Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

41Comentários coletados

Muito bem-vindo ao Sweetest Home. Hoje vamos falar sobre o gaveteiro, um móvel de apoio que faz toda a diferença na organização do seu escritório, quarto, banheiro ou cozinha.

O gaveteiro pode ter de uma a oito gavetas, e ele pode ser de madeira, plástico, fibra sintética, MDF, aço, entre outros. O tamanho também muda de um modelo para o outro, alguns são bem pequenos e outros são maiores do que cômodas.

Há modelos de uso fixo/ estático e versões com rodízios (rodinhas). Há também modelos pequenos, geralmente de plástico, que são de uso em mesa, mas esse modelo serve apenas para guardar algumas miudezas.

Ao longo desse Guia, vamos trazer todos os detalhes que você precisa para comprar o gaveteiro certo para suas necessidades. Melhores modelos, preço, onde comprar, o que priorizar são algumas informações que você encontrará aqui. Vem com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • O gaveteiro é um móvel de apoio, ou seja, ele não substitui armários. Esse móvel pode ser usado tanto no escritório quanto em cômodos da casa, podendo até ser uma alternativa à cômodas e criados-mudos.
  • Há vários tipos de gaveteiros: de mesa, de uso fixo e portáteis. Eles podem ser pequenos, médios ou grandes e feitos de vários materiais como madeira, plástico, aço, MDF, etc.
  • O gaveteiro também serve como um objeto de decoração, alguns têm um design diferenciado: coloridos, estampados ou com detalhes. Você também pode escolher modelos mais sóbrios nas cores branca, preto ou marrom.

Ranking: Os 4 melhores modelos de gaveteiro

Agora, vamos apresentar os melhores modelos de gaveteiro. Como eles são diferentes no tamanho, material e indicação de uso, separamos móveis de vários estilos, para você ter uma noção da variedade de modelos disponíveis no mercado.

1º - Gaveteiro com portas - Móveis Mariano

O gaveteiro com portas da Móveis Mariano vem com 4 gavetas que são isoladas por 2 portas que abrem através de dobradiças com sistema de amortecedor slow.

As gavetas abrem completamente através de corrediças telescópicas com amortecedor, ou seja, esse móvel dispensa o uso de puxadores, pois basta dar uma leve pressionada que as gavetas se abrem suavemente. O rodízio (rodinhas) é de gel com freio.

Esse modelo tem as seguintes dimensões: 98 cm de altura, 47 cm de largura, 80 cm de comprimento e pesa 50 kg. O material de fabricação dessa peça é 100% MDF, e ela vem na cor branca fosca.

2º - Gaveteiro amarelo - Tadah Design

O gaveteiro Supercool da Tadah Design é feito de madeira Pinus de reflorestamento, em acabamento natural, ou seja, não passa por tratamentos químicos e por isso conserva os veios da madeira e a cor pode alterar conforme o tempo.

Vem com 6 gavetas de madeira removíveis na cor amarela. Elas têm 30 cm de largura, 22cm de profundidade e 11,5 cm de altura. Já o móvel tem 50 cm de largura, 43,5 cm de profundidade e 35,5 cm de altura.

3º - Gaveteiro de fibra sintética - Ateliê Isa

O gaveteiro do Ateliê Isa é feito de Vime sintético na cor branca e as suas 3 gavetas são produzidas artesanalmente com estrutura de madeira de eucalipto tratado e revestimento de fibra sintética. A delicadeza da peça a torna um objeto de decoração.

Pode ser usado em diversos ambientes. As dimensões são 38 cm de largura, 28 cm de comprimento e 57cm de altura. Já as gavetas têm 32cm de largura, 26 de profundidade e 14 cm de altura.

4º - Gaveteiro plástico grande - São Bernardo

O gaveteiro Gv14p da São Bernardo é feito de plástico, tem 3 gavetas grandes e é multifuncional, pois pode ser usado em diversas situações e ambientes. Um dos usos mais indicados, é para guardar material de limpeza na lavanderia.

Essa peça tem 33 cm de largura, 38 cm de profundidade (gavetas grandes) e 56 cm de altura. Por ser de plástico, é fácil manuseá-lo e limpá-lo. O fabricante dá três meses de garantia para esse produto.

Guia de Compra

Agora que você já conhece alguns modelos de gaveteiro de excelente qualidade, vamos falar um pouco mais sobre esse móvel que cabe e combina com qualquer ambiente.

Descubra aqui quais são as vantagens e desvantagens do produto, as diferenças entre modelos, até quanto custam e onde comprar.

Imagem de um homem usando um computador em sua mesa de trabalho, ao lado, um gaveteiro.

Quando surgiu, o gaveteiro era um móvel típico de escritório. (Fonte: Burst / Pexels)

O que é um gaveteiro e onde utilizá-lo?

O gaveteiro é um móvel de apoio que auxilia na organização e pode ser usado para guardar diversos objetos como documentos, acessórios e roupas, além de servir como uma peça que compõe a decoração do ambiente.

Apesar de o uso em escritório ser mais comum, hoje em dia esse móvel pode ser instalado no quarto, sala, banheiro, cozinha ou garagem. Para cada cômodo recomenda-se móveis de determinados materiais, que podem ser: aço, madeira, plástico, fibra sintética, MDF, entre outros.

Há gaveteiros para serem colocados em cima da mesa, modelos de uso em chão, acoplados à lateral da mesa de trabalho ou mesmo embutidos nas paredes ou armários.

Confira as principais vantagens e desvantagens de um gaveteiro:

Vantagens
  • Ajuda na organização
  • Pode ser usado em cômodos da área interna ou externa da casa
  • Várias opções de tamanho
  • Designs variados: modelos sóbrios, coloridos e estampados
Desvantagens
  • Móveis com corrediças comuns (de roldana) não travam bem as gavetas
  • Gaveteiros de MDF e MDP não são resistentes à umidade e podem inchar se entrarem em contato com água

O que diferencia um gaveteiro do outro?

Quando surgiu, o gaveteiro era um móvel desenvolvido para facilitar a organização do escritório. Hoje em dia, entretanto, ele é usado em quase todos os cômodos da casa.

Nesta seção vamos falar um pouco sobre quais modelos são indicados para serem colocados em determinados ambientes e como você pode combinar essa peça com os demais móveis e a decoração.

Gaveteiro para escritório

Os gaveteiros são utilizados para facilitar a organização de documentos e materiais típicos de escritório como: papéis, grampeadores, perfuradores, clips, cadernos e canetas. Além das gavetas, o tampo do móvel também pode ser utilizado para apoiar objetos como uma impressora.

Há três tipos de gaveteiros para escritório: para pasta suspensa, volante e de mesa. O gaveteiro para pasta suspensa pode tem duas ou quatro gavetas, já o de mesa tem duas ou três.

O gaveteiro volante pode conter duas ou três gavetas (sendo uma para a pasta suspensa e duas gavetas em tamanho padrão documento). Geralmente esse modelo é adquirido quando a mesa do escritório não tem gavetas e ele é colocado no espaço vazio onde elas ficariam.

Imagem de uma mesa de escritório.

A mesa de escritório pode vir com ou sem gavetas. Se a sua vir sem, é só comprar um gaveteiro e colocá-lo embaixo da mesa. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O gaveteiro do tipo junção é um modelo anexado à lateral da mesa, como um complemento da própria mesa.

Todos esses modelos são fabricados com chaves, garantindo segurança e privacidade à pessoa que estiver usando a mesa de trabalho.

E o gaveteiro também pode ser uma peça usada para deixar o escritório com a sua cara. Se você for um advogado, por exemplo, pode optar por móveis em tons sóbrios e com acabamento elegante, como peças de madeira, tingidas ou não, com acabamento fosco ou brilhante.

Agora se você trabalhar em alguma área mais despojada, como publicidade, você pode investir em móveis para deixar o seu escritório mais criativo. Aposte em cores vibrantes e estampas.

Uma ideia interessante é comprar móveis com o mesmo design, podem ser todos da mesma cor, ou de uma paleta de cores que você gostar, ou mesmo em estilos complementares.

O seu gaveteiro também pode ser a peça central da decoração, principalmente se você quiser dar um toque de cor ou estilo para um ambiente sóbrio e monocromático.

Gaveteiro para quarto

O gaveteiro para quarto pode servir como um móvel de apoio para o armário, podendo ser usado para guardar qualquer coisa, acessórios, roupas íntimas, determinado grupo de peças, entre outros.

Esse móvel pode ser colocado ao lado da cama e servir como um criado-mudo. Neste caso você pode apoiar uma luminária, remédios, copo d’água, óculos, celular ou um livro. O gaveteiro também pode substituir a cômoda, pois há modelos com gavetas bem largas, similares a este móvel.

Imagem de um gaveteiro azul. No tampo há dois livros, uma planta e uma vela decorativa.

O gaveteiro pode ser usado como cômoda ou criado mudo quando colocado no quarto. (Fonte: Krys Mantovani / Pixabay)

Em quartos de crianças é comum ver gaveteiros de plástico com adesivos de personagens infantis e temáticos. Uma vantagem é que esses modelos são mais fáceis de limpar. Para adolescentes e adultos, indicamos gaveteiros de aço ou madeira.

Em casos de pessoas que tenham um pequeno escritório dentro do quarto (Home Office), vale a pena comprar um modelo para ser colocado ao lado ou embaixo da mesa de trabalho.

Gaveteiro para banheiro

O gaveteiro para banheiro deve ser de um material resistente à umidade, como os de aço ou plástico. Além da resistência, esses materiais são fáceis de limpar, você pode usar panos, esponjas, detergente, entre outros produtos.

Na maioria dos casos, o gaveteiro usado no banheiro é colocado embaixo da pia ou ao lado do gabinete e é usado para organizar melhor os itens de higiene pessoal, maquiagens, produtos de cuidado com o rosto, entre outros.

Como o banheiro, geralmente, é todo azulejado e branco, aposte em gaveteiros em tons vibrantes como amarelo, laranja, azul e vermelho. Há vários modelos tingidos dessas cores, outros têm apenas as gavetas coloridas.

Gaveteiro para cozinha

Outro cômodo em que o gaveteiro se faz presente é a cozinha. Nesse ambiente, este móvel de apoio é usado para guardar alguns itens como talheres, pratos, toalhas de mesa, panos de prato, sacolas, entre outros.

O gaveteiro de cozinha também pode ser usado para guardar alguns alimentos enlatados.

Por causa da variedade de objetos que são guardados nas gavetas, é interessante investir em divisórias, elas facilitam a organização e economizam tempo na hora de procurar um determinado item.

Imagem de uma gaveta aberta, nela é possível ver uma divisória de talheres.

A divisória é um item indispensável no gaveteiro da cozinha. (Fonte: ronstik / 123RF)

Outra dica é escolher móveis com os chamados rodízios, ou seja, as rodinhas nos pés, que garantem mobilidade à peça e permitem que você troque ela de lugar sempre que for necessário.

Gaveteiro para sala

Quando colocado na sala, o gaveteiro se encaixa muito bem como mesinha de canto, com o bônus de ter gavetas, que podem ser usadas para guardar controles remotos, manuais de instrução de aparelhos, livros, bloquinhos de anotação, canetas, etc.

O gaveteiro é um móvel multiuso e versátil. Além dos diferentes itens que podem ser colocados dentro deles, como roupas, acessórios, mantimentos, talheres e materiais de escritório, pode-se colocá-lo em diferentes ambientes, dentro ou fora de casa.

Quais os materiais mais usados em um gaveteiro?

Fora as diferenças do ambiente, ainda podemos classificar os gaveteiros de acordo com os materiais usados na fabricação do móvel, sendo aço, madeira e plásticos os mais comuns. Confira:

Gaveteiro de madeira

O gaveteiro de madeira pode ser feito de MDF, MDP ou madeira maciça e ter de três a cinco gavetas. Você pode encontrar modelos que apostam no aspecto rústico e original da madeira.

Outros têm um design inovador e podem ser vistos em diversas cores, desde os tons sóbrios como marrom, preto, bege e branco e até em cores vivas como vermelho, azul marinho e amarelo.

Esse modelo é ótimo para salas, quartos ou escritórios e também como um móvel de apoio no closet, para guardar acessórios ou peças íntimas, por exemplo. Não é indicado para áreas externas pois a madeira não é resistente à umidade e variações de temperatura.

Imagem de um gaveteiro de madeira.

O gaveteiro de madeira tem um charme rústico e combina com qualquer tipo de decoração. (Fonte: PIX 1861 / Pixabay)

Alguns modelos têm rodinhas, que facilitam a mobilidade e transporte de um espaço para o outro. Há opções de uso em mesa também, estes gaveteiros são bem pequenos.

Para limpar use uma flanela seca e produtos próprios para uso em madeira. Nunca use água, pano úmido ou produtos químicos abrasivos. Se você tiver alguma dúvida em relação à limpeza consulte o manual de instruções do produto.

Gaveteiro de plástico

O gaveteiro de plástico pode ser usado em qualquer ambiente da casa, da cozinha a lavanderia, pois este material é bastante resistente à umidade e gordura.

Esse modelo está disponível em vários tamanhos: pequeno para uso em mesa ou maiores para uso no chão. Ele também é mais leve, então pode ser transportado no colo (quando está vazio).

Alguns modelos são adesivados com figuras e temas infantis e lúdicos, o que torna esse modelo ideal para quarto de crianças. Por serem de plástico, não tem problema a criança derramar líquido, alimentos ou mesmo sujar de tinta, pois eles podem ser higienizados com esponja e sabão.

Gaveteiro de aço

O gaveteiro de aço é uma peça com forte apelo decorativo, afinal, o design e as diferentes tonalidades são uma característica de móveis desse material. Você pode encontrar modelos pintados com cores vibrantes ou estampados.

Ele também é bastante compacto, podendo ter de duas a quatro gavetas. A altura varia de 50 a 65 cm, de 40 a 50 cm de largura e de 35 a 55 cm de profundidade. Ele pode ser colocado em cômodos dentro ou fora da casa, já que o aço é bastante resistente à umidade, gordura e sujeiras.

Esse modelo também é bem fácil de limpar, basta usar um pano úmido e detergente neutro. Dentro das gavetas você pode usar um aspirador de pó para remover a poeira que insiste em entrar mesmo nos móveis fechados.

Qual a diferença entre gaveteiro, cômoda e criado-mudo?

O gaveteiro é bastante similar a outros dois móveis que também são feitos para ajudar na organização da casa, são eles: a cômoda e o criado-mudo.

Embora tenham a mesma função esses três móveis possuem características bem diferentes uns dos outros.

A cômoda geralmente é maior. Já o criado mudo, é menor. O gaveteiro pode ser pequeno, médio ou grande.

O gaveteiro se destaca pela versatilidade de ser compatível com qualquer ambiente, diferente do criado-mudo e cômoda, que são feitos para o quarto.

Confira outras diferenças na tabela abaixo:

Gaveteiro Cômoda Criado-mudo
Tamanho Opções de vários tamanhos Dimensões maiores Dimensões menores
Quantidade de gavetas De duas a oito gavetas A quantidade de gavetas varia Uma ou duas gavetas
Local Pode ser colocado em vários cômodos Ideal para quartos Ideal para quartos
Tamanho da gaveta Gavetas fundas e largas Gavetas fundas e largas Gavetas estreitas e pequenas
Preços De R$ 60 a R$ 1.600 De R$ 130 a R$ 7.500 De R$ 100 a R$ 1.600

Quanto custa?

Os preços variam de acordo com o modelo, marca e material de fabricação. Um gaveteiro de mesa feito de plástico custa a partir de R$ 10 e pode ultrapassar os R$ 100.

Os gaveteiros em tamanho convencional (de uso no chão) custam a partir de R$ 60 se for um modelo de plástico. Um modelo de madeira com rodinhas custa, no mínimo, R$ 100. Há modelos de excelente qualidade entre R$ 200 e R$ 400.

Onde comprar?

Você comprar o seu gaveteiro em lojas de móveis como Etna, Tok&Stok e Magazine Luiza. Outra opção são as lojas de casa e construção como a Leroy Merlin e C&C.

Mas depois de ler o Guia de Compras do Sweetest Home, você nem vai precisar sair do conforto da sua casa para comprar um gaveteiro. É possível comprar esse tipo de móvel em lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre e Submarino.

Sugerimos que você dê uma olhada na Amazon, lá você encontra uma grande variedade de modelos, marcas e preços. O mais legal é que você consegue refinar a busca por modelos em destaque, recém-chegados, preços em ordem crescente ou decrescente ou por avaliações de clientes.

Os consumidores podem avaliar o produto com estrelinhas e escrever comentários sobre os pontos positivos e negativos que observaram. O legal de ler avaliações de consumidores reais é que são comentários imparciais.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de gaveteiro

Nesta última seção, vamos falar sobre os critérios de compra, ou seja, as características essenciais em um gaveteiro. São elas:

  • Material
  • Tamanho
  • Design
  • Mobilidade
  • Quantidade de gavetas
  • Corrediças

Abaixo, vamos explicar item por item, para que você não fique com nenhuma dúvida e escolha o modelo ideal para as suas necessidades.

Material

Como já mencionamos anteriormente, os gaveteiros podem ser feitos de madeira, plástico ou aço. Os móveis de plástico e aço são bastante resistentes à umidade e variações de temperatura, por isso podem ser usados em ambientes externos também.

O gaveteiro de madeira é indicado para uso em escritório ou quarto, pois é pouco resistente à umidade.

Os gaveteiros também podem ser feitos de madeira maciça (é raro encontrar), MDF ou MDP. Para quem não sabe a diferença entre esses dois últimos materiais, o MDF é uma chapa de fibra de madeira de média densidade e o MDP é um painel de partículas de média densidade. Confira outras características:

  • MDF: Tem seu miolo composto por fibras de madeira. O MDF é um material homogêneo, plano e denso. Ele é feito com a mistura de fibras de madeira (pinus ou eucalipto) com resina sintética. O MDF não tem alta absorção de tinta, e por esse motivo, o acabamento dessas placas são mais uniformes e sem irregularidades na superfície.
  • MDP: É feito com partículas de madeira. O MDP é composto de três camadas, uma grossa no miolo e duas finas nas extremidades. Essa composição heterogênea garante resistência estrutural maior. Móveis feitos desse tipo de material não empenam com facilidade. Essa madeira tem alta absorção de tinta.

Tamanho

Os gaveteiros podem variar bastante no tamanho, tanto que alguns modelos podem substituir o uso de criados-mudos, enquanto outros se passam facilmente por cômodas.

Em relação às dimensões, a largura varia de 33 cm a 50 cm, a altura costuma ser entre 35 cm e 89 cm e a profundidade vai de 28 cm a 80 cm.

Antes de comprar, confira o espaço que você tem para seu gaveteiro.

Design

O gaveteiro não é só uma peça que vai te ajudar na organização de determinado cômodo. Esse móvel também serve como objeto de decoração e é importante pensar em um modelo que orne com o restante dos móveis ou com a paleta de cores usada na decoração.

Alguns modelos são bastante convencionais, feitos de madeira conservada no estilo rústico natural, outras são de plástico transparente ou preto, os modelos de aço, podem se manter no tom metálico natural.

Imagem de uma casa decorada com paleta de cores em tons nudes (branco, bege e rosa claro).

O gaveteiro é uma peça importante na decoração do ambiente. (Fonte: Carlos Diaz / Pexels)

Há ainda os modelos monocromáticos, em tons de preto ou branco fosco. Mas há modelos que apostam nas cores e são tingidos por inteiro de tons bem vibrantes como vermelho, azul e amarelo.

Os modelos coloridos são ideais para quem quer dar um toque especial ao cômodo, e o gaveteiro tanto pode ser mais um móvel em um ambiente despojado, como ser o único ponto de cor do ambiente.

Mobilidade

O gaveteiro pode vir com rodízios, ou seja, quatro rodinhas nos pés, que trazem bastante mobilidade para o móvel e facilitam o transporte de um cômodo para o outro, além de ajudarem na hora da limpeza.

É um diferencial, já que você pode mudar o móvel de local com muito mais facilidade. Isso pode encarecer o produto, por isso verifique se é realmente essencial para você.

Quantidade de gavetas

O gaveteiro tem em média três gavetas, mas tem modelos de uma a oito gavetas, então essa característica varia bastante.

Os modelos com mais gavetas são mais altos e você deve levar as dimensões em consideração, principalmente se estiver pensando em embutir ou colocar embaixo da mesa.

Imagem de gaveteiro marrom de madeira.

Os gaveteiros possuem, em geral, de três a oito gavetas. (Fonte: maroti / 123RF)

Corrediças

A corrediça é um trilho usado nas gavetas para fazê-las deslizarem. Os gaveteiros, podem ser encontrados com corrediças de três tipos: de roldana, telescópica comum ou a com amortecedor.

A corrediça de roldana é feita de metal com pintura epóxi ou material plástico e é o tipo mais barato de corrediça, por isso é comum em móveis de preços populares. Essa corrediça é indicada para ser usada em gavetas pequenas e com pouco peso.

Esse modelo não possui trava, então a gaveta pode sair completamente do móvel se for puxada com muita força, podendo danificar a peça ou até causar acidentes.

A corrediça telescópica é um dos melhores tipos, pois desliza suavemente, é firme e possui trava para a retirada da gaveta, garantindo a segurança da pessoa que for manuseá-la.

A gaveta pode ser removida por completo, mas será preciso abrir a trava para isso. A vantagem é que você vai poder tirar a gaveta para limpar, reorganizar ou mesmo para pegar algum item colocado atrás dela.

Elas suportam um peso maior do que as corrediças comuns, algo em torno de 25 Kg, dependendo do modelo e marca. Geralmente a capacidade em quilos do móvel e de cada gaveta é informada pelo fabricante no manual de instruções.

A corrediça telescópica com amortecedor, é o modelo mais suave. Para acioná-las basta pressionar a base da gaveta, você vai ouvir um clique e elas vão abrir com suavidade. Para fechar é a mesma coisa só que na direção contrária.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.