Freezer vertical aberto com alimentos congelados no interior
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

30Horas investidas

6Estudos avaliados

80Comentários coletados

Não há como negar que, entre as grandes descobertas do ser humano, estão as formas de conservar os alimentos. No dia a dia, contar com um bom freezer vertical garante praticidade e economia para a família.

Com este eletrodoméstico, você pode armazenar carnes, vegetais e até pratos prontos. Por isso, neste artigo vamos contar tudo o que é preciso saber antes de escolher o melhor freezer vertical, com uma seleção dos mais bem avaliados de 2021. Acompanhe!




Primeiro, o mais importante

  • No freezer vertical, a circulação do ar frio leva ao resfriamento dos alimentos de dentro para fora.
  • O freezer vertical é ideal para quem quer facilitar a rotina, deixando refeições prontas para consumo em vários dias.
  • Para congelar carnes, vegetais e outros tipos de alimentos com eficiência é importante contar com um freezer vertical que tenha o espaço interno adequado às suas necessidades.

Melhores freezers verticais: nossas recomendações

Quem é que não quer ter a certeza de ter encontrado o melhor produto na hora de uma compra? Pensando nisso, facilitamos a sua busca com uma seleção dos freezers verticais mais vendidos atualmente:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor freezer vertical

O freezer vertical é uma revolução na forma de comprar e conservar os alimentos em casa. Se você ainda tem dúvidas sobre este equipamento e suas funcionalidades, este é o lugar certo para deixar a incerteza de lado, com informações e dicas práticas. Vem com a gente.

Alimentos organizados no interior de um freezer vertical

No freezer vertical, a circulação do ar frio leva ao resfriamento dos alimentos de dentro para fora. (Fonte: bravissimos/ 123rf.com)

O que é um freezer vertical e como ele funciona?

O freezer vertical é um eletrodoméstico usado para congelar os alimentos e mantê-los em condições ideais de consumo por mais tempo. Ele é ideal para famílias grandes ou para quem gosta de deixar refeições prontas para facilitar a rotina na cozinha.

A conservação dos alimentos é possível porque o ar refrigerado que circula no interior do freezer retira, de dentro para fora, o calor do que está armazenado. Assim, garante que o processo de deterioração de uma carne, por exemplo, seja praticamente estabilizado.

Um gás refrigerante atóxico circula por todo o freezer para manter a temperatura sempre abaixo de zero.

Qual a diferença entre freezer vertical e horizontal?

A funcionalidade principal do freezer, seja ele vertical ou horizontal, é a mesma: congelar e conservar os alimentos. No entanto, há algumas diferenças entre eles, sobretudo com relação à praticidade de uso e organização, como mostramos a seguir:

Freezer vertical Freezer horizontal
Porta Frontal Superior
Espaço interno livre Menor Maior
Congelamento de peças grandes Não Sim
Organização interna Otimizada por prateleiras Mais difícil
Acesso aos alimentos Mais fácil Mais difícil
Espaço que ocupa na cozinha Menor Maior
Consumo de energia Maior Menor

Quais as vantagens de ter um freezer vertical?

Contar com um freezer em casa é sempre vantajoso, especialmente para as pessoas que preferem comprar mais alimentos de uma vez. Mas, nem só de benefícios se faz um eletrodoméstico. Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras do freezer vertical. Confira:

Vantagens
  • Permite conservar alimentos por mais tempo
  • Resulta em economia, pois permite aproveitar promoções e comprar produtos em maior quantidade
  • Não sobrecarrega a geladeira
  • Traz praticidade
  • A organização dos alimentos é simples, pois conta com várias prateleiras
  • Há opções acessíveis no mercado
Desvantagens
  • Ocupa o espaço equivalente a mais uma geladeira na cozinha
  • Aumenta o consumo de energia da casa
  • Os modelos mais modernos costumam ser caros

O freezer vertical é frost free?

A mesma tecnologia utilizada na geladeira frost free também está presente nos modelos mais modernos de freezer vertical. No entanto, não são todos os que contam com essa característica. No mercado é possível encontrar, basicamente, três sistemas de degelo:

  • Degelo comum: é necessário desligar o freezer para deixar derreter o gelo acumulado nas paredes do equipamento;
  • Ciclo Defrost: conta com dreno que facilita o processo de degelo periódico do freezer;
  • Frost Free: sistema que impede o acúmulo de gelo nas paredes do freezer e, portanto, dispensa o descongelamento do eletrodoméstico.

Qual é a maior capacidade de um freezer vertical?

Existem vários modelos de freezer vertical com as mais diversas capacidades — ou litragem — como também se costuma dizer. Em geral, os modelos domésticos costumam ter entre 140 e 230 litros.

Porém, é possível encontrar opções com até 320 litros para uso residencial. Já os freezers comerciais (mais utilizados para bebidas e sorvetes), podem chegar à capacidade de 570 litros. Neste caso, o investimento também é muito mais alto.

Mulher com refeição pronta para ser congelada em frente a um freezer vertical

O freezer vertical é ideal para quem quer facilitar a rotina, deixando refeições prontas para vários dias. (Fonte: Татьяна Олешко / 123rf.com)

Para quem é indicado o freezer vertical?

Como mostramos ao longo desta seção, as vantagens de contar com um freezer vertical fazem com que ele seja mais indicado para famílias com mais pessoas. Isso porque, nestas casas, o consumo de alimentos costuma ser maior.

No entanto, mesmo em famílias pequenas, esse eletrodoméstico pode ser uma forma de reduzir as idas ao supermercado e ajudar na economia da casa, pois torna possível comprar alimentos em grandes quantidades para obter descontos.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar o produto

Se você está no grupo de pessoas que busca facilitar a rotina na cozinha, já deve estar convencido dos benefícios que o freezer vertical vai trazer, não é? Então, para aproveitar todas as vantagens, avalie estes critérios antes da compra.

Uso

Qual a finalidade do freezer vertical na sua casa? Essa resposta determina todos os outros pontos a serem avaliados, desde a capacidade até o consumo energético.

Assim, antes de comprar, pense sobre o que e em que volume você pretende conservar no seu novo freezer. São os pratos prontos da semana? Então, você precisa de um freezer com prateleiras otimizadas e que permitam acesso fácil aos alimentos.

Vai armazenar a carne necessária para o mês? Neste caso, é importante contar com um bom espaço interno e possibilidade de configurar o espaço interno de acordo com o tamanho das peças.

Capacidade

A capacidade do freezer vertical pode variar, como mostramos, de 120 ou 140 litros a mais de 500 litros, dependendo do modelo. A medida é feita em litros, pois os fabricantes consideram o volume cúbico do equipamento.

Para se ter uma ideia, cada 100 litros de espaço interno comporta aproximadamente 55 kg de alimentos. Assim, você pode calcular a capacidade ideal de acordo com o consumo médio de carne ao longo do mês pela sua família, por exemplo.

Espaço interno

Este fator é fundamental para garantir o melhor aproveitamento do seu freezer vertical. Alguns modelos contam com sistema que permite ajustar a altura das prateleiras de acordo com a necessidade daquele momento. Outros, contam com espaço exclusivo para gelo e bebidas.

Existem, ainda, aqueles que têm cestos nas portas e os que trazem a porta lisa. Na hora de escolher, tenha em mente a configuração mais indicada para as suas necessidades e, se possível, opte por um freezer que permita ajustar o espaço interno.

pessoa pegando um pacote de carne congelada no freezer vertical

Para congelar carnes, vegetais e outros tipos de alimentos é importante contar com um freezer vertical que tenha o espaço interno adequado. (Fonte: Paulus Rusyanto /123rf.com)

Recursos adicionais

A tecnologia chegou também ao mundo dos freezers verticais. Ainda que basicamente todos os aparelhos cumpram a mesma função, é possível encontrar modelos com uma série de recursos adicionais.

Como a ideia é ter mais praticidade no dia a dia, eles podem ser muito bem vindos na sua casa. As funções extras mais comuns são:

  • Sistema de congelamento rápido;
  • Personalização do espaço interno;
  • Ciclos ecológicos;
  • Aviso sonoro de porta aberta.

Consumo de energia

O freezer vertical costuma consumir mais energia do que os modelos horizontais. No entanto, os modelos mais modernos, como os frost free, já contam com sistema que permite o congelamento e a manutenção inteligente da temperatura, economizando energia.

Ainda assim, para uma escolha consciente, verifique a eficiência energética do aparelho. Você pode fazer isso consultando o selo do Procel, que está na descrição do produto e também colado no equipamento. Outra forma de saber sobre este fator é pesquisando a avaliação de outros consumidores, na internet.

Resumo

O freezer vertical é um eletrodoméstico que pode trazer mais economia e praticidade para a sua rotina no preparo e conservação dos alimentos. Para isso, nada melhor do que contar com o equipamento na medida certa para sua casa.

Pensando nisso, preparamos este material com informações práticas que vão ajudar a definir os quesitos que merecem atenção na hora da compra. Selecionamos também os modelos de destaque em 2021, para facilitar a sua busca.

Aproveite nossa lista para encontrar o freezer vertical mais adequado para sua família. Depois, compartilhe este artigo com outras pessoas que podem se interessar por este produto. Obrigado, até logo!

(Fonte da imagem destacada: Anastasiia Kuznetcova/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas