recursos extras

Observe ainda quais são os recursos que vão facilitar a sua rotina. Por exemplo, você vai encontrar a geladeira Consul com painel eletrônico externo, que facilita a regulagem de temperatura sem que seja preciso abrir a porta.

Outros modelos oferecem também alarme de porta aberta, trava de segurança e funções de refrigeração pré-programadas.

Branca, inox ou evox

Por fim, mas não menos importante, leve em conta a cor e o material externo da geladeira Consul.

Aqui, você terá modelos na cor branca ou inox, que nada mais é do que o tom prateado.

Em comparação com a geladeira branca, é fato que a cor prateada torna o eletrodoméstico mais sofisticado e moderno. Mas também pode ser mais difícil de combinar com outros aparelhos da sua cozinha.

A geladeira Consul na cor inox é mais sofisticada e moderna se comparada aos modelos brancos.

Além disso, a geladeira Consul branca tem um custo de aquisição menor e, por ter acabamento neutro, combina em qualquer decoração de cozinha.

Mas além da estética, é muito importante que você analise o acabamento do material externo da sua geladeira Consul.

Isso porque, dependendo do material, o seu eletrodoméstico pode ter uma vida útil maior. Veja as características de cada um:

  • Inox: A geladeira revestida com Inox (o material e não apenas a cor) está protegida contra ferrugem e corrosão e mantém o aspecto de novo por bastante tempo.
  • Evox: Além dos benefícios do Inox, o Evox possui uma camada de zinco e uma película impermeabilizante que garantem ainda mais durabilidade.

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.