Ultima atualização: 14 de outubro de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

24Horas investidas

2Estudos avaliados

143Comentários coletados

O uso da gaita data de mais de 4500 anos atrás, uma época em que, segundo a lenda, a imperatriz da China, Nyn-Kwa, possuía um instrumento muito semelhante ao que conhecemos hoje. Entretanto, foi somente na década de 1820 que a gaita foi inventada, usada principalmente para ajustar facilmente os pianos. Mas foi somente nos anos 30 que Richter, um inventor, criou o instrumento como o conhecemos hoje. A gaita é um item que não é usado apenas para fazer música e acompanhar canções de vários gêneros. É um instrumento com várias vantagens e utilidades que podem até ter benefícios para a saúde. Então, se você gostaria de saber um pouco mais sobre as vantagens e benefícios da gaita, você está no artigo certo. Vamos lá!




O mais importante

  • A gaita é um instrumento com grande versatilidade, pois oferece até mesmo vantagens no aspecto médico, devido ao fato de que aumenta a capacidade pulmonar.
  • É um instrumento muito conveniente, pois é usado para acompanhar canções de vários gêneros musicais, particularmente usadas nos EUA na música country.
  • O material da gaita é um fator importante na escolha da compra. Na verdade, na última seção você pode ver os critérios de compra mais importantes antes de fazer a sua compra.

As melhores gaitas do mercado: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre gaitas

Se você está pensando em comprar uma gaitas e começar a tocá-la, há algumas perguntas e questões básicas que você deve saber. Abaixo, nós vamos lhe fornecer os aspectos e perguntas que consideramos relevantes e apropriados para facilitar a sua compra.

A gaita cromática é uma das gaitas mais comuns e amplamente utilizadas no mercado. (Fonte: Yakov: 107259996/ 123rf.com)

Quais são as vantagens da gaita?

A principal vantagem que podemos encontrar em uma gaita é bastante óbvia, seu tamanho pequeno. Portanto, como é fácil levá-lo para todos os lugares conosco. Na tabela abaixo apresentamos as vantagens e desvantagens que podemos detectar.
Vantagens
  • É fácil de aprender a tocar
  • Fácil de carregar devido ao seu pequeno tamanho
  • Aumenta a capacidade pulmonar
  • Usado em vários gêneros musicais
  • O aprendizado nos torna mentalmente ágeis
Desvantagens
  • Higiene e manutenção contínua
  • Você tem que comprar vários, para tocar tons diferentes
  • quando desafinado é difícil reparar

Que tipos de gaitas existem?

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens, é importante saber que, assim como acontece com outros instrumentos, existem diferentes tipos de gaitas. Aqui estão as mais comuns e algumas de suas características:
Diatonic Chromatic Tremolo Octave
Buracos 10 8, 10, 12, 14 ou 16 10, 12, 14, 16, 20 ou mais 14 a 24 pares
Estilos musicais Particularmente para blues Para todos os estilos Rock, pop, oriental Tradicional, popular e oriental
Dimensão Pequena Pequena Pequena Pequena

Quais são as partes de uma gaita?

A primeira coisa que devemos saber antes de resolver nossas questões sobre a gaita, é claro, é como ela funciona, como o som é gerado. Ele é composto de várias partes:

  • Pente: este é o corpo principal do instrumento e é assim chamado por causa de sua semelhança com os pentes de cabelo. Eles podem ser feitos de madeira, plástico ou metal.
  • Pentes: são rebitados ao corpo (pente) e vibram quando o ar passa por eles, no entanto, o som não é produzido pela vibração em si, mas pela passagem de ar através deles. Eles são feitos de latão, plástico, aço ou alumínio.
  • Placas protetoras: estas são a cobertura do conjunto de palhetas e geralmente são feitas de metal, plástico ou madeira. Eles projetam o som e determinam a qualidade do tom da gaita.
  • Válvulas: plástico, papel, couro ou teflon são usadas para fazê-las. Estes são particularmente usados em gaitas cromáticas e oitavas. Eles são usados para tocar notas aspiradas, ou seja, quando ao invés de expelir ar, o ar é respirado (através da boca, é claro).

Como limpar sua gaita?

Como um instrumento que está em contato constante com a boca e saliva, a gaita requer manutenção contínua para mantê-la em perfeito estado e em sintonia.

O mais importante é a higiene

Portanto, um bom cuidado oral é recomendado. Para a limpeza diária, use uma escova de dentes e água em toda a superfície e furos. Também é importante secar com um pano. Em outros casos, se uma limpeza mais completa for necessária, os seguintes passos devem ser seguidos:

  • Desmonte: com uma chave de fenda, retire os parafusos e organize cada uma das peças na ordem em que são removidas, para que possam ser montadas no final.
  • Arrumado: uma vez pedido, limpe peça por peça com uma escova umedecida com água e, se desejar, você também pode usar sabão.
  • Enxágüe: pedaço a pedaço se o sabão foi usado e seque com uma toalha. Para um melhor resultado e para evitar a umidade, um secador de cabelo pode ser usado.
  • Montagem: Para terminar, simplesmente remonte nossa gaita e continue praticando!

A gaita deve ser desmontada para uma limpeza adequada e completa. (Fonte: Meineresterampe: 352734/ Pixabay.com)

A gaita pode ser afinada?

Sim, as gaitas podem ser afinadas. Mas primeiro, devemos lhe dizer que isto só será necessário se você não seguir os passos e as instruções de manutenção. Mas mesmo assim, e somente pelo uso e, em alguns casos, por um mau cuidado, as palhetas serão danificadas devido aos processos físicos e químicos a que são submetidas quando usadas.

Que acessórios comprar para a minha gaita?

Existem dois tipos de acessórios para a nossa gaita, temos a amplificação e os suportes. O primeiro foi criado principalmente porque, pela natureza deste instrumento, não é possível forçá-lo a soar mais. Não importa o quanto utilizemos nossa capacidade máxima de respiração, os elementos da gaita têm seu limite e, se excedermos, podemos usá-la ou deixá-la em más condições. A seguir, nós lhe diremos mais sobre isso:

  • Amplificação: para fazer a gaita conviver com outros instrumentos, devemos usar um microfone ou um amplificador. O uso de cada um dependerá em grande parte de como queremos jogar e principalmente de tentativa e erro.
  • Estande: músicos que tocam outro instrumento e a gaita ao mesmo tempo, muitas vezes usam um estande ou uma gargalhada para posicionar o instrumento na frente da boca.
  • Casos: simplesmente um caso que serve para proteger a gaita de pancadas e sujeira.

Critérios de compra

É muito provável que se você chegou a este ponto é porque você está realmente interessado em comprar um e está prestes a decidir. Portanto, estamos aqui para ajudá-lo com sua decisão, seja você um iniciante ou um especialista, se você só toca gaita ou se você toca junto com outro instrumento, você pode escolher com base nos seguintes critérios:

Nível de experiência

Se você é alguém que está apenas entrando no mundo da gaita, a melhor coisa a fazer é comprar um instrumento de nível básico que não seja muito caro. Se você quiser ir direto para algo de muito alta qualidade ou nível profissional, isso lhe custará muito e você não será capaz de tirar o suficiente dele. Você pode procurar por algo na faixa de dez a vinte euros sem nenhum problema.

A gaita é um instrumento de grande versatilidade, pois oferece até vantagens no aspecto médico, devido ao fato de aumentar a capacidade pulmonar. (Fonte: Krsmanovic: 160617372/ 123rf.com)

Material

Quando se trata de material, devemos primeiro saber que ele afetará diretamente os cuidados e a manutenção que teremos que dar a ele. Além disso, o som não será o mesmo e também afetará a capacidade de reprodução.

Devemos levar em conta quais materiais mantêm mais umidade e quais são mais difíceis de limpar e manter.

Se lembrarmos que a gaita não tem realmente um preço alto, pode ser que o material não tenha tanto peso em termos de manutenção e durabilidade.

Gênero musical

Independentemente do seu nível de experiência, pode ser relevante considerar o gênero de música em que você quer entrar ou aquele que você mais gosta para escolher uma gaita. Também é verdade que você pode usar uma única gaita para diferentes tipos de música, mesmo que ela não seja particularmente adequada para isso. No entanto, a tabela abaixo lhe dará uma idéia melhor.

Diatônica Cromática Tremolo Octave
Tipos de música Blues, rock, country, folk Jazz, música clássica Efeitos especiais, rock, pop, oriental Tradicional, oriental, folk

Tipo de gaita

O tipo de gaita que queremos escolher depende muito dos critérios mencionados aqui. Em outras palavras, para poder definir qual comprar, temos que levar em conta o gênero musical que queremos tocar e, é claro, o nível de aprendizado. Porque se o objetivo é tocar o mais comum, o blues, não faz sentido comprar um tremolo ou uma oitava. Ou, se você está apenas começando neste mundo, você pode optar por uma gaita diatônica, que é recomendada para iniciantes.

O material da gaita é um fator importante na escolha da compra. (Fonte: Krsmanovic: 160376855/ 123rf.com)

Tom

Além de escolher de acordo com o tipo de gaita, o tom que queremos depende do gênero de música e até mesmo da canção a ser tocada. Também tem a ver, é claro, com o fato de ser usado para acompanhar outro instrumento ou para ser tocado sozinho. Da mesma forma, Se tivermos um alto nível de experiência, podemos apertar um instrumento para obter os melhores tons ou tão perto do que queremos. Mas se este não for o caso, recomendamos que você tenha cuidado ao escolher.

Sumário

A gaita é um instrumento que pode ser tocado por todos, de crianças a adultos, de iniciantes a especialistas. Não tem impedimento para ninguém ou para qualquer gênero, é extremamente versátil porque podemos usá-lo para acompanhar música country ou podemos ir tocar melodias na música oriental. Sem dúvida, é muito simples, mas completo ao mesmo tempo. Não há melhor gaita universal, ela é subjetiva e depende das necessidades particulares de cada pessoa, do estilo musical, da experiência e dos tons que você quer tocar. Mas para escolher bem e de acordo com nossas exigências, devemos avaliar um pouco antes de adquiri-lo, para não cometer um erro. (Fonte da imagem em destaque: Kassir: 161018369/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas