Ultima atualização: 26 de abril de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

35Horas investidas

6Estudos avaliados

89Comentários coletados

O frigobar é um pequeno refrigerador que reúne as funções mais importantes da geladeira, sendo uma ótima opção para quem precisa de um modelo com capacidade máxima de 120 litros, mas que ofereça freezer, prateleiras e gavetão para hortaliças.

Para ajudá-lo a encontrar um frigobar com boa organização interna, funcionalidades interessantes e design superior aos modelos tradicionais, preparamos um guia de compras completo sobre o eletrodoméstico. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O frigobar serve para climatizar, refrigerar e congelar os alimentos. O aparelho possui capacidade máxima de 120L, suficiente para pessoas que moram sozinhas.
  • Em um frigobar, você pode armazenar tanto alimentos e bebidas, como medicamentos e cosméticos que demandam refrigeração.
  • Os modelos mais modernos de frigobar oferecem funcionalidades indispensáveis como gaveta para hortaliças, prateleiras, compartimento de resfriamento rápido, organizador na porta, freezer, compartimento para latas, entre outros.

Melhores frigobares: nossas recomendações

Está pensando em comprar um frigobar e está em busca de recomendações de compra? Perfeito, preparamos uma lista com modelos dotados com os melhores recursos, funcionalidades e design:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o frigobar

Está pensando em comprar um frigobar mas não sabe qual modelo escolher? Em primeiro momento você deve entender suas necessidades, depois é necessário alinhar com as configurações oferecidas pelo equipamento e escolher um modelo de uma marca de sua confiança. Parece complicado? Continue a leitura e entenda melhor.

Quais são as diferenças entre um frigobar e uma geladeira?

Com funcionamento e desempenho similares aos de um refrigerador comum, o frigobar possui estrutura interna dotada de prateleiras, compartimento de resfriamento rápido, divisórias na porta, gaveta para hortaliças e congelador.

A diferença é a capacidade de armazenamento, que varia de 45 a 120 litros em um frigobar e de 300 a 600 litros em uma geladeira. As dimensões do equipamento também são diferentes, pois o frigobar mede 50cm de largura, 50cm de profundidade e 60 a 90cm de altura, enquanto a geladeira mede 60cm de largura, 70 cm de profundidade e até 170cm de altura.

Assim como a geladeira, um frigobar serve para climatizar, refrigerar e congelar alimentos e bebidas. Geralmente, esses modelos possuem um termostato que ajuda a controlar a temperatura que varia de -6º a 5ºC.

O frigobar é um aparelho muito econômico, pois o motor oferece potência aproximada em 100W nas versões 110V ou 220V. O aparelho oferece muito mais economia do que uma geladeira em tamanho padrão.

Outro ponto positivo de um frigobar é o apelo decorativo desse equipamento. Da tradicional linha branca, você encontra modelos em aço inoxidável escovado, porta de vidro transparente, modelos com design vintage e opções coloridas

Imagem do interior de uma geladeira.

O frigobar pode atuar como uma geladeira compacta. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com)

Um frigobar é suficiente para quem mora sozinho?

Conforme mencionamos anteriormente, o frigobar tem capacidade máxima de 120 litros (a categoria abrange modelos com capacidade de até 200L, mas é difícil encontrar modelos com essa capacidade), o que pode atender a quem mora sozinho e realiza a maioria das refeições em restaurantes.

Como o frigobar refrigera alimentos e bebidas diversos, você consegue armazenar o suficiente para se alimentar durante uma semana. Melhor ainda se você conseguir otimizar a organização da geladeira, guardando os alimentos e bebidas em porções individuais.

O frigobar é a melhor opção para ambiente de trabalho?

Em ambiente comercial, o frigobar pode atender a dois propósitos: organizar os alimentos e bebidas dos funcionários que se alimentam no local de trabalho, ou oferecer comodidade para seus clientes ou pacientes, que podem desfrutar de uma bebida fresca na recepção.

Como utilizar o frigobar na decoração da sua casa ou apartamento?

O frigobar é um eletrodoméstico pequeno, portanto ocupa pouco espaço em casa. Portanto, você pode colocar o frigobar em um armário embutido ou mesmo debaixo de outros móveis.

Caso queira colocar o frigobar no dormitório, sugerimos que você o coloque em uma das laterais da cama, usando-o como uma mesa de cabeceira. Alguns modelos de frigobar, como o frigobar retrô, podem compor a decoração do ambiente.

Quais são as vantagens e desvantagens de um frigobar?

Existem vantagens e desvantagens em um frigobar. As vantagens você já conhece: funcionamento e organização similares aos de um refrigerador, menor consumo energético, preço acessível, apelo decorativo e possibilidade de substituir a geladeira em alguns casos.

Entre as desvantagens, devemos mencionar o ruído que pode incomodar pessoas sensíveis ao barulho - principalmente para quem compra um frigobar para o quarto - ausência de recursos ou mesmo peças, falta de iluminação interna e preços exorbitantes que beiram o valor de uma geladeira convencional.

