Na foto uma frigideira em cima de um fogão de indução.
Ultima atualização: 26 de maio de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

A panelas que não grudam estão cada vez mais em alta e fazem toda a diferença no momento de preparar frituras e grelhados. Dentre elas, estão as frigideiras de cerâmica, que apresentam altas propriedades antiaderentes e são o tema desse artigo.

As frigideiras de cerâmica estão disponíveis nos mais variados modelos e, além de terem um design todo diferenciado, ainda podem ser utilizadas para o preparo de diversos alimentos. Se você está em busca de uma dessas continue lendo, pois a seguir te explicamos todos os detalhes sobre ela.




O mais importante

  • As frigideiras de cerâmica estão disponíveis em versões feitas totalmente em cerâmica, que atingem temperaturas mais altas, ou apenas com revestimento cerâmico, que são mais baratas e leves.
  • Esse produto tem como principais vantagens a sua alta capacidade antiaderente e facilidade de limpeza.
  • Para usar uma frigideira de cerâmica não é preciso nenhuma gota de óleo ou água e pode-se preparar nela inúmeros alimentos como carnes, ovos e muito mais.

Melhores frigideiras de cerâmica: nossas recomendações dos melhores produtos

Nos últimos anos a frigideira de cerâmica se popularizou muito e não é difícil de encontrar para comprar opções de diversas marcas. Porém, dentre elas algumas se destacam e abaixo você conhece os melhores modelos.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a frigideira de cerâmica

A frigideira de cerâmica é o produto ideal para quem gosta de fazer frituras sem óleo e que não grudem na panela. No entanto, por ser uma tipo de panela relativamente novo é comum ainda existirem dúvidas sobre ela. Por isso, abaixo vamos responder as perguntas mais comuns a respeito dessa frigideira.

Na foto uma mulher uma mulher de olhos fechados cheirando uma frigideira com comida.

A frigideira de cerâmica está disponível em diversos modelos e tamanhos. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Quais são as vantagens da frigideira de cerâmica?

Se você costuma pesquisar sobre produtos de cozinha, com certeza já ouviu falar das frigideiras de cerâmica, que apresentam inúmeras vantagens.

Deste modo, o principal diferencial desse tipo de panela é que, mesmo sem o uso de óleo, elas não grudam com nenhum alimento. Graças a isso, é possível se alimentar de maneira mais saudável e há uma alta facilidade de limpeza.

Outro ponto positivo, é que esse material apresenta uma ótima distribuição de calor, o que faz com que os alimentos cozinhem mais rápido, e mantém a temperatura por mais tempo no seu interior.

Vale a pena destacar também que essa panela não é produzida com nenhuma substância nociva para a saúde e possui uma alta resistência e durabilidade.

Vantagens
  • Não gruda os alimentos
  • Pode ser usada sem óleo
  • É mais saudável
  • É fácil de limpar
  • Tem alta resistência
  • Dura por muito tempo
Desvantagens
  • Custa mais caro do que as frigideiras convencionais
  • Com o tempo podem perder sua capacidade antiaderente

Qual escolher: Frigideira com revestimento cerâmico ou toda feita em cerâmica?

Você sabia que quando se fala em frigideira de cerâmica pode-se encontrar modelos todos feitos nesse material e outros que apenas apresentam revestimento cerâmico?

Esse é um detalhe que pouca gente conhece, mas que é preciso ser levado em consideração na hora de adquirir uma dessas.

As frigideiras com revestimento cerâmico são mais leves e baratas.

Sobre isso é necessário entender que ambas as opções apresentam uma alta capacidade antiaderente, mas na prática elas são diferentes.

Os modelos todos feitos em cerâmica são mais pesados, costumam demorar um pouco mais para aquecer e caso caiam no chão podem quebrar.

Por outro lado, eles conseguem manter o calor no seu interior por mais tempo, atingem altas temperaturas e têm um design muito diferenciado.

Já as frigideiras com revestimento cerâmico acabam sendo as mais populares, principalmente por terem um valor menor. Elas aquecem mais rápido, no entanto a sua capacidade de manter o calor não é tão alta.

Qual a diferença entre a frigideira de cerâmica e a frigideira antiaderente?

É muito comum existirem dúvidas a respeito da diferença entre as frigideiras de cerâmica e as frigideiras com revestimento antiaderente, também chamado de teflon.

Os modelos de cerâmica, como já te dissemos, são completamente atóxicos, diferente do antiaderente, que dependendo da sua composição pode ter substâncias como PFOA (ácido perfluorooctanóico) e PTFE (politetrafluoretileno), que são prejudiciais à saúde.

Com relação a capacidade de não grudar os alimentos, esses dois produtos apresentam bons resultados. Porém, a cerâmica acaba tendo uma performance superior. Ela também ganha destaque no design, já que as frigideiras em cerâmica são mais bonitas.

Falando em preço, quem sai na frente é a frigideira antiaderente, que costuma ser mais barata do que as de cerâmica. No peso essas opções também são melhores, pois as panelas feitas todas em cerâmica acabam sendo mais pesadas.

Frigideira de cerâmica Frigideira antiaderente
Nível de antiaderência Alto Médio
Aspecto São mais bonitas São mais comuns
Peso Mais pesada Mais leve
Preço Médio a alto Médio a baixo

Como usar a frigideira de cerâmica?

A utilização de uma frigideira de cerâmica é muito fácil e basicamente basta colocá-la sobre o fogo e inserir dentro dela os alimentos e temperos que serão preparados. Simples assim, não sendo necessário sequer usar água ou óleo, caso a escolha seja por fazer grelhados.

No entanto, o que faz a diferença na performance desse produto é o seu preparo no primeiro uso, que será o responsável por garantir o funcionamento das propriedades antiaderentes da cerâmica.

Dessa forma, antes de utilizar a frigideira de cerâmica pela primeira vez recomenda-se untar toda a sua parte interna com óleo e levá-la ao médio fogo por cerca de 3 minutos. Após esse período, pode-se retirar o óleo e lavá-la.

Na foto uma pessoa tirando alguns pimentões de dentro de uma frigideira e os colocando em um prato.

Para usar a frigideira de cerâmica não é preciso colocar óleo. (Fonte: Cooker King/ Unsplash)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de frigideira de cerâmica

Para escolher a melhor frigideira de cerâmica é preciso avaliar alguns critérios que fazem a diferença nesse tipo de panela. Pensando em te ajudar com isso, abaixo explicamos com detalhes tudo sobre cada um deles.

Tamanho

A frigideira de cerâmica é encontrada para comprar em diferentes tamanhos, existindo opções no qual é possível apenas fritar um ovo e outras que são maiores.

No que diz respeito a diâmetro, os menores modelos possuem cerca de 20 centímetros e os maiores podem chegar a até 32 centímetros.

O tamanho da frigideira de cerâmica varia de 20 a 32 centímetros.

As frigideiras de cerâmica de 20 a 24 centímetros são ideais para quem mora sozinho ou casais que cozinham uma pequena quantidade de alimentos por vez.

Elas podem ser usadas com ovos, hambúrgueres e bifes, por exemplo.

Já as opções maiores, de 25 a 36 centímetros, costumam ser um pouco mais fundas e cabem uma maior quantidade de comida. Graças a isso, são indicadas para casais com um filho e famílias maiores e servem para carnes, risotos, massas e muito mais.

Tipo de fogão

Outro ponto importante a ser analisado na frigideira de cerâmica é a sua compatibilidade com o fogão.

Por mais que a maioria das opções possam ser utilizadas em fogões elétricos, a gás e por indução, algumas apresentam restrições, principalmente nos fogões de indução.

Portanto, confira essa informação antes de fazer a compra.

Formato

As frigideiras mais tradicionais são redondas, no entanto, existem também modelos de frigideira de cerâmica quadrados.

Para o preparo de pedaços de carne, as opções quadradas acabam sendo mais eficientes, pois nelas é possível colocar uma maior quantidade de bifes ou filés de uma vez só.

Por outro lado, os modelos redondos são uma boa escolha para todos os outros alimentos e podem até mesmo ocupar menos espaço no armário.

Na foto uma frigideira com um povo frito dentro.

As frigideiras de cerâmica redondas são ideais para ovos e diversos outros alimentos. (Fonte: Klaus Nielsen/ Pexels)

Com cabo removível ou não

Um detalhe bastante interessante sobre as frigideiras de cerâmica é que algumas opções são produzidas com cabo removível.

É muito comum ver essas versões nos kits de panela, no qual normalmente há um cabo para ser usado com diversas panelas.

A principal vantagem disso é na hora de guardar, já que uma frigideira sem cabo ocupa menos espaço do que uma com cabo no armário. Logo, se você tem pouco espaço considere essas opções.

Resumo

Como você pôde ver no decorrer desse artigo, a frigideira de cerâmica apresenta uma série de vantagens e é capaz de deixar o seu dia a dia na cozinha mais prático.

Por isso, mostramos aqui todos os detalhes a respeito desse produto e ainda te ensinamos a escolher o melhor de acordo com as suas necessidades.

Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com os seus amigos e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Sven Brandsma / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas