Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

32Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos conversar sobre fronha infantil, um item essencial para que o sono do bebê seja mais tranquilo e confortável. Além disso, esse item ajuda na decoração do quarto dos pequenos, afinal existem estampas para todos os gostos.

A maioria das fronhas infantis são de 100% algodão, tecido de excelente qualidade. Já a quantidade de fios, item que tem relação com o conforto proporcionado pela peça, varia um pouco. Ficou interessado em saber mais sobre o produto? Então confira abaixo, os melhores modelos e como fazer a melhor escolha.

Primeiro, o mais importante

  • O tamanho correto garante que a fronha não fique sobrando para fora do travesseiro.
  • A quantidade de fios tem relação com a maciez e o toque suave da fronha.
  • A fronha infantil protege o travesseiro de elementos externos, como poeira.

Melhores fronhas infantis: A ideal para cada situação

A seguir, vamos te apresentar alguns dos melhores modelos de fronha disponíveis. Todos eles possuem excelente qualidade, são feitas com 100% algodão e possuem a quantidade de fios ideais para o conforto da criança.

O modelo mais confortável para o seu bebê

Essa fronha para bebê é indicada para os pais que não abrem mão do conforto dos pequenos. Com excelente qualidade, essa fronha garante um toque de elegância ao quarto e protege o travesseiro da poeira. Sem contar que a fronha possui um toque extremamente macio, afinal é feito com 100% algodão e percal 230 fios.

O modelo que combina com tudo

Com um delicado bordado prateado na lateral, essa peça garante um toque de elegância e bom gosto ao quarto do bebê. Sem contar que por ser branca, a essa fronha combina com as mais variadas decorações. Portanto, se o quarto do seu bebê possui decoração azul, rosa, lilás ou de personagens, saiba que essa fronha cai bem com todas.

Uma fronha infantil com estampa muito fofa

Feita com tecido 100% algodão e percal 200 fios, conforto é o que não falta nessa linda fronha para bebê. O modelo conta com estampa de fadas, tem fecho em forma de envelope e é vendida de forma avulsa.

Guia de Compra

A fronha infantil é uma peça que fica em contato com o bebê por muitas horas. Sendo assim, é importante escolher um modelo que tenha altíssima qualidade. Contudo, a única forma de você escolher a peça correta, é conhecendo um pouco mais sobre ela.

Por isso, separamos abaixo, um guia completo de compra. Nele você encontrará as principais informações sobre uma fronha infantil e quais são as suas características. Entenda mais a seguir!

Imagem de bebê dormindo com a parte lateral do rosto encostada na fronha do travesseiro.

A fronha infantil fica em contato com o bebê por muitas horas, por isso é importante escolher um modelo de altíssima qualidade (Fonte: Ddimitrova / Pixabay)

Quais vantagens da fronha infantil?

A principal vantagem da fronha infantil, é, sem dúvida nenhuma, o conforto que ela garante ao seu bebê. Isso porque, esse item é desenvolvido no tamanho ideal para a cabecinha dos pequenos, sem contar que possuem um tecido muito macio.

As fronhas infantis contam com um design ideal para a decoração do quarto das crianças.

Além disso, as fronhas infantis contam com um design ideal para a decoração do quarto das crianças. A maioria delas são de personagens como Mickey e Barbie, deixando o quarto com a “cara” dos pequenos.

A fronha também é essencial para proteger o travesseiro, evitando que ele fique empoeirado ou desgaste rapidamente. Para que você entenda melhor os benefícios dessa peça, criamos uma tabela com todas as suas vantagens. Confira!

Vantagens
  • Tamanho adequado para a cabeça do bebê
  • Design infantil
  • Protege o travesseiro de poeira
  • Possui boa qualidade, portanto dura muito tempo
  • Preço acessível
Desvantagens
  • Precisa de higienização frequente

Qual a diferença entre porta-travesseiro e fronha infantil?

O porta-travesseiro deve ser usado por baixo da fronha, pois por ele ser feito com um tecido mais resistente, tem a função de proteger o travesseiro da ação do tempo, fungos e umidade. Ou seja, usá-lo garante maior vida útil ao travesseiro dos bebês.

Sem contar que ele possui um revestimento de espuma que garante maior estabilidade. Já a fronha é feita do mesmo material do lençol, portanto é bem mais fina do que o porta-travesseiro. Mas não pense que por isso ela não é importante.

A fronha garante proteção extra e conforto e, consequentemente, melhora a qualidade do sono, já que possui um material agradável ao toque. Além disso, as fronhas dão um toque todo especial na decoração do quarto.

Para te ajudar a entender melhor a diferença entre a fronha e o porta-travesseiro, criamos uma tabela explicando tudo. Confira!

Fronha Porta-travesseiro
Material Algodão com textura mais fina Algodão com textura mais resistente e encorpada
Proteção Protege dos danos mais simples do dia a dia Protege dos danos mais agressivos
Decoração Pode ser usado como item de decoração Não pode ser usado como item de decoração
Estampa Estampas variadas de animais, objetos e personagens Não possui estampa
Indicado para estar em contato com o rosto durante o sono Sim Não

O que diferencia uma fronha infantil dos modelos comuns?

A principal diferença entre uma fronha infantil e uma fronha comum é o tamanho. Os modelos tradicionais tendem a ser bem maiores, já que são indicadas para o público adulto. Sendo assim, caso você decida usá-la no travesseiro do bebê sobrará muito tecido, deixando o pequeno desconfortável.

Além disso, muitas fronhas comuns são feitas com tecidos de baixa qualidade. Isso não acontece com a versão infantil, pois os bebês possuem a pele bem sensível e precisam de fronhas mais macias. Em geral, o tecido mais usado nas fronhas para os bebês são percal 100% algodão.

Imagem de bebê em cima de um travesseiro de adulto.

Os travesseiros comuns tendem a ser bem maiores do que os infantis. (Fonte: Kbt1016 / Pixabay)

Qual o tamanho ideal da fronha infantil?

O primeiro passo para acertar no tamanho da fronha infantil é conferir o tamanho do travesseiro. Isso porque, você perderá a peça caso compre uma fronha menor do que ele.

Por isso, é importante não esquecer de tirar as medidas do travesseiro, assim você não corre o risco de comprar uma fronha que não se encaixe nele.

foco

Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.

Como higienizar uma fronha infantil?

As fronhas infantis ficam em contato com a pele do bebê durante muitas horas, por isso é essencial que você use produtos que não tenham cheiros nem ofereçam riscos de causar algum tipo de alergias.

Logo é importante que você não lave esse item com sabão em pó nem use amaciantes. Prefira sabão neutro, de preferência os de coco. Além disso, algumas fronhas podem ser lavadas na máquina, porém devem ser colocadas dentro do saco de lavar roupas, já outras são mais sensíveis e precisam ser lavadas à mão. Essa informação você confere no rótulo da peça.

Imagem com vários pedaços de sabão em pedra.

Para lavar as fronhas prefira sabão neutro. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Quanto custa e onde comprar uma fronha infantil?

A fronha infantil custa em média R$ 30. Essas fronhas são feitas com tecido de qualidade e cerca de 200 fios. Já nas versões que possuem 400 fios ou mais esse valor pode chegar até R$ 55.

Você encontra esse produto em lojas de departamento e lojas de artigos infantis. Além disso, você pode encontrar online na Amazon Brasil.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar uma fronha infantil

Antes de você comprar uma fronha para o seu bebê, indicamos que você analise alguns critérios. Isso porque, eles vão te ajudar a escolher o modelo mais adequado.

São pontos que tem relação com necessidades e gostos pessoais, portanto servirão de guia para a sua compra. Abaixo, mostraremos quais são esses critérios. Confira!

  • Tecido
  • Quantidade de fios
  • Tamanho
  • Estampa
  • Kit ou avulsa?

Agora que você já sabe quais critérios usar para fazer uma boa compra, explicaremos melhor cada um deles. Veja a seguir!

Tecido

O primeiro ponto a ser analisado no momento da compra é o tecido da fronha, isso porque, apesar da maioria das fronhas para bebês serem feitas em tecidos de macios, é possível encontrar alguns modelos de baixa qualidade.

Logo, é importante ficar atento a isso. Prefira as fronhas feitas com percal 100% algodão. Isso porque, esse tecido possui toque suave e delicado, sem contar que ele não deixa acumular bolinhas.

Quantidade de fios

Outro ponto que tem relação com o conforto e o toque macio da fronha é a quantidade de fios. Sendo assim, quanto mais fios, maior será a qualidade dessa peça. E sabemos que quanto mais macia for a peça, melhor e mais longo será o sono do bebê.

Portanto, indicamos que você invista em fronhas infantis com pelo menos 100 fios, mas se puder opte por aquelas com 200 fios. Algumas marcas também fabricam fronhas para crianças com 400 fios, o que garante uma peça ainda mais fina e delicada.

Magda Lahorgue NunesDepartamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria

"O ideal é que um bebê de 4 a 11 meses durma de 12 a 15 horas por dia, mas tudo bem se o sono for um pouco menos - de 10 a 11 horas - ou mais - de 16 a 18 horas. Existem indivíduos com mais ou menos necessidade de sono. De qualquer maneira, as crianças devem dormir mais."

Tamanho

É essencial comprar fronhas para bebês que tenham um tamanho adequado. As versões com 19 cm x 18 cm são mais indicadas para os recém-nascidos. Agora os demais tamanhos, como 31 cm x 23 cm ou 30 cm x 40cm, podem ser usadas alguns meses depois do nascimento.

Escolher uma peça com o tamanho ideal evita que a fronha fique sobrando para fora do travesseiro, garantindo maior conforto durante a noite.

Estampa

Os papais e as mamães adoram decorar o quartinho do bebê, pensam em todos os detalhes, cortinas, tapetes, colchas e cobertores, sempre cuidando para que tudo combine entre si e com a decoração do quarto. Com as fronhas não é diferente, é importante escolher aquela que mais se adequa a decoração do quarto.

Por isso, preste atenção na estampa da fronha. Primeiro, tente manter a mesma paleta de cores usada na decoração, por exemplo, se o quarto do seu filho é azul, procure comprar fronhas na mesma tonalidade.

Além disso, se o quarto possui um tema específico, como bichinhos, balões ou personagens da Disney, é legal escolher fronhas que sigam a mesma linha.

Kit ou avulsa?

Algumas marcas vendem fronhas em kits de duas ou três peças. Isso é excelente, pois, normalmente, as peças vendidas em kits saem mais em conta. Porém, elas sempre são bem parecidas, tanto em cores como em personagens.

Por um lado isso é bom, pois você mantém o quarto sempre com a mesma cara. Mas, se você gosta de variar a decoração, essa opção pode não ser a mais indicada. Nesse caso, prefira comprar modelos avulsos que sempre são bem diferentes uns dos outros.

(Fonte da imagem destacada: Anna Grigorjeva / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por pesquisar e sempre por dentro das novidades relacionadas a móveis, eletrodomésticos e utensílios para casa, Camila escreve no Sweetest Home para compartilhar com o leitor tudo o que de mais interessante descobre em suas pesquisas.