Geladeira compacta e frigobar são a mesma coisa?

A geladeira compacta e o frigobar são eletrodomésticos distintos, mas que atendem a necessidades parecidas. Em primeiro lugar, a capacidade de um frigobar chega a 200 litros em comparação com os 275 litros de uma geladeira compacta.

As dimensões são parecidas, o frigobar tem 50cm de largura, enquanto a geladeira compacta possui 60cm de largura. A organização interna também é parecida e as peças oferecidas são quase as mesmas. A grande diferença entre as duas é o preço: R$500 de um frigobar contra R$1.000 de uma geladeira compacta.

Critérios de compra: Como escolher o melhor modelo de frigobar

Para encontrar o melhor modelo de frigobar do momento, você precisa analisar suas necessidades e procurar um modelo que as atenda. Pensando nisso, listamos e detalhamos os principais critérios de compra:

Capacidade

A capacidade interna de um frigobar é um dos critérios de compra mais relevantes, pois determina a quantidade de alimentos e bebidas que podem ser armazenados no interior do eletrodoméstico. A capacidade varia de 45L e 200L.

Um modelo com 45 litros de capacidade é ideal para ambientes pequenos, enquanto os modelos com 50 a 70 litros ocupam espaços em tamanho médio e um com 100 litros de capacidade ou mais deve ser colocado em um espaço grande.

Além de levar em consideração o ambiente em que será colocado o frigobar, considere a finalidade de uso do equipamento. O frigobar é apenas para gelar bebidas? Você utilizará o eletrodoméstico como uma geladeira compacta? Existem modelos para ambas as finalidades.

Imagem de uma geladeira por dentro.

A capacidade do frigobar definirá o que você conseguirá colocar dentro do eletrodoméstico. (Fonte: haraldheuser/ Pixabay.com)

Eficiência energética

Conforme mencionamos anteriormente, o frigobar tem um motor com 100W de potência, portanto, é um eletrodoméstico econômico por natureza. No entanto, recomendamos que você se certifique se o modelo em questão apresenta boa eficiência energética.

Para analisar esse parâmetro, confira o selo Procel, que atesta o nível de eficiência energética dos eletrodomésticos, conferindo um selo com as letras A a G, sendo que aparelhos com selo A apresentam máxima eficiência, enquanto modelos com selo G apresentam menos eficiência.

Compartimentos

Outro critério de compra que influencia na escolha de um frigobar é a organização interna desse equipamento. Recomendamos que você analise se o modelo em questão possui prateleiras e confira a possibilidade de reorganização.

Analise também a presença ou ausência de um compartimento de resfriamento rápido, gaveta para frutas, legumes e verduras, compartimentos organizadores na porta da geladeira, porta-latas e porta-ovos.

Quanto mais completo for o modelo de frigobar, mais caro será o eletrodoméstico, portanto, avalie suas necessidades. Caso precise utilizar o equipamento como um refrigerador, escolha um modelo com diversos compartimentos.

Garantia e assistência técnica

Geralmente, as melhores marcas de eletrodomésticos oferecem garantia de 12 meses, sendo três meses de garantia legal e nove meses de garantia especial. Algumas marcas também oferecem garantia estendida por um valor adicional, geralmente marcas maiores como Brastemp.

Verifique a data de início da garantia do produto e as condições, ou seja, inclui mão de obra e peças ou apenas um desses? Além disso, verifique se a marca possui uma assistência técnica autorizada na cidade em que você reside.

Design

Geralmente, o design é um fator de compra relevante para a maioria das pessoas que investem em um frigobar. Existem opções para todos os gostos, desde modelos tradicionais em branco, a modelos modernos em aço escovado.

Embora pareça contraditório, os modelos mais modernos apresentam design vintage, que remetem às geladeiras usadas nas décadas de 1950 a 1960, já que possuem puxadores metálicos, pés palitos e tonalidades fortes como azul marinho, marsala, amarelo, vermelho, branco e preto.

Para quem procura um modelo moderno e tecnológico, sugerimos a escolha de um frigobar com portas de vidro e iluminação interna em LED, que destaca as bebidas e alimentos armazenados dentro do frigobar e mantenha o frigobar sempre arrumado.

Leve em consideração o ambiente em que será colocado o frigobar e escolha um modelo que seja adequado à decoração.

Imagem de uma geladeira com porta de vidro.

Alguns modelos de frigobar contam com porta de vidro. (Fonte: igorovsyannykov/ Pixabay.com)

Resumo

Embora muitas pessoas pensem que o frigobar é um “artigo de luxo”, esse eletrodoméstico pode substituir uma geladeira convencional para quem mora sozinho e realiza poucas refeições em casa.

Mas independente da finalidade, alguns critérios devem ser analisados no momento da compra como capacidade e organização interna, funcionalidades, consumo energético, design, garantia e assistência técnica. Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos.

(Fonte da imagem destacada: cesarharor0/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas