Frango empanado frito
Ultima atualização: 28 de abril de 2021

Frango crocante e sequinho é possível graças a tão popular airfryer. Essa fritadeira sem óleo se popularizou nos últimos anos e ganhou os lares por facilitar o dia a dia na cozinha. Por isso selecionamos as melhores receitas de frango na airfryer.

Quer aprender a fazer frango frito e gostoso sem sujar a cozinha toda ou deixar aquele cheiro de óleo pela casa? Basta seguir com a gente até o fim desse artigo, vamos te deixar com água na boca!




Primeiro, o mais importante

  • A airfryer é uma fritadeira sem óleo que utiliza o ar quente para preparar o alimento. O ar circula rapidamente, causando uma crocância semelhante ao processo de fritura.
  • O frango é um dos alimentos mais consumidos no mundo. É uma ótima fonte de proteína animal, menos gordurosa e mais barata.
  • Na airfryer é possível fazer filé de frango, coxinha, sobrecoxa e até mesmo coração.

Receitas de frango na airfryer para facilitar seu dia a dia

Nem só de “frango frito” vive uma airfryer. É possível fazer muitas receitas, sequinhas ou suculentas. Portanto, anote tudo aí e deixe seu dia a dia delicioso sem fazer muita sujeira na cozinha.

Imagem mostra mão cortando frango assado.

É possível até mesmo assar um frango inteiro na airfryer. (Fonte: Karolina Grabowska/ Unsplash.com)

Recomendações das melhores airfryers do mercado

Selecionamos os modelos mais indicados para você comparar os diferentes preços e funcionalidades da airfryer. Assim você pode reproduzir as receitas desse artigo no seu lar:

Quais os benefícios de usar a airfryer para preparar frango?

Usar uma airfryer tem inúmeros benefícios, tanto para a saúde quanto para a rotina. A airfryer reproduz o sabor dos alimentos preparados em uma fritadeira comum sem usar o grande vilão: o óleo.

Isso é possível porque o ar quente circula rapidamente, imitando a crocância dos alimentos. Por não ser uma fritura de verdade, o preparo fica mais saudável, sem perder o sabor do frango frito. Alguns resultados ficam semelhantes aos alimentos no grill.

Por conta disso, não tem sujeira de fritura na cozinha e os preparos acabam ficando mais práticos.

Uma coxa de frango frito, por exemplo, tem aproximadamente 250 calorias. Quando preparada na airfryer as calorias são reduzidas para 130.

Vantagens
  • Sabor de fritura sem uso de óleo
  • Preparos mais saudáveis
  • Mais prático, sem fazer sujeira
Desvantagens
  • Médio a alto investimento
  • Alguns preparos podem ser mais longos

Quanto tempo demora para fazer frango na airfryer?

O tempo de preparo vai depender da receita, podem levar de minutos a mais de uma hora. Quando comparado com outras formas de preparo, como o forno, alguns pratos podem ser reduzidos na metade do tempo, outros podem empatar.

Na fritura, por exemplo, é preciso aquecer o óleo, o que pode demorar e também deve ser contado como tempo de preparo. Considerando todas as etapas, é difícil dizer que a airfryer leva mais tempo para deixar os alimentos prontos.

Dica: O segredo para acelerar alguns preparos está em pré-aquecer a airfryer.

Quais cortes do frango dá de fazer na airfryer?

Não se preocupe, você pode preparar qualquer corte do frango na sua airfryer. Peito, coração, coxa, sobrecoxa e até mesmo o frango inteiro. Confira três receitas que selecionamos para você reproduzir para sua família:

Filé de frango empanado na airfryer

Ingredientes: 500 gramas de peito de frango, uma colher de sopa de mostarda, uma colher de suco de limão, sal e pimenta à gosto, dois ovos e uma farofa da sua preferência

Modo de preparo: Corte o peito em tiras finas de filé e tempere com a mostarda, o limão e demais temperos. Deixe marinar por 40 minutos. Depois bata os ovos, passe os filés no ovo e em seguida cubra bem com a farofa. Pré-aqueça a airfryer a 200°C por 5 minutos. Depois basta colocar os filés lado a lado e deixar “fritar” por 40 minutos, virando de lado na metade do tempo.

Peito de frango empanado com batata frita.

O frango empanado fica uma delícia quando acompanhado de batata frita. (Fonte: Lukas/ Pexels.com)

Frango à passarinho na airfryer

Ingredientes: 1 kg de pedaços de frango, 3 colheres de azeite, sal, pimenta, chimichurri e alho à gosto e uma colher de chá de colorau.

Modo de preparo: Bata todos os temperos no liquidificador. Coloque os pedaços de frango e essa mistura em um saco, mexendo bem. Deixe descansar por 30 minutos. Depois pré-aqueça a airfryer por 5 minutos e adicione os frangos no cesto. Deixe fritar em 160ºC por 15 minutos e depois vire bem os pedaços. Aumente a temperatura para 200ºC e frite por mais 15 minutos. Pode precisar de mais 5 ou 10 minutos, quando estiver crocante por fora, está pronto.

Frango à milanesa na airfryer

Ingredientes: Frango empanado da primeira receita, molho de tomate à gosto e queijo muçarela ralado.

Modo de preparo: Repita os preparos da primeira receita, com apenas uma diferença: forre a cesta da airfryer antes de colocar os filés para fritar. Deixe fritar por 15 minutos, vire e deixe por mais 10 minutos. Depois desse tempo abra o cesto, adicione o molho de tomate, a muçarela e coloque para fritar por mais 5 ou 10 minutos. Quando o queijo estiver derretido é porque ficou pronto.

Resumo

A airfryer facilita o preparo dos alimentos do dia a dia, deixando com sabor de frito, porém sem uso de óleo. Por esse motivo os pratos também ficam mais saudáveis. É possível preparar deliciosas e variadas receitas de frango da airfryer.

Reunimos algumas nesse artigo para facilitar sua rotina. Agora é só colocar sua airfryer para aquecer e preparar um dos pratos deliciosos que aprendeu nesse artigo. Já estamos com água na boca!

(Fonte da imagem destacada: Brian Chan/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas