Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home! Nos sentimos honrados com sua presença, e esperamos que tenha uma excelente leitura sobre essa ferramenta elétrica essencial: a furadeira de impacto.

Em casa, ou num apartamento, enfrentamos esta realidade: fixar coisas. Algumas vezes fitas adiantam, outras, são recomendados furos em móveis ou paredes. Nós não fazemos isso com pregos!

Furadeiras são importantes numa caixa de ferramentas, e se você precisa furar coisas resistentes, vai adorar esta análise. Falaremos das mais robustas delas, as de impacto. Características, modelos e operação, vamos ultrapassar todo bloqueio de conhecimento sobre elas.

Primeiro, o mais importante

  • Furadeiras de impacto são voltadas a perfuração de materiais mais resistentes (como concreto, alvenaria, blocos), ainda que funcionem para qualquer outro.
  • A furadeira é “a ferramenta”, mas ela não faz coisa algum sem um acessório chamado de broca. Em diferentes formatos e tamanhos, são elas que realizam o trabalho “sujo”.
  • As pontas da furadeira (brocas) podem superaquecer conforme a dureza do material e o tempo de trabalho. Procure utilizar ela de modo intermitente, e sempre preste atenção para alterações (como geração de fumaça).

As melhores furadeiras de impacto: Nossas recomendações

Chamamos todas de furadeiras, mas existem diferentes tipos delas: hobby, semiprofissionais e profissionais. Ainda, se dividem em normais e de impacto. Nesse Guia, vamos focar na furadeira de impacto, uma ferramenta mais resistente. Confira a lista com algumas das melhores opções do mercado:

Tecnológica: Furadeira de impacto Black+Decker

Modelo avançado em tecnologia e recursos, com preço bastante acessível, tem por base facilitar seu manuseio e aumentar a própria eficiência. Possui 560W de potência, com design inovador em ergonomia e robustez.

Possui ação de impacto continuo para rápida perfuração em concreto e alvenaria, trava do gatilho para uso continuado com velocidade única. Não possui reversão de rotação nem funciona como parafusadeira.

Possui mandril de 10 mm, em opções de 110V ou 220V. Sua velocidade de rotação sem carga é de 2.800 RPM, com velocidade de impacto de 45.000 ipm.

Potente: Furadeira de impacto Makita

Com motor extremamente potente (760W), apresenta um bom nível de perfuração em concreto e até mesmo aço. Conta com rotação reversível que auxiliar na retirada da broca em caso de travamento.

Essa furadeira de impacto profissional, tem dupla isolação e velocidade variável. Com rotação sem carga de 2.800 RPM e velocidade de impacto de 44.800 ipm. Encontrada em duas voltagens (110 e 220V), é uma das mais recomendadas.

Acompanha punho lateral para maior segurança e estabilidade, bem como limitador de profundidade, evitando a chance de atravessar materiais.

Multifuncional: Furadeira de impacto e parafusadeira Einhell

Kit furadeira de impacto com maleta e acessórios (brocas e outros), bastante versátil e potente. Seu motor de 1010W permitem 3.000 RPM com 48.000 impactos por minuto.

Seu sistema de aletas nas laterais proporciona maior refrigeração, além da textura emborrachada para um maior conforto. Possui velocidade eletrônica variável e reversível, além de botão trava para trabalhos contínuos.

Seu mandril de 13 mm permite uma vasta quantidade de opções de acessórios, acompanhando também bolsa de nylon. Possui limitador de profundidade, para evitar danos acidentais com perfuração extra.

Guia de compra

Quem nunca precisou de uma furadeira? E ao usar a ferramenta, precisou de mais esforço porque ela não estava dando conta do recado. É aí que entra a furadeira de impacto.

Ao longo deste Guia vamos falar sobre essa ferramenta, suas vantagens, preços e também como escolher a melhor. Vamos lá?!

 imagem com profissionais utilizando a furadeira, para perfurar uma barra de madeira.

furadeiras são as melhores opções para construção. (Fonte: skeeze/ pixabay)

O que é uma furadeira de impacto e como ela funciona?

Você provavelmente já sabe disso. Furadeiras são ferramentas básicas para qualquer um que deseja realizar um bom trabalho. Movidas a energia elétrica (algumas por bateria), sua função básica é a perfuração de objetos.

Pendurar um quadro, instalar um suporte para televisão, colocar parafusos na parede para ganchos de rede ou folhagem. Tarefas assim não são exceções no dia a dia, e a furadeira torna-se sua melhor opção para este trabalho.

As furadeiras são muito parecidas entre si, variando principalmente em potência e diâmetro do mandril. Contudo, a furadeira de impacto tem uma característica bem específica: a capacidade de gerar micro impactos junto com o movimento de rotação da broca, facilitando a perfuração do objeto.

Isso confere a ferramenta um potencial de perfuração muito maior que uma furadeira normal, sendo a preferida pelos profissionais. Na verdade, por qualquer um que precise atravessar blocos e concreto.

Vantagens
  • Podem ter uso como furadeira normal
  • Podem ter função de parafusadeiras
  • Perfuração de superfícies mais rígidas
  • Maior potência
Desvantagens
  • Maior peso
  • Maior preço relativo

Sim. Furadeiras de impacto podem ter diversas funções, mas isso significa prestar atenção no produto.

O modelo de impacto é perfeito para obras e perfurações pesadas. Claro que a tecnologia também existe neste equipamento, e é isso que o deixa tão dinâmico: algumas furadeiras de impacto possuem botões de troca rápida.

 imagem de uma furadeira de impacto da Makita

Furadeira de impacto tem melhor desempenho na perfuração do objeto. (Fonte: Jozef Polc/ 123rf)

Na imagem acima, você percebe uma chave de seleção preta na parte superior da ferramenta. É uma alavanca de acionamento rápido, transformando a furadeira em normal ou de impacto.

Quando necessário o uso em objetos mais resistentes, basta selecionar a opção martelete. Do contrário, basta selecionar a função broca.

Quais as brocas ideais para a furadeira de impacto?

Já comentamos anteriormente. A furadeira de impacto é uma grande ferramenta com potencial excelente de trabalho. Só que, para ocorrer um furo, é necessário algo em sua ponta para fazê-lo. É aí que entram as brocas.

Existem tipos variados delas, conforme o trabalho a ser executado. Três delas são mais comuns:

  • Broca serpentina: para uso em madeira.
  • Broca de aço rápido: para trabalho em metal.
  • Broca SDS: utilizada em concreto, mármore e alvenaria em geral.
 foto ampliada de pontas de brocas, para diferentes materiais.

Diferentes tipos de broca servem para diferentes materiais. Da esquerda para a direita: metal, madeira, alvenaria. (Fonte: Capri23auto/ pixabay)

Quando você comprar uma furadeira, é comum durante a pesquisa de brocas encontrar kits. Escolha o de sua preferência, capaz de lidar com os materiais que deseja perfurar.

Além dos tipos variados, elas possuem os mais diversos diâmetros, e seu limite é o tamanho do mandril da furadeira. Ou seja, quando o bocal na ponta do equipamento consegue se abrir para encaixe da broca.

Quanto custa uma furadeira de impacto?

Furadeiras de impacto tem grande variação de valor, que oscilam conforme a potência do equipamento e suas características específicas. Muitas vezes além da simples capacidade de perfurar.

Com preços variando a partir dos R$ 100, são excelentes opções para aquisição, frente às furadeiras normais. Opte por produtos que tenham o botão de troca para furadeira normal, garantindo o famoso 2 em 1. O preço médio de uma boa furadeira de impacto é de R$ 300.

E não se assuste se, durante a busca, você encontrar equipamento com valor nos milhares de reais. Carros, navios, maquinas industriais, também precisam ser perfurados e conectados.

Ferramentas mais caras costumam ter uso direcionado para nichos de mercado específicos, com maior capacidade de perfuração. O que garante a execução do serviço sem maiores complicações.

Onde comprar uma furadeira de impacto?

Uma furadeira de impacto já não é mais ferramenta exclusiva da construção civil ou de empreiteiras. Sendo assim, ela pode ser encontrada na maior parte das lojas de departamento.

Uma boa opção também são as lojas de materiais de construção e ferragens, que provavelmente irão conter uma maior quantidade de modelos.

Alternativa cada vez mais confiável e segura, é também o comparativo dos produtos pela internet. Lojas como a Amazon possuem uma enorme gama destes equipamentos, e entregam na sua cada.

Quando for comprar uma furadeira de impacto não esqueça de adquirir também as brocas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de furadeira de impacto

Você já foi apresentado a algumas características e funcionalidades. Certamente já sabe as vantagens de uma furadeira de impacto contra uma normal, para contar para os outros. Mas, quando for escolher a sua, alguns pontos podem lhe ajudar na decisão:

Abaixo, vamos explicar cada um desses pontos para que ao fim desse Guia você pode fazer sua escolha.

Regulagem de velocidade

Algumas furadeiras possuem um botão que permite regular a velocidade do giro da broca. Esta funcionalidade permite a execução de diferentes tarefas pelo equipamento, com menores riscos de resultados desastrosos.

Como exemplo, uma furadeira com regulagem de velocidade pode facilmente ser utilizada como parafusadeira. A utilização em móveis e locais mais sensíveis, com a regulagem de velocidade, permitem também maior controle.

Priorize uma furadeira de impacto que tenha essa função, você ficará mais satisfeito com o resultado dela.

Giro reversível

O giro reversível é uma característica ideal para condições de furos em objetos mais resistentes. Para o caso do travamento da broca, a reversão do giro permitirá soltá-la com mais facilidade e sem chances de danificar o equipamento.

Também muito interessante com a função parafusadeira, o giro reversível permitirá parafusar e desparafusar objetos com o mesmo aparelho. Para isso, bastando acionar um botão ou controle.

Botão-trava de acionamento contínuo

Não é incomum, para trabalhos pesados, que você precise deixar acionado o gatilho por muito tempo. Para maior conforto existem opções de furadeira de impacto com trava para acionamento contínuo.

Tal função permite o uso da ferramenta sem necessidade de apertar o gatilho, permitindo que a mão foque unicamente em exercer força e controle na ferramenta.

Botão de seleção rápida broca e martelete

Você pode ter apenas uma furadeira de impacto, ou, você pode ter uma furadeira de impacto e uma furadeira normal ao mesmo tempo. Adquirindo um equipamento com esta opção, você poderá selecionar o modo impacto ou não.

Essa possiblidade permitirá à ferramenta a realização de trabalhos também mais leves, que não necessitam ou não podem sofrer impacto, sob risco de se danificarem.

(Fonte da imagem destacada: KlausHausmann/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.