Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

38Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Todos nós precisamos ter uma ferramenta capaz de ajudar em situações do cotidiano como instalações de prateleiras, armários e quadros, trabalhos em peças de madeira e reparos domésticos. Para tudo isso, não há nada melhor do que uma furadeira Bosch!

Não importa se o uso da furadeira faz parte do seu emprego ou se é apenas para ocasiões necessárias da vida doméstica: A Bosch tem um modelo perfeito para você. Mas como fazer a escolha da ferramenta ideal? O que a marca alemã tem de tão especial? Fique conosco nesse artigo e tenha todas as suas dúvidas resolvidas!

Primeiro, o mais importante

  • A Bosch é uma das fabricantes de ferramentas mais respeitadas no planeta. Ao escolher uma furadeira, a marca alemã deve ser sempre a sua primeira opção.
  • As furadeiras Bosch contam com tecnologia de primeira linha, ergonomia, resistência e durabilidade. É possível escolher entre tipos que agradam diversos públicos e bolsos.
  • Uma grande vantagem das furadeiras Bosch é o número de serviços de assistências técnicas espalhadas pelo Brasil. Você sempre terá um conserto rápido e eficiente se a ferramenta apresentar algum problema (o que não é nada característico da marca).

As melhores furadeiras Bosch: Nossa opinião

Como a grande empresa que é, a Bosch produz furadeiras para vários públicos e bolsos. Para te ajudar a selecionar um modelo que se aplique às suas necessidades, listamos a seguir alguns dos mais especiais.

O modelo doméstico mais completo

Se você precisa de uma furadeira doméstica completa, capaz de realizar todos os tipos de serviço e até ajudar profissionalmente, a GSR 1000 Smart é perfeita. Também funciona como parafusadeira, alcança torque máximo de 15 Nm e pode ser usada em madeira, metal, plástico e cerâmica. A alimentação é por bateria de lítio.

A melhor furadeira de impacto

Para superfícies resistentes aos furos, um modelo que funcione por impacto é recomendado. Esse é o caso do GSB 13 RE. Ele conta com um motor de alto desempenho capaz de alcançar até 650 W de potência. A carcaça é durável e o trabalho em concreto é a especialidade. Há funções extras como ajuste de velocidade e giro reverso.

O combo para profissionais

Profissionais de diversas áreas têm necessidade de furadeiras e parafusadeiras de qualidade. Por que não, então, ter um combo? Além de trazer as duas ferramentas em excelentes modelos, duráveis e potentes, a Bosch ainda oferece nessa opção uma maleta para armazenamento e transporte e diversos acessórios.

Guia de compra

Você provavelmente já conhece bem a Bosch, uma das marcas mais famosas do ramo de ferramentas. Mas o que ela tem de diferente em relação à concorrência? E o que cada um dos modelos traz de benefícios para a sua vida?

Selecionamos algumas das dúvidas mais comuns sobre as furadeiras Bosch e preparamos respostas para elas no nosso guia de compra!

Imagem mostra um homem usando uma furadeira Bosch em uma peça de madeira.

As furadeiras Bosch são indicadas para trabalho em todos os tipos de materiais. (Fonte: Thijs van der Weide/ Pexels.com)

Por que a Bosch faz excelentes furadeiras?

A Bosch é uma empresa criada na Alemanha ainda no século XIX. Apesar de não ter inicialmente produzido ferramentas domésticas, logo entrou nesse ramo. São muitas décadas de experiência e conhecimento para levar ao público as melhores tecnologias.

Robert BoschFundador da Bosch

"Todo trabalho é importante, até o menor deles. Ninguém deveria ter a ilusão de que o seu trabalho é mais importante que o de seu empregado"

Essa experiência na produção de ferramentas garante que, ao escolher a Bosch, você encontrará uma furadeira que tem todas as principais tecnologias da atualidade, além de uma resistência ao tempo que é responsável por um custo-benefício de primeira linha.

Não é por acaso que uma marca chega à dimensão que a Bosch tem hoje. E o setor de ferramentas e bens domésticos representa 23% do faturamento da empresa. Isso significa que a relação de confiança com o público já está mais do que estabelecida!

Experiência, tradição, inovação tecnológica, conhecimento e preocupação com o consumidor: Tudo isso ajuda a Bosch a produzir furadeiras excepcionais!

foco

Você sabia que a primeira fábrica da Bosch no Brasil foi aberta em 1954? Desde então, ela tornou-se uma grande referência no ramo de ferramentas também no nosso país. Mas não só isso! Ela faz ainda produtos de qualidade em muitas outras áreas.

Hoje, a Bosch Brasil emprega pouco mais de 8 mil pessoas e gera um faturamento anual de 5,3 bilhões de reais. Além das ferramentas, também podemos destacar os serviços para os mercados automotivo, do agronegócio e de termotecnologia.

Quais as vantagens das furadeiras Bosch?

Ao escolher por uma furadeira Bosch, você conta com algumas óbvias vantagens: Uma ferramenta de uma marca conhecida e respeitada, durabilidade, resistência e tecnologias que estão entre as mais modernas disponíveis.

Mas isso não é tudo. Um grande exemplo positivo é que todas as furadeiras Bosch vendidas no Brasil são também fabricadas no país. Isso ajuda a reduzir os preços e gera um excepcional custo-benefício.

É claro que, com a qualidade das ferramentas, elas não são as mais baratas do mercado. Mas também estão longe de serem as mais caras!

A Bosch se destaca pelo número de serviços de assistência técnica no Brasil.

A Bosch também conta com um enorme número de serviços de assistência técnica autorizada espalhados pelo Brasil. Com isso, caso qualquer problema surja, você terá a tranquilidade de saber que o conserto será acessível. Ainda mais com a ferramenta dentro da garantia!

Não importa se você precisa de uma ferramenta para usar apenas de vez em quando, em um ou outro conserto doméstico, ou para o dia a dia de sua profissão: A Bosch tem um modelo capaz de suprir as suas necessidades com muita qualidade. E isso é, sem dúvida, uma tremenda vantagem!

Veja abaixo uma tabela com vantagens e desvantagens das furadeiras Bosch:

Vantagens
  • Ferramentas de qualidade para uso doméstico ou profissional
  • Tecnologias de primeira linha aplicadas nas ferramentas
  • Resistência e durabilidade
  • Ferramentas fabricadas no Brasil, gerando ótimo custo-benefício
  • Grande número de serviços de assistência técnica espalhados pelo Brasil
Desvantagens
  • Não são as furadeiras mais baratas do mercado

Furadeira Bosch comum, de impacto ou de bancada?

A Bosch fabrica três tipos básicos de furadeiras: As comuns, as de impacto e as de bancada. Um passo inicial na escolha do modelo ideal para você é saber de qual deles você precisa.

As furadeiras comuns e de impacto têm uso em qualquer lugar e podem ser com fio ou a bateria. A diferença está no funcionamento: As primeiras usam um sistema apenas de giro, enquanto as segundas aplicam alguns golpes junto aos giros.

Isso gera uma diferença na capacidade de furar determinadas superfícies. Uma furadeira comum é indicada para madeira, plástico e alguns metais, enquanto uma de impacto tem sua principal aplicação em concreto e alvenaria.

A furadeira de bancada, por sua vez, é fixa em uma mesa. Ela serve para trabalhos bem mais específicos, normalmente em marcenaria, carpintaria e artesanato. Tem grande potência, mas precisa que os materiais sejam levados até ela.

Abaixo, uma comparação entre os três tipos de furadeiras Bosch:

Furadeira Bosch comum Furadeira Bosch de impacto Furadeira Bosch de bancada
Perfuração Por giros Por giros e golpes Por giros
Uso em Madeira, metais leves, paredes simples, plásticos Todos os tipos de superfícies Peças de todos os tipos de materiais que possam ser levadas a ela
Indicada para Serviços domésticos simples Serviços domésticos e uso profissional Uso em profissões como marcenaria e carpintaria

Furadeira Bosch com ou sem fio?

Atualmente, as furadeiras sem fio, que funcionam através de uma bateria de lítio recarregável, estão cada vez mais populares. Com isso, os modelos sem fio perdem um pouco de espaço.

A escolha deve ser feita através da sua necessidade: Se a ferramenta será usada em lugares de difícil acesso, sem tomadas por perto ou sem eletricidade, é fundamental que ela funcione a bateria. Caso contrário, você pode simplesmente seguir pelo caminho que acredita ser mais prático.

Uma marca como a Bosch produz excelentes modelos dos dois tipos. Então, basta você se perguntar se prefere sempre ligar a furadeira em uma tomada, o que consome mais energia elétrica, ou carregar a bateria da sua ferramenta com frequência.

Vale lembrar que existe uma diferença na medida de potência dos dois tipos: No caso das furadeiras a bateria, ela é feita em V (Volts), e para as elétricas, a unidade usada é o W (Watt).

Em mais uma tabela, comparamos os dois tipos:

Furadeira com fio Furadeira a bateria
Medida de potência V (Volts) W (Watts)
Vantagens Basta ligar na tomada para usar, dispensa o carregamento de bateria Pode ser usada em lugares remotos e sem energia elétrica, menor consumo de eletricidade
Indicada para Pessoas que acreditam que é mais prático o uso de tomadas Pessoas que precisam fazer uso da furadeira em lugares afastados ou que querem economizar eletricidade

Quais as brocas mais importantes para furadeiras Bosch?

A Bosch não se destaca apenas pela produção de furadeiras, mas também pelas suas excelentes brocas.

Para o seu perfeito funcionamento, a furadeira precisa ser equipada com as brocas ideais. A troca é bastante simples, feita através do mandril, a parte que fica no “bico” da ferramenta. Ela pode ser manual ou via chave, assunto que trataremos mais adiante.

Fizemos uma lista diferenciando os principais tipos de brocas que a Bosch produz para as suas furadeiras:

  • Brocas para madeira: Têm o corpo mais achatado e uma ponta tripartida. Suas ranhuras são grandes, o que facilita a saída das partículas retiradas das peças. São feitas em aço carbono.
  • Brocas para metal: São as que possuem as maiores ranhuras, já que a densidade das partículas retiradas é bem superior. A ponta não tem repartições. O material é o aço comum.
  • Brocas para concreto: Possuem a cabeça maior que o corpo para facilitar na retirada imediata dos resíduos. O formato é arredondado e as ranhuras são menores.

Além da broca correta para o material a ser furado, também é preciso prestar atenção nas dimensões. Elas vão entre 0,8 e 16 mm de diâmetro e estão relacionadas com o tamanho do furo que precisa ser feito.

As brocas da Bosch são mais duráveis e resistentes que as da concorrência. Um bom kit ajudará a sua vida por muitos anos!

Quanto custa e onde comprar uma furadeira Bosch?

As furadeiras Bosch mais simples, indicadas para uso doméstico, custam em média R$ 200. Elas possuem muita qualidade e não devem ser preteridas por serem mais baratas. Modelos profissionais giram entre R$ 300 e R$ 500, enquanto os de impacto podem chegar a R$ 800.

Qualquer loja de ferramentas, materiais de construção ou artigos domésticos deve ter bons modelos de furadeiras Bosch. Mas não deixe de conferir as opções de compra online: A Amazon brasileira é sempre uma excelente ideia, bem como a Amazon internacional e o Mercado Livre!

Critérios de compra: Fatores importantes na escolha da sua furadeira Bosch

Você já conhece os principais detalhes sobre as furadeiras Bosch e já sabe que tipo de modelo precisa comprar. Porém, ainda há alguns critérios técnicos para discutirmos! Selecionamos os mais importantes:

Abaixo, explicamos um pouco mais sobre cada um deles.

Potência

Como já explicamos, há diferenças na medida de potência entre as furadeiras elétricas ou a bateria. No caso das primeiras, é o usado o Watt (W), e no das segundas, o Volt (V).

A importância da potência em uma furadeira é ligada à capacidade de executar serviços com rapidez. Quanto maior for a medida, mais rápido um buraco será feito na mesma superfície.

Caso você trabalhe de forma constante, fazendo muito uso da furadeira, a potência mais alta pode te ajudar a ganhar tempo nas superfícies mais duras. Para uso apenas doméstico, esse não é um critério tão fundamental.

Imagem mostra uma furadeira Bosch em frente a uma parede de tijolos.

As furadeiras Bosch estão entre as mais potentes do mercado. (Fonte: jahet/ 123rf.com)

Tamanho e sistema do mandril

As furadeiras Bosch podem ser equipadas com dois tipos de mandril: Aperto rápido ou via chave.

O primeiro permite a troca das brocas de forma manual, apenas com um giro, enquanto o segundo pede pela chave de mandril, um acessório que está presente em quase todos os modelos, para a execução da mudança.

A principal vantagem do mandril de aperto rápido é a agilidade para quem troca de brocas com muita frequência. Ele não é fundamental para uso doméstico.

Os mandris das furadeiras Bosch podem ter três tamanhos: ½'', que suportam brocas entre 2 e 13 mm de diâmetro, 3/8'', com capacidade para brocas entre 0,8 e 10 mm de diâmetro, e 5/8'', indicados para brocas que medem entre 3 e 16 mm de diâmetro.

Você pode fazer a escolha do tamanho do mandril pensando no diâmetro dos furos que precisará realizar.

Ergonomia e peso

Se você fará uso constante da furadeira, o conforto no manuseio é fundamental. Para isso, o ideal é ter um modelo que seja mais leve e feito em um material que ajude na pegada para as mãos e os dedos.

A Bosch fabrica modelos muito ergonômicos de furadeira.

A Bosch é uma marca que se preocupa bastante com a experiência do usuário de suas ferramentas e, por isso, fabrica modelos muito ergonômicos de ferramentas. Eles contam com gatilho emborrachado e ângulos que ajudam a reduzir o cansaço dos membros superiores.

O peso das furadeiras Bosch também é abaixo da média do que é encontrado no mercado de ferramentas de alta performance.

Giro reversível

Você já passou pela experiência de precisar parar por alguns instantes o uso da furadeira para retirar os detritos do material da superfície que entopem o furo? Isso pode ser bastante complicado, não é mesmo? A função giro reversível te ajuda justamente nessa situação!

Com ele, os detritos são automaticamente retirados, possibilitando a rápida retomada do trabalho.

O giro reversível é ainda mais importante para as furadeiras que também são parafusadeiras, nesse caso com a função de desparafusamento. A Bosch é uma das marcas que mais oferecem essa função: Ela está presente em muitos modelos da empresa alemã!

Itens extras

Comprar simplesmente uma furadeira Bosch não é uma boa opção em questão de custo-benefício, uma vez que ela é uma ferramenta que precisa de acessórios para funcionar. Listamos alguns itens importantes que devem vir junto ao modelo escolhido:

  • Brocas: Um bom kit de brocas ajuda muito na execução de todos os tipos de serviços, ainda mais quando elas têm a qualidade da Bosch. Perceba se o modelo escolhido acompanha um número satisfatório desses acessórios.
  • Maleta ou bolsa para armazenamento e transporte: A Bosch oferece na maioria de seus modelos de furadeira maletas ou bolsas de qualidade. Elas são fundamentais para auxiliar no armazenamento e no transporte, o que significa praticidade e durabilidade para a ferramenta.
  • Carregador de bateria: Nos modelos que funcionam a bateria, é indispensável a presença de um carregador. Caso contrário, você pode ter problemas procurando um compatível.

Ao comprar uma furadeira Bosch, tenha certeza de que ela já acompanha os itens fundamentais para seu funcionamento!

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